Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro Can't load package ...\DCLACBr_comum.bpl


rafaeldias
Ver Solução Respondido por sysnet sysnet,
  • Este tópico foi criado há 606 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

precisei formatar e reinstalar o Delphi 7, ao instalar o componente ACBR ele completa a instalação sem problemas. Porem quando entro no Delphi ele a mensagem de erro ao carregar os arquivos DCLACBr_*.bpl.

Ja conferi as library path do Delphi e as pastas dos arquivos e estão normais.

Nunca tinha me deparado com esse problema. 

Obrigado.

erro acbr.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Bom dia.

Estou exatamente com o mesmo problema.
Já tinha o ACBr instalado e funcionando normalmente. Resolvi atualizar os fontes e reinstalar.
Marco a opção para limpar os arquivos antigos, o restante mantenho default.
Dessa vez, todos os BPLs do ACBr deram este erro ao abrir o Delphi.

Sinceramente não consigo entender porque as vezes acontece esses problemas ao instalar. Entendo que o instalador deveria desfazer todas as configs antigas e refazer tudo do zero para evitar problemas. As vezes consigo instalar sem nenhum problema, mas dessa vez deu esse problema.
Uso Delphi Seatle e funciona normal. É sério mesmo que a correção do problema seria mesmo reinstalar o Delphi?

Alguns dados do meu ambiente atual:
- Possuo Delphi 7 e Delphi Seattle hoje. O Delphi 7 veio primeiro, no qual instalei a anos atrás e sempre usei o ACBr.
- Recentemente instalei o Seattle, deixando de lado o Delphi 7. Rodei o ACBr install para o Seattle e deu tudo certo até agora. E a instalação do Delphi 7 com os camponentes ACBr continuou funcionando, ou seja os 2 Delphis ficaram com a instalação do ACBr.
- Resolvi instalar o Fortes Report para conhecer os componentes ACBr DANFE que usam Fortes. Então baixei os fontes do FR e instalei.
- Com a instalação do FR, atualizei o ACBr e resolve reinstalar, marcando todos os componentes do ACBr disponíveis. 
- No instalador, pode-se marcar para instalar tanto para Delphi 7 quanto para Delphi Seattle 32 e 64 bits ao mesmo tempo, porém só marquei Delphi Seattle 32 e 64, deixando de lado o Delphi 7.
- A instalação correu tudo bem, mas ao abrir o Delphi Seattle, a mensagem citada no tópico para todos os BPLs do ACBr apareceu.

Dúvidas:
1) Como resolver o problema acima? É pelo inslalador ou precisa ser feito algo na mão?
2) É possível ter 2 Delphis com seus respectivos componentes instalados sem que haja conflito entre eles ou devo abandonar essa ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A mensagem é exatamente igual até mesmo o caminho?

o problema é simples, ou mudou de pasta os bpl, ou o componente que denpende não instalou e assim por diante

tu tem uma única pasta do ACBr para ambas as versões né?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

A mensagem é exatamente igual até mesmo o caminho?

o problema é simples, ou mudou de pasta os bpl, ou o componente que denpende não instalou e assim por diante

tu tem uma única pasta do ACBr para ambas as versões né?

Bom dia Juliomar, tudo bem?

Sobre a mensagem, o caminho não é igual, mas está apontando para aonde fica o repositório do ACBr do Delphi Seattle.

Sobre as pastas, não possuo uma única. Como eu inicialmente tinha o Delphi 7 e depois instalei o Seattle. Eu acabei separando em pastas separadas para os componentes de cada versão pois também tenho componentes pertinentes a cada versão, mantendo assim uma padronização. Então eu tenho 2 repositórios do ACBr para cada versão.
Mas reforçando que, quando instalei o Seattle e instalei o ACbr, de alguma forma deu tudo certo e ainda as 2 versões entraram em harmonia, deixando os componentes funcionando nas 2 versões. Não sei o motivo, mas imaginava que era justamente por ter 2 reposítórios separados, ou seja, o Seattle eu havia atualizado e instalado, e o ACbr do D7 que já funcionava, ficou na versão que estava.

Sobre ter mudado as pastas do BPL. Quem poderia ter feito isso? O instalador? Pois eu mesmo não mexi nisso. 
A limpeza que o instalador do ACbr faz não resolve estes detalhes e recria os LibPaths no Delphi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

então remove ai as duas pastas e deixa só uma primeiro de tudo isso é bom para dar erros.

ontem mesmo fiz um serviço em que o micro estava totalmente zuado sem necessidade mesmo tendo o delphi 7 e outro mais novo.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Exatamente em uma vez só os dois delphi instalar o ACBr

claro lembrando que antes o fast ou o fortes tem que estar devidamente instalado em cada um

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estou com apenas 1 repositório.
Rodei aquele apagarAcbr.bat que vem junto com o repositório.
Rodei a limpeza que vem junto no instalador.
Compila tudo certinho

Ao abrir o Delphi, nenhum BPL do ACbr abre.

Can't load package C:\Program Files (x86)\Embarcadero\Studio\17.0\Componentes\ACBr\Lib\Delphi\LibD23\Win32\DCLACBr_Comum.bpl.
O dispositivo não está pronto.
Do you want to attempt to load this package the next time a project is loaded?

E esta mensagem se repete para todos os BPL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido.
Copiei todos os .BPL gerados pelo ACBr e copiei para a pasta $(BDSCOMMONDIR)\Bpl.
Achei um tópico antigo falando disso e relacionando ao Windows 7 o "problema".
Não me lembro de ter feito isso na primeira instalação, mas na re-instalação precisei fazer.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não o problema não está resolvido o erro está li em cima

não é devarde que a gente sugere a pasta C:\ACBR nunca, jamais coloquei dentro de pastas dos sistema (program files, windows, system etc)

Remove o que tu fez que vai dar problema ok.

depois pega a pasta do ACBR , Fortes e deixa fora.

se quiser cria lá um c:\Componentes e coloca ali

refaz a instalação e não vai dar erro algum

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema está no instalador deixar de fazer algo porque é uma pasta de sistema?
Se sim, se realmente se a pasta estiver em um diretório que o componente não vai ser instalado corretamente, seria interessante que o instalador mostrasse um alerta.
Irei fazer a reinstalação colocando o repositório diretamente na raiz e reporto como ficou.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
7 minutos atrás, JJA disse:

Mas o problema está no instalador deixar de fazer algo porque é uma pasta de sistema?

Se tu rodar como administrador ele vai deixar rodar o instalador

mas não deixe os componentes dentro das pastas que falei

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Se tu rodar como administrador ele vai deixar rodar o instalador

mas não deixe os componentes dentro das pastas que falei

Boa noite Juliomar, tudo bem?

Infelizmente, nenhuma das alternativas deu certo.

- Desfiz o que havia feito ontem, ou seja, excluí todos os BPLS e DCUs que havia copiado para $(BDSCOMMONDIR)\Bpl, no qual havia funcionado o componente e tentei as 2 formas:

1) Rodei o ACBr como administrador na pasta existente (Dentro de Arquivos de programas...). Não funcionou.
2) Excluí o repositório do ACBr e criei na pasta C:\Componentes\ACbr. Não funcionou.

Ambos os casos deu o mesmo erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Como resolveram? Estou com o mesmo problema, segui todas as dicas acima e não resolveu.

Doutorando em Ciências da Computação- UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Mestrado em Ciências e Tecnologias da Computação - UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Analista de Sistemas - FAI - Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí
Técnico em Processamento de Dados - FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá
Desenvolvendo desde 1982.
www.wander.eng.br    [email protected]   (35)984053554
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, wanderok disse:

Como resolveram? Estou com o mesmo problema, segui todas as dicas acima e não resolveu.

exatamenteo que é postado nos demais locais.

limpar tudo o que tinha, procurar pois está perdido compilados no windows.

e dai roda o instaladores

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

exatamenteo que é postado nos demais locais.

limpar tudo o que tinha, procurar pois está perdido compilados no windows.

e dai roda o instaladores

Obrigado pela resposta tão rápida.

Pois é. Este é o procedimento padrão que faço no ACBr desde 2008.

Mas infelizmente esta semana não resolveu.
Estou aqui com o pepino na mão. Já desinstalei tudo, já rodei o apagarAcbr.bat, já rodei o instalador com ao opção "Remover arquivos antigos do disco (pode demorar bastante) e nada.... Desde 4a feira estou apanhando aqui e todo o meu trabalho parado kkkkk

Talvez formatar a máquina resolva.

De qualquer forma, agradeço a atenção e assim que resolver posto aqui o que fiz.

Abraço.

 

Doutorando em Ciências da Computação- UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Mestrado em Ciências e Tecnologias da Computação - UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Analista de Sistemas - FAI - Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí
Técnico em Processamento de Dados - FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá
Desenvolvendo desde 1982.
www.wander.eng.br    [email protected]   (35)984053554
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
4 minutos atrás, wanderok disse:

Obrigado pela resposta tão rápida.

Pois é. Este é o procedimento padrão que faço no ACBr desde 2008.

Mas infelizmente esta semana não resolveu.
Estou aqui com o pepino na mão. Já desinstalei tudo, já rodei o apagarAcbr.bat, já rodei o instalador com ao opção "Remover arquivos antigos do disco (pode demorar bastante) e nada.... Desde 4a feira estou apanhando aqui e todo o meu trabalho parado kkkkk

Talvez formatar a máquina resolva.

De qualquer forma, agradeço a atenção e assim que resolver posto aqui o que fiz.

Abraço.

 

anexe o log do instalador

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2022 at 11:46, Juliomar Marchetti disse:

anexe o log do instalador

Bom dia!

Encontrei o problema.

Uso várias versões do Delphi.

O Library Path da versão onde está ocorrendo o problema, estava apontando para a pasta correta de objetos E TAMBÉM para pasta de objetos de outra versão do Delphi.

Eliminei estes caminhos da versão errada e compilou sem problema.

Ou seja, não era erro do ACBr embora apontasse que sim. Era erro nosso aqui.

Abraço e obrigado pelas dicas, interesse e oferta de ajuda.

Doutorando em Ciências da Computação- UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Mestrado em Ciências e Tecnologias da Computação - UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Analista de Sistemas - FAI - Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí
Técnico em Processamento de Dados - FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá
Desenvolvendo desde 1982.
www.wander.eng.br    [email protected]   (35)984053554
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 606 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...