Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Lazarus - Ordem de Tabulação


Ver Solução Respondido por cefantacini,
  • Este tópico foi criado há 1150 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Eu tenho um form em um projeto lazarus, não está respeitando a ordem de tabulação.

Eu configuro a ordem correta, compilo e ele não obedece.

Se eu fechar o projeto e abrir de novo, mesmo em tempo de projeto a ordem de tabulação volta a ficar da forma que estava antes de eu configurar.

Já apaguei a pasta lib e não resolveu.

Alguém já passou por alguma coisa semelhante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Até onde sei, o Lazarus não tem Bug com isso... Usamos ele para a construção do ACBrMonitorPLUS e outros programas

Verifique se seus componentes estão em diferentes Conteiners (Panels, GroupBox, etc)... observe que você precisa definir o TabOrder dos conteiners no Form

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel

Os componentes estão todos sobre o form mesmo.

Eu fiz um outro teste alterando a propriedade TabOrder dos componentes em vez de clicar o botão contrário no meio da tela e ir em ordem de tabulação.

O problema persistiu.

É interessante que eu compilo o projeto e em tempo de execução a ordem não é respeitada, se eu volto para o tempo de projeto a ordem está correta. Se eu fecho o projeto e abro de novo a ordem volta para a forma errada em tempo de projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, cefantacini disse:

Daniel

Os componentes estão todos sobre o form mesmo.

Eu fiz um outro teste alterando a propriedade TabOrder dos componentes em vez de clicar o botão contrário no meio da tela e ir em ordem de tabulação.

O problema persistiu.

É interessante que eu compilo o projeto e em tempo de execução a ordem não é respeitada, se eu volto para o tempo de projeto a ordem está correta. Se eu fecho o projeto e abro de novo a ordem volta para a forma errada em tempo de projeto.

Esse bug já aconteceu comigo, exatamente da forma que você descreve. Se me lembro bem, comigo acontecia quando havia um DBCheckbox envolvido, aí eu colocava a propriedade TabStop como falsa e esse bug parava.

Essa solução não foi a mais agradável pra mim, já que eu queria que o tab funcionasse em todos os componentes, mas ao menos serviu como paliativo, já que nunca encontrei a raiz do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Eu consegui resolver, da seguinte forma:

Selecionei todos os controles (Edit, ComboBox, BitBtn, etc) da tela (Shift pressionado + clique do mouse sobre o controle).

Com todos marcados apertei Ctrl+X, ou seja, removi eles da tela.

Compilei o programa que deu erro pq o código fazia referência aos controles.

Voltei ao Form, apertei Ctrl+V e colei de volta, aí, o lázatus já cola nos mesmos locais.

Pedi para o próprio lázarus fazer o alinhamento do TabOrder e o problema foi resolvido.

Fechei, abri o projeto, testei, tudo ok.

Se quiser pode fechar o tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1150 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.