Jump to content
Notícias do ACBr

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

click.png

logos

Texto.png

p200

Manifestação do Destinatário: Ciência da Operação x Confirmação

Go to solution Solved by BigWings,

Recommended Posts

Boa tarde

Estou manifestando as NF-e emitidas contra o CNPJ xxxxx da seguinte forma:

FPrincipal.AcbrNFe1.EventoNFe.Evento.Clear;
  with FPrincipal.AcbrNFe1.EventoNFe.Evento.Add do
    begin
      InfEvento.cOrgao       := 91;
      InfEvento.chNFe        := ChNFE;
      InfEvento.CNPJ         := DMretaguarda.TEmpresa.FieldByName('cnpj').AsString;
      InfEvento.dhEvento     := Now;
      InfEvento.tpEvento     := teManifDestConfirmacao;
    end;

FPrincipal.AcbrNFe1.EnviarEvento( qtde_evento );

Estou conseguindo manifestar e fazer o download dos xmls sem problemas, porém ao verificar os eventos no portal da Sefaz, as NF-e estão apenas com o evento de Ciência da Operação ao invés de estarem em Confirmação.

Existe alguma sequência a ser seguida ou alguma configuração a mais para que seja feito a Ciência da Operação e depois a Confirmação da Operação ?

Outro detalhe, para cada evento é necessário incrementar o número do evento na função EnviarEvento ?

Desde já agradeço a atenção.

Se está informando tpEvento = teManifDestConfirmacao será enviada a confirmação da operação e não a ciência.

Se você está enviando dessa forma e está gerando outra, verifique a sua rotina, anexe aqui os XML de envio e de retorno do envio do evento, se desejar.

O que não está correto é a aplicação enviar a confirmação por conta própria, isso deve envolver interação humana, visto que o tipo da manifestação é de responsabilidade da empresa e trará consequências legais pra mesma e pra empresa emitente.

4 minutos atrás, Turbo Drive disse:

Outro detalhe, para cada evento é necessário incrementar o número do evento na função EnviarEvento ?

O parâmetro do método EnviarEvento se refere ao número de lote de envio, ele não é validado pela SEFAZ, serve para controle da sua aplicação.

• Like 2
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

15 horas atrás, barrys disse:

Turbo Drive, Poderia passar mais informações do procedimento do download de XML? o meu aqui não está funcionando

Após a manifestação da NF-e (função da mensagem acima), verifico o retorno da função AcbrNFe1.EnviarEvento.

Caso o retorno seja 135, 138, 140, 150 ou 573, dou continuidade ao download usando a função 

AcbrNFe1.DistribuicaoDFePorChaveNFe(codigo_UF, cnpj_empresa, chave_de_acesso).

Se o retorno for 138, realizo os procedimentos internos do meu sistema, caso contrário, exibo uma mensagem para o usuário.

Lembrando que é necessário os Schemas estarem atualizados.

15 horas atrás, BigWings disse:

Se está informando tpEvento = teManifDestConfirmacao será enviada a confirmação da operação e não a ciência.

Se você está enviando dessa forma e está gerando outra, verifique a sua rotina, anexe aqui os XML de envio e de retorno do envio do evento, se desejar.

O que não está correto é a aplicação enviar a confirmação por conta própria, isso deve envolver interação humana, visto que o tipo da manifestação é de responsabilidade da empresa e trará consequências legais pra mesma e pra empresa emitente.

O parâmetro do método EnviarEvento se refere ao número de lote de envio, ele não é validado pela SEFAZ, serve para controle da sua aplicação.

Obrigado pelo retorno @BigWings

Esse procedimento que informei é feito manualmente pelo usuário, pois não possuo rotinas automáticas de download de xml.

Anexei alguns Xmls para análise.

20210204100637-con-dist-dfe.xml 20210204100640-dist-dfe.xml 20210204100641-con-dist-dfe.xml 20210204100642-dist-dfe.xml 24201204747896000128550010000875831161744432-nfe.xml 24201204747896000128550010000875831161744432-resNFe.xml

eventos nfe.png

Edited by Turbo Drive

Os arquivos que anexou são do método DistribuicaoDFe, e não do envio do evento de manifestação.

Estes vão ter o nome *-ped-eve.xml e *-eve.xml.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Agora, BigWings disse:

Os arquivos que anexou são do método DistribuicaoDFe, e não do envio do evento de manifestação.

Peço desculpas por parecer ignorante, mas não sei onde pegar esses outros arquivos.

Por padrão, minha aplicação salva os arquivos no diretório C:\SGA\Nfe\XMLRecebido\Mes_Ano\Evento e não há nada lá, mesmo o componente estando com a propriedade SalvarEvento setado como true.

Poderia me instruir onde é definido o salvamento desses arquivos no componente ?

7 minutos atrás, Turbo Drive disse:

Poderia me instruir onde é definido o salvamento desses arquivos no componente ?

ACbrNFe.Configuracoes.Arquivos.Salvar

ACBrNFe.Configuracoes.Arquivos.PathEvento

• Like 1
Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

3 minutos atrás, BigWings disse:

ACbrNFe.Configuracoes.Arquivos.Salvar

ACBrNFe.Configuracoes.Arquivos.PathEvento

Salvar está setado como true e o PathEvento tbm é definido.

Sempre que minha aplicação é iniciada, eu crio o diretório de acordo com a data e defino no componente

ACBrNFe1.Configuracoes.arquivos.PathNfe := 'C:\SGA\Nfe\XMLRecebido\Mes_Ano';
ACBrNFe1.Configuracoes.arquivos.DownloadDFe.PathDownload := 'C:\SGA\Nfe\XMLRecebido\Mes_Ano';

ACBrNFe1.Configuracoes.arquivos.PathEvento := 'C:\SGA\Nfe\XMLRecebido\Mes_Ano\Evento';
ACBrNFe1.Configuracoes.arquivos.PathInu := 'C:\SGA\Nfe\XMLRecebido\Mes_Ano\Evento';

Atualizei novamente os fontes do Acbr, atualizei os Schemas e fiz a manifestação de duas NF-e, e em ambas, ocorreu o evento da confirmação da operação.

Outro detalhe é que os arquivos também estão aparecendo nos diretórios dos eventos.

Vou ficar observando alguns clientes com essa nova versão da minha aplicação e ver se ainda ocorrerá algo nesse sentido.

Desde já agradeço a atenção de todos.

• 1 month later...

Bom dia a todos.

Ao fazer a manifestação de Ciência da operação em um cliente, recebi o retorno 573 - rejeição duplicidade de evento.

Verifiquei no portal da NF-e e as notas após a manifestação não estão ficando com o evento Ciência da operação.

Acredito que o meu erro esteja em identificar a sequência dos eventos ao usar a função

A autorização de uso, também conta como evento ?

Existe alguma forma de saber qual o número do último evento ou listar os eventos da NF-e usando a chave de acesso ?

• Solution
51 minutos atrás, Turbo Drive disse:

Ao fazer a manifestação de Ciência da operação em um cliente, recebi o retorno 573 - rejeição duplicidade de evento.

Verifiquei no portal da NF-e e as notas após a manifestação não estão ficando com o evento Ciência da operação.

Se houve rejeição por duplicidade é porque já foi enviado o mesmo tpEvento com o mesmo nSeqEvento para a mesma chave.

Fez a consulta completa? Tentou consultar também no portal da SEFAZ estadual autorizadora?

52 minutos atrás, Turbo Drive disse:

Acredito que o meu erro esteja em identificar a sequência dos eventos ao usar a função

Esse parâmetro é pra informar o número de lote de envio, serve apenas pra controle da sua aplicação, é irrelevante pra SEFAZ.

52 minutos atrás, Turbo Drive disse:

A autorização de uso, também conta como evento ?

Na consulta no portal vai mostrar como um evento, mas ele não segue o layout de evento descrito no manual, então, na minha opinião, não.

53 minutos atrás, Turbo Drive disse:

Existe alguma forma de saber qual o número do último evento ou listar os eventos da NF-e usando a chave de acesso ?

Não existe informação de número de evento, não existe informação sobre qual a sequência gerada na consulta por chave, provavelmente é pela data de autorização.

• Like 1
Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr