Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Troca de sistema prefeitura de Vila Velha/ES


rodrigo4t
  • Este tópico foi criado há 1066 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia pessoal. Mais alguém aí foi pego de surpresa com a alteração repentina do sistema de emissão de NFS-e da prefeitura de Vila Velha ?

Simplesmente mudaram o sistema hoje e fui comunicado só hoje pelo meu cliente, não sei há quanto tempo eles já sabiam dessa mudança.  Antes eles utilizavam o mesmo sistema desenvolvido pela prefeitura de Vitória, e olhando o manual do recadastramento parece que eles optaram por uma solução própria baseada no padrão Abrasf 2.3. Não encontrei sequer links pros webservices de homologação pela documentação.

Alguém que atende o municipio de vila velha tem maiores informações ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Herivelton, já me deu uma luz.... eu não tinha conseguido nem isso.

O único retorno que eles me deram foi o do webservice de produção:

http://tributacao.vilavelha.es.gov.br/tbw/services/Abrasf23?wsdl

Eu pedi o endereço do webservice de homologação mas eu desconfio fortemente que eles não ativaram um. Eu lembro de quando eles ativaram o servidor com o sistema de Vitória, eu cheguei a ir lá na prefeitura conversar com o responsável técnico, na época eles disseram que não iam montar servidor de homologação pq não tinham espaço físico pra estrutura no lugar..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Se o provedor contratado for realmente o SmarAPD devemos alterar o arquivo Cidades.ini informando o provedor SmarAPDABRASF pois esse empresa possui 2 websevices.

O que chamamos de SmarAPD é o que possui um layout próprio.

Já o SmarAPDABRASF é o que segue a versão 2 do layout da ABRASF.

Pela URL o que tudo indica é esse que devemos usar.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque fiz um teste em produção pra ver se passava com as configurações

[3205200]
Nome=Vila Velha
UF=ES
Provedor=SmarAPDABRASF
NomeURL_H=http://tributacao.vilavelha.es.gov.br
NomeURL_P=http://tributacao.vilavelha.es.gov.br

Peguei a ideia desse endereço

http://tributacao.vilavelha.es.gov.br/tbw/services/Abrasf23?wsdl

ele tenta procurar por outro endereço o webservice. qual o programa que completa os endereços no acbr?

 

erro.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Herivelton, eu tentei enviar em produção a nota mas precisei configurar o cidades.ini assim:

[3205200]
Nome=Vila Velha
UF=ES
Provedor=SmarAPD
NomeURL_H=tributacao.vilavelha.es.gov.br:8080
NomeURL_P=tributacao.vilavelha.es.gov.br:80

Você conseguiu enviar alguma NFS-e ? Quando eu tentei, recebi uma mensagem de senha incorreta, mesmo utilizando a senha que o cliente acessa o sistema de emissão de NFS-e no portal. Liguei pra SmaraPD e me disseram que preciso aplicar um hash na senha e me deram um endereço de e-mail do suporte para solicitar o manual de desenvolvimento do webservice.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui enviar em produção com sucesso com essa configuração

[3205200]
Nome=Vila Velha
UF=ES
Provedor=SmarAPD
NomeURL_H=tributacao.vilavelha.es.gov.br:8080/tbwhomologacao
NomeURL_P=tributacao.vilavelha.es.gov.br:80/tbw

 

Retorno

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><nfd><recibo><codrecibo>EYTS-MWHW</codrecibo><datahora>24/02/2021 12:54:27</datahora><numeronotas>1</numeronotas><codmunicipio>3</codmunicipio></recibo></nfd>

 

Tive problema com a senha mas foi pq  o contador me enviou errado, verifique se o usuario e a senha entra no portal.

http://tributacao.vilavelha.es.gov.br/tbw/loginCNPJContribuinte.jsp?execobj=ContribuintesWebRelacionados

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, nada ainda... 

- Atualizei o ACBR, recompilei e reinstalei os componentes no Delphi, alterei o arquivo cidades.ini para a seguinte forma:

[3205200]
Nome=Vila Velha
UF=ES
Provedor=SmarAPD
NomeURL_H=tributacao.vilavelha.es.gov.br:8080
NomeURL_P=tributacao.vilavelha.es.gov.br:80

(estranho que no meu caso, no momento do envio ele já acrescenta /tbw na frente dos servidores)

- Confirmei que o meu cliente consegue acessar o site da NFS-e da prefeitura de Vila Velha, ele conseguiu emitir uma NFS-e por lá, apesar de ter vários problemas no processo.

- Debuguei a unit ACBRNFSeWebServices e verifiquei que no bloco abaixo:

  case FProvedor of
    proSimplISS: ATexto := StringReplace(ATexto, '%Senha%', ParseText(SenhaWeb, False), [rfReplaceAll]);

    proSMARAPD:  ATexto := StringReplace(ATexto, '%Senha%', EncodeBase64(SHA1(SenhaWeb)) , [rfReplaceAll]);

    proIPM:      ATexto := StringReplace(ATexto, '%Senha%', ParseText(SenhaWeb, False), [rfReplaceAll]);
  else
    ATexto := StringReplace(ATexto, '%Senha%', SenhaWeb, [rfReplaceAll]);
  end;
 

A senha está sendo alterada com o hash base64, conforme orientação do suporte do SmaraPD, mas mesmo assim estou recebendo o retorno de "senha incorreta"

Minha ultima alternativa agora é o contador do meu cliente que está indo pessoalmente na prefeitura tentar falar com alguém que verifique se há alguma autorização pendente.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

A cidade de Vila Velha/ES contratou o provedor SmarAPD.

Só que foi implementado um websevice que segue a versão 2.03 do layout da ABRASF.

Esse provedor possui agora 3 webservice: um que tem o seu layout próprio (Provedor SmarAPD), outro que segue a versão 2.04 da ABRASF (Provedor SmarAPDABRASF) e esse novo que segue a versão 2.03.

Eu consegui realizar o envio e obter um retorno, mas para isso tive que criar um novo provedor chamado SmarAPDv23.

Ainda hoje estarei enviado o arquivo INI desse novo provedor, o Cidades.ini alterado e os fontes do componente alterados para suportar esse novo provedor.

Para completar o pacote eu necessito dos schemas, uma vez que os schemas que estão na pasta SmarAPD e SmarAPDABRASF não servem para esse novo provedor.

Peço a todos que entrem em contato com a prefeitura ou com o provedor e solicitem os schemas (arquivos XSD), esses arquivos o componente se utiliza para validar o lote de Rps antes do seu envio.

Desde já muito obrigado.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, o contador do meu cliente está nesse exato momento na prefeitura de vila velha esperando ser atendido por um funcionário da área técnica.

Eu já pedi que ele me coloque em contato com esse funcionário quando for atendido porque aí eu vou solicitar os schemas pra ele. Na documentação fornecida pela prefeitura não constam os schemas, apenas o endereço do webservice.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A visita não foi de grande serventia... o contador disse que haviam dezenas de pessoas com o mesmo problema da senha. Sobre os arquivos .XSD, resposta padrão:

Citar

Todos os XSDs disponíveis pela aplicação estão indicados dentro do próprio wsdl, segue o endereço.. 

http://tributacao.vilavelha.es.gov.br/tbw/services/Abrasf23?wsdl

Qualquer outro as especificações são as mesmas definidas no modelo abrasf como descrito no manual...

 

Dentro do wsdl acima tem o link:

http://tributacao.vilavelha.es.gov.br:80/tbw/services/Abrasf23?xsd=1

Italo, mandei um e-mail pro suporte da SmaraPD solicitando os schemas, vamos ver o que eles respondem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Rodrigo,

Vou utilizar esse e tomara mesmo que eles estejam seguindo ele fielmente.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1066 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.