Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Impressora Térmica Não-Fiscal Gertec G250


  • Este tópico foi criado há 1115 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Impressora Térmica Gertec G250

FOTO G250 Interfaces USB, VCOM, Ethernet e Serial

SUMÁRIO

Se deseja encontrar algo específico, use os links abaixo:

Vídeo da Homologação | Ambiente de testes | Características Técnicas | Downloads de Drivers e Manuais | Instalação | Configurações | Testes realizados | Considerações finais



 
 

Homologação em vídeo. Assista:

  • Apresentação do aparelho.
  • Download e instalação de drivers.
  • Homologação e Testes com Componentes ACBr


 
 

Ambiente

Computador Notebook Dell G7
Sistema Operacional Windows 10 64Bit
Processador Intel i7-8750H
Memória 16GB
USB 3.1 de 1º Geração


 
 

Características Técnicas da Impressora

Método de impressão Impressão térmica em linhas
Velocidade da Impressão 250mm/s
Beep SIM
Corte de papel Automático: Guilhotina, Manual: Serrilha
Portas de Comunicação USB, VCOM (Porta COM Virtual: Emulada), Ethernet e Serial
Caixa Registradora Suporte a Gaveta de Dinheiro
Fonte de Alimentação Externa, Bivolt, 24V
Dimensões 130 x 130 x 185mm (Altura X Largura X Profundidade)
Peso 1,05 kg
Tipos de Códigos de Barras 1D UPC-A, UPC-E, EAN13, EAN8, CODE39, ITF, CODABAR, CODE93, CODE128, QRCODE8
Códigos de Barras 2D QRCODE
Vida Útil: Guilhotinha ?? milhões de cortes
Vida Útil: Cabeça de Impressão 150 KM


 
 

Download de Drivers e manuais

Todos os drivers, utilitários e exemplos de comandos da impressora G250 podem ser baixados através do link abaixo:


Github da G250 para Desenvolvedores
  • Baixe o Arquivo "Driver_Spooler_Ferramentas" para Instalar e testar o Equipamento no Spooler do Windows, e também para instalar o Driver USB.
    Também é possível encontrar nesta pasta um utilitário, do próprio fabricante, para realizar alguns testes no equipamento, e também realizar determinadas configurações, como carregar o logo, alterar as internaces de comunicação, bem como ativar o modo VCOM.

  • Na pasta "Arquivos_Testes" você encontra alguns modelos de impressão, para demonstrar como os documentos devem ser impressos pelo equipamento.


 
 

Instalação

Acompanhe abaixo a instalação de drivers e configuração da impressora.

Windows 10

Ao conectar o equipamento no Windows 10, ele é reconhecido no Gerenciador de Dipositivos como um Controlador USB "Nenhuma impressora Conectada"

gerenciador

Para que ela seja própriamente reconhecida como uma impressora no Windows, primeiro baixe os Driver Spooler G250.

Feito isto, descompacte os arquivos, e execute o instalador "Driver G250 Spooler_VCOM".

Note que o Windows exibe uma imagem de confirmação da instalação, clique em SIM.

Seguindo o passo a passo simples de instalação, você será direiconado a uma janela com algumas opções:

INSTALADOR

Selecione a versão do seu windows e a opção "instalar driver de impressora". Note que este Driver funcionará para windows 32 e 64 bits.

em Seguida, você deverá espeficiar o tipo de porta que deseja utilizar. Se desejar utilizar em modo USB, por favor selecione a porta USB. Se desejar utilizar via TCP/IP você deverá criar uma nova porta.

porta

Uma vez configurada a porta, você clica em "Instalar" e pronto! Sua impressora deverá ser reconhecida pelo Windows corretamente. Para certificar-se, é interessante imprimir uma página teste e observar se a mesma saiu impressa corretamente. Para fazer isto, vá para "Impressoras e Scanners" e clique na impressora "G250", selecione "Gerenciar" e em seguida "imprimir uma página teste".

impressoras
cupom_teste

Você poderá checar também no gerenciador de dispositivos em "Filas de impressão".

filaimpressao

Utilizando porta VCOM (Com Emulada)

Lembramos que os fontes do ACBr já são compatíveis com USB Nativo (Se precisar, saiba mais sobre esse assunto).

Antes de começar a configuração, certifique-se de que já instalou o Driver para a utilização VCOM. O mesmo está disponível no instalador "Driver G250 Spooler_VCOM".

driver_vcom

Para ativar a comunicação via VCOM, você precisará executar o utilitário "G80Utility_Client_beta v2.16", disponível para download no Github.

 

Execute o utilitário e certifique-se que a interface de Comunicação esteja selecionada em "USB", e em seguida, selecione a aba de configuração "Parameter Setting". Clique em "Load" para carregar as configurações atuais do equipamento.

Depois disso, altere a caixa de diálogo "USB Mode" para "VCOM". Depois de selecionado clique em cima de "USB Mode" ou em "Set".

Print_Marcos

Para finalizar, você deverá clicar em Restart Printer, para que a impressora seja reiniciada e reconhecida com a interface VCOM. Confirme se sua configuração deu certo, checando o Gerenciador de Dispositivo do Windows. Uma porta LTP COM deverá ter sido gerada.

gerenciador_vcom

Para reverter a configuração, o processo será o mesmo, porém selecionarems a opção "USB" em "USB Mode", em seguida clicamos em "Set" e "Restar Printer".

Utilizando porta Ethernet (TCP/IP)

Execute o app "G80Utility_Client_beta v2.16.exe" e selecione a porta USB que a impressora está conectada. Feito isto, selecione a opção "USB Printing Device" e clique no botão "Interfaces Test" para garantirmos que a impressora esta comunicando com o app, conforme a imagem abaixo mostra.

ip1

Localize a opção "Parameter Setting "e configure o IP. Em seguida, clique no botão "Set IP".Configure o Gateway e clique no botão "Set Gateway". E em DHCP, indique o tipo de IP que vai utilizar e clique no botão "DHCP".

ip2

Você poderá testar se a configuração funcionou corretamente, acessando um navegador de internet, e inserindo na barra de endereços, o IP e porta que foram configurados para a impressora (Exemplo: 192.168.0.205:9100). Se a configuração foi feita com sucesso, a impressora deverá imprimir um texto simples como confirmação.

Utilizando porta Serial

A impressora conta ainda, com o modo Serial de conexão. Esta porta pode ser usada diretamente, caso o seu computador tenha suporte para entrada serial, ou através de uma placa serial USB, porém certifique-se neste último caso, se os drivers da placa estão devidamente instalados.

Para Usar neste modo, certifique-se de que você ajustou a mesma velocidade da porta configurada no equipamento, e no seu software. Para verificar a velocidade com o euqipamento, pressione o botão FEED enquando você liga o equipamento, até o PRIMEIRO BEEP e solte o botão imediatamente.

Logo em seguida, o equipamento deverá imprimir uma página com as configurações atuais do equipamento, conforme na imagem abaixo:

configs_imp

Agora basta você configurar a mesma velocidade em seu software, e a comunicação serial deverá funcionar. Você pode fazer um teste também utilizando o utilitário da gertec, "G80Utility_Client_beta v2.16", disponível na seção de Downloads, ou o PosPrinterTeste, disponível aqui nos downloads do Fórum ACBr.

Linux

[EM DESENVOLVIMENTO]


 
 

Configurações:
Comunicação com o demo PosPrinterTeste e SaTTeste

ACBrPosPrinterTeste

O demo PosPrinterTeste

é um exemplo que utiliza o componente ACBrPosPrinter, que é responsável por comunicar-se com todas as impressoras não-fiscais.

Você poderá comunicar-se com esta impressora através das portas RAW:G250,VCOM,COM,USB e Ethernet. Porém, lembramos que comandos de leitura de Status, e Informações que são enviadas pelo equipamento não funcionam em modo RAW, e dependendo do computador, observamos que também não funcionará em Modo USB Nativo, mas funciona normalmente em VCOM e nas demais portas.

 

Realizamos nossos testes utilizando todas as Portas.

 

Estamos também utilizando o Modelo EscGPrinter, o qual este equipamento apresentou melhor compatibilidade. Geralmente, a GPrinter tem uma boa emulação também com o modelo Esc/Pos.

Para reproduzir os testes, configure as portas corretamente como descrito no passo anterior, e selecione-a no PosPrinterTeste, e clique em "Ativar".

Exemplo de Configuração:

exemplo_posprinter

Acompanhe abaixo a lista dos resultados dos testes que fizemos:

Teste de Caractere:

CARACTEREPRINT_CARACTERE

Teste de Alinhamento:

ALINHAMENTOPRINT_ALINHAMENTO

Teste de QRCode:

QRCODEPRINT_QRCODE

Teste de PageMode:

pagemode.jpegprint_pagemode.png

Teste de Leitura de Status:

Tampa Aberta stSemPapel, stOffLine, stTampaAberta,
Fim de Bobina Térmica stSemPapel, stOffLine,
Gaveta Aberta stGavetaAberta,
Pouco papel na Bobina Térmica Não tem sensor
Equipamento Desligado stErroLeitura,

Teste de Acentuação:

acentuacao

A impressora demonstrou compatibilidade com todos os padrões de acentuação.(Abra a imagem em uma nova aba para visualizar melhor os resultados)

 

Gravação de Logo:

Lembramos que você devera utilizar logos no formato .bmp (bitmap preto e branco, ou pancromático 32-bit), segue alguns requisitos para a gravação de logo:
  • O tamanho do arquivo deve ser inferior a 64K.
  • A largura da imagem: 80mm, em pixel o tamanho deve ser inferior a 567.
  • No caso deste equipamento, as configurações de posicionamento devem ser KC1=1 e KC2=0 para que ele seja impresso corretamente.
  • Caso o logo esteja sendo cortado, configure o aumento de linhas para 0 (para utilizar o espaçamento padrão).

Passos para gravar logo:

1 - Para a G250, detectamos que para configurar a logo, devemos utilizar o "G80Utility_Client_beta v2.16". Execute-o, estabeleça uma comunicação de Interface com o App em "Comunication Interface", semelhante ao procedimento realizado em VCOM na seção de Instalação e em seguida selecione a aba "NV Logo".

2-Selecione o Logo em "Open Image Files", depois em "Download Logo". Feito isso, verifique se o primeiro LED já parou de piscar na cor vermelha.
Clique em "Print Logo", para verificar se está posicionado corretamente. Caso não esteja, será necessário ajustar as configurações em "NV Logo Parameter Setting" e também nas resoluções da sua imagem.

print_logo.png

Outros Testes:

Abrir Gaveta (Tag: 1) Abriu a Gaveta corretamente
Imprimir Senhas Imprimiu corretamente
Beep (Tag: < /beep>) Funcionou com modelo EscGPrinter

SATTeste

O demo SATTeste é um exemplo que utiliza o componente ACBrSAT. Ele realiza todas as operações principais do SAT.
Se desejar saber mais sobre o demo e aprender como Ativar o SAT pelo SATTeste, assista este vídeo gravado pelo Junior Santos: Comunicação entre ACBr e SAT

Você poderá configurar a sua impressora G250 via Fortes ou EscPOS conforme mostramos abaixo:


satteste

Constatamos que para que o logo seja impresso corretamente, configure KC=1 e KC=2 para corrigir o posicionamento. Caso esteja saindo cortado, ajuste a distância entre as linhas.

 

Veja abaixo as diferenças de cada método de impressão:

fortes_esc.png

Esta impressora também permite alinhar o logo e QRCode lateralmente, o que ocasiona em uma economia de bobina térmica.

modos_pagina.png


 
 

Teste de Desempenho

No teste de desempenho avaliamos o tempo de impressão de um extrato de venda desde seu início (ocorre ao selecionar a função “Imprimir Extrato de Venda”) até o corte final (Stop manual no botão “Parar” do cronometro), realizamos testes com diferentes quantidades de itens, e no final calculamos a média de tempo dentre 5 amostras.

Medimos também a quantidade de papel impresso para cada quantidade de itens, utilizando o Modelo EscPos de impressão, com QR Code e Logos alinhados lateralmente (conforme o exemplo EscGPrinter acima).

Outro detalhe importante deste teste, foi ajustar o espaço entre linhas para 40. Desta forma garantimos a visibilidade da informação com melhor aproveitamento de espaço, gerando assim cupons menores em comprimento, para economizar a bobina.

Confira os resultados!

desempenho


 
 

Considerações

Um Design bastante discreto e compacto, o equipamento surpreende em sua quantidade de interfaces de comunicações e facilidade de uso na primeira instalação. O Seu Utility, que deverá ser usado preferencialmente sempre por um técnico ou desenvolvedor, possibilita diversas configurações e parametrizações do equipamento de forma completa. Com ajustes diretamente no equipamento, garantimos assim a eficiência em comunicação, e customização para melhor atender a cada necessidade.
Este equipamento é compatível com os componentes do Projeto ACBr!


 
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...