Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Que banco de dados usar para acesso em nuvem


Ver Solução Respondido por Juliomar Marchetti,
  • Este tópico foi criado há 1088 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia, Vou iniciar um novo projeto em Delphi um software base para atendimento call center, sempre desenvolvi para banco de dados em redes fisicas, será a primeira vez com banco de dados que estará em núvem.

primeira questão o Delphi me dá suporte a esse tipo de acesso, sendo que o exe estará na maquina do cliente e o banco em núvem, e que tipo de banco de dados deveria usar para este caso.

 

segunda questão, como faria essa ligação do software com o banco estando remoto e tendo a possibilidade de varios funcionários acessando ao mesmo tempo

 

bom essas são as minhas dúvidas iniciais e já agradeço de antemão a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Bom dia.

primeira coisa não se expõe a porta de um banco na nuvem, fácil de ser raqueado além de lentidão.

construa um servidor rest  expondo como api/microsserviços programando nele sua regra de negocio e diminuindo o trafego, além de usar REDIS ou RabbitMQ para cacheamento.

 

algumas frameworks delphi para construir seu servidores

nos dois primeiros tem um orm com eles então basta mapear seu banco nele e já pode expor

https://www.tmssoftware.com/site/xdata.asp

https://github.com/danieleteti/delphimvcframework

https://github.com/HashLoad/horse

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Então, até cheguei pensar nisso, porém cada usuário estará em um local diferente, serão vendedores em home office e o banco de dados sendo usado remotamente pela internet, chegamos pensar em hostpost para servidor. Sou iniciante, não tenho muita experiencia em programação, é um software que quero desenvolver para maior aprendizado. E para uso pessoal ou seja empresa da família. Precisava de soluções mais explicadas, como estou começando existem muitas coisas das quais ainda não sei como funciona e não entendo.

Como por exemplo essa questão de criar o servidor funcionando remotamente e sendo acessado via internet pelos usuários, não faço nem idéia de por onde começar e como fazer essa ligação com o EXE do delphi. Ou exatamente qual tipo de banco de dados usar, consigo fazer por exemplo no IB o banco ou no Firebird? Dei uma olhada no REDIS e no RabbitMQ e não consegui entender bem como funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, tatinaraujo disse:

Então, até cheguei pensar nisso, porém cada usuário estará em um local diferente, serão vendedores em home office e o banco de dados sendo usado remotamente pela internet, chegamos pensar em hostpost para servidor. Sou iniciante, não tenho muita experiencia em programação, é um software que quero desenvolver para maior aprendizado. E para uso pessoal ou seja empresa da família. Precisava de soluções mais explicadas, como estou começando existem muitas coisas das quais ainda não sei como funciona e não entendo.

Como por exemplo essa questão de criar o servidor funcionando remotamente e sendo acessado via internet pelos usuários, não faço nem idéia de por onde começar e como fazer essa ligação com o EXE do delphi. Ou exatamente qual tipo de banco de dados usar, consigo fazer por exemplo no IB o banco ou no Firebird? Dei uma olhada no REDIS e no RabbitMQ e não consegui entender bem como funcionam.

talvez isso possa te ajudar:

da uma olhada nos videos desse canal:

https://www.youtube.com/channel/UCExEoXjNTmKLFLK2qpBSI5g

considere que a parte do cliente não precisa necessariamente ser mobile, vc pode usar VCL desktop como cliente

isso é só para te dar uma base de como iniciar, mas lembre-se o Google é seu amigo, desde que vc saiba o que procurar

 

Editado por datilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, consegui entender por onde iniciar, o vídeo é bem bacana, já pesquisei várias coisas no google, mas infelizmente não sei se as perguntas que estou fazendo não estão muito claras ou se realmente não há conteúdo a respeito do que procuro. como já disse sou iniciante, já criei softwares basicos para banco de dados funcionando em rede local e ok, é bem tranquilo de trabalhar assim.

Agora preciso de solução para esse banco funcionar via internet e não possuo nenhum servidor físico na empresa, precisaria desse bando ou em núvem ou hostpost ou alguma outra solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Acho que o correto é tu começar a ler sobre o assunto. conforme já mencionei, jamais abra e coloque seu banco de dado exposto na web, seguro somente por firewall e a senha do banco.

crie uma API/Microsserviço com segurança e através dele faça esse acesso se tanto necessita direto, senão o caminho é escrever sua API com as regras de negocio, separar seu sistema e deixar o front somente de acesso

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, tatinaraujo disse:

Sim, consegui entender por onde iniciar, o vídeo é bem bacana, já pesquisei várias coisas no google, mas infelizmente não sei se as perguntas que estou fazendo não estão muito claras ou se realmente não há conteúdo a respeito do que procuro. como já disse sou iniciante, já criei softwares basicos para banco de dados funcionando em rede local e ok, é bem tranquilo de trabalhar assim.

Agora preciso de solução para esse banco funcionar via internet e não possuo nenhum servidor físico na empresa, precisaria desse bando ou em núvem ou hostpost ou alguma outra solução.

com a mesma regra dos videos acima, vc pode alugar uma vps (amazon,azure,etc) e subir seu db e seu app servidor(micro serviços assim como o juliomar citou acima),

mas lembre-se toda segurança é pouca na web, então configure firewall , senha no appserver, token ou jwt (tudo que vc possa colocar para não expor seu db nem sua vps)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1088 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.