Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Leitura de Codigo Balança no PDV


Ver Solução Respondido por DSilva,
  • Este tópico foi criado há 896 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, gostaria de saber se alguns de vcs aqui que possua sistema de PDV, ja passou por esse problema segue as imagens da ETQ balanca e o cupom impresso. 

em alguns clientes muinto que raramente me relatam esse tipo de situacao, o problema é que nao sei o pq disso, tendo em vista que ao passar novamente pelo leitor é registrado corretamente.

Gostaria de alguma opiniao dos amigos aqui no forum, o que eu poderia fazer via codigo para tentar resolver isso. 

segue as imagens.

abraço.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 01/04/2021 at 14:02, DSilva disse:

Boa tarde pessoal, gostaria de saber se alguns de vcs aqui que possua sistema de PDV, ja passou por esse problema segue as imagens da ETQ balanca e o cupom impresso. 

em alguns clientes muinto que raramente me relatam esse tipo de situacao, o problema é que nao sei o pq disso, tendo em vista que ao passar novamente pelo leitor é registrado corretamente.

Gostaria de alguma opiniao dos amigos aqui no forum, o que eu poderia fazer via codigo para tentar resolver isso. 

segue as imagens.

abraço.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Algumas balanças imprimem na etiqueta "Código/Peso". Mas essa balança imprime no código de barra "Código/Preço".

Veja o que está escrito no código de barras "2039700010093", onde com certeza "0397" é código do produto e  "01009" é o preço.

Então depois de ler esse código seu aplicativo precisa calcular o peso/quantidade para enviar pro cupom. Pelo visto sua aplicação está calculando o valor incorreto.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EMBarbosa obrigado por responder, ref. ao que vc citou de fato a balanca esta configurada para codigo e valor como esta na foto, sendo assim o calculo que a minha aplicacao esta fazendo é para achar o PESO, neste caso acima 

meu codigo esta assim:

1: Acho o codigo -> copy(2039700010093, 2,4) = 0397

1: Acho o Valor -> copy(2039700010093, 8,5) = 01009 / 100 = 10,09

2: Busco o preço do produto no BD no caso é = 38,79

3: calcular para pegar o PESO ->  10,09/38,79 =  0,260 KG

4: REGISTAR NO CUPOM.... 

 

hoje é assim que eu faço, tanto é que nessa foto do cupom acima existe mais de um item lido pela ETQ, e foi registrado correto, mas em algum momento parece que o codigo lido pelo SCANER parece que nao esta correto ou algo assim.

muito estranho, isso como falei antes esta acontecendo muito que raramente.

alguma sugestao de tratamento na leitura desses codigos?

obs: cliente usando SCANER fixo USB, e na tela principal da Aplicacao, uso um edit.txt. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BigWings disse:

ACBrValidador é outro componente.

Tem exemplo de uso na pasta Exemplos/ACBrDiversos/ACBrValidador.

image.png

Obrigado, vou vazer isso logo depois da leitura do scaner, caso seja OK, ai faço todo o processo, show. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As balança tem configuração para

Código-produto/preço 

onde

Código-produto  pode ter 4,5,6 posições 

preço como o que sobra 

tenho clientes com os dois tipos 

toda etiqueta começa  com 2xxx e o último e o dígito verificador , sempre com 13 dígitos.

o cálculo do preço e conforme informado pelo @DSilva

 

 

 

 

 

Editado por EdmarFrazao
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 06/04/2021 at 16:26, DSilva disse:

3: calcular para pegar o PESO ->  10,09/38,79 =  0,260 KG

4: REGISTAR NO CUPOM.... 

 

hoje é assim que eu faço, tanto é que nessa foto do cupom acima existe mais de um item lido pela ETQ, e foi registrado correto, mas em algum momento parece que o codigo lido pelo SCANER parece que nao esta correto ou algo assim.

Mas não foi isso que foi registrado. Se estiver usando os componentes, você pode analisar o log e verificar que não foi esse valor de 0,260 KG que foi enviado.

Pela imagem, podemos ver que o valor da quantidade registrada foi 2,268 KG... É um valor diferente, como se o produto custasse R$ 87,97 ou R$ 87,98. O que indica que algo estranho pode ter acontecido.

Talvez você possa procurar algum produto na sua tabela com um desses preços para ver se não está sendo pego um produto equivocado... Ou talvez esses valores te ajudem a debugar...

 

 

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution
Em 08/04/2021 at 11:19, EMBarbosa disse:

Mas não foi isso que foi registrado. Se estiver usando os componentes, você pode analisar o log e verificar que não foi esse valor de 0,260 KG que foi enviado.

Pela imagem, podemos ver que o valor da quantidade registrada foi 2,268 KG... É um valor diferente, como se o produto custasse R$ 87,97 ou R$ 87,98. O que indica que algo estranho pode ter acontecido.

Talvez você possa procurar algum produto na sua tabela com um desses preços para ver se não está sendo pego um produto equivocado... Ou talvez esses valores te ajudem a debugar...

 

 

 

Concordo que nao foi isso que esta registrado, é estranho, pq eu fiz testes aqui na empresa passei varias vezes essa ETQ pelo PDV e registrou certo. 

outra coisa que eu fiz foi ir la no cliente pegar umas 100 ETQ com produtos e peso aleatorio imprimi tudo, encaminhei la pra emprersa para testar tbm, pois acredita leu tudo e gravou certo.

eu estou achando que isso pode ser alguma falha de leitura do proprio SCANER, em algum momento ele esta lendo alguma barra errada ou algo parecido.

Bom, eu fiz o que  foi sugerido em usar o validador de GTIN antes de desmembrar o EAN da ETQ, com isso caso valide ai sim o processo segue para registrar o item, atualizei o cliente ja faz 2 dias agora é so esperar pra ver.

obrigado pelas explicaçoes nesse momento caso acontecer volto.    

Editado por DSilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...

Esse problema é real, nos leitores metrologic 700i antigos não ocorre esse problema, mas os ultimos leitores tanto Honeywell ou Megalan de todos os modelos fazem isso, o problema ocorre devido a má qualidade do codigo de barra da balança onde o leitor as vezes lê 2x o mesmo codigo, geralmente a segunda vez lê errado e troca os ultimos digitos e ajusta o DV, fazendo que um codigo lido errado fique valido. (não tem como resolver isso!!.

Para minimizar o problema, mudar a qualidade do papel da balança para um produto melhor,

o problema ocorre porque ao ter dificuldades de leitura o leitor "inventa" esses numeros e ajusta o DV, 

para resolver essa situação implementamos um temporizador para controlar o tempo do registro do item atual com o item anterior que ocorrer menor que 300mllseg. impedindo assim o registro e duplicidade. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Oilson José Pegoraro disse:

Esse problema é real, nos leitores metrologic 700i antigos não ocorre esse problema, mas os ultimos leitores tanto Honeywell ou Megalan de todos os modelos fazem isso, o problema ocorre devido a má qualidade do codigo de barra da balança onde o leitor as vezes lê 2x o mesmo codigo, geralmente a segunda vez lê errado e troca os ultimos digitos e ajusta o DV, fazendo que um codigo lido errado fique valido. (não tem como resolver isso!!.

Para minimizar o problema, mudar a qualidade do papel da balança para um produto melhor,

o problema ocorre porque ao ter dificuldades de leitura o leitor "inventa" esses numeros e ajusta o DV, 

para resolver essa situação implementamos um temporizador para controlar o tempo do registro do item atual com o item anterior que ocorrer menor que 300mllseg. impedindo assim o registro e duplicidade. 

 

Opa, ola Oilson José Pegoraro, obrigado por responder, essa analise é exatamente o que esta acontecendo aqui com nosso PDV. vc pode me ajudar em como vc utilizou esse temporizado para controlar esse registro. tem algum exemplo pode me ajudar?

hoje eu uso uma fila jogando os codigos lido no scaner  e depois faço a leitura dessa fila para registrar etc.. onde eu poderia adequar esse temporizador ?

abraço ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 896 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.