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Configuração Boleto Santander - Posição 154 Sacador/Avalista


mgmobile
Go to solution Solved by José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 396 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

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  • Membros Pro

Prezados, bom dia.

Estou tentando configurar o envio de remessa para o banco Santander, porém, o gerente bancário me reportou a desconformidade abaixo no arquivo.

Posição 154 - 154 Tipo de inscrição sacador/avalista. Se a inscrição do cedente for cnpj, o mesmo não necessita de sacador avalista, logo, este campo deve informa 0, linha 4

Realizei o teste na versão 1.3.0.329-x86 do Acbr, e o valor gravado nessa coluna foi 1. Já na versão 1.4.0.0 o valor gravado foi 9.

Podem me informar como devo proceder para gravar o valor 0 na coluna 154 ? Segue layout do banco e arquivo boletos.txt anexos.

BOLETOS.txt Layout CNAB 240 Santander.pdf

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  • Consultores

Utilizando o Monitor os valores devem ser passados conforme a tabela de conversão, o componente se encarrega de gerar conforme o código do banco:

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/TabelappreenchimentoArquivoINI1.html

 

Como o Banco está solicitando que passe um valor diferente do padrão (CNPJ, CPF, Outros) informe um código diferente desses, por exemplo "3", assim será gerado a remessa com valor default "0"

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José Junior
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  • Consultores

Como ocorreu rejeição, creio que nesse caso não chegou a registrar, então deve enviar novamente a remessa com a correção... Mas seria bom validar qual o código de retorno e verificar na documentação se realmente se trata de rejeição do título.

Quanto a lista de remessa do manual do Monitor, contém todas as remessas possíveis, mas precisa consultar na documentação quais os tipos aceitos por esse Banco, e ai sim utilizar o código correspondente tipo aceito. Pode ver essa lista na pag. 22 do manual do Santander

http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Bancos/Santander/H7815_Layout_Cobranca_CNAB_240_posicoes_padrao_Santander_Multibanco_Agosto_2020_V.3.4.pdf

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  • Consultores

Como ocorreu rejeição, creio que nesse caso não chegou a registrar, então deve enviar novamente a remessa com a correção... Mas seria bom validar qual o código de retorno e verificar na documentação se realmente se trata de rejeição do título.

Quanto a lista de remessa do manual do Monitor, contém todas as remessas possíveis, mas precisa consultar na documentação quais os tipos aceitos por esse Banco, e ai sim utilizar o código correspondente tipo aceito. Pode ver essa lista na pag. 22 do manual do Santander

http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Bancos/Santander/H7815_Layout_Cobranca_CNAB_240_posicoes_padrao_Santander_Multibanco_Agosto_2020_V.3.4.pdf

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  • Membros Pro
1 hora atrás, José M. S. Junior disse:

Como ocorreu rejeição, creio que nesse caso não chegou a registrar, então deve enviar novamente a remessa com a correção... Mas seria bom validar qual o código de retorno e verificar na documentação se realmente se trata de rejeição do título.

Quanto a lista de remessa do manual do Monitor, contém todas as remessas possíveis, mas precisa consultar na documentação quais os tipos aceitos por esse Banco, e ai sim utilizar o código correspondente tipo aceito. Pode ver essa lista na pag. 22 do manual do Santander

http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Bancos/Santander/H7815_Layout_Cobranca_CNAB_240_posicoes_padrao_Santander_Multibanco_Agosto_2020_V.3.4.pdf

Sr. José , desculpe mas não ficou claro a sua resposta com a pergunta que lhe fizemos.

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  • Moderadores
2 horas atrás, mgmobile disse:

@José M. S. Junior

E qual o tipo de ocorrencia que devo informar no ini, na lista de ali de 0 a 70 ?

Seria RemessaAlterarDadosSacadorAvalista ? Caso sim, qual código devo informar para gravar 0 no coluna 154 ?

Acreditamos que a sua remessa não foi aceita. cosequentemente ela não existe no banco e não precisa ser retificada. O que vc deve fazer é enviar uma nova remessa, com o código que vc já via informando e incluir no INI a propriedade Sacado.SacadoAvalista.Pessoa=3

  • Like 2
Consultora SAC ACBr

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  • 2 weeks later...
  • Membros Pro

@José M. S. Junior

Relizamos dois testes, com as versões 1.3.0.323 e 1.4.0.3 do ACBrMonitorPLUSAcbr

Na versão 1.3.0.323, está sendo gravado o código 1 na posição 154, do Segumento Q do arquivo de remessa, e dessa forma, o banco Santander está aceitando a remessa.
Já utilizando a versão 1.4.0.3 está sendo gravado o código 9 na posição 154, Segmento Q, e o banco está rejeitando a remessa.

Perceba através dos arquivos anexos que nada foi alterado com relação aos dados nos arquivos boletos.txt. Apenas alteramos as versões do Acbr ao gerar a remessa de teste.
Poderia explicar porque em cada versão do programa está sendo gravado um código diferente na coluna 154 ? Nesta ultima versão do Acbr não deveria estar sendo gravado código a ser aceito pelo banco, da mesma forma que a versão 1.3.0.323 ?

Obs.: renomeei os nomes dos arquivos em anexo com a versão utilizada no teste.

BOLETOS versao 1_4_0_3.TXT cb220401 versao 1_3_0_323.rem cb220401 versao 1_4_0_3.rem BOLETOS versao 1_3_0_323.TXT

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  • Consultores

Boa tarde

Essa posição 154 corresponde ao tipo de Inscrição do Sacado Avalista, note que esse campo não está sendo passado no .INI, por isso deve estar sendo utilizado o valor Default "2".

Passe o campo "Sacado.SacadoAvalista.Pessoa=" com as uma das seguintes opções:

0 - Pessoa Física

1 - Pessoa Jurídica

2 - Outras

3-  Nenhum

 

Consultor SAC ACBr

José Junior
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  • Membros Pro

@José M. S. Junior

Compreendo perfeitamente que deva ser incluido a tag Sacado.SacadoAvalista.Pessoa, porém, conforme havia mencionado anteriormente, na versão 1.3.0.323, o Acbr estava gravando o código 1 na posição 154 da remessa.

Já na versão 1.4.0.3, ele passou a gravar o código 9.

Poderia explicar porquê houve essa mudança?

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  • Consultores

Creio que antes o valor default para esse campo, caso não fosse preenchido o campo era 0 que para o Santander corresponde a "1 - Pessoa Física" o que estava errado pois se não preenchesse o CPF acusaria rejeição.

Agora caso não preenchido o campo o valor default é 2 - que corresponde a  "9 - Outros" no Santander.

Então é necessário sempre passar o tipo correto de Pessoa para evitar outros problemas, caso contrário será preenchido com o tipo "Outros"

Consultor SAC ACBr

José Junior
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  • Membros Pro
1 minuto atrás, José M. S. Junior disse:

Creio que antes o valor default para esse campo, caso não fosse preenchido o campo era 0 que para o Santander corresponde a "1 - Pessoa Física" o que estava errado pois se não preenchesse o CPF acusaria rejeição.

Agora caso não preenchido o campo o valor default é 2 - que corresponde a  "9 - Outros" no Santander.

Então é necessário sempre passar o tipo correto de Pessoa para evitar outros problemas, caso contrário será preenchido com o tipo "Outros"

Usamos o acbrmonitor, Qual a tag do ACBMONITOR que informo isso?

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  • Consultores
  • Solution

Utilize a tag com a seguinte descrição: Sacado.SacadoAvalista.Pessoa

Veja o exemplo no manual: https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ModeloTituloArquivoINI.html

Aparentemente o Santander solicita que seja passado "Nenhum" se não existir Avalista, nesse caso informe:

Sacado.SacadoAvalista.Pessoa=3

Consultor SAC ACBr

José Junior
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