Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBrMonitor no Linux


  • Este tópico foi criado há 3498 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Fundadores

Compilar uma nova versão provavelmente não resolveria o problema...

Qual é a exata msg de erro na instalação ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Membros Pro
ecf.DataHora
OK: 26-04-13 21:09:26
ECF.PafMF_MFD_Espelho(01-09-2012,30-09-2012,"/acbrecf/lmf.txt")
ERRO: Erro ao carregar a função: eCarregarBitmapPromocional_ECF_Daruma de: libDarumaFramework.so
ecf.desativar
OK: 
Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

A mensagem indica que o .SO está muito antigo... o ACBrMonitor está tentando carregar um método que não existe nessa versão do .SO..

 

Entre em contato com o fabricante para uma atualização do .SO

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Daniel , ja estou em contato com a thais da daruma, via QT no linux o relatorio é gerado normalmente, ele só apresenta erro eCarregarBitmapPromocional_ECF_Daruma, uso no AcBrMonitor no linux

 

segundo a thais esse erro apresentava tambem na versao windows ai o Regys corrigiu e recompilou e nao apresentou mais....

 

enfim... gostaria que se possivel voce revice a versao Linux ... em um bate-papo com  o Regys ele me informou que iria recompilar a versao linux e disponibilizar no site do SAC para download.... me ajude estou dependendo só disso

 

para Homologar meu PAF-ECF..... Grato

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado Daniel, essa nova versao acabou o problema eCarregarBitmapPromocional_ECF_Daruma,

 

Agora quando tento gerar o Arquivo MFD  e o ato cotepe1704, Ele começa a gerar o arquivo e depois de um tempo ele informa.:

 

eu executo a funcao com ROOT.

 

ecf.DataHora
OK: 05-05-13 12:17:08
ECF.PafMF_LMFC_Cotepe1704(01-09-2012, 30-09-2012, "/acbrecf/lmf.txt")
ERRO: Erro ao executar xrGerarRelatorio_ECF_Daruma.
Cod.: -1 Erro do Método.
ecf.desativar
 

Editado por jamil
Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

- Ato Cotepe

 

ecf.DataHora
OK: 05-05-13 12:17:08
ECF.PafMF_LMFC_Cotepe1704(01-09-2012, 30-09-2012, "/acbrecf/lmf.txt")
ERRO: Erro ao executar xrGerarRelatorio_ECF_Daruma.
Cod.: -1 Erro do Método.
ecf.desativar
 

- Arquivo MFD

 

ecf.DataHora
OK: 05-05-13 12:04:39
ECF.PafMF_MFD_Cotepe1704(01-09-2012,30-09-2012,"/acbrecf/lmf.txt")
ERRO: Erro ao executar xrGerarRelatorio_ECF_Daruma.
Cod.: -103 Não foram encontradas as bibliotecas auxiliares (liblebin.so e libLeituraMFDBin.so)
 

 

- Espelho MFD - OK funciona

 

as bibliotecas (.SO) estao instaladas (conforme manual da Daruma Desenvolvedores e funciona com o exemplo deles em Qt linux) e tambem estao na mesma pasta do AcBrMonitor .... segundo o Regys (em agosto de 2012) essas bibliotecas tambem deveriam ser compiladas junto com o acbr linux  ja que a daruma se utiliza de 3 bibliotecas e nao de uma só, lembro que esse erro so ocorre quando vou gerar o Arquivo MFD e ato cotepe .... Obrigado ....

 

 

Ps... o ACBR Em windows esses relatorios funcionam perveitamente bem , eu uso o OpenSuse 12.3.

Editado por jamil
Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acredito que a fonte dos problemas é a instalação das Bibliotecas da Daruma... lembro que quando tentei instalá-las uma vez... foi "um parto" ...

Eles não seguem um padrão Linux, usam diretórios com nomes fixos, e as instruções de instalação não são suficientes...

 

O ACBr não é compilado com as bibliotecas... ele faz a carga dinâmica das bibliotecas, ou seja, irá lê-las em tempo de execução...

 

As mensagens de erro que você se deparou como (Cod.: -103 Não foram encontradas as bibliotecas auxiliares (liblebin.so e libLeituraMFDBin.so)) são geradas pela própria biblioteca da Daruma... há muito pouco que possamos fazer aqui...

 

Tente usar o binário ECFTeste (que acompanha o instalador do ACBrMonitor), com ele será mais fácil obter informações sobre o erro, e analisar o LOG gerado pelo ACBrECF

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Resolvido, já esta funcionando perfeitamente e gerando de forma correta todos os arquivos do PAF-ECF em Linux....

 

Alem do direito que se deve dar as portas /dev/ttyS0 e ao Diretorio onde esta instalado ACBrMonitor, no OpenSuse é necessário Executar o programa, *ACBrMonitor (usar o Dolphin por exemplo),  diretamente dentro do Diretorio  do ACBr,

 

dessa maneira ele nao apresenta erro e gera todos os relatórios...

 

 

Obrigado

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Existe no acbr comando para gerar Arquivo MFD e Espelho e ato cotep 17/04...

 

Pegunto, existe comando no acbr para garar o arquivo TDM,.. ? se existe qual é ? ,  tenho alguns clientes que tem me cobrado esse arquivo.

 

Obrigado....

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Você precisa verificar "na lei" qual é o exato layout do arquivo que você precisa gerar...

 

Veja os comandos "PAF - Menu Fiscal" disponíveis em: http://acbr.sourceforge.net/ACBrMonitor/ACBrMonitor.html

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Olá, estou com um problema semelhante ao do tópico.
Li o tópico inteiro, assim como demais tópicos relacionados ao meu problema e vou detalhar o meu problema ao máximo que eu puder:
Utilizo ubuntu 12.10 64 bits, ECF Bematech MP 2100 TH FI, AcbrMonitor 0.9.22.
Tenho o AcbrMonitor instalado no /opt/ e me logo como root sempre para não ter problemas de permissões.
O meu problema é na geração de arquivos MFD também, só que o ERRO que o ECFTeste me retorna é o da imagem em anexo: "Erro na execução do utilitário "linuxmfd".

Baixei o arquivo 'libbemafiscal-2.6.2-0ubuntu10-i386.deb', extrai ele e dentro dele tem uma pasta chamada 'lib' que contém os seguintes arquivos: libbemafiscal.so, libbemafiscal.so.0, libbemafiscal.so.0.2.6, libbemafiscal.la, libbemafiscal.a, bemamfd e bemamfd2.

Coloquei todos os arquivos citados acima na pasta /usr/lib, resetei meu sistema operacional, executei o AcbrTeste e ocorreu o mesmo problema.
Depois disso, tirei esses arquivos da pasta /usr/lib e coloquei na mesma pasta do AcbrMonitor (/opt/AcbrMonitor), resetei meu sistema operacional novamente, executei o ECFTeste e continuou ocorrendo o mesmo erro.
Ambos os casos tento gerar por data (15/09/2013 - 20/09/2013) e o arquivo sempre aponto para ser gerado na área de trabalho.
Provavelmente é algum 'so' errado que eu baixei ou algo similar, pois como li anteriormente um post do Daniel Simões "Se não me engano a Bematech não tem .SO equivalentes a DLL de Windows".

O meu arquivo de Log está em anexo também caso ajude em algo. Utilizo para comunicação entre a ECF e a Minha máquina um cabo conversor de Serial para USB (leadership PL 2303).

Enfim, desde já agradeço a atenção de todos.

post-14838-0-65061500-1380033737_thumb.p

acbrlog.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Sinceramente acredito que o código em Linux para Bematech esteja defasado e não totalmente implementado....  A muito tempo eu não faço testes com ele..

A dificuldade principal é que o os comandos da DLL (para Windows) não estão disponíveis no Linux

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Daniel. 
Teria alguma ideia do que posso fazer nesse caso?
Tenho outra dúvida referente ao AcbrMonitor em Windows ( desenvolvo em Java, então o Sistema roda em ambas as plataformas. ) 
Não sou assinante do SAC do AcbrMonitor, então as versões que eu tenho disponível para Download são as 0.9.22 para linux e a 0.9.14 para windows.
Essa versão do windows, a 0.9.14, faz a geração do arquivo MFD se estiver utilizando as bibliotecas atuais da Bematech ( as que vem junto no arquivo bemaFi.zip baixando do site da Bematech) ?
Te pergunto isso porque li muitos post do fórum relacionados a esse assunto, e parece que o Régis em algum deles comentou que efetuou a alteração do procedimento de geração de arquivo MFD por causa de atualizações que sofrem as dll's dos fabricantes nas versões novas do Acbr ( 0.9.20 para cima), ou seja, tenho as bibliotecas com as funções novas e o AcbrMonitor instalado em minha máquina chamará as funções antigas da dll.
O nome da função da dll que vi nos docs da Bematech é 'Bematech_FI_ArquivoMFD'  e pelo que eu li o AcbrMonitor utiliza essa função 'arquivoMFD_DLL' para chamar a de gerar o Arquivo MFD da DLL.
Desculpe se eu falei alguma besteira na minha ignorância, mas só queria tirar essa dúvida mesmo para ver se CONTINUO tentando pelo AcbrMonitor ou crio um método no meu código que chame a função diretamente na Dll para esse caso específico.

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

A Bematech em Linux não usa os mesmos métodos da DLL

 

O código para Linux na Bematech é completamente diferente e não está implementado corretamente ou testado...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sim, isso eu entendi, mas se eu utilizar a versão do AcbrMonitor 0.9.14 com as dll's atuais da Bematech em ambiente Windows conseguirei gerar o Arquivo MFD ? Te pergunto isso pelo que disse no meu post anterior, referente as versões do AcbrMonitor e das Dlls da Bematech, pois as Dlls atuais são de agosto de 2013 e a versão do 0.9.14 do AcbrMonitor é de dezembro de 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Só lembrando, agora o ACBrSAC é mensal, você pode entrar e sair quando quiser, ou seja, você pode entrar este mês para ter acesso a compilação e 1 mês de suporte, mês que vem se não gostar, não precisar mais ou não quiser contribuir com o projeto basta não renovar.

 

Obrigado Régis por sua resposta.
Vou utilizar uma chamada direta da minha aplicação para a função da DLL.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso repassar essa informação aos meus superiores, pois sou apenas desenvolvedor, não possuo poder para contratar nada.
Obrigado pela informação Régis e se me garante que a última versão do AcbrMonitor 0.9.27.3 que o Isaque compilou e subiu para Download dia 23/09/2013 funciona na minha ECF que utilizo e funciona em ambos os Sistemas Operacionais sem a necessidade das bibliotecas, pois como o Daniel nós disse acima as .so da bematech para linux estão defasados e não completamente implementados. No windows não teria esse problema pois lançaram uma nova versão das dll no pacote bemaFi32 no mês passado, mas as .so para o linux não tenho conhecimento de quando foram atualizadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carlosfilho, Mesmo com a versão nova do AcbrMonitor, a versão 0.9.27.3 , terei te ter as dll e as .so da minha ECF Bematech MP 2100 TH FI na pasta do sistema, isso?

No windows as dll tem de estar na pasta de instalação do AcbrMonitor que por default é C;/AcbrMonitor, ou na C:\\Windowxs\System32 (no meu caso que o Windows é 64 bits teria de ter também por garantia na C:\Windows\SysWOW64)?

No Linux as .so tem de estar na pasta de instalação do AcbrMonitor ( /opt/AcbrMonitor/) ou na pasta /usr/lib/ ambas as pastas com permissões liberadas de acesso.

Como o Daniel mesmo falou, as .so para o linux estão defasadas, ou seja, se eu instalar a nova versão do AcbrMonitor só funcionaria no meu Windows que é o sistema operacional que a Bematech disponibilizou as dll atualizadas.
Posso estar errado,mas foi o que eu entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3498 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.