Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

LibBoleto Layout na impressão Direta com Problemas de Ajustes


Jamil Araujo
Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 1030 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa tarde,

Parabéns a Equipe pelo excelente trabalho que vem realizando.

Segue em anexo a Impressão direta ( :Imprimir() ) feita com a LibBoleto em Linux...

a margem a esquerda sempre fica cortada em todos os Layout ( 0,1,2,3,4,5,6 )

se existisse nas configurações um ajuste como tem na libNFe / LibMDFe das margens 

tanto a esquerda quanto a direita, Ajudaria, já que em linux sempre sai um pouco.

gostaria de destacar que se gero PDF sai correto os Layout dos Boletos (não vi necessidade de enviar os mesmos).

Obrigado pelo espaço.

 

Boletos.pdf

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Bom dia

O componente Boleto não possui configurações de margens como os DFes, o mesmo foi implementado em tamanho A4 já prevendo uma definição padrão de margem. O que ocorre nesse caso pode ter a ver com a configuração de margens da impressora ou com a resolução de tela do Sistema Operacional, pois conforme mencionou quando gerado PDF as margens ficam ok, correto? O layout que é enviado para a impressão é o mesmo utilizado para geração do PDF, note que já mantem as margens...

Sugiro que dê uma olhada nestes pontos que citei, isso costuma acontecer quando a resolução de tela do SO está acima de 100%.  

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
13 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia

O componente Boleto não possui configurações de margens como os DFes, o mesmo foi implementado em tamanho A4 já prevendo uma definição padrão de margem. O que ocorre nesse caso pode ter a ver com a configuração de margens da impressora ou com a resolução de tela do Sistema Operacional, pois conforme mencionou quando gerado PDF as margens ficam ok, correto? O layout que é enviado para a impressão é o mesmo utilizado para geração do PDF, note que já mantem as margens...

Sugiro que dê uma olhada nestes pontos que citei, isso costuma acontecer quando a resolução de tela do SO está acima de 100%.  

Resumindo.... fica tudo conforme está ?

 

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
13 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia

O componente Boleto não possui configurações de margens como os DFes, o mesmo foi implementado em tamanho A4 já prevendo uma definição padrão de margem. O que ocorre nesse caso pode ter a ver com a configuração de margens da impressora ou com a resolução de tela do Sistema Operacional, pois conforme mencionou quando gerado PDF as margens ficam ok, correto? O layout que é enviado para a impressão é o mesmo utilizado para geração do PDF, note que já mantem as margens...

Sugiro que dê uma olhada nestes pontos que citei, isso costuma acontecer quando a resolução de tela do SO está acima de 100%.  

@José M. S. Junior, desculpa mais não concordo com a sua resposta, gostaria da opinião do @Daniel Simoes nesse problema, eu não tenho como mexer no layout.... então volto a gerar PDF e imprimi o PDF que ai

sai correto.... só sugeri que se houvesse uma maneira de ajustes a Impressão direta seria perfeita, já que a NF-e sai a NFC-e A4 sai a CC-e sai por que o boleto não sairia ?

Obrigado e perdoe se pareci um pouco agressivo na minha questão.

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Para inserirmos ajustes nas margens do ACBrBoleto, isso não seria muito simples, e poderia impactar em muitas aplicações existentes... Ou seja, precisamos analisar com calma (tempo) essa possibilidade.. .

A origem do problema, me parece ser no serviço de Spooler de Impressão do Linux que você usa... provavelmente ele faz algum processamento que modifica as margens... Talvez haja alguma configuração no CUPs ou Driver da Impressora para Linux...

Não conseguimos reproduzir o problema por aqui...

  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
7 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Para inserirmos ajustes nas margens do ACBrBoleto, isso não seria muito simples, e poderia impactar em muitas aplicações existentes... Ou seja, precisamos analisar com calma (tempo) essa possibilidade.. .

A origem do problema, me parece ser no serviço de Spooler de Impressão do Linux que você usa... provavelmente ele faz algum processamento que modifica as margens... Talvez haja alguma configuração no CUPs ou Driver da Impressora para Linux...

Não conseguimos reproduzir o problema por aqui...

Obrigado pelo Retorno,

bem não importa qual a Marca/Fabricante da  impressora ( só uso impressora de rede PCL em todos os meus colaboradores ), o DRIVER que uso e o generic, PCL Laser Generic, como já falamos em outras publicações aqui.

por isso imprime corretamente NF-e , MDF-e , NFC-e em A4....  somente o boleto é que a margem a esquerda sai um pouquinho....

mais se não há como fazer esse pequeno ajuste na margem, o boleto dá para ser pago e vou continuar usando , só acho que esteticamente poderia ficar melhor

obrigado @Daniel Simoes, pela sua atenção.

Continuem com o ótimo trabalho.

 

 

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Eu acho que adicionar Margens nas impressões do Boleto, pode ser muito útil...

mas é uma modificação complicada, pois teríamos que rever todos os modelos, e tomar cuidado para não afetar as aplicações que já estão rodando... então isso exigirá um bom tempo de analise e desenvolvimento...

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
3 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Eu acho que adicionar Margens nas impressões do Boleto, pode ser muito útil...

mas é uma modificação complicada, pois teríamos que rever todos os modelos, e tomar cuidado para não afetar as aplicações que já estão rodando... então isso exigirá um bom tempo de analise e desenvolvimento...

Acho que isso merece uma atenção, ou pelo menos um pequeno ajuste a esquerda....

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

... é que em todo o tempo de existência do componente ACBrBoleto, esse é o primeiro relato com esse problema... por isso que creio que seja alguma especificidade no ambiente onde o ACBrBoleto está rodando...

a possibilidade de ajuste das margens, poderia mitigar o problema.. mas como citei, não é algo simples e rápido de ser implementado...

  • Triste 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
19 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

... é que em todo o tempo de existência do componente ACBrBoleto, esse é o primeiro relato com esse problema... por isso que creio que seja alguma especificidade no ambiente onde o ACBrBoleto está rodando...

a possibilidade de ajuste das margens, poderia mitigar o problema.. mas como citei, não é algo simples e rápido de ser implementado...

não relatei esse problema antes, por que a prioridade era um problema antigo, não sei se voce recorda, não saia impresso o Código de Barras na impressão direta ( Hoje já se encontra corrigido ), então resolvi relatá esse segundo problema, já que não adiantaria abri 2 frentes de problemas que já vem desde o AcBr Monitor Linux.

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
19 horas atrás, jamil disse:

@José M. S. Junior, desculpa mais não concordo com a sua resposta, gostaria da opinião do @Daniel Simoes nesse problema, eu não tenho como mexer no layout.... então volto a gerar PDF e imprimi o PDF que ai

sai correto.... só sugeri que se houvesse uma maneira de ajustes a Impressão direta seria perfeita, já que a NF-e sai a NFC-e A4 sai a CC-e sai por que o boleto não sairia ?

Obrigado e perdoe se pareci um pouco agressivo na minha questão.

@jamil, não interprete mau minha resposta também... Entendo que tem esse problema e a intenção é sempre solucionar... Mas nesses casos que estão ocorrendo é algo bem específico referente a configuração de impressora no Linux, caso contrário todos teriam esse problema...

Aparentemente o Linux trabalha com uma escala um pouco maior no Spool de impressão... Tente a seguinte configuração no seu Linux:

1: Configurações da Impressora

img1.png

 

2: Duplo click na Impressora e menu: Opções de Trabalho e selecione - "Dimensionar para caber"   e Apply

 img2.png

Se isso não resolver diminuir a "Escala": Por Exemplo 80%

 

Veja como ficou a impressão do seu título impresso no Linux com essa configuração:

WhatsApp Image 2021-04-13 at 19.20.55.jpeg

 

Espero que consiga ajudar com essa configuração...

Quanto ao Boleto em impressora térmica que citou em outro tópico, também não foi possível simular em nosso ambiente Linux, mas estou vendo algumas mudanças para diminuir a fonte da Linha Digitável para ver se corrige para você. Em breve te contato no tópico sobre esse assunto para que você possa testar...

  • Triste 1
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
4 minutos atrás, José M. S. Junior disse:

@jamil, não interprete mau minha resposta também... Entendo que tem esse problema e a intenção é sempre solucionar... Mas nesses casos que estão ocorrendo é algo bem específico referente a configuração de impressora no Linux, caso contrário todos teriam esse problema...

Aparentemente o Linux trabalha com uma escala um pouco maior no Spool de impressão... Tente a seguinte configuração no seu Linux:

1: Configurações da Impressora

img1.png

 

2: Duplo click na Impressora e menu: Opções de Trabalho e selecione - "Dimensionar para caber"   e Apply

 img2.png

Se isso não resolver diminuir a "Escala": Por Exemplo 80%

 

Veja como ficou a impressão do seu título impresso no Linux com essa configuração:

WhatsApp Image 2021-04-13 at 19.20.55.jpeg

 

Espero que consiga ajudar com essa configuração...

Quanto ao Boleto em impressora térmica que citou em outro tópico, também não foi possível simular em nosso ambiente Linux, mas estou vendo algumas mudanças para diminuir a fonte da Linha Digitável para ver se corrige para você. Em breve te contato no tópico sobre esse assunto para que você possa testar...

a sua citação é correta, mais uso RDP, o servidor DELL de grande porte fica remoto, como disse a impressora instalada é Generic PCL Laser.... não permite configuração direta, mais agradeço a ajuda,

vou fazer igual ao código de barras que fiz vários Postes e tive que aguardar 2 anos acho ... mais tive sucesso... a NF-e está imprimido a MDF-e está imprimindo e o Boleto Também está imprimido direto em linux com

código de barras e na época voces também retrataram que o problema era " MEU " nas minhas " configurações da impressora " , e veja bem não mudei nadinha, e está imprimindo.

a variedade de modelos de impressoras nos meus colaborados é enorme a unica coisa comum é ( PCL e em Rede ), por isso imprime bem no projeto AcBr e no meu Sistema e a nivel de 40 colunas só exijo até 

hoje MP 4200 TH. fiz esse comentário para mostrar que mantenho sempre o mesmo padrão (DELL - Servidor / OpenSuse - Sistema Operacional Servidor / uso RDP para acesso - a estação pode ser Apple / Windows / Linux / Celular ).

então volto a insistir que um ajuste de margem a esquerda seria perfeito. Mais se não for possível continuarei imprimindo torto aguardando " um dia " ajustado a impressão em Linux.

Agradeço o Espaço a Equipe AcBr.

 

 

Jamil Santos de Araújo

Engenheiro de sistemas /  Tec. Contabil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Administradores

Bom dia Jamil.

Atualmente estamos com muitas demandas e ainda não foi possível retornar a este caso, quando houver disponibilidade em nossa agenda faremos nova analise.

Att.

  • Obrigado 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.