Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBr problemas com FMX p/ Linux64


  • Este tópico foi criado há 1078 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá,

Estou fazendo um projeto que compilará uma .so em Linux64, por Delphi 10.3 pela primeira vez, e por isso utilizando Firemonkey (FMX), tenho o ACBr instalado, passei os library paths para a plataforma 64, conforme vi em tópicos e guias do Daniel e Regys, informei o FMX como Condição nas configurações do Projeto.

Porém apenas de adicionar algum componente do ACBr (no caso ACBrNFSe e DANFSe), ao incluir o ACBrBase no uses ele me indica nos erros:
 

[DCC Fatal Error] ACBrBase.pas(64): F2613 Unit FMX.Dialogs not found

Este é apenas um dos erros, o primeiro que aparece ao debugar, em outras units do ACBr tudo que possui o prefixo FMX. dá erro de biblioteca não encontrada.
Adicionando o caminho "\Embarcadero\Studio\20.0\source\fmx" no LibraryPath me trás outro erro:

[DCC Fatal Error] FMXPlatform.pas(18) F2613 Unit 'System.Devices.pas'

Encontrando o .pas no caminho, adicionei no library path "\Embarcadero\Studio\20.0\source\rtl\common"

Dai, finalmente me retorna o erro sem solução:
 

[DCC Fatal Error] System.Devices.pas(118): F1054 Systems.Devices is not supported on this platform

A única referência que encontrei sobre esse erro foi justamente para adicionar o FMX como condição do projeto, que já foi feito, alguém passou por algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Nem todos os componentes foram compatibilizados.

tu roda o instalador do ACBr e se estiver tudo ok tu não precisa copiar path algum pois ele já adiciona

e tu tem que informar a diretiva FMX no projeto.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Nem todos os componentes foram compatibilizados.

tu roda o instalador do ACBr e se estiver tudo ok tu não precisa copiar path algum pois ele já adiciona

e tu tem que informar a diretiva FMX no projeto.

Boa Noite, Juliomar

Sim, o instalador do ACBr geralmente já adiciona, porém notei que ele não me deu a opção de marcar Delphi Linux64, apenas as outras plataformas.
Informar a diretiva FMX no projeto você diz no Project > Options -> Compiler -> Building -> Delphi Compiler -> Conditional Defines
Sim, já adicionei o FMX lá

Vi algo sobre convertar com o Midas, porém não sei se isso seria caso de converter os fontes do ACBr, existe uma relação de quais componentes já são compatíveis com FMX e quais não são?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Os erros são em Units do Próprio Delphi...

Verifique se em "Unit Scope Names" está o valor padrão "System;Xml;Data;Datasnap;Web;Soap"

Você consegue compilar os projetos Demo do ACBr ? como por exemplo:

http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Exemplos/ACBrSerial/ACBrPosPrinter/Android/

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Os erros são em Units do Próprio Delphi...

Verifique se em "Unit Scope Names" está o valor padrão "System;Xml;Data;Datasnap;Web;Soap"

Você consegue compilar os projetos Demo do ACBr ? como por exemplo:

http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Exemplos/ACBrSerial/ACBrPosPrinter/Android/

Bom dia, Daniel

As Unit Scope Names do projeto estão com o valor padrão, referente aos Demos, no caso testei o PosPrinterTeste porém em Firemonkey, já que a versão Android me pediu instalação do Android SDK ao compilar, mas na versão Firemonkey também não consegui compilar, mesmo erro na System.Devices

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Você pode testar a versão Android, e apontar a compilação para Win32

Daniel, fazendo desta forma consigo compilar sem problemas, os erros só ocorrem se aponto a compilação para Android ou Linux, para Windows tanto 32 quanto 64 funciona sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o FMX Linux (não consegui pelo GetIt Packages, baixei o Trial pelo site) e apontei as pastas dele no LibraryPath em uma outra maquina com uma instalação limpa com Delphi 10.3 e ACBr, agora estou tendo a seguinte mensagem: "Unit not Found: 'Systems' or binary equivalentes(.dcu/.o)"

image.thumb.png.971a24e30fc4388dea487317469fe99f.png

Pelo que entendi é como se não existisse a Systems.o ou dcu para debugar a unit? Neste caso mesmo com um build all tenho a mensagem.

Segue como está o Compiler Options:
image.png.eb49dacc6f9e4a2858bf5bfcfe17c57c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

por qual motivo não consegui instalar pelo getit? entra em contato com  a embarcadero para resolver o problema pois fiz a instalação aqui novamente para ver e está funcionando.

está errado os units scope names pois como falou teve algum erro se conseguir falar exatamente oque fez seu delphi é trial?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

por qual motivo não consegui instalar pelo getit? entra em contato com  a embarcadero para resolver o problema pois fiz a instalação aqui novamente para ver e está funcionando.

está errado os units scope names pois como falou teve algum erro se conseguir falar exatamente oque fez seu delphi é trial?

Bom dia Juliomar

No GetIt encontro apenas Samples do FMX Linux, diferente do que vejo nos guias, não sei se são antigos e mudou algo:
image.thumb.png.d3ba8cfd7a4836d6af335df53172dc57.png
 

Estou rodando Delphi Trial Enterprise, existe alguma limitação quanto a isso? Posso tentar com uma máquina que teria acesso com Enterprise Full ou Arquitect
Sobre os Unit Scope Names, estão o padrão que foi instruido "System;Xml;Data;Datasnap;Web;Soap", precisaria de mais algum especifico de FMX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

digita só Linux pra ver

Juliomar, refiz uma instalação limpa em uma nova máquina, Delphi 10.3 Enterprise, instalei o FMX Linux sem problemas pelo GetIt e ACBr, consegui compilar as demos, porém o projeto especifico que vou compilar em Linux64 utiliza NFSe e DANFSe, a principio eu tinha apenas o Fortes Report instalado, e pelo que vi parece que ele não suporta FMX, por isso instalei a versão Trial do Fast Reports VCL e FMX diretamente, e testei com o DANFSeFR, está me dando retorno de erro ao encontrar a classe "frxClass", mesmo já tendo colocado as pastas do Fast Reports tanto VCL quanto FMX no LibraryPath da plataforma Linux64.

Sabe dizer se a DANFSe não está ainda compatível com FMX, tanto em Fast Reports quanto Fortes Report?
Pelo que verifiquei, a DANFe está operando com ambos sem problemas, mas para NFSe não consegui compilar ainda.

image.thumb.png.9365d6e673c757dc0526ab1b46a345d0.png

Editado por F Almeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
59 minutos atrás, F Almeida disse:

Porém independente da versão do Fast Reports FMX, o componente ACBrDANFSeFR (ou RL) já tem a compatibilidade com FMX?

Fortes não tem mesmo definitivamente mas Fast Report é possível

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Fortes não tem mesmo definitivamente mas Fast Report é possível

Porém o Fast consegue pela versão Trial? Tentei com o VCL e FMX instalados pelo GetIt sem sucesso, depois instalados versão trial do site, tanto VCL quanto FMX e com estes problemas de compilação acima assim que inclui algum componente ACBr como o DANFSe ou DANFe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1078 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.