Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Provedor Fiorilli erro E172 (assinatura) ao substituir NFS-e


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1062 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a todos, estou tendo o seguinte erro ao tentar substituir uma NFS-e: E172 - Arquivo enviado com erro na assinatura. Acerte a assinatura do arquivo.

Estou utilizando o provedor Fiorilli em ambiente de homologação.

Vou anexar todos arquivos xml que consegui coletar.

Eu estou acompanhando um post muito parecido com o provedor DeISS (https://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/62261-provedor-deiss-indaiatubasp-erro-e324-de-assinatura-no-substituirnfse/), inclusive já testei no Fiorilli a alteração que o Italo fez no commit 21909, mas no meu caso não houve alteração. O erro continua ocorrendo da mesma forma.

Aparentemente o erro é na assinatura do pedido de cancelamento, porque, conforme as imagens em anexo, o erro acontece sempre na primeira assinatura. Inclusive com a alteração do commit 21909, aparecem 3 assinaturas, a primeira está inválida, mas as outras duas estão válidas.

Alguém está passando ou passou por esse mesmo problema?

Obrigado.

ValidadorAssinatura1.png

ValidadorAssinatura2.png

Envio_NotaSeraSubstituida.xml Envio_NotaSeraSubstituida-soap.xml Envio_PedidoSubstituicao.xml Envio_PedidoSubstituicao-soap.xml Retorno_EnvioNotaSeraSubstituida.xml Retorno_EnvioNotaSeraSubstituida-soap.xml Retorno_PedidoSubstituicao.xml Retorno_PedidoSubstituicao-soap.xml RPS_NotaSeraSubstituida.xml RPS_NotaSubstituta.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Alessandro,

O mais estranho é que se você abrir o arquivo de substituição da NFS-e através de um bloco de notas e extrair dele somente o pedido de cancelamento e salvar em um bloco de notas e por fim checar a validade através do mesmo site usado para validar todo o XML de substituição de NFS-e, vai descobrir que a assinatura do pedido de cancelamento é valida.

Eu fiz esse teste.

Não sei se esse site se enrola por conta das 3 assinaturas e os webservices também, mas já virei a coisa do avesso e não consegui descobrir o porque desse erro.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

Acredito ter encontrado a solução, bom, pelo menos nos testes aqui deu certo 😅

Depois de várias horas de debug eu percebi uma pequena diferença no XML gerado no pedido de cancelamento do XML gerado na substituição. Basicamente na substituição não tinha o xmlns na tag <InfPedidoCancelamento>.

Não conheço muito para falar o porque disso causar o problema, mas quando eu fiz a alteração que está no arquivo em anexo, a substituição foi aceita.

Inclusive, talvez esse seja o mesmo problema do provedor DeISS relatado no outro post.

XmlCancelamento.png

XmlSubstituicao.png

pnfsNFSeG.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Alessandro Risse disse:

Boa tarde a todos!

Acredito ter encontrado a solução, bom, pelo menos nos testes aqui deu certo 😅

Depois de várias horas de debug eu percebi uma pequena diferença no XML gerado no pedido de cancelamento do XML gerado na substituição. Basicamente na substituição não tinha o xmlns na tag <InfPedidoCancelamento>.

Não conheço muito para falar o porque disso causar o problema, mas quando eu fiz a alteração que está no arquivo em anexo, a substituição foi aceita.

Inclusive, talvez esse seja o mesmo problema do provedor DeISS relatado no outro post.

XmlCancelamento.png

XmlSubstituicao.png

pnfsNFSeG.pas 97 kB · 1 download

Olá Alessandro!!! funcionou com a sua alteração... muito obrigado!! estava debugando aqui tbm mas não tinha achado o erro ainda... agradeço mesmo!

Se puder me ajudar em mais duas situações:

1) Qual layout de impressão do DANFE da NFS-e vc está utilizando? Pq olhei aqui os que tem disponível no componente e não tem nenhum com o layout da Fiorilli, correto? Ou vc fez o seu próprio layout?

2) Como vc está pegando os retornos da Substituição? Exemplo: o Número da nova NFS-e que foi gerada em substituição à anterior.. não consegui chegar nesse dado de retorno e também o campo que diz se houve sucesso na substituição ou não para tratar.

Mais uma vez agradeço demais!

Att, Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alex, que bom que deu certo para você também! É um ótimo indicativo que essa alteração está no caminho certo.

Sobre as suas dúvidas:

1) O componente do DANFE (estou usando o do Fortes) tem uma configuração para o tipo do DANFE, lá tem a opção para o Fiorilli. Lembrando que a aparência do DANFE do ACBr nem sempre é igual ao que o provedor fornece através do portal deles. Por enquanto eu estou utilizando conforme está no ACBr, caso haja a necessidade, eu altero ele no futuro.

No meu código eu fiz assim:

    if (ACBrNFSe.Configuracoes.Geral.Provedor = proFiorilli) then
      ACBrNFSeDANFeRL.TipoDANFSE := tpFiorilli
    else
      ACBrNFSeDANFeRL.TipoDANFSE := tpPadrao;

2) O retorno da substituição você pega da mesma forma que o retorno do "Enviar", o componente preenche os mesmos campos (por exemplo: ACBrNFSe.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Numero) . Quanto ao sucesso da substituição, como no Fiorilli o método de substituição é síncrono, só o fato de não ocorrer uma exceção já me garante que ela foi aceita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Alessandro,

Muito obrigado pela colaboração, já inclui na minha lista de tarefas.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Boa tarde Alessandro,

Já esta no repositório.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1062 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...