Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Manual de migração para o ACBrNFSeX


  • Este tópico foi criado há 722 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Olá pessoal

Na pasta que se encontra o programa exemplo do novo componente de emissão de NFS-e temos um arquivo PDF que contem um manual para orientar os desenvolvedores na migração do velho para o novo componente.

Se você atualizou os fontes após o dia 18/06/2021 vai encontrar esse PDF na pasta: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX

Agora se não atualizou, esta esperando o que?

Lhe convido a atualizar todos os fontes de todas as pastas e reinstalar a suíte ACBr.

Note que temos na lista de componentes do programa instalador o componente ACBrNFSeX e o ACBrNFSeXDANFSERL, responsável pela impressão do DANFSE feito em Fortes Report, em breve estaremos disponibilizando um novo componente de DANFSE feito em Fast Report.

No manual você vai encontrar as propriedades de configuração que foram excluídas as que foram renomeadas e as que foram acrescentadas.

Temos também os campos (usados para alimentar o componente com os dados do serviço) que foram excluídos, renomeados e acrescentados.

Ocorreu alterações em alguns métodos, quero destacar nesta postagem a mais importante alteração no que se refere aos métodos.

Os métodos Enviar, EnviarSincrono e Gerar não existem mais no novo componente, no lugar temos agora o método Emitir.

Com essa alteração o componente além de gerar o XML do Rps, das consultas e cancelamento de forma correta para cada provedor, agora sabe como envelopar o Rps para poder ser enviado para o webservice do provedor.

O Envelope dos métodos: Enviar, EnviarSincrono e Gerar são diferentes entre si.

O grande problema é que os provedores que seguem a versão 1 do layout da ABRASF só aceitam o Envelope do método Enviar, por outro lado os provedores que seguem a versão 2 do layout da ABRASF a principio deveria aceitar os 3 citados acima, mas na pratica não é o que ocorre.

Por conta dessa falta de padronização, implementados o método Emitir que abstrai de cada provedor o Envelope que deve ser utilizado para o envio do Rps.

Com o método Emitir você não precisa se preocupar se o provedor aceita ou não um determinado método, como dito acima o componente sabe como envelopar para poder enviar.

Dia 29/06/2021 estaremos realizando o segundo Papo Pró no Discord sobre o novo componente.

Você ainda não participa do Discord?

Esta esperando o que?

Além do Fórum temos o Discord como um segundo canal de contato com os desenvolvedores que utilizam os componentes ACBr, as Lib (DLLs) e o ACBrMonitor.

Clique aqui para saber mais sobre o Discord do ACBr.

Aguardo você no Discord e não esqueça temos um encontro marcado para o dia 29/06/2021.

  • Curtir 13
  • Obrigado 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel Simoes changed the title to Manual de migração para o ACBrNFSeX
  • Consultores

Manual de migração para o novo componente de NFS-e.

 

1.     Introdução

Foi realizado um refactoring no componente de emissão de NFS-e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, que acabou resultando em um novo componente chamado ACBrNFSeX e consequentemente um novo para impressão do DANFSE (ACBrNFSeXDANFSERL – Fortes Report).

O motivo de realizar esse refactoring foi devido a uma grande quantidade de IF e CASE em diversas units para sanar a falta de padronização entre os provedores.

O componente também tinha algumas propriedades de configuração repetidas com nomes diferentes e até campos na classe da NFS-e que na verdade deveriam ser propriedades de configuração, ou seja, propriedades de configuração foram implementadas como sendo campos de uma NFS-e.

Portanto ao realizar a troca do componente atual (ACBrNFSe) pelo novo (ACBrNFSeX) vai ocorrer quebra de código.

Esse manual tem como objetivo apresentar um roteiro de migração e apresentar o que mudou de um componente para o outro.

 

2.     Propriedades de configuração excluídas

Foram excluídas as propriedades: SenhaWeb, UserWeb, PathIniCidades, PathIniProvedor e DadosSenhaParams, Key, Auth, RequestId e Resposta.

 

3.     Propriedades de configuração renomeadas

As propriedades: WebUser, WebSenha, WebFraseSecr e WebChaveAcesso agora se chamam: WSUser, WSSenha, WSFraseServ e WSChaveAcesso.

Essas propriedade se encontram em: Configuracoes.Geral.Emitente

 

4.     Propriedades de configuração novas

Foi incluída as propriedades: WSChaveAutoriz (string) em Configuracoes.Geral.Emitente e ConsultaAposCancelar (Boolean) em Configuracoes.Geral.

 

5.     Campos excluídos

Foram excluídos da classe IdentificacaoPrestador os campos: Senha, FraseSecreta, cUF, ChaveAcesso, Usuario, CNPJ_Prefeitura, ValorReceitaBruta, DataInicioAtividade, RazaoSocial, Fantasia, Endereco, Telefone, Email, crc e crc_estado.

Alguns desses campos que foram excluídos possuem uma propriedade de configuração, logo o componente vai se utilizar da informação que se encontra na configuração do mesmo.

Outros campos migraram para uma outra classe.

Excluído o campo PrestadorServico da classe NFSe, para informar os dados do prestador devemos utilizar o campo Prestador que já existia na classe NFSe.

Os campos CNPJ e InscricaoMunicipal agora estão dentro da classe IdentificacaoPrestador, exemplo:

Prestador.IdentificacaoPrestador.CNPJ

Prestador.IdentificacaoPrestador. InscricaoMunicipal

Excluído os campos Discriminacao, ValorServicos e Codigo da classe ItemServico, usar no lugar os campos Descricao, ValorTotal e CodServ.

A classe ItemServico é utilizada pelos provedores que permitem incluir mais de um item de serviço no RPS.

 

6.     Campos renomeados

O campo ChaveNFSe da classe NFSe que é utilizado pelo provedor Infisc foi renomeado para refNF para compatibilizar com a nomenclatura da tag no XML, o seu conteúdo é gerado automaticamente, logo não se faz necessário atribuir nada a ele.

 

7.     Campos novos

Na classe DadosPrestador passou a ter os campos: cUF (Integer), crc (string), crc_estado (string), DataInicioAtividade (TDateTime) e ValorReceitaBruta (Currency).

Na classe NFSe foi incluído o campo SituacaoTrib (TSituacaoTrib) pois estava sendo utilizado um outro campo chamado Situacao, sendo que este contem a situação do processamento do RPS.

 

8.     Campos cujo tipo foi alterado

Alterado o tipo de string para TTipoPessoa do campo Tipo que se encontra na classe IdentificacaoTomador.

 

9.     Métodos excluídos

Foi excluído o método Enviar, EnviarSincrono e Gerar.

 

10. Métodos renomeados

O método SetConfigMunicipio agora se chama LerParamsMunicipio.

 

11. Métodos novos

Foi implementado o método Emitir que detecta o modo de envio correto para cada provedor.

O método Emitir possui 3 parâmetros:

aLote do tipo Integer ou String que contém o número do lote de RPS que está sendo enviado para o WebService;

aModoEnvio do tipo TmodoEnvio cujos valores aceitos são (meAutomatico é o valor padrão):

  meAutomatico = o componente vai utilizar o serviço mais adequado ou implementado pelo provedor;

  meLoteAssincrono = o componente vai utilizar o serviço que recepciona o lote de RPS no modo assíncrono, se o provedor não tem esse serviço será apresentado uma mensagem de erro acusando que o serviço não foi implementado pelo provedor;

  meLoteSincrono = o componente vai utilizar o serviço que recepciona o lote de RPS no modo síncrono, se o provedor não tem esse serviço será apresentado uma mensagem de erro acusando que o serviço não foi implementado pelo provedor;

  meUnitario = o componente vai utilizar o serviço que recepciona um RPS por vez, se o provedor não tem esse serviço será apresentado uma mensagem de erro acusando que o serviço não foi implementado pelo provedor;

  meTeste = alguns provedores possuem um serviço exclusivo para realização de teste de envio de lote de RPS, para esses casos devemos usar esse modo de envio.

aImprimir do tipo Boolean (True é o valor padrão), se for True imprimir automaticamente o DANFSE.

Foi acrescentado os métodos GravarINI e LerINI, visando gravar e ler o arquivo INI de configuração do componente, esse arquivo INI de configuração será utilizado pelo ACBrMonitor e ACBrLibNFSe.

Foi implementado o método LerArqIni visando a leitura de um arquivo INI com os dados do serviço prestado. Esse método também será utilizado pelo ACBrMonitor e ACBrLibNFSe.

 

12. Métodos que sofreram alteração em seus parâmetros

No método ConsultarLoteRps a ordem dos parâmetros foi alterada, agora é: Protocolo e depois Número do lote, uma vez que o número do lote só é utilizado por alguns provedores e não por todos.

Definição do método na unit ACBrNFSeX:

function ConsultarLoteRps(const AProtocolo: String; const ANumLote: String = ''): Boolean;

 

No método ConsultarNFSePorRps foi removido o último parâmetro: ACodMunicipioTOM em seu lugar foi incluído: ACodVerificacao, o motivo dessa troca é que nenhum provedor está utilizando o código do município do tomador na consulta e por outro lado temos provedores que se utilizam do código de verificação.

Definição do método na unit ACBrNFSeX:

function ConsultarNFSeporRps(const ANumRPS, ASerie, ATipo: String; const ANumLote: String = '';  const ACodVerificacao: string = ''): Boolean;

 

No método ConsultarNFSe foram removidos todos os parâmetros e no lugar foi colocado o aInfConsultaNFSe que é do tipo TInfConsultaNFSe.

 Para entender como devemos informar os dados para efetuar a consulta de uma nota vide o programa exemplo do novo componente.

Foram criados vários métodos de Consulta de NFSe:

Usado pelos provedores que seguem a versão 1 do layout da ABRASF.

function ConsultarNFSePorNumero(const aNumero: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

 

Usados pelos provedores que seguem a versão 2 do layout da ABRASF.

Realiza uma consulta por faixa de números de notas:

function ConsultarNFSePorFaixa(const aNumeroInicial, aNumeroFinal: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por período:

function ConsultarNFSePorPeriodo(aDataInicial, aDataFinal: TDateTime; aPagina: Integer = 1; aNumeroLote: string = ''): Boolean;

Realiza uma consulta por numero de uma nota – serviço prestado:

function ConsultarNFSeServicoPrestadoPorNumero(const aNumero: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por período – serviço prestado:

function ConsultarNFSeServicoPrestadoPorPeriodo(aDataInicial, aDataFinal: TDateTime; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por tomador – serviço prestado:

function ConsultarNFSeServicoPrestadoPorTomador(const aCNPJ, aInscMun: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por intermediário – serviço prestado:

function ConsultarNFSeServicoPrestadoPorIntermediario(const aCNPJ, aInscMun: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

O autor das consultas acima é o prestador de serviço.

Realiza uma consulta por numero de uma nota – serviço tomado:

function ConsultarNFSeServicoTomadoPorNumero(const aNumero: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por período – serviço tomado:

function ConsultarNFSeServicoTomadoPorPeriodo(aDataInicial, aDataFinal: TDateTime; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por prestador – serviço tomado:

function ConsultarNFSeServicoTomadoPorPrestador(const aCNPJ, aInscMun: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por tomador – serviço tomado:

function ConsultarNFSeServicoTomadoPorTomador(const aCNPJ, aInscMun: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

Realiza uma consulta por intermediário – serviço tomado:

function ConsultarNFSeServicoTomadoPorIntermediario(const aCNPJ, aInscMun: string; aPagina: Integer = 1): Boolean;

O autor das consultas acima é o consulente, que pode ser o tomador do serviço ou outra pessoa como por exemplo o contador.

Caso o provedor não tenha disponibilizado esses serviços de consultas em seu WebService, uma mensagem de erro será apresentada acusando que o serviço não foi implementado pelo provedor.

No método CancelarNFSe foram removidos todos os parâmetros e no lugar foi colocado o aInfCancelamento que é do tipo TInfCancelamento.

Para entender como devemos informar os dados para efetuar o cancelamento de uma nota vide o programa exemplo do novo componente.

O primeiro parâmetro do método LinkNFSe no novo componente obrigatoriamente tem que ser uma string.

 

13. Arquivos INI

O novo componente não se utiliza mais dos arquivos INI dos provedores e nem do Cidades.ini

Agora temos uma unit para cada provedor e o conteúdo do arquivo Cidades.ini migrou para o arquivo ACBrNFSeXServicos.ini que é convertido em um arquivo RES através do BAT chamado Compila_RES.

O arquivo ACBrNFSeXServicos.res é incorporado ao executável ao compilar a aplicação, desta forma não se faz necessário disponibilizar junto com o executável nenhum arquivo INI.

Layout de uma seção no arquivo ACBrNFSeXServicos.ini

[9999999]

Código IBGE da cidade.

Nome=

Nome da cidade de preferência sem cedilha e vogal acentuada.

UF=

Sigla da UF da referida cidade.

Provedor=

Nome do provedor, deve-se respeitar a grafia levando em consideração letras maiúsculas e minúsculas.

 

Os 2 campos abaixo são utilizados pelo provedor Governa

Params1=

Informar a versão do layout do Arquivo que é usado no elemento: tsVrsArq

Params2=

Informar a versão do layout de Impressão que é usado no elemento: tsVrsImp

 

Os 2 campos abaixo são utilizados pelo provedor DataSmart

Params1=

O provedor defini uma abreviação do nome da cidade, por exemplo B_SJOSE é utilizado para a cidade de São Jose do Ouro.

Params2=

Por padrão o valor BANCO_DEMOSTRACAO.

 

O campo abaixo defini o código da Entidade definida pelo provedor Equiplano para cada cidade.

Params1=

Informar o código da Entidade que usado no elemento: IdEntidade.

 

Os 2 campos abaixo são utilizados para definir a URL do Link para se ter acesso ao DANFSE via navegador.

ProLinkURL=

Informar a URL do ambiente de Produção.

HomLinkURL=

Informar a URL do ambiente de Homologação.

 

Os 2 campos abaixo são utilizados para definir a URL do NameSpace, o provedor ISSDSF tem um NameSpace diferente para cada cidade.

ProNameSpace=

Informar a URL do NameSpace para o ambiente de Produção.

HomNameSpace=

Informar a URL do NameSpace para o ambiente de Homologação

 

Os 2 campos abaixo são utilizados para definir a URL do NameSpace do XML, o provedor Actcon tem um NameSpace do XML diferente para cada cidade.

ProXMLNameSpace=

Informar a URL do NameSpace do XML para o ambiente de Produção.

HomXMLNameSpace=

Informar a URL do NameSpace do XML para o ambiente de Homologação

 

Os 2 campos abaixo são utilizados para definir a URL do SoapAction, o provedor Actcon tem um SoapAction diferente para cada cidade.

ProSoapAction=

Informar a URL do SoapAction para o ambiente de Produção.

HomSoapAction=

Informar a URL do SoapAction para o ambiente de Homologação

 

Se o provedor não tem uma URL de serviço padronizada de produção, ou seja, uma para cada cidade devemos utilizar os campos abaixo:

ProRecepcaoLoteRPS=

Informar a URL para o ambiente de Produção.

 

Os campos abaixo só devem ser incluídos caso a URL seja diferente para cada serviço.

ProConsultaSitLoteRPS=

 

ProConsultaLoteRPS=

 

ProConsultaNFSeRPS=

 

ProConsultaNFSe=

 

ProCancelaNFSe=

 

ProGerarNFSe=

 

ProRecepcaoSincrono=

 

ProSubstituiNFSe=

 

ProAbrirSessao=

 

ProFecharSessao=

 

 

Se o provedor não tem uma URL de serviço padronizada de homologação, ou seja, uma para cada cidade devemos utilizar os campos abaixo:

HomRecepcaoLoteRPS=

Informar a URL para o ambiente de Homologação.

 

Os campos abaixo só devem ser incluídos caso a URL seja diferente para cada serviço.

HomConsultaSitLoteRPS=

 

HomConsultaLoteRPS=

 

HomConsultaNFSeRPS=

 

HomConsultaNFSe=

 

HomCancelaNFSe=

 

HomGerarNFSe=

 

HomRecepcaoSincrono=

 

HomSubstituiNFSe=

 

HomAbrirSessao=

 

HomFecharSessao=

 

 

14. Roteiro para migrar do componente atual ACBrNFSe para o novo ACBrNFSeX

1.       Fazer uma cópia dos fontes do projeto;

2.       Carregar o Delphi;

3.       Abrir o projeto;

4.       Remover os componentes (ACBrNFSe e ACBrNFSeDANFSeRL);

5.       Remover do uses as units: ACBrNFSeDANFSeClass, ACBrNFSeDANFSeRLClass e ACBrNFSe;

6.       Remover do uses (implementação) as units: ACBrNFSeNotasFiscais, ACBrNFSeConfiguracoes, pnfsConversao e pnfsNFSe;

7.       Comentar as procedures: ACBrNFSe1GerarLote e ACBrNFSe1StatusChange tanto a sua declaração quanto a sua implementação;

8.       Salvar o projeto;

9.       Incluir os novos componentes: ACBrNFSeX e ACBrNFSeXDANFSeRL;

10.   Salvar novamente o projeto;

11.   Relacionar o ACBrNFSeX com o ACBrNFSeXDANFSeRL e com o ACBrMail;

12.   Criar novamente os eventos GerarLote e StatusChange do componente ACBrNFSeX e inserir o seu código (tome como base o que está comentado);

13.   Executar o Replace (ACBrNFSe1 para ACBrNFSeX1);

14.   Trocar o NotasFiscais.Add.NFSe por NotasFiscais.New.NFSe;

15.   Incluir no uses (implementação) a unit: ACBrNFSeXConversao;

16.   Remover as linhas referentes as propriedades de configuração que não existe mais, conforme mencionado no início deste Manual;

17.   Alterar o nome de algumas propriedades de configuração conforme mencionado no início deste Manual.

18.   Alterar o conteúdo da procedure AtualizarCidades conforme apresentado neste Manual;

19.   Alterar a ordem dos parâmetros do Consultar Lote;

20.   Alterar o método Enviar(vNumLote) para Emitir(vNumLote, meLoteAssincrono);

21.   Alterar o método Gerar(StrToint(vNumRPS)) para Emitir(vNumRPS, meUnitario);

22.   Alterar o método EnviarSincrono(vNumLote) para Emitir(vNumLote, meLoteSincrono);

23.   Alterar conforme acima os métodos CancelarNFSe e ConsultarNFSe e LinkNFSe;

24.   Alterar conforme o programa exemplo do componente ACBrNFSeX a forma de realizar a Consulta a NFSe e o Cancelamento de NFSe;

25.   Salvar, compilar (Build) e executar o projeto.

 

15. Alterar o código da procedure AtualizarCidades

Como o novo componente não busca mais no arquivo Cidades.ini as cidades, se faz necessário alterar o código.

Como o código deve ficar:

procedure TfrmACBrNFSe.AtualizarCidades;

var

  IniCidades: TMemIniFile;

  Cidades: TStringList;

  I: Integer;

  sNome, sCod, sUF: String;

begin

  IniCidades := TMemIniFile.Create('');

  Cidades    := TStringList.Create;

 

  ACBrNFSeX1.LerCidades;

  IniCidades.SetStrings(ACBrNFSeX1.Configuracoes.WebServices.Params);

 

  try

    IniCidades.ReadSections(Cidades);

    cbCidades.Items.Clear;

 

    for I := 0 to Pred(Cidades.Count) do

    begin

      if (StrToIntdef(Cidades[I], 0) > 0) then

      begin

        //Exemplo: Alfenas/3101607/MG

        sCod  := Cidades[I];

        sNome := IniCidades.ReadString(sCod, 'Nome', '');

        sUF   := IniCidades.ReadString(sCod, 'UF', '');

 

        cbCidades.Items.Add(Format('%s/%s/%s', [sNome, sCod, sUF]));

      end;

    end;

 

    //Sort

    cbCidades.Sorted := false;

    cbCidades.Sorted := true;

    edtTotalCidades.Text := IntToStr(cbCidades.Items.Count);

  finally

    FreeAndNil(Cidades);

    IniCidades.Free;

  end;

end;

 

16. Tabela de mensagens geradas pelo componente

Código

Descrição

X001

Serviço não implementado pelo Provedor.

X002

Nenhum RPS adicionado ao componente.

X003

Conjunto de RPS transmitidos (máximo de xxx RPS) excedido. Quantidade atual: yyy

 

 

X101

Número do Protocolo não informado.

X102

Número do RPS não informado.

X103

Série do Rps não informado.

X104

Tipo do Rps não informado.

X105

Número Inicial da NFSe não informado.

X106

Número Final da NFSe não informado.

X107

Pedido de Cancelamento não informado.

X108

Número da NFSe não informado.

X109

Código de cancelamento não informado.

X110

Motivo do Cancelamento não informado.

X111

Número do Lote não informado.

X112

Série da NFSe não informada.

X113

Valor da NFSe não informado.

X114

Tipo da NFSe não informado.

X115

Data Inicial não informada.

X116

Data Final não informada.

X117

Código de Verificação/Validação não informado.

X118

Chave da NFSe não informada.

 

 

X201

WebService retornou um XML vazio.

X202

Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)

X203

Não foi retornado nenhuma NFSe.

X204

Confirmação do cancelamento não encontrada.

X205

Retorno da Substituição não encontrada.

X206

NFSe Substituída não encontrada.

X207

NFSe Substituidora não encontrada.

X208

Não foi retornado nenhum Rps.

 

 

X999

E.Message

 

  • Curtir 10
  • Obrigado 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores

Olá pessoal,

Fizemos mais alguns ajustes, só que agora no DANFSE feito em Fortes Report.

O que mudou?

O componente ACBrNFSeXDANFSeRL tinha algumas propriedades de configuração que não deixava bem claro do que se tratava.

Detectamos que algumas fazia referencia ao Prestador e outras ao Tomador.

Foi criado uma propriedade de configuração chamada Prestador e outra Tomador e dentro dessas propriedades foi colocado as propriedades que as pertence.

As propriedades: PrestLogo, RazaoSocial, Endereco, Complemento, Fone, Municipio, InscMunicipal, EMail_Prestador, CNPJ_Prestador e UF foram removidas e elas agora estão na propriedade Prestador com os seguintes nomes: RazaoSocial, NomeFantasia, InscricaoMunicipal, CNPJ, Endereco, Complemento, Municipio, UF, EMail, Fone e Logo.

As propriedades: T_InscEstadual, T_InscMunicipal, T_Fone, T_Endereco, T_Complemento e T_Email foram removidas e elas agora estão na propriedade Tomador com os seguintes nomes: InscricaoEstadual, InscricaoMunicipal, Fone, Endereco, Complemento e Email.

 

Favor atualizar todos os fontes de todas as pastas e reinstale a suíte ACBr usando o ACBrInstall_Trunk2 com a opção de apagar arquivos antigos marcada.

  • Curtir 5
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois ...
  • Consultores

Outros tópicos que podem ser úteis:

 

  • Curtir 4

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.