Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Importar Arquivo de Remessa


Carlos Tre
Ver Solução Respondido por Daniel Simoes,
  • Este tópico foi criado há 996 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a todos,

Preciso gerar um arquivo de remessa CNAB pata uma nova conta e gostaria de usar o ACBrBoleto, visto que futuramente, esperançosamente antes da próxima encarnação, pretendo implementar remessa / retorno por webservice, tarefa para a qual o componente deverá vir a calhar. Atualmente gero CNAB240 para o Santander, e CNAB400 para Safra, Bradesco (HSBC) e Factorings, portanto tenho vários arquivos à minha disposição para comparação e análise. Pergunto:

1) Tem como importar um destes arquivos para analisar como as informações nele contidas são refletidas no componente?

2) Existe algum exemplo mais detalhado do que aquele que acompanha a biblioteca, tipo um tutorial que ajude a evitar tentativas e erros e/ou "Ctrl+Space" help para localizar métodos e propriedades?

3) O uso direto do componente apenas em aplicações VCL, para Firemonkey apenas via ACBrLibBoleto, certo?

Muito obrigado pela gentileza de sua atenção.

.. Carlos Tré

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde,

Vamos por partes conforme suas dúvidas...

1 - Se você utiliza Delphi, o aplicativo demonstração nos fontes do ACBr temos um botão "Gerar Remessa" que gera o arquivo Remessa com dados ficticios baseado no Banco  e CNAB selecionado. Pode servir como base para implementar ou mesmo homologar o arquivo. Também tem o botão "Ler Retorno", onde é possível ler o arquivo de retorno do Banco, os dados serão alimentados na lista de Títulos, neste caso com Delphi precisa percorrer a lista para obter ou tratar esses dados, mas utilizando o Demo pode ver exemplos de como fazer isso.

 

2-   O Exemplo que temos são os aplicativos demonstração tanto para quem utiliza Delphi e alguns exemplo em outras linguagens para uso da LibACBrBoleto

 

3-   A biblioteca ACBrLibBoleto seria apenas para uso em outras linguagens. Para Delphi seria o demo em VCL. Em Firemonkey não tem um exemplo pronto, mas poderia ser implementado utilizando o componente ACBrBoleto mesmo.

 

Os bancos não tem um padrão entre si. Então por mais que estejam implementados ao gerar os arquivos precisa homologar junto ao sistema do Banco, pois pode exigis uma alteração de um campo ou outro, mas no geral essas inconsistências são apenas de dados, basta ajustar os valores dos campos, onde apresenta rejeição. Temos essa tabela com as particularidades de cada banco:

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/Particularidades.html

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @José M. S. Junior

Muito obrigado pela sua pronta atenção.

Vou prosseguir com o Demo VCL então.

Não consegui compilar uma aplicação FMX com apenas um componente boleto, sem código algum. O erro acontece quando é compilado um dos módulos do ACBr, ele tenta usar, se não me engano, a unit Graphics do Delphi. Este, entretanto, é um assunto que deixarei para investigar mais tarde pois, pelo que vi depois de perguntar aqui, existe também a possibilidade de usar o MonitorPlus para processar as remessas e retornos.

-- Carlos Tré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @José M. S. Junior,

Mais uma vez, muito obrigo pela sua pronta assistência.

O problema com o uso do componente em programas FMX é que estou tendo dificuldades em compilar o programa. Acabei de confirmar, um programa simples, um formulário FMX com um componente TACBrBoleto e com o ambiente configurado para recompilar os fontes da biblioteca, reclama da unit Graphics. A diretiva de compilação no arquivo ACBr.inc não tem efeito na linha problemática

uses Classes, Graphics, Contnrs, IniFiles,

Não fosse pela exiguidade do tempo eu poderia tentar compatibilizar o código introduzindo diretivas de compilação, mas me falta não só uma visão mais completa da biblioteca para decidir sobre o melhor caminho a seguir, mas também a experiência em codificar para VCL e FMX simultaneamente. A instalação foi feita sem alterações ao ACBr.inc. Devo remover o ACBr, alterar o .inc para refletir o uso exclusivo com FMX e reinstalar?

-- Carlos Tré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Realmente haverá essas dependências, gráficas, isso se deve ao fato de usarmos o fortes para geração de relatórios...

Se a ideia é criar um serviço para rodar em um Servidor Linux Console... pode-se usar o Xvfb, que irá emular um Servidor X

 

outro fato.. é que o Fortes Report, não é compatível com a FMX.. então acho que seria necessário, usar o Fast Report

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Daniel Simoes,

Muito obrigado pela sua explicação.

Não uso o Fortes e desmarquei todas as opções relacionadas ao Fortes que consegui identificar durante a instalação, deve ter alguma outra coisa além disto.

De qualquer forma a compatibilidade com o FMX não é crucial nesta etapa, no momento estou tentando utilizar o componente para gerar um arquivo de remessa CNAB400 HSBC para efeito de comparação com os que gero atualmente. O ideal seria, apesar de não fazer muito sentido na prática do dia a dia, importar um arquivo existente e ver como as informações nele contidas se refletem no componente.

Estou tentando avançar com o demo VCL distribuído, tenho tropeçado em alguns pontos mas ainda há espaço para investigar por minha conta.

-- Carlos Tré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Na pasta de exemplo do ACBrBoleto tem o arquivo Report.inc onde define se vai utilizar Fortes... Para utilizar fast basta comentar a linha da diretiva com um ponto (.) ex:

{.$define demo_forte}

Assim basta abrir o Projeto em Fast    

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @José M. S. Junior,

Sim, eu vi e configurei para usar o Fast. O demo VCL eu consigo compilar sem problema. O que não consigo é compilar uma aplicação FMX pois o TACBrBoleto exige a unit Graphics (VCL), não sendo assim um problema relacionado ao Fortes.

Como mencionei anteriormente, instalei o ACBr sem nenhuma modificação, apenas tive o cuidado de desmarcar as bibliotecas relacionadas ao Fortes, portanto, conforme descobri mais tarde, as bibliotecas foram compiladas para VCL. Eu poderia desinstalar o ACBr e reinstalar após modificar o arquivo de diretivas, mas a redação da cláusula uses sugere que definir compilação para FMX no arquivo ACBr.inc seria inócuo neste caso.

ACBrBoletoFMX.thumb.jpg.8a6fe83bc556b5dde4b75842d436fcda.jpg

Poderei até configurar uma VM para seguir esta trilha mais tarde mas agora a minha prioridade é conseguir gerar uma remessa no padrão CNAB400 HSBC para comparar com o que tenho funcionando atualmente e assim me certificar que conseguirei usá-lo em sua plenitude. Estou tendo algumas dificuldades com isto, mas ainda tenho bastante espaço para experimentação antes de jogar a toalha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Juliomar Marchetti,

Muito obrigado por responder.

Eu vou explorar esta trilha FMX mais tarde, agora eu preciso domar o demo VCL e o tempo está exíguo (sabe aquele projeto que usa FB 1.56? Continua... :-)) Se eu não conseguir fazer funcionar  VCL não haverá sentido em tentar FMX.

Meu objetivo agora é gerar uma remessa HSBC CNAB400 pelo demo com informações de um título fajuto qualquer e comparar com o que o sistema gera atualmente, mas estou apanhando que nem boi ladrão. Ainda não joguei a toalha.

--  Carlos Tré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
  • Solution

@Carlos Tre,

Por favor tente as configurações, desse tópico:

 

Para forçar a compilação do ACBr em modo CONSOLE (sem dependências visuais).. tente ainda, adicionar a Diretiva "NOGUI" no Projeto...

o tópico abaixo, fala a respeito de compilação em modo Console, porém no Lazarus/FPC

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Simoes,

Mais uma vez muito obrigado.

A opção de mudar o ACBr.inc eu já havia tentado, sem sucesso. Para continuar experimentando eu preciso criar uma VM dedicada a este propósito, vou tentar estas opções adicionais assim que conseguir um tempo disponível, ainda que justo agora eu tenha chegado à conclusão de que usar o ACBrBoleto para resolver o problema que tenho em mãos presentemente irá demandar mais tempo do que gerar o CNAB no braço, tal a quantidade de particularidades que precisam de atenção.

-- Carlos Tré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.