Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Uri do MongoDB Atlas no Firedac


  • Este tópico foi criado há 1009 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Estou tentando colocar o MongoDB no Lazarus, mas por enquanto sem sucesso.

Agora estou tentando colocar no Firedac do Delphi Seattle, mas a principio ele só me permite colocar o IP do servidor e o MongoDB Atlas só me dá uma string de conexão, inclusive para várias linguagem e não está incluso o Delphi.

E mesmo se desse para Delphi, não sei onde colocar tal string de conexão no Firedac.

Alguém saca de Mongo no Delphi aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Oi Juliomar...

Beleza?

Vi esse curso do Túlio, show de bola, mas ele não resolve a minha questão. Na verdade todos os que vi não abordam.

Vou tentar exemplificar melhor o problema.

Para conectar no MongoDB Atlas o mesmo não fornece de forma direta o endereço do servidor, mas sim uma string de conexão para diversas linguagens de programação, mongoshell ou mongoDB Compass, exemplo:

mongodb+srv://bruno:<password>@machinexxx.adress.mongodb.net/test

Em teoria a parte em negrito seria o endereço do servidor, tem até um vídeo do Túlio (minuto 16:10) em que ele ensina a remover da connection string essa parte do servidor, pois o Delphi não aceita essa connection string, mas nesse vídeo ele ensina com o mLab quando era independente, porém hoje em dia o mLab usa o próprio Atlas. Vídeo: 

 

Nesse vídeo copiar a parte do servidor funciona perfeito com o mLab na época que era independente. Com o MongoDB atlas se copiarmos a parte em negrito que seria o endereço do servidor simplesmente o Delphi não consegue resolver o endereço.

Tem uma coisa interessante nisso tudo. Ao conectar pelo Compass (usando a string de conexão fornecida pelo Atlas), é carregado do lado esquerdo o endereço de 3 servidores:

machinexxx-shard-00-00.adress.mongodb.net
machinexxx-shard-00-01.adress.mongodb.net
machinexxx-shard-00-02.adress.mongodb.net

Esse servidor que o Atlas cria é do tipo Replica Set com 3 nós e aparentemente faz um Shard entre essas 3 máquinas.

Por curiosidade eu tentei pegar esses endereços dos nós e colocar no Delphi, esses endereços são reconhecidos. Dá erro porque são uma parte de um todo, mas são reconhecidos, agora o endereço principal machinexxx.adress.mongodb.net não pega no Delphi e não consigo conectar.

Todos os vídeos e tutoriais usam endereços ips ou dominios que representam o servidor e funcionam, mas nenhum usa o serviço do Atlas. No máximo tem esse do mLab, mas hoje o mLab usa o Atlas.

Entendeu o tamanho da problemática???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1009 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...