Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Fazer com que o Firebird 2.5x utilize mais de um nucleo do processador.


Ver Solução Respondido por Edson Fernandes,
  • Este tópico foi criado há 922 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Solution

Olá, eu utilizo firebird 2.5 e gostaria de compartilhar com vocês uma experiencia. Eu nunca me importei com a questao de uso de varios nucleos do processador (talvez por acomodação). Hoje resolvi mexer com isso e posso garantir que o resultado é satisfatório. Sendo assim, segue um pequeno tutorial que escrevi, me baseando num video que assisti no canal MQFS, do nosso amigo Edson Gregório.

1º - Desinstalar o firebird;
2º - Baixar o firebird 2.5.9
* https://github.com/FirebirdSQL/firebird/releases/download/R2_5_9/Firebird-2.5.9.27139_0_Win32.exe

ou
* https://github.com/FirebirdSQL/firebird/releases/download/R2_5_9/Firebird-2.5.9.27139_0_x64.exe
Observar a arquiterura do sistema operacional utilizado pelo cliente (32 ou 64 bits).
3º - Instalar o Firebird, mas escolher a opção Super Server.
4º - Clique em Iniciar, executar e digite services.msc
5º - Encontre o serviço relacionado ao firebird e pare o mesmo.
6º - Abra a pasta do firebird exemplo: "C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5" e encontre o arquivo chamado "firebird.conf". Clique em cima dele e mande 
editar, de preferencia usando o notepadd++ como ADMINISTRADOR para que consiga realmente gravar as configurações no arquivo.
Dica: eu abro o arquivo usando o notepadd++ e digito espaço em qualquer lugar que esteja em branco, em seguida eu mando gravar, o notepadd vai dizer que o 
arquivo esta protegido e vai perguntar se quer abrir como administrador, diga que SIM;

7º - Localize o texto "CpuAffinityMask", note que terá um caractere "#" no inicio, remova-o e depois do sinal de "=", coloque o valor necessário para o tanto de 
processadores a serem utilizados.
Para 2 processadores use 3
Para 3 processadores use 7
Para 4 processadores use 15
Para 5 processadores use 31
Para 6 processadores use 63
Para 7 processadores use 127
Para 8 processadores use 255

Exemplo de como deve ficar a linha para usar 4 processadores:
CpuAffinityMask=15

Atenção! Nunca use numerações diferentes das que aqui foram apresentadas, exceto se você sabe o que está fazendo.

8º - Salve o arquivo e em seguida mande iniciar o serviço do firebird.

Pronto, agora o firebird irá usar o numero de nucleos de processadores definido e com certeza a performance irá melhorar.
Um Abraço.

  • Curtir 3

Conectiva Soft - Automação Comercial - Visite nosso site: www.conectivasoft.com.br

Skype: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 10/09/2021 at 22:00, Edson Fernandes disse:

3º - Instalar o Firebird, mas escolher a opção Super Server.

Comentário adicional: Essa sugestão, realmente serve apenas se você utiliza a arquitetura "Super Sever".

Para as arquiteturas "Classic Server" ou "Super Classic" não é necessário nenhuma configuração.

Na verdade, se você precisa de mais de um core, é provável que você precise mudar para uma dessas outras arquiteturas.

Fonte: https://firebirdsql.org/manual/qsg25-appx-architectures.html

  • Curtir 2

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 922 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.