Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro com Difal em Homologação: 816-Rejeição: Erro não catalogado (código de status não localizado: 816)


samdella
  • Este tópico foi criado há 889 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa noite !

Estou recebendo este erro, quando gero uma nota interestadual (SP para MG) com as tags do Difal e apenas no ambiente de Homologação, no Produção funciona perfeitamente. Não consegui identificar erro nas tags, mesmo porque tenho a nota aprovada usando o mesmo Xml no ambiente de Produção. Estranho não ? Alguém passou por isso ? Já atualizei o Acbr e pasta Schemas. As tags que determinam que o Difal é necessário estão assim: (idDest=2) (indIEDest=9) (indFinal=1)

<ICMSUFDest>
<vBCUFDest>250.00</vBCUFDest>
<vBCFCPUFDest>0.00</vBCFCPUFDest>
<pFCPUFDest>0.0000</pFCPUFDest>
<pICMSUFDest>18.0000</pICMSUFDest>
<pICMSInter>12.00</pICMSInter>
<pICMSInterPart>100.0000</pICMSInterPart>
<vFCPUFDest>0.00</vFCPUFDest>
<vICMSUFDest>15.00</vICMSUFDest>
<vICMSUFRemet>0.00</vICMSUFRemet>
</ICMSUFDest>
 
Grato !
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Tive uma rejeição semelhante(815) enviando uma NFe de Simples Remessa, quando BC, aliq e valor de ICMS estavam zerados.

Não achei nada que explicasse, mas por lógica preenchi apenas o vBC do item e dos totais, com o mesmo valor de vBCUFDest, e autorizou.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
13 horas atrás, samdella disse:

Boa noite !

Estou recebendo este erro, quando gero uma nota interestadual (SP para MG) com as tags do Difal e apenas no ambiente de Homologação, no Produção funciona perfeitamente. Não consegui identificar erro nas tags, mesmo porque tenho a nota aprovada usando o mesmo Xml no ambiente de Produção. Estranho não ? Alguém passou por isso ? Já atualizei o Acbr e pasta Schemas. As tags que determinam que o Difal é necessário estão assim: (idDest=2) (indIEDest=9) (indFinal=1)

<ICMSUFDest>
<vBCUFDest>250.00</vBCUFDest>
<vBCFCPUFDest>0.00</vBCFCPUFDest>
<pFCPUFDest>0.0000</pFCPUFDest>
<pICMSUFDest>18.0000</pICMSUFDest>
<pICMSInter>12.00</pICMSInter>
<pICMSInterPart>100.0000</pICMSInterPart>
<vFCPUFDest>0.00</vFCPUFDest>
<vICMSUFDest>15.00</vICMSUFDest>
<vICMSUFRemet>0.00</vICMSUFRemet>
</ICMSUFDest>
 
Grato !
 

Além disso você tem que analisar o vBC dos Itens

 

9 minutos atrás, Renato Rubinho disse:

Bom dia,

Tive uma rejeição semelhante(815) enviando uma NFe de Simples Remessa, quando BC, aliq e valor de ICMS estavam zerados.

Não achei nada que explicasse, mas por lógica preenchi apenas o vBC do item e dos totais, com o mesmo valor de vBCUFDest, e autorizou.

 

 

Está nas Nota Técnicas.

Fórmula do DIFAL na NT 2020.005: ((vBCUFDest * pICMSUFDest) - (vBC * pICMSInter)) * pICMSInterPart

Fórmula do DIFAL até a NT 2020.005: vBCUFDest * (pICMSUFDest - pICMSInter) * pICMSInterPart

  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado a todos pelo retorno !

Mas observem esta colocação (não sei se está correto, apesar de ter autorizado a nota no Sefaz em homologação hoje):

Em resumo o valor do Icms na Uf Destino mudou de R$ 15,00 para R$ 45,00 quando se trata de itens Cst 60 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária); para itens Cst 00 não houve alteração alguma no cálculo.

<ICMS>
    <ICMS60>
       <orig>0</orig>
       <CST>60</CST>
       <vBCSTRet>0.00</vBCSTRet>
       <pST>0.0000</pST>
       <vICMSSubstituto>0.00</vICMSSubstituto>
       <vICMSSTRet>0.00</vICMSSTRet>
   </ICMS60>
</ICMS>

<ICMSUFDest>
    <vBCUFDest>250.00</vBCUFDest>
    <vBCFCPUFDest>0.00</vBCFCPUFDest>
    <pFCPUFDest>0.0000</pFCPUFDest>
    <pICMSUFDest>18.0000</pICMSUFDest>
    <pICMSInter>12.00</pICMSInter>
    <pICMSInterPart>100.0000</pICMSInterPart>
    <vFCPUFDest>0.00</vFCPUFDest>

    ***Fórmula do DIFAL até a NT 2020.005: vBCUFDest * (pICMSUFDest - pICMSInter) * pICMSInterPart
    250,00 * (18% - 12%) * 100% = R$ 15,00
    <vICMSUFDest>15.00</vICMSUFDest>

    ***Fórmula do DIFAL na NT 2020.005: ((vBCUFDest * pICMSUFDest) - (vBC * pICMSInter)) * pICMSInterPart
    ((250,00 * 18%) - (0,00 * 12%) * 100%
                                      ^ wBC: estou deduzindo zero pelo fato de não haver esta tag para produto Cst 60
    <vICMSUFDest>45.00</vICMSUFDest>

    <vICMSUFRemet>0.00</vICMSUFRemet>
</ICMSUFDest>
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
22 horas atrás, samdella disse:

Obrigado a todos pelo retorno !

Mas observem esta colocação (não sei se está correto, apesar de ter autorizado a nota no Sefaz em homologação hoje):

Em resumo o valor do Icms na Uf Destino mudou de R$ 15,00 para R$ 45,00 quando se trata de itens Cst 60 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária); para itens Cst 00 não houve alteração alguma no cálculo.

<ICMS>
    <ICMS60>
       <orig>0</orig>
       <CST>60</CST>
       <vBCSTRet>0.00</vBCSTRet>
       <pST>0.0000</pST>
       <vICMSSubstituto>0.00</vICMSSubstituto>
       <vICMSSTRet>0.00</vICMSSTRet>
   </ICMS60>
</ICMS>

<ICMSUFDest>
    <vBCUFDest>250.00</vBCUFDest>
    <vBCFCPUFDest>0.00</vBCFCPUFDest>
    <pFCPUFDest>0.0000</pFCPUFDest>
    <pICMSUFDest>18.0000</pICMSUFDest>
    <pICMSInter>12.00</pICMSInter>
    <pICMSInterPart>100.0000</pICMSInterPart>
    <vFCPUFDest>0.00</vFCPUFDest>

    ***Fórmula do DIFAL até a NT 2020.005: vBCUFDest * (pICMSUFDest - pICMSInter) * pICMSInterPart
    250,00 * (18% - 12%) * 100% = R$ 15,00
    <vICMSUFDest>15.00</vICMSUFDest>

    ***Fórmula do DIFAL na NT 2020.005: ((vBCUFDest * pICMSUFDest) - (vBC * pICMSInter)) * pICMSInterPart
    ((250,00 * 18%) - (0,00 * 12%) * 100%
                                      ^ wBC: estou deduzindo zero pelo fato de não haver esta tag para produto Cst 60
    <vICMSUFDest>45.00</vICMSUFDest>

    <vICMSUFRemet>0.00</vICMSUFRemet>
</ICMSUFDest>
 

Dá uma olhada nessa NT que o Panda citou.

Melhor confirmar com um contador.

Talvez tenha que preencher a base no vBCSTRet ou essa mudança da regra foi exatamente para essa mudança no resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
22 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Dá uma olhada nessa NT que o Panda citou.

Melhor confirmar com um contador.

Talvez tenha que preencher a base no vBCSTRet ou essa mudança da regra foi exatamente para essa mudança no resultado.

 

Sim, vou confirmar com um contador... de qqer maneira obrigado pela ajuda. Assim que tiver uma posição definitica volto a postar... 

Abraço !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samdella

Como ficou sua conversa com o contador?

Na NT temos isso como validação 815 e 816

image.thumb.png.97fadda1fdbf45c1b81237fc44d54ceb.png

No meu caso, recebo o erro 816, fiz um teste preeenchendo o vIcmsUfRemet com a diferença e deu certo, mas acredito que isso deveria acontecer somente com nota com itens 00, tive esse erro NFs com CST 60.

 

 

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcos Gerene disse:

@samdella

Como ficou sua conversa com o contador?

Na NT temos isso como validação 815 e 816

image.thumb.png.97fadda1fdbf45c1b81237fc44d54ceb.png

No meu caso, recebo o erro 816, fiz um teste preeenchendo o vIcmsUfRemet com a diferença e deu certo, mas acredito que isso deveria acontecer somente com nota com itens 00, tive esse erro NFs com CST 60.

 

 

Bom dia, ainda estou um pouco confuso com esses cálculos, empresas Simples Nacional precisam destacar esses valores na nota?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

bom dia a todos estou com o mesmo problema: Rejeição: Erro não catalogado (código de status não localizado: 816)

só que em produção para fora do estado interestadual.

alguem sabe me orientar como resolver??

obrigado

 

Agora, Antonio Paulo Mangili disse:

bom dia a todos estou com o mesmo problema: Rejeição: Erro não catalogado (código de status não localizado: 816)

só que em produção para fora do estado interestadual.

alguem sabe me orientar como resolver??

obrigado

 

a st dessa NFe é 060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
2 minutos atrás, Marcos Gerene disse:

@botacini @Antonio Paulo Mangili

Fiz algumas considerações interessantes no post, até resolvi o problema, mas de forma incorreta na minha visão.

 

 

então Marcos na minha geração do difal já esta assim. vou anexar uma nfe, para vc ver. se possivel.

obrigado

35211013726308000160550010000049001934225141-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Antonio Paulo Mangili disse:

então Marcos na minha geração do difal já esta assim. vou anexar uma nfe, para vc ver. se possivel.

obrigado

35211013726308000160550010000049001934225141-nfe.xml 28 kB · 1 download

Oi Antonio, to na mesma situação que você, meu cliente é Simples Nacional e está usando o CSOSN 102...vi uns posts na net falando que Simples Nacional não precisa destacar os valores de DIFAL, mas não sei se isso procede.

 

Até anteontem eu gerava os valores normais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
36 minutos atrás, Tallys disse:

Oi Antonio, to na mesma situação que você, meu cliente é Simples Nacional e está usando o CSOSN 102...vi uns posts na net falando que Simples Nacional não precisa destacar os valores de DIFAL, mas não sei se isso procede.

 

Até anteontem eu gerava os valores normais

retirei os calculos do Difal para simples nacional e a NFe autorizou. mas não sei c esta certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem está tendo problema com venda fora do Estado para não contribuinte do ICMS, sendo o emitente Simples Nacional, a solução é muito simples: não destacar / calcular os campos referentes à partilha do ICMS, ou seja, basta zerar tudo.

Até ontem a nf-e era aprovada normalmente, hoje não mais.

Aqui a empresa emitente é Simples Nacional, vende fora do Estado para não contribuintes do ICMS e ainda produtos importados. O meu CSOSN é 2 102. Zerei todo o cálculo e funcionou.

 

Att.

Luis Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, adilsonpazzini disse:

Tambem estou com o mesmo problema, e o engraçado é que ontem , antes das 13:00 autorizou NF´s identicas as que estou tentando agora enviar e que foram normal 

Deve ser simples de resolver mas o Sefaz sempre faz isso, essas atualizações e nos deixam no vácuo. Até agora não consegui autorizar NF interestadual e não faço ideia do que está acontecendo. Alguém com um esclarecimento? Grata 

10 minutos atrás, rluispaulo7 disse:

Para quem está tendo problema com venda fora do Estado para não contribuinte do ICMS, sendo o emitente Simples Nacional, a solução é muito simples: não destacar / calcular os campos referentes à partilha do ICMS, ou seja, basta zerar tudo.

Até ontem a nf-e era aprovada normalmente, hoje não mais.

Aqui a empresa emitente é Simples Nacional, vende fora do Estado para não contribuintes do ICMS e ainda produtos importados. O meu CSOSN é 2 102. Zerei todo o cálculo e funcionou.

 

Att.

Luis Paulo

Poxa, muito obrigada!!!

Resolvido 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
14 minutos atrás, rluispaulo7 disse:

Para quem está tendo problema com venda fora do Estado para não contribuinte do ICMS, sendo o emitente Simples Nacional, a solução é muito simples: não destacar / calcular os campos referentes à partilha do ICMS, ou seja, basta zerar tudo.

Até ontem a nf-e era aprovada normalmente, hoje não mais.

Aqui a empresa emitente é Simples Nacional, vende fora do Estado para não contribuintes do ICMS e ainda produtos importados. O meu CSOSN é 2 102. Zerei todo o cálculo e funcionou.

 

Att.

Luis Paulo

e para quem é regime normal que usa a cst 00 e a 60 como resolver? alguem com alguma solição.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que pelo menos no meu caso (venda interestadual para consumidor final CST 102 - CFOP 6108) resolvi o problema. Dêem uma lida nessa matéria do link abaixo:

 

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/08/04/aprovada-solucao-para-cobranca-de-icms-em-transacoes-interestaduais-texto-vai-a-camara

 

O meu emissor de NF não está calculando e preenchendo o valor do ICMS pago a UF do emissor automaticamente (no caso alíquota interestadual SP para MS = 7%). Ao preencher o valor em R$ do total referente a alíquota manualmente a emissão funcionou.

 

Espero que possa resolver para vocês também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
15 minutos atrás, rluispaulo7 disse:

O emitente é RPA? Tanto o CST 00 quanto 0 CST 60 estão com o mesmo problema?

sim isso mesmo é regime normal e tem produtos com cst 00 e 060.

obrigado

6 minutos atrás, Lucas Angelucci disse:

Pessoal, acho que pelo menos no meu caso (venda interestadual para consumidor final CST 102 - CFOP 6108) resolvi o problema. Dêem uma lida nessa matéria do link abaixo:

 

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/08/04/aprovada-solucao-para-cobranca-de-icms-em-transacoes-interestaduais-texto-vai-a-camara

 

O meu emissor de NF não está calculando e preenchendo o valor do ICMS pago a UF do emissor automaticamente (no caso alíquota interestadual SP para MS = 7%). Ao preencher o valor em R$ do total referente a alíquota manualmente a emissão funcionou.

 

Espero que possa resolver para vocês também.

no caso de simples nacional é só retiras as tags do difal que funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 889 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.