Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Evitar que codigo fonte seja copiado


Lázaro Santos
  • Este tópico foi criado há 869 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde a todos, 

desenvolvi um sistema somente para  emissao de documentos Fiscais  usando o ACBR-NFe , porem  quero  agora  contratar  uma  pequena equipe  de programadores  para dar a evolucao  e manutenção diária ao software. 

Como posso me garantir  para que esses programadores  contratados  nao roubem o codigo fonte ?  Por que  aí  fica  muito facil ele  roubar, mudar  uma cor ali outra aqui compilar  e sair  vendendo no mercado, ou  seja , estaria me  roubando.

Acredito que  voces  devem de ter  algum controle  sobre isso.  Não é simplesmente controlar versao, falando de evitar de que  fontes sejam roubados.

Alguem saberia passar alguma  orientação ? 

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Lázaro,

Existem empresas que o funcionário assina um contrato de confidencialidade, se o mesmo copiar o código visando beneficio próprio poderá responder um processo judicial.

Isso não evita que o funcionário copie o código, mas pode inibir.

  • Curtir 4
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Eu tambem tenho essa preocupação, na minha cidade ja fiquei sabendo de alguns casos onde ex funcionarios alteram a aparencia do sistema para comercializar, e o pior, entram em contato com os clientes da antiga empresa oferecendo sistema com mensalidades mais baratas. Isso quando não vendem o codigo fonte no mercado livre.
Mas creio que o caminho realmente é contratar um bom advogado para fazer um bom contrato de confidencialidade ou coisa similar, e ser o mais criterioso possivel para contratar um profissional bom e confiavel.

Talvez ano que vem encaro esse desafio de contratar, poir isso qualquer dica que derem aqui tambem vai me ajudar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim,  isso  realmente  é  muito sério. 

Como o Juliomar disse  acima, programadores  com  carater  são  poucos.  Quando vc  contrata  vc  está colocando  a sua  vida, anos de  dedicação em jogo, tudo exposto.. 

Ouvi  dizer  que  a Microsoft tem uma  opção no  Azzure  que  a pessoa  consegue  escrever  o codigo  mas nao consegue  copiar e  trazer  para o  seu  pc..  Enfim,  apenas  me falaram por  alto,  ja  pesquisei e nao  achei  nada de mais  concreto.

Deve de haver  uma forma de abordar e tratar esse  assunto de extrema  relevancia para milhares de profissionais e ainda contribuir para que este crime e pirataria não aconteça. 

Fica aí o debate  aberto. 

Att. 

Lázaro Santos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu, particularmente, envio aos meus terceirizados a minha demanda e eles me retornam a classe solicitada. Eles já sabem os meus padrões de nomenclatura, e têm os fontes somente das minhas classes de dados ( DTO ). Eles me mandam a demanda em um projeto com o teste unitário e então eu adiciono ao meu projeto. No caso de forms, eu mando a classe DTO e eles fazem o form em cuma de um ClientdataSet ou FDMemTable que eu vou manipular depois pra enviar os dados pro banco...Claro, além do contrado...

icone.png.a9a9834f5d376de0caa4952ae2bbf8ce.pngAggille Sistemas de Gestão

Leandro do Couto
(51) 99105.1600
Novo Hamburgo / RS
[email protected]
www.aggille.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 21/10/2021 at 18:31, jaques.rocha disse:

Eu tambem tenho essa preocupação, na minha cidade ja fiquei sabendo de alguns casos onde ex funcionarios alteram a aparencia do sistema para comercializar, e o pior, entram em contato com os clientes da antiga empresa oferecendo sistema com mensalidades mais baratas. Isso quando não vendem o codigo fonte no mercado livre.
Mas creio que o caminho realmente é contratar um bom advogado para fazer um bom contrato de confidencialidade ou coisa similar, e ser o mais criterioso possivel para contratar um profissional bom e confiavel.

Talvez ano que vem encaro esse desafio de contratar, poir isso qualquer dica que derem aqui tambem vai me ajudar.
 

Boa noite, isso que você ouviu

É o serviço de RDS da Microsoft com uma boa política de gpo e firewall.

Você conecta a máquina por uma VPN por exemplo, consegue digitar, compilar, acessar determinados sites, fazer somente o que você tem acesso, por exemplo, não conseguir nem trocar o papel de parede.

 

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal, isso é complicado mesmo, algum tempo atrás eu contratei um funcionário para ser gerente da nossa empresa, passou-se alguns anos, ele pediu para sair, não levou os fontes, mas montou uma empresa que desenvolve o mesmo sistema que a nossa empresa, e como ele sabia de toda a nossa carteira de cliente ele foi atrás deles oferecendo o sistema pela metade do preço. Fora que desenvolveu um sistema idêntico ao nosso, so que para web.

Outra coisa, esse funcionário ele ja estava montando o sistema dele baseado no nosso ja fazia bastante tempo, so aprendendo sobre o funcionamento e as rotinas da empresa.

Com software também seria a mesma coisa, vc contrata um funcionário ele aprende depois vira seu concorrente. mas mercado tem para todo mundo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fernando Rodrigo disse:

boa noite pessoal, isso é complicado mesmo, algum tempo atrás eu contratei um funcionário para ser gerente da nossa empresa, passou-se alguns anos, ele pediu para sair, não levou os fontes, mas montou uma empresa que desenvolve o mesmo sistema que a nossa empresa, e como ele sabia de toda a nossa carteira de cliente ele foi atrás deles oferecendo o sistema pela metade do preço. Fora que desenvolveu um sistema idêntico ao nosso, so que para web.

Outra coisa, esse funcionário ele ja estava montando o sistema dele baseado no nosso ja fazia bastante tempo, so aprendendo sobre o funcionamento e as rotinas da empresa.

Com software também seria a mesma coisa, vc contrata um funcionário ele aprende depois vira seu concorrente. mas mercado tem para todo mundo.

 

 

Nossa  Fernando, isso  é  assustador ...

Novas historias  vao aparecendo a cada  dia, por mais  que se tenha um contrato de NDA , o estrago ja  foi feito.  

O Victor  sitou o  "serviço de RDS da Microsoft", alguem tem alguma  experiencia neste  assunto ? 

 

Att. 

Lazaro Santos. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Lázaro Santos disse:

Nossa  Fernando, isso  é  assustador ...

Novas historias  vao aparecendo a cada  dia, por mais  que se tenha um contrato de NDA , o estrago ja  foi feito.  

O Victor  sitou o  "serviço de RDS da Microsoft", alguem tem alguma  experiencia neste  assunto ? 

 

Att. 

Lazaro Santos. 

 

 

*** Citou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
2 horas atrás, Lázaro Santos disse:

Nossa  Fernando, isso  é  assustador ...

Novas historias  vao aparecendo a cada  dia, por mais  que se tenha um contrato de NDA , o estrago ja  foi feito.  

O Victor  sitou o  "serviço de RDS da Microsoft", alguem tem alguma  experiencia neste  assunto ? 

 

Att. 

Lazaro Santos. 

 

 

Olhe esses 2 links para ter uma ideia

 

Bem-vindo aos Serviços de Área de Trabalho Remota no Windows Server 2016 | Microsoft Docs

👉 O que é o Remote Desktop Services e Como Funciona? 😍 (comoaprenderwindows.com.br)

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Você pode fornecer apenas os DCU's se for o caso..

Mas como o Programador irá trabalhar (editar os fontes), sem ter acesso aos Fontes ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Contrato e um salário descente... 👍

Editado por Maurício Sareto

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 869 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.