Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSe cachoeirinha/RS Provedor IPM


alexfermiano
Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 827 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá. Estou começando a desenvolver a NFSe para o município de Cachoeirinha/RS.

No programa exemplo, em ConsultarNFSeporRPS dá a mensagem: Erro de Conexão: Serviço não implementado para este provedor. Se alguém puder ajudar, agradeço.

PS: Componente novo. Acbr atualizado na versão 24002

Em anexo segue manual técnico. No ítem 5.5 consta o layout para Consulta de NFSe por RPS

manual_eletron.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Alex,

No programa exemplo utilize a opção Consultar Lote para saber o numero da NFS-e e depois use a opção Consultar NFS-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
3 horas atrás, tiago.rizzon disse:

Bom dia Alex!

Eu dei uma olhada no fonte ontem, para esse layout da IPM não está implementada a consulta de NFSe por RPS... Vi no manual q a consulta existe,

tbm preciso implementa-la, mas acho q não consigo essa semana. Verifica na tua unit aí, não existe a function (grifei no anexo)

IPM-ConsNFSeRPS-001.png

IPM-ConsNFSeRPS-002.png

Seus fontes estão desatualizados ou modificado localmente

26 minutos atrás, alexfermiano disse:

Boa tarde. Nos fontes aqui nem consta a consulta por RPS.

segue anexo print da Unit.

Sem título02.png

o fonte dele está diferente mesmo

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Por via de dúvida atualizei os fontes. Versão atual 24065. A unit IPMprovider.pas está igual ao anexo que coloquei acima:

    function GerarNFSe(ACabecalho, AMSG: String): string; override;
    function ConsultarLote(ACabecalho, AMSG: String): string; override;
    function ConsultarNFSe(ACabecalho, AMSG: String): string; override;
    function Cancelar(ACabecalho, AMSG: String): string; override;


A função de consulta por RPS, não consta neste arquivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Alex,

No programa exemplo utilize a opção Consultar Lote para saber o numero da NFS-e e depois use a opção Consultar NFS-e.

Detalhe: No manual que anexei mais acima, não consta que a  IPM tenha consulta Por Lote. Tem certeza que o processo é este mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, tiago.rizzon disse:

Oi Alex, sim meus fontes estam alterados local aqui, conforme o Juliomar falou... Eu preciso implementar/revisar a consulta e tbm o cancelamento de Cachoeirinha, mas essa semana estou apurado tenho q concluir outras tarefas na frente, por isso não consigo começar 🤦‍♂️🙏

Ok. Se possivel, quando voltar, por favor, crie um um topico para cancelamento (se eu ainda não tiver criado), pois também vou precisar. Assim iremos acompanhando os topicos um do outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

Esse provedor tem diversos manuais, pelo jeito um para cada cidade, e para ajudar existem diferenças entre eles, assim fica muito complicado implementar os métodos, pois não se se o respectivo método vai funcionar em todas as cidades.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde a todos,

Esse provedor tem diversos manuais, pelo jeito um para cada cidade, e para ajudar existem diferenças entre eles, assim fica muito complicado implementar os métodos, pois não se se o respectivo método vai funcionar em todas as cidades.

Entendo a dificuldade deste provedor. Ao meu ver o componente está quase de acordo com o que tem de materiais e exemplos do portal https://www.nfs-e.net/fiscalweb.php

Penso eu que, poderia ter como base as informações do portal e a partir disso verificar as exceções, como por exemplo RPS assinado ou não na emissão, cancelamento, etc...

O NFSe antigo tinha no arquivo .ini esta opção por exemplo, de assinar ou não o RPS, lote, cancelamento, etc. Acho que será inevitável manter algo assim no novo NFSe

Desculpe se "falei" bobagem, se já tem no novo, pelo menos eu não estou encontrando isso, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, alexfermiano disse:

Detalhe: No manual que anexei mais acima, não consta que a  IPM tenha consulta Por Lote. Tem certeza que o processo é este mesmo?

Estou testando o provedor IPM para Pinhais-PR, usando o AcbrNFSeX, realmente o consultar RPS não esta disponivel, mas o consultar LOTE esta funcionando, tenho testado em produção e tem retornado o XML.

 

 

Dercide Alvarez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Dercide Alvarez disse:

Estou testando o provedor IPM para Pinhais-PR, usando o AcbrNFSeX, realmente o consultar RPS não esta disponivel, mas o consultar LOTE esta funcionando, tenho testado em produção e tem retornado o XML.

 

 

Dercide Alvarez

Boa noite. Pelo que eu percebi o consultar lote, internamente, consulta pelo código de verificação, por isso funciona.

A princípio amanhã eu terei usuário e senha de login, para fazer os testes no meu sistema. Peço, aos ADM, por gentileza, deixar o tópico aberto, pelo menos até eu concluir os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Alex,

Implementar essa consulta não é nada complicado, estude a Unit: IPM.Provider é nela que temos as procedures e functions necessárias para cada método disponibilizado pelo provedor.

Quando a necessidade de assinar ou não também encontra-se nessa Unit.

Toda ajuda em testes e implementação é bem vinda.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Alex! Tudo bom?

Vou abrir o tópico sobre o cancelamento... Fiz apenas a alteração necessária para enviar/funcionar o cancelamento,

ainda não fiz o tratamento retorno (eu costumo tratar o retorno diretamente/manualmente no XML),

Na semana q vem vou ver sobre a consulta de NFSe por RPS, caso ainda esteja pendente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alex! Tudo bom?

vc conseguiu algum sucesso na consulta de NFSe?

No manual constam 3 tipos de consultas (1. Pelo código de autenticidade;  2. Por número, série e cadastro (econômico);  3. NFSe por RPS).

Fiz um teste da opção 3, consulta NFSe por RPS (teste com o código engessado na unit, só para ver se iria funcionar. print em anexo)...

Segundo o manual, essas 3 consultas obtém o mesmo retorno onde deveriam estar inclusas 3 tags (q estam ausentes): situacao_codigo_nfse, link_nfse, codigo_html.

Deixo em anexo os arquivos de envio e retorno, se vc conseguir algum sucesso nessa questão, compartilha aqui com nós :D hehe

Assim q der vou testar as outras consultas. * Nenhum dos parâmetros na URL fez diferença nos testes: ?eletron=1  ?formato_saida=2

Abração! Feliz Natal

Teste engessado no codigo.png

FPEnvio.xml FPRetorno.xml

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2021 at 09:18, tiago.rizzon disse:

Fiz um teste rápido na consulta pelo código de autenticidade, vieram todas as tags... Nem cheguei a verificar se essa consulta já estava implementada ou não...

Teste-Temp.png

FPEnvio.xml 422 B · 0 downloads FPRetorno.xml 58 kB · 2 downloads

Bom dia. Não estou conseguindo alterar as units, sempre da erro e não reconhece as alterações. Uso o Delphi 2010, não sei se é por isso. Estudei as units sugeridas e pensei em fazer da seguinte forma observando o programa de exemplo de NFSe:

No botão "Consultar NFSe por Numero" o programa exemplo executa o método "ACBrNFSeX1.ConsultarNFSeGenerico(InfConsultaNFSe)" e na classe "InfConsultaNFSe" tem varios campos, menos os 3 que precisa neste caso: "codigo da cidade", "número do RPS" e "série do RPS". Como este método está funcionando ,tanto o envio quanto o retorno, e nas consultas da IPM a URL é sempre a mesma, o layout do XML de retorno é sempre o mesmo e o que muda é somente o layout do XML de envio, pensei em criar na classe "InfConsultaNFSe" da unti ACBrNFSeXWebserviceBase.pas este 3 campos que faltam. E na procedue PrepararConsultaNFSe da unit IPM.Provider, colocar a condição de se for informado o numero do RPS, montar o layout do xml de acordo (como o layout que o colega fez acima), senão monta o xml como já está. A princípio, o restante do processo o componente já está fazendo.

Peço que analise a minha sugestão e implementem para verificarmos na prática se funcionaria.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Alex,

Se após a alteração na unit do provedor a mesma não é reconhecida então você precisa reinstalar o ACBr após alterar a unit.

Lembre-se de primeiro atualizar todos os fontes de todas as pastas antes de iniciar as alterações.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Alex,

Se após a alteração na unit do provedor a mesma não é reconhecida então você precisa reinstalar o ACBr após alterar a unit.

Lembre-se de primeiro atualizar todos os fontes de todas as pastas antes de iniciar as alterações.

Olá Italo.

Eu já tentei isso. Depois de alterar eu rodei o instalador novamente e não funcionou. A impressão que eu tenho é que devido ao erro não está gerando a .dcu.

O programa exemplo não reconhece os novos campos que eu me referi acima, por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Alex,

Faça um teste com a unit em anexo.

IPM.Provider.pas

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Alex,

Faça um teste com a unit em anexo.

IPM.Provider.pas 39 kB · 0 downloads

Italo, testei com a nova unit que você anexou, a princípio funcionou. Como o meu cliente ainda não me forneceu o login, peço a gentileza do Tiago para realizar o teste também. Mas utilizando esta unit, obtive retorno de usuário e senha inválido. Isso significa que o webservice está respondendo a solicitação por RPS.

Muito obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Alex,

Faça um teste com a unit em anexo.

IPM.Provider.pas 39 kB · 1 download

Desculpa ítalo, mas além da mensagem de erro de login (normal no meu caso) deu também erro de falta de assinatura. Não sei se não é o mesmo caso da assinatura no cancelamento que o colega Tiago mencionou no no outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Alex,

Obrigado pelos testes iniciais.

Esse provedor esta de brincadeira.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 827 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.