Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Serviço DistribuiçãoDFe maluco?


lucimauro
  • Este tópico foi criado há 741 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Nosso sistema é em PHP e também estamos com problemas semelhantes quanto ao NFeDistribuicaoDFe.

Alguém pode me passar o contato do setor responsável na Sefaz?

Vou relatar um dos casos com um cliente de SP:

Sefaz entregou notas até o NSU 11582 e depois começou a retornar erro de NSU fora da sequência: "Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitacoes subsequentes. Tente apos 1 hora)"

Obviamente o sistema estava buscando pelo NSU 11582, afinal, foi o último entregue.
Resolvi buscar pelo NSU 0 pra ver a resposta. Veio o seguinte:

[ultNSU] => 000000000010954
[maxNSU] => 000000000011596
[NSUinicial] => 10905
 
Ou seja, para a Sefaz, o ultNSU é agora um NSU menor do que o NSU que ela própria já entregou e rejeita se eu busco por um NSU acima dele (e abaixo do max).
Quando voltei a tentar o NSU correto (11582), a Sefaz voltou a rejeitar e me deixou mais 1 hora de castigo.
 
Fora esse, já aconteceu outros casos de clientes que mesmo buscando pelo NSU 0, não retornou nenhum documento, não rejeitou e também não deu erro. Como se os  CNPJs nunca tivessem recebido nota. Também vi o caso de um cliente que só começou a aparecer notas em fevereiro, com NSU 1, sendo que já existia notas de fornecedores dele há meses.
 
Preciso do contato do setor responsável pra também abrir um chamado. Obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Você parce correto na sua análise... mas do lado do ACBr não há o que podemos fazer, uma vez que a resposta vem da Sefaz...

Creio que será necessário insistir com o Fale Conosco da Sefaz, e se for o caso solicitar evidências de que há realmente outra aplicação consultando...

 

Quanto ao fato do Escritório estar fechado, isso pode não ser prova, pois o Escritório/Cliente poderia ter contratado uma Plataforma de terceiros, que mantém um "robô" fazendo consultas

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Faça uma varredura nos fontes, para ver se não está caindo na 3a regra, que é ultrapassar as 20 consultas por Chave ou NSU, em 1 h.
"3.11.4.2 - O uso indevido relativo ao Web Service NFeDistribuicaoDFe nas consultas com tag: consChNFe e tag: consNSU:"

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, Daniel Simoes disse:

Você parce correto na sua análise... mas do lado do ACBr não há o que podemos fazer, uma vez que a resposta vem da Sefaz...

Sim sim. A bronca eh com a sefaz. O intuito do topico eh saber se mais alguem padece do mesmo problema hehe

 

26 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Faça uma varredura nos fontes, para ver se não está caindo na 3a regra, que é ultrapassar as 20 consultas por Chave ou NSU, em 1 h.
"3.11.4.2 - O uso indevido relativo ao Web Service NFeDistribuicaoDFe nas consultas com tag: consChNFe e tag: consNSU:"

 

Eu, particularmente, nao tem essa opcao. Consulto sempre por UltNSU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou com o mesmo problema aqui, acredito que podemos ir compartilhando as informações que recebemos.

Comigo acontece com vários clientes, mas com uns mais do que com outros. Fazemos consulta a cada 2 horas. Não fazemos consulta por chave nem NSU específico. Analisando os casos mais graves, são empresas com muitas filiais. O que eles tem em comum é que usam o mesmo certificado.

Ouvi falar de uma lenda que a SEFAZ calcula o bloqueio não por IP, nem por CNPJ, mas sim por *certificado*. Ou seja, em teoria, se você tiver 2 certificados para a mesma empresa, poderia fazer um "rodízio" na consulta. Estou testando essa hipótese e logo aviso vocês, mas se alguém por acaso tiver 2 certificados da mesma empresa pode fazer esse teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Paulofrlima disse:

Bom dia,

Aqui segue o mesmo erro...

Segue retorno do SEFAZ:

//----------------------------

Prezado,
 
Como a mensagem de bloqueio informa que a sequência de NSU não está sendo seguida e você acredita não ter quebrado a cadeia, a hipótese possível que geralmente ocorre é que há mais de um IP acessando o disNSU pela empresa, com sequência de NSU distinta. Verifique se não tem outra área da empresa/prestador de serviços com certificado para acessar o serviço. 
//----------------------------
 
A contabilidade é interna aqui, somente eu estou acessando...
 
Tentarei contato novamente com SEFAZ...
 

Me passa o contato, quero abrir um chamado também. Estou com o mesmo problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
51 minutos atrás, Egon Hilgenstieler disse:

Pessoal,

Estou com o mesmo problema aqui, acredito que podemos ir compartilhando as informações que recebemos.

Comigo acontece com vários clientes, mas com uns mais do que com outros. Fazemos consulta a cada 2 horas. Não fazemos consulta por chave nem NSU específico. Analisando os casos mais graves, são empresas com muitas filiais. O que eles tem em comum é que usam o mesmo certificado.

Ouvi falar de uma lenda que a SEFAZ calcula o bloqueio não por IP, nem por CNPJ, mas sim por *certificado*. Ou seja, em teoria, se você tiver 2 certificados para a mesma empresa, poderia fazer um "rodízio" na consulta. Estou testando essa hipótese e logo aviso vocês, mas se alguém por acaso tiver 2 certificados da mesma empresa pode fazer esse teste.

Isso é o bom e velho jeito brasileiro de só fazer o jeitinho. Tem que fazer o correto e somente consultar no tempo definido nos novos manuais.

  • Triste 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutes ago, Juliomar Marchetti said:

Isso é o bom e velho jeito brasileiro de só fazer o jeitinho. Tem que fazer o correto e somente consultar no tempo definido nos novos manuais.

A questão eh que estamos lendo o manual, e fazendo exatamente como la está. E mesmo assim dando problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juliomar Marchetti disse:

Isso é o bom e velho jeito brasileiro de só fazer o jeitinho. Tem que fazer o correto e somente consultar no tempo definido nos novos manuais.

tenho vários clientes funcionado, sendo um cnpj apenas.

No Matriz e Filial com o mesmo certificado

Se buscar na matriz bloqueia a filial, então ou faz dois certificados um para matriz outro para filial ou adiciona um busca 1 hora outro buscar de 2 em duas horas ate o websevice ser corrigido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Isso é o bom e velho jeito brasileiro de só fazer o jeitinho. Tem que fazer o correto e somente consultar no tempo definido nos novos manuais.

Concordo Juliomar, ninguém aqui quer dar um jeitinho. Só queremos poder fazer uma consulta por hora. Pelo que o @EdmarFrazao comentou alternar o certificado a cada hora parece resolver para matriz e filial, então a solução me parece válida já que não temos maiores esclarecimentos da Sefaz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, lucimauro disse:

Como exemplo,

ontem, domingo, contabilidade fechada, cliente fechado. Apenas o servidor do cliente funcionando. Acessei e fiquei acompanhando o dia inteiro. 

Consultas realizadas a cada 1hora e 10minutos. De 6horas da manha ate por volta das 19h horas, foram recebidas 10 rejeições e apenas uma dessas consultas retornou cStat 138

aquele programa que fica aberto tipo sieg nao tem ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius L. Azevedo, obrigado pela avaliação técnica e clara. Meu sistema é em .NET e, até agora (antes de resetar o NSU) estava encontrando o mesmo problema relatado por você e todos os outros participantes deste thread.
Posso estar enganado, mas acho que lá na Bat Caverna, alguém esqueceu da NT anterior (NT 2014_002 v1.11) onde informava que usuários para ativos nos últimos 60 dias não haveria alteração no NSU.
Não tive qualquer problema, nos clientes onde o serviço é usado exclusivamente pela minha aplicação.

O mesmo não posso dizer de um cliente onde o acesso é sob demanda pelo sistema ERP (do cliente) e Job 1x ao dia pela minha aplicação.
Como você eu tinha um ultNSU=19265, a cada consulta recebia cStat=656 "Deve ser utilizado o ultNSU...".
Enviei ultNSU=0, e voilá, 18 consultas, 895 documentos localizados (Resumos, Eventos e Notas), e finalmente um NSU corrente (ultNSU=19392 / maxNSU=19392), recebi dados dos últimos 90 dias (desde de 2021-12-14),
amanhã (espero) descobrir o que vai acontecer, claro se o cliente usar o ERP e fazer consultas.

Particularmente eu gostaria que o pessoal lá na Bat Caverna, fizesse uma reavaliação, pois o conceito inicial, era informar ao Contribuinte "O que foi emitido contra seu CNPJ".
Há inúmeros motivos para um acesso simultâneo ou concorrente de um mesmo CNPJ (Matriz e Filiais) e podemos excluir a Contabilidade dessa conta, com esta nova regra que pretende resolver "um tiro no pé", é mais do mesmo.....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Jose Zero disse:

@Vinicius L. Azevedo, obrigado pela avaliação técnica e clara. Meu sistema é em .NET e, até agora (antes de resetar o NSU) estava encontrando o mesmo problema relatado por você e todos os outros participantes deste thread.
Posso estar enganado, mas acho que lá na Bat Caverna, alguém esqueceu da NT anterior (NT 2014_002 v1.11) onde informava que usuários para ativos nos últimos 60 dias não haveria alteração no NSU.
Não tive qualquer problema, nos clientes onde o serviço é usado exclusivamente pela minha aplicação.

O mesmo não posso dizer de um cliente onde o acesso é sob demanda pelo sistema ERP (do cliente) e Job 1x ao dia pela minha aplicação.
Como você eu tinha um ultNSU=19265, a cada consulta recebia cStat=656 "Deve ser utilizado o ultNSU...".
Enviei ultNSU=0, e voilá, 18 consultas, 895 documentos localizados (Resumos, Eventos e Notas), e finalmente um NSU corrente (ultNSU=19392 / maxNSU=19392), recebi dados dos últimos 90 dias (desde de 2021-12-14),
amanhã (espero) descobrir o que vai acontecer, claro se o cliente usar o ERP e fazer consultas.

Particularmente eu gostaria que o pessoal lá na Bat Caverna, fizesse uma reavaliação, pois o conceito inicial, era informar ao Contribuinte "O que foi emitido contra seu CNPJ".
Há inúmeros motivos para um acesso simultâneo ou concorrente de um mesmo CNPJ (Matriz e Filiais) e podemos excluir a Contabilidade dessa conta, com esta nova regra que pretende resolver "um tiro no pé", é mais do mesmo.....

 

 

Só para quebrar o gelo: E ja tem contador dando entrada com xml. A promessa de dar entrada, com codificacao do fornecedor, sem casar codigo de produto com o estoque do cliente, contador nao é para ter acesso disso, vai criar um problema maior. Inventario que nao bate com nada, saida que não é lé com cré...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
9 horas atrás, Jose Zero disse:

@Vinicius L. Azevedo, obrigado pela avaliação técnica e clara. Meu sistema é em .NET e, até agora (antes de resetar o NSU) estava encontrando o mesmo problema relatado por você e todos os outros participantes deste thread.
Posso estar enganado, mas acho que lá na Bat Caverna, alguém esqueceu da NT anterior (NT 2014_002 v1.11) onde informava que usuários para ativos nos últimos 60 dias não haveria alteração no NSU.
Não tive qualquer problema, nos clientes onde o serviço é usado exclusivamente pela minha aplicação.

O mesmo não posso dizer de um cliente onde o acesso é sob demanda pelo sistema ERP (do cliente) e Job 1x ao dia pela minha aplicação.
Como você eu tinha um ultNSU=19265, a cada consulta recebia cStat=656 "Deve ser utilizado o ultNSU...".
Enviei ultNSU=0, e voilá, 18 consultas, 895 documentos localizados (Resumos, Eventos e Notas), e finalmente um NSU corrente (ultNSU=19392 / maxNSU=19392), recebi dados dos últimos 90 dias (desde de 2021-12-14),
amanhã (espero) descobrir o que vai acontecer, claro se o cliente usar o ERP e fazer consultas.

Particularmente eu gostaria que o pessoal lá na Bat Caverna, fizesse uma reavaliação, pois o conceito inicial, era informar ao Contribuinte "O que foi emitido contra seu CNPJ".
Há inúmeros motivos para um acesso simultâneo ou concorrente de um mesmo CNPJ (Matriz e Filiais) e podemos excluir a Contabilidade dessa conta, com esta nova regra que pretende resolver "um tiro no pé", é mais do mesmo.....

 

 

Para falar com a bat caverna é só se vocês entrarem em contato com eles. 0800 fale conosco lá do sefaz. nós não temos isso e nem temos contato direto com eles.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, amigos,

Desculpe, estava tratando outros assuntos e fiquei afastado...

21 horas atrás, LuanParanhos disse:

Me passa o contato, quero abrir um chamado também. Estou com o mesmo problema!

Segue link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco/empresa/sped/nf-e

 

Abaixo última conversa com eles:

//-------------------------------------

Prezado,
 
Para o caso 1--> foi identificada a situação que estava causando o problema e já ajustada.
 
Para o caso 2 --> é mesmo uso indevido do usuário. Só tem um IP consultando. Mas, desde às 12h aparentemente não estão recebendo uso indevido. Acredita-se que vocês tenham realizado os ajustes necessários.
 
 
Atenciosamente,
Equipe NF-e
 

Bom dia,

 

O setor de contabilidade é interno aqui na XXX. Testei a hipótese de um possível segundo acesso. Somente uma maquina está fazendo o acesso. Um detalhe, somos um grupo empresarial assim, faço a consulta em mais de um CNPJ.

 

Para o CNPJ: XXXXXXXXXXXXXX

Estou recebendo o cStaT=656 - Erro: Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser aguardado 1 hora para efetuar nova solicitacao caso nao existam mais documentos a serem pesquisados. Tente apos 1 hora)

em vez de receber o cStaT=137 - Nenhum Documento. Estou respeitando o tempo de 2 horas entre consultas.

 

Fiz um acesso via TAG: consNSU e o sistema me retornou maxNSU = ultNSU confirmando não haver mais documentos.

 

Para um terceiro CNPJ (XXXXXXXXXXXX) não foi feito nenhum acesso desde sexta, hoje pela manhã já recebi a rejeição: cStaT=656 - Erro: Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitacoes subsequentes. Tente apos 1 hora)

 

Tem mais algo que eu possa fazer?

 

No aguardo,

Editado por Paulofrlima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Que há um problema na sefaz, me parece nao haver duvidas.

Compartilhando...

No mesmo cliente estou recebendo em média 5 rejeições para cada 1 consulta com sucesso. Sempre com 1h e 10minutos de intervalo entre as consultas.

Vamos para as possíveis causas, conforme regras da Sefaz:

1. Nao estou enviando o UltNSU correto

Improvavel. Se assim fosse e essa fosse a causa, eu nao receberia documentos de jeito nenhum. Mandei o mesmíssimo NSU nas vezes que consultei e recebi "consumo indevido", e também nas vezes que deu certo. Sera que ficaram com peninha de tanta rejeição e vez por outra resolveram mandar algo? rsrsrs

2. Consultas sucessivas mesmo recebendo cStat 137

Não restou recebendo cStat 137. Ainda que recebesse, as consultas estão espaçadas por 1h e 10min

3. Outras aplicações fazendo consultas simultâneas

Também improvável ja que, como falado, vez por outra a sefaz fica boazinha e manda os documentos que tem la rsrs.
Se eu faço uma consulta ca, outra aplicação faz consulta la... e se nós passamos o dia inteiro nisso, entraríamos num loop infinito em que sempre haveria uma rejeição de consumo indevido. Cada consulta resetaria o cronometro e seria rejeição eterna. Como falado, se esse fosse o problema TODAS as consultas seriam rejeitadas. Eu nao deixei de consultar ca, e a outra aplicação (se existisse) tbm nao deixou de consultar la. Como, milagrosamente, vez por outra os documentos sao recebidos?

4. Consulta por Chave da Nfe

Não faço.

5. Matriz e filial usando o mesmo certificado

Não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava com os mesmos "sintomas", sempre que ia consultar geralmente já estava bloqueado, mesmo esperando muito mais que uma hora entre as consultas e sempre consultando a partir do ultimo NSU. Tentei consultar o NSU 0 depois de esperar o "castigo" de 1 hora e nada, sempre bloqueado.

Investigando mais a fundo, descobri que o ERP da empresa também fazia consultas no webservice de distribuicaoDFe. Foi desativar essa funcionalidade do ERP que a consulta no meu sistema voltou a funcionar perfeitamente, usando o mesmo certificado para consultar mais de 10 CNPJs (simultaneamente para cada cnpj, descartando a hipotese do bloqueio ser por certificado).

Ou a sefaz corrigiu o problema exatamente no momento em que estava testando, ou realmente esses problemas são decorrentes de mais de um sistema competindo pelo uso da API, atrapalhando a linearidade do NSU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

msg dos códigos:

  • 128 - Lote de Evento Processado: 
  • 135 - Evento registrado e vinculado a NF-e
  • 136 - Evento registrado, mas não vinculado a NF-e:

Após o evento ser registrado , o xml será disponibilizado  na próxima consulta do ACBrNFe1.DistribuicaoDFePorUltNSU(iUf,sCnpj,sUltimoNSU)

Fazer a ciência (esta liberado), o download(esta sendo bloqueado e liberado 20 por hora)

O melhor e fazer a ciência e na próxima consulta pelo DistribuicaoDFePorUltNSU ira vir os xml dos documentos.

obs: DistribuicaoDFePorChaveNFe ( não funciona mais ) veja

 

Editado por EdmarFrazao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

20 horas atrás, Vitor Felipe Carvalho disse:

Estava com os mesmos "sintomas", sempre que ia consultar geralmente já estava bloqueado, mesmo esperando muito mais que uma hora entre as consultas e sempre consultando a partir do ultimo NSU. Tentei consultar o NSU 0 depois de esperar o "castigo" de 1 hora e nada, sempre bloqueado.

Investigando mais a fundo, descobri que o ERP da empresa também fazia consultas no webservice de distribuicaoDFe. Foi desativar essa funcionalidade do ERP que a consulta no meu sistema voltou a funcionar perfeitamente, usando o mesmo certificado para consultar mais de 10 CNPJs (simultaneamente para cada cnpj, descartando a hipotese do bloqueio ser por certificado).

Ou a sefaz corrigiu o problema exatamente no momento em que estava testando, ou realmente esses problemas são decorrentes de mais de um sistema competindo pelo uso da API, atrapalhando a linearidade do NSU.

Compartilhando informações:

Aqui mesmo caso, SEFAZ retornou chamados informando acesso indevido. Fiquei monitorando o trafego de saída para o IP do SEFAZ. Descobrimos que um "mensageiro" utilizado por um programa de terceiros aqui também estava acessando o serviço distribuicaoDFe com uma frequencia de 20 min (Obviamente bloqueando tudo)...

Desligado o mesageiro tudo voltou ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Desculpe minha ignorância, talvez teria que abrir um tópico novo para esta questão. :)

Mas vamos lá, vou deixar minha opinião e dúvida, porque o problema também aconteceu comigo (mesmo sendo buscando em um unico computador).

Opinião: Acho que é uma falta de consideração com os contribuintes fazer desta forma, porque a contabilidade precisa das consultas e a empresa também, cada um com sua finalidade (ou a mesma, rsrs).

Dúvida: Eu, enquanto programador, preciso fazer testes pra buscar ultnsu, maxnsu, gravar no banco, etc. Se eu usar no ambiente de homologação, normalmente não vem nenhum documento. Se eu testar no ambiente de produção, agora, primeiro vai bloquear o cliente ou eu estarei bloqueado, ou ainda, só vou poder fazer testes de hora/hora, como proceder nestes casos?????

Espero que a sefaz repense sobre o assunto.

 

obrigado. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
15 minutos atrás, digitosistemas disse:

Opinião: Acho que é uma falta de consideração com os contribuintes fazer desta forma, porque a contabilidade precisa das consultas e a empresa também, cada um com sua finalidade (ou a mesma, rsrs).

Existe a opção de incluir o CPF ou CNPJ da contabilidade nos terceiros interessados.

16 minutos atrás, digitosistemas disse:

Dúvida: Eu, enquanto programador, preciso fazer testes pra buscar ultnsu, maxnsu, gravar no banco, etc. Se eu usar no ambiente de homologação, normalmente não vem nenhum documento. Se eu testar no ambiente de produção, agora, primeiro vai bloquear o cliente ou eu estarei bloqueado, ou ainda, só vou poder fazer testes de hora/hora, como proceder nestes casos?????

Cada ambiente deve funcionar separado, acesso em homologação não vai afetar o de produção.

  • Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Existe a opção de incluir o CPF ou CNPJ da contabilidade nos terceiros interessados.

Não havia pensado nisso.

Mas, a contabilidade usa o certificado da empresa, isso iria resolver?

Citar

Cada ambiente deve funcionar separado, acesso em homologação não vai afetar o de produção.

 Então, isso é verdade.
Mas, pelo menos no meu caso, mudei para o ambiente de homologação.
Coloquei, o UltNSU = 0 e na consulta não trás nada. MaxNSU = 0, Ultimo NSU = 0.
Emiti uma nota fiscal para o CNPJ em questão no, ambiente de homologação e tentei buscar e nada.
ainda tive que esperar uma hora para testar novamente. 😡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 741 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.