Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Bloco M105 incorreto


Ver Solução Respondido por marcopoloviana,
  • Este tópico foi criado há 756 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia. Estou gerando o Bloco M via PGE e ao gerar o bloco M105 fica com o campo Natureza da base de calculo = 13 quando o correto seria 01. 

Altero no PGE mas recebo o seguinte erro:

 

Deverá existir um registro M105 - Detalhamento da Base de Calculo do Crédito para cada Código da Natureza da Base de Cálculo do Crédito e Código de Situação Tributária informados nos documentos e operações,
agrupados pelo Código do Tipo de Crédito, Alíquota (em percentual) e Alíquota (em reais)(COD_CRED = 102, ALIQ_PIS = 0.0000, ALIQ_PIS_QUANT = , NAT_BC_CRED = 13, CST_PIS = 50).

 

Como o PGE calcula o campo Natureza da base de calculo ? O que tenho que alterar nas minhas notas para corrigir esse calculo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution
5 horas atrás, dpaulabh disse:

Bom dia. Estou gerando o Bloco M via PGE e ao gerar o bloco M105 fica com o campo Natureza da base de calculo = 13 quando o correto seria 01. 

Altero no PGE mas recebo o seguinte erro:

 

Deverá existir um registro M105 - Detalhamento da Base de Calculo do Crédito para cada Código da Natureza da Base de Cálculo do Crédito e Código de Situação Tributária informados nos documentos e operações,
agrupados pelo Código do Tipo de Crédito, Alíquota (em percentual) e Alíquota (em reais)(COD_CRED = 102, ALIQ_PIS = 0.0000, ALIQ_PIS_QUANT = , NAT_BC_CRED = 13, CST_PIS = 50).

 

Como o PGE calcula o campo Natureza da base de calculo ? O que tenho que alterar nas minhas notas para corrigir esse calculo?

 

 

Para esta validação deve-se verificar alguns pontos:

Verificar:

1 - Todas as novas fiscais de entrada que possuem em seus itens valores de PIS e COFINS a recuperar devem possuir Situação Tributária que indique a recuperação de créditos (CTS's de 50 a 56); Assim como todas as notas que possuem CST de 50 a 56 devem possuir valores de PIS e COFINS a recuperar;

2 - Todas as notas fiscais de entrada que possuem em seus itens valores de PIS e COFINS a recuperar devem possuir a transação da nota fiscal, informada em:
F001TNC - Cadastros / Transações / Dados Complementares
Nesta tela deve ser classificado o campo Base Cálculo Crédito de acordo com a tabela de Tabela CFOP - Operações Geradoras de Créditos - Versão 1.0.0. Esta tabela encontra-se disponível no link: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/tabela-codigos/tabelas-de-codigos_PIS_Pasep_Cofins.htm

É importante ressaltar que o PVA valida se a CFOP é compatível com a Base Cálculo Crédito informada. Deste modo é necessário avaliar a tabela citada no link acima checando se as informações estão corretas e se existem transações com valores de PIS e COFINS a recuperar no período que não estão classificadas nesta tela.

***Importante: Se no link citado acima existir uma determinada CFOP que deve ser classificada como Base Cálculo Crédito = 02 e no ERP estiver classificada como 03, por exemplo, será gerado este tipo de erro no validador. Após ajustar, deve-se apurar novamente os impostos no ERP e gerar o arquivo para validação.

3 - Notas de devolução de venda (Ou seja, entradas do tipo 2 ou 3) que possuem PIS e COFINS a Recuperar referente a estorno de devolução devem possuir a Base Cálculo Crédito como 12.

4 - Verifique se a CFOP de entrada que está gerando crédito de PIS/COFINS está na lista de CFOP's geradoras de crédito, essa lista fica dentro do pasta onde está salvo o validador do SPED.
Exemplo: O cliente tem notas fiscais com a CFOP 2949 com crédito de PIS/COFINS , e o validador não reconhece esse crédito, pois essa 2949 não constava na lista.

5 - Verificar as notas fiscais qual a espécie de documento utilizada nas notas. Talvez existam notas fiscais com espécie de documentação que não é gerada no SPED Contribuições.

  • Curtir 1

Marco Polo Viana
SACFiscal & Automação
www.sacfiscal.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 756 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...