Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ncm faltando na tabela atualizada do - de olho no imposto ibpt.org.br


AlexBecker
  • Este tópico foi criado há 697 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a todos srs. muito boa tarde!

Estão acontecendo vários problemas referentes a tabela de NCM arquivo exportado ( excell) da tabela 'ATUALIZADA' do site de olho no imposto: ibpt.org.br

um exemplo: o cliente utilizava o NCM 34022000, que mudou para o NCM 34025000, na tabela nova que foi baixada do site este novo NCM não consta, o NCM antigo foi extindo... então os clientes tentam emitir anota e ela é rejeitada, no sites do siscomex e fazcomex eu consigo tabelas atualizadas exportadas ou de extintos ou de novos mas não uma relação de ( exemplo hipotético ) mudou deste para este, e também acontece que 1 NCM originou 2 NCMs ou seja, se ramificou, fato da ramificação não é problema SE na tabela nova viessem os ibpts novos apenas e os que foram extintos não viessem mais, baixei esta semana a tabela nova que era para estar atualizada ( baixei umas 3, 4 vezes para ter certeza ), gostaria de saber se os nobres colegas tem enfrentedado problemas assim e o que fazem para contornar isto porque se toda atualizacao do ibpt ( ncms, impostos ) for esta correria final de mes é complicado, toda idéia ou até a solução propriamente dita é muito bem vinda! DESDE JÁ OBRIGADO! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar consultei sim aqui no fórum antes de postar sobre NCMs faltando, até achei tópicos 'similares' comoe este por ex: 

mas que não resolvem o problema em si ou seja, não tem o que foi feito para resolver... vi que tem probelma de NCM duplicado na lista e outros afins mas não  vi a resolução disto, oque o povo esta fazendo para resolver estes problemas? ou não resolve tem que se bater atrás mesmo... 

consultei bastante até no google para ver sobre isto, estou me batendo com + 1 pessoa da empresa atrás disto hoje dia todo e nao conseguimos resolução até o momento. 

Editado por AlexBecker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no ES, nenhum NCM dos inativados estão passando... 

Na tabela do IBPT, a maioria deles (mais de 500) ainda estão lá. Apesar do decreto nº 11.021/2022 ter prorrogado o "tempo de vida" dos NCM que iam até 31/03 para 30/04, Sefaz não aceita os NCM antigos. 

Em nosso sistema, usamos a tabela do IBPT para definir os NCM validos e inativos, sem alternativa, tivemos que editar a tabela do IBPT 22.1.D à mão pra nossos clientes poderem saber quais NCM estão inválidos e poderem escolher outros. 

Se alguém precisar, Anexei a tabela 22.1.D alterada (apesar de não ser oficial). Não conseguimos incluir todos os novos (falta 50 itens dos 537 novos) Os Excluidos (441) foram todos eliminados nessa tabela.

Att,

Luciano

ibpt_tb-Alterada.txt

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, para deixar uma resolução aqui... conseguimos resolver mas não foi fácil! pelo acesso: https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico ( se não puder postar por favor retirem! ), conseguimos consultar os inválidos caso necessário, já aqui: https://www.fazcomex.com.br/blog/ncm-atualizacao-em-2021/ conseguimos uma lista atualiza dos inválidos e uma lista atualizada dos novos em relação aos antigos e extintos, o que tivemos de fazer foi montar um banco de dados com estas informações, processar os dados ( foi feito um programa para atualizar estas informações no banco já existente da última versão baixada do site oficial do de olho no imposto ), e só a partir daí conseguimos 'acertar' os NCMs, deu trabalho... espero que consigam acertar isto nas versões oficiais! bem, para nós aqui foi resolvido espero que possa ajudar alguém... MUITO OBRIGADO! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Tá sinistro essa questão hein ☹️

Lançaram nova versão da IBPT 22.1.E e ainda não esta compatível.

Vou anexar aqui um script onde ele troca todos NCM descontinuados por novos correspondentes.

Importante salientar que cada NCM descontinuado pode ter 1 ou mais novos correspondentes, neste caso foi escolhido um dos novos.

Aplicamos aqui e aparentemente está validando tudo certo agora.

Espero que ajude os demais colegas que precisarem.

ATUALIZA_NCM_TABELA_IBPT_01042022.txt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde pessoal,

At.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • 2 semanas depois ...
57 minutos atrás, DAHA disse:

Boa tarde, foi publicada nova TABELA NCM 22.1.F , mas não tem NCMS completos ainda.

Exemplo: 

97019100
97019200
97019900

 

Ta muito estranho gente 

Para resolver esse contratempo,  disponibilizei uma API com a tabela já tratada e com as alíquotas do IBPT sempre atualizadas:

Dá uma olhada lá

Editado por Edgard Araújo
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 697 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.