Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Como obter NSU's mais antigos para Manifestação do Destinatário


rotelle
Ver Solução Respondido por Renato Rubinho,
  • Este tópico foi criado há 720 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal.

Gostaria de uma ajuda pra entender o processo de Manifestação do Destinatário.

Estou tentando buscar NSUs mais antigos de até 90 dias para completar as notas de fornecedores emitidas para o meu cliente.

Em vários lugares li que basta enviar a tag ultNSU com zeros para retornar esses NSUs mais antigos de no máximo 90 dias.
Porém quando faço a requisição para o webservice com o XML abaixo é retornado a rejeição 656.

Envio:

Webservice: https://www1.nfe.fazenda.gov.br/NFeDistribuicaoDFe/NFeDistribuicaoDFe.asmx

<distDFeInt versao="1.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" >
    <tpAmb>1</tpAmb>
    <cUFAutor>35</cUFAutor>
    <CNPJ>99999999999999</CNPJ>
    <distNSU>
        <ultNSU>000000000000000</ultNSU>
    </distNSU>
</distDFeInt>


Retorno com o erro:

<retDistDFeInt xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" versao="1.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">
  <tpAmb>1</tpAmb>
  <verAplic>1.5.10</verAplic>
  <cStat>656</cStat>
  <xMotivo>Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitacoes subsequentes. Tente apos 1 hora)</xMotivo>
  <dhResp>2022-05-04T14:35:25</dhResp>
  <ultNSU>000000000118897</ultNSU>
  <maxNSU>000000000000000</maxNSU>
</retDistDFeInt>


Poderiam me ajudar ?

*tag <CNPJ> = o cnpj original foi substituído por 99999999999999 para preservar o cliente.

Editado por rotelle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Se consultar 2 vezes com o mesmo número num intervalo de uma hora retorna rejeição. Pode ter sido isso.

 

Também estou enfrentando um dilema com isso. Preciso obter as notas de 90 dias atrás até agora.

Se consulto usando distNSU com UltNSU=0 retorna, por exemplo, o ultNSU=1000 e o MaxNSU=2000 e mais 50 documentos.

entre esses documentos não vêm as notas que espero.

Então, pretendo continuar a consulta até atingir o MaxNSU, porém só consigo consultar com o ultNSU retornado, nesse caso o 1000, na próxima consulta, 1050, na próxima, 1100 e assim vai de 50 em 50.

Dessa forma as notas que espero conseguir não são baixadas, pois elas estão nos NSUs dos intervalos que não estão sendo consultados, por exemplo, no 1010, 1011...

Se eu tento consultar qualquer NSU acima de 1000, por exemplo, o 1001, retorna essa rejeição.

Se eu tento consultar usando ConsNSU, só é permitido um número de 20 consultas por hora.

Não encontrei qual o procedimento correto de obter essas notas em lugar algum até agora.

No emissor gratuito, elas são obtidas normalmente e é ele que tomo como base para afirmar que as notas que espero baixar estão entre os intervalos dos NSUs retornados por DistNSU de 50 em 50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
4 horas atrás, rotelle disse:

Porém quando faço a requisição para o webservice com o XML abaixo é retornado a rejeição 656.

Boa tarde rotelle,

Deve aguardar 1h até a próxima consulta.

Caso esteja aguardando e permaneça recebendo o consumo indevido, existe outra aplicação consumindo o serviço em paralelo como mesmo cnpj.

4 horas atrás, rotelle disse:

hora)</xMotivo>
  <dhResp>2022-05-04T14:35:25</dhResp>
  <ultNSU>000000000118897</ultNSU>
  <maxNSU>000000000000000</maxNSU>
</retDistDFeInt>

Na próxima consulta, utilize o ultNSU 118897

Veja o tópico a seguir para maiores esclarecimentos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
2 horas atrás, WorldSystem wsi disse:

Se consulto usando distNSU com UltNSU=0 retorna, por exemplo, o ultNSU=1000 e o MaxNSU=2000 e mais 50 documentos.

Boa tarde WorldSystem,

Seguindo seu exemplo, faça a próxima consulta com ultNSU 1000.

Irá lhe retornar um "novo" ultNSU, que deverá ser o 1049.

Repita as consultas, preenchendo o ultNSU recebido na consulta anterior e assim irá receber todos os NSUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Renato Rubinho.

 

Eu estou fazendo como você orientou, mas aí, como eu disse a consulta só retorna os documentos de 50 em 50 NSUs.

Por ex.: 1000, 1050, 1100, 1150, 1200, 1250...

Se eu faço a consulta no emissor gratuito, são retornados xmls de notas com NSUs desses espaços intermediários. Por ex. vem nota de NSU 1001, 1002, 1003... 1049, 1050, 1051, 1052 etc.

Baseado no resultado do emissor gratuito, nas minhas consultas faltam muitos NSUs nesses retornos e portanto, faltam muitos documentos que deveriam ser retornados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, desde já agradeço a sua atenção.

Então só confirmar o que li naquele post que explica o funcionamento da Manifestação:

Se o NSU andou não tem mais como voltar e pegar o que perdi, correto?

Não existe mais a opção do último NSU igual a zero para buscar os últimos 90 dias?

Se alguma outra aplicação consultar os NSU's então a minha aplicação não tem mais como reaver os NSU's não baixados ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Rotelle!

Se alguma aplicação consultar os NSU's, e vc tentar consultar da posição que o teu DB parou, será sim retornado o consumo indevido e ultNSU a ser utilizado na próxima consulta (após 1h).

Neste caso, se precisar completar sequencia NSU, acredito que deverá usar a consulta individual de cada NSU que está faltando, lembrando que pode usar essa consulta máximo 20x a cada hora para não retornar consumo indevido... e só retorna NSUs de no máximo 90 dias retroativos (ou 180, não me recordo)

Recentemente nas tentativas que fiz de consultar com NSU = 0 ou NSU menor que o último consultado foi retornada a rejeição indicando o NSU a consultar. Esse retorno foi para clientes ativos na distribuição DFe...... Já nos clientes novos ou inativos a mais de 30 dias, foi realizada a consulta com NSU = 0 e em 1h a SEFAZ recriou a lista e os documentos começaram a vir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution
2 horas atrás, rotelle disse:

Se o NSU andou não tem mais como voltar e pegar o que perdi, correto?

É extremamente recomendável a leitura da NT. Pelo termo "andou", com relação ao NSU, aparentemente não está totalmente claro para você como o NSU é atribuído aos documentos disponibilizados pela Sefaz.

http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/DFe/NFeNFCe/NT/2014/NFe_NT2014_002 v1.12 WS DistribuicaoDFe.pdf 

2 horas atrás, rotelle disse:

Não existe mais a opção do último NSU igual a zero para buscar os últimos 90 dias?

Ainda funciona:

DistribuicaoDFePorUltNSU( codUF, CNPJ, 0 )

2 horas atrás, rotelle disse:

Se alguma outra aplicação consultar os NSU's então a minha aplicação não tem mais como reaver os NSU's não baixados ?

Tem que fazer a pesquisa com zero para pegar o NSU mais antigo disponível e refazer as consultas de 50 em 50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 720 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...