Jump to content

dev botao

Remessa Uniprime - NORTE DO PARANÁ 084 (CNAB 400): Banco está solicitando que enviemos mensagem no registro tipo 2 para homologação


Rafael Herrera
Go to solution Solved by José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 776 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá, pessoa. Tudo bem?
Estou precisando da ajuda de vocês mais uma vez. Nós já temos alguns clientes que emitem boletos através da instituição Uniprime - Norte do Paraná, de código 84, e estamos homologando os boletos de mais um novo cliente. O problema é que o responsável pela homologação na instituição financeira está nos solicitando que as instruções de cobrança padrão, contendo as informações de Juros, Multa e Dias de Protesto, vá para o arquivo de remessa. De fato o leiaute anterior do CNAB400 para esse banco não continha, nem sequer, a definição do registro tipo 2, mas, agora, o responsável disse que tem. Por mais que seja redundante, o responsável disse que essa mensagem precisa ir de qualquer jeito. Vocês poderiam orientar-me a como incluir essas informações no AcBRLibBoleto para essa instituição, para que a remessa possa ser gerada com esse registro tipo 2?
Obs: Anexo ao post está o manual atualizado e o e-mail de comunicação com o responsável pela homologação.

image.thumb.png.e8e14d83936dc44b2058e3ba770f1eb5.png

 

image.png.18444a9b0571dc1dfdcea42cc86e1bee.png

1. Email de comunicação com a Uniprime-PR.pdf 2. Boletos_-_CobExpress_-Exemplo.pdf 3. Manual_de_Cobrança_-_Layout_CNAB_400_Atualizado.pdf

Link to comment
Share on other sites

  • Moderadores

Boa tarde,

As linhas do campo "Mensagem" estão sendo preenchidas com as instruções? Pois se este campo estiver sendo preenchido é o suficiente para gerar esse registro na remessa.

Dê uma olhada na função DoMontaInstrucoes1 na unit desse banco.

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link to comment
Share on other sites

  • Membros Pro

Bom dia, @José M. S. Junior. Tudo bem contigo? Espero que sim.
José, pelo que entendi, a função passada realmente gera o registro tipo 2. O único problema é que não consigo depurar em meu computador para ver se existe algum problema na função, ou mesmo na procedure GerarRegistroTransacao400, que contém a chamada e a definição da função DoMontaInstrucoes1, pois não tenho o ambiente de desenvolvimento Delphi em meu computador. De toda forma, eu tentei fazer algumas modificações no AcBRLib.ini e no txt passado ao componente para tentar gerar a remessa com a mensagem, mas não obtive sucesso. Um desabilitei a configuração [BoletoDiretorioConfig]->ImprimirMensagemPadrao, e, na impressão, a as mensagens de protesto, juros e multa desaparecem, e mesmo assim a mensagem informada em [Titulo1]->Mensagem não é gerada na remessa. Além do mais, acredito que a configuração [BoletoDiretorioConfig]->ImprimirMensagemPadrao deva ficar habilitada, pois preciso que a mensagem "PROTESTAR NO 7ºDIA ÚTIL APÓS O VENCIMENTO" seja apresentado tanto na impressão quanto na remessa. Enfim, independentemente da configuração estar, ou não, habilitada, a remessa não está sendo gerada com o registro 2. Eu vou anexar todos os arquivos da geração aqui, você poderia auxiliar-me e identificar se estou fazendo algo errado?

22072022113901.txt ACBrLib.ini BOLETO_000007 - KRALEN SISTEMAS EIRELI.pdf

Link to comment
Share on other sites

  • Moderadores
  • Solution
1 hora atrás, Rafael Herrera disse:

@José M. S. Junior, desculpe, faltou o arquivo .ini. Vou anexar aqui pra você. Mas sim, estou passando na propriedade [Titulo1]->Mensagem.

Analisando os fontes aqui, o que acontece é que a primeira linha do campo mensagem não é considerado para geração do arquivo, pois seguindo um padrão da Febraban a primeira linha já é informada no registro normal.

Se utilizar mais de uma linha provavelmente será gerado as mensagens no registro 2. Para quebrar linha use o caractere pipe "|" ex:

Mensagem=|PROTESTAR NO 7º DIA UTIL APOS O VENCIMENTO |Cobrar juros de R$... ao dia | ...

Nesse caso deve deixar desabilitado a configuração "ImprimirMensagemPadrao" e passar as mensagens manual no campo "Mensagem".

Experimente dessa forma, provavelmente nunca foi usada essa funcionalidade nesse Banco. Vou verificar na documentação se é correto a impressão da primeira linha também nesse caso, se sim vamos precisar alterar isso para esse Banco.

  • Thanks 1
Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link to comment
Share on other sites

  • Membros Pro
4 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Analisando os fontes aqui, o que acontece é que a primeira linha do campo mensagem não é considerado para geração do arquivo, pois seguindo um padrão da Febraban a primeira linha já é informada no registro normal.

Se utilizar mais de uma linha provavelmente será gerado as mensagens no registro 2. Para quebrar linha use o caractere pipe "|" ex:

Mensagem=|PROTESTAR NO 7º DIA UTIL APOS O VENCIMENTO |Cobrar juros de R$... ao dia | ...

Nesse caso deve deixar desabilitado a configuração "ImprimirMensagemPadrao" e passar as mensagens manual no campo "Mensagem".

Experimente dessa forma, provavelmente nunca foi usada essa funcionalidade nesse Banco. Vou verificar na documentação se é correto a impressão da primeira linha também nesse caso, se sim vamos precisar alterar isso para esse Banco.

Em meus testes funcionou, mas infelizmente nosso sistema não faz os cálculos automáticos do Juros e Multa. Mas não tem problema. Vamos colocar os percentuais fixos na mensagem e enviar para o banco homologar. Agradeço seu auxílio em solucionar o problema. Caso o banco recuse a homologação, eu retorno a você para conversarmos de uma possível alteração.
Muito obrigado novamente!

Edited by Rafael Herrera
Erro sintático.
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.