Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

O que é redespacho Intermediário e a Subcontratação.


sesistemas
Ver Solução Respondido por sesistemas,
  • Este tópico foi criado há 2704 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Boa tarde,

Redespacho é quando o transporte de uma carga é feita por duas ou mais transportadoras, sendo que cada uma é responsável por uma parte do transporte da mesma.

Exemplo:

A transportadora "A" pega uma carga para levar de Campinas até São Paulo e a Transportadora "B" pega a mesma carga e leva de São Paulo até Santos.

Já Subcontratação é quando uma transportadora repassa o serviço para outra.

exemplo:

A transportadora "A" pega uma carga para levar de Campinas até São Paulo, mas não o faz, repassa a carga para a Transportadora "B" realizar o serviço.

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Redespacho Intermediário, é quando temos 3 transportadoras envolvidas, para realizar o transporte da carga, vamos ao exemplo:

O Remetente entrega a carga a transportadora "A" que realiza o transporte da mesma até uma parte do trajeto.

A transportadora "A" entrega a carga a transportadora "B" que realiza o transporte da mesma mais uma parte do trajeto.

A transportadora 'B" entrega a carga a transportadora "C" e realiza o transporte da mesma até o Destinatário.

Segundo o exemplo acima,

A transportadora A realizou o transporte: Tipo de Serviço = normal;

A transportadora B realizou o transporte: Tipo de Serviço = Redespacho Intermediário;

A transportadora C realizou o transporte: Tipo de Serviço = Redespacho;

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores

Bom dia,

Até onde eu entendo a Transportadora A não realiza Redespacho pelo fato dela ser a primeira a realizar o transporte da mercadoria.

Logo a Transportadora A realiza o Despacho, caso ocorra a troca de transportadoras até a mercadoria chegar ao Destinatário, essas outras transportadoras é que vão realizar o Redespacho ou Redespacho Intermediário.

Portanto o primeiro conhecimento ou seja o emitido pela Transportadora A, devemos informar:

Remetente: o remetente da mercadoria ou seja quem emitiu a NFe;

Expedidor: não informar;

Recebedor: só informar caso hajá uma segunda transportadora;

Destinatário: o destinatário da mercadoria ou seja quem comprou;

Será redespacho caso a Transportadora B realizar o transporte da mercadoria até o Destinatário.

Devemos informar:

Remetente: o mesmo do primeiro conhecimento;

Expedidor: Transportadora A;

Recebedor: não informar;

Destinatário: o mesmo do primeiro conhecimento;

Se a Transportadora B vai transportar a mercadoria mais um segmento do trajeto e entregar a mercadoria para uma Transportadora C dar continuidade, neste caso a Transportadora B estara realizando um redespacho intermediário.

Devemos informar:

Remetente: opcional;

Expedidor: Transportadora A;

Recebedor: Transportadora C;

Destinatário: opcional;

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois ...

Ola pessoal...  Continuando a discussão do CT-e  - Redespacho Etc...

 

Estou com uma condição assim:    Tenho um tomador que esta contratando um serviço de Transporte por um X valor...   Serão transportados várias Notas Fiscais para vários destinatários...

 

Posso emitir apenas 1 CT-e ? incluindo todas as notas fiscais ??? pois quem vai pagar o frete é o Tomador Remetente... Sei que no manual do CT-e diz que so consigo emitir um CT-e sem destinatário se o tipo de serviço for Redespacho Intermediário... que não é o caso.

 

Acredito que numa situação desse tipo deveria ser permitido emitir o CT-e apenas com o Nome do remetente e do Tomador do serviço....  Sabem alguma coisa a respeito??? fico no aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Adair,

 

Por favor pesquise no fórum sobre CT-e Globalizado, você vai encontrar o que precisa saber.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

ítalo, só pra eu ter certeza de que vou fazer certo, supondo que eu vou emitir uma nota para você, o produto vai sair aqui de Pedreira e vai até Araraquara, eu contrato a transportadora A (e vou pagar esse trecho) para levar a mercadoria até Campinas em uma transportadora B que você definiu para terminar de levar até você (você pagaria esse trecho). Nesse caso teríamos:

 

Cte emitido pela transportadora A: (tipo normal)

Remetente: Sandro / Pedreira-SP (tomador)

Destinatario: Italo / Araraquara-SP

Recebedor: Transportadora B

 

Cte emitido pela transportadora B: (tipo Redespacho)

Remetente: Sandro, (ou poderia não informar?)

Destinatario: Italo (tomador)

Expedidor: Transportadora A

Nesse caso teria que informar o CTe referenciado que seria o gerado pela transportadora A acima ?  Seria o campo 304 (idDocAntEle) do manual ?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Sandro,

 

Quando se trata de redespacho ou redespacho intermediário não há necessidade de informar o Remetente.

 

Quanto a informar o CTe emitido pela transportadora A no campo idDocAntEle acredito que também esta correto.

 

Pelo menos é o meu entendimento.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, boa tarde.

Desculpe te amolar com isso, mas o contador da transportadora onde eu presto serviço também está se enrolando nesse assunto. 

Quanto mais pesquiso sobre redespacho mais fico confuso, por que? A 2 transportadoras que presto serviço também não sabem me informar com certeza de como proceder.

Minha dúvida é a seguinte, em todas as consultas sobre redespacho, a definição que encontro é a seguinte:

"Considera-se redespacho para fins do ICMS, quando uma empresa transportadora contrata outra transportadora para realizar uma parte da prestação do serviço de transporte.",

dá a entender que é quando a transportadora contratada pra efetuar um transporte, leva até um determinado ponto, e daí em diante contrata outra para terminar o trajeto. Entendi certo?

Acontece que aqui ocorre o seguinte, vamos seguir o mesmo exemplo que citei acima: Eu tenho uma empresa aqui em pedreira e vendo pra você aí em Araraquara. Eu me encarrego de levar a mercadoria até campinas, daí pra frente é por sua conta.

Então temos:

 

1 - Eu contrato a transportadora A que vai fazer o frete até campinas, na transportadora B que você determinou, cte desse transporte:

tipo do serviço = normal,

remetente = Sandro,

destinatário = Italo,

tomador do serviço = Sandro,

posso, ou devo informar a Transportadora B como recebedora ?

 

2 - Na transportadora B que o Italo contratou para terminar o transporte, aqui é a dúvida, esse cte vai ser redespacho? Ou vai ser um cte normal onde pode informar o expedidor com sento a transp. A ?

 

Se você puder me ajudar nessa dúvida agradeço.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Sandro,

 

O redespacho ocorre quando temos duas transportadoras contratadas para levar um produto do remetente até o destinatário.

 

Vamos ao exemplo:

 

Transportadora A:

Tipo do Serviço = Normal;

Remetente = Sandro;

Recebedor = Transportadora B (se souber quem é a segunda transportadora é interessante informar)

Destinatário = Italo;

Tomador do Serviço = Sandro;

 

Transportadora B:

Tipo do Serviço = Redespacho;

Remetente = Sandro (opcional);

Expedidor = Transportadora A;

Destinatário = Italo;

Tomador do Serviço = Italo (por exemplo)

 

Sandro, existe também o Redespacho intermediário.

 

Leia com bastante atenção o texto deste link:

http://www.ophos.com.br/publicacoes/detalhe/ct-e-de-redespacho/

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Italo, eu já tinha copiado o texto desse link aqui comigo, e a dúvida é quanto ao entendimento do legislação, que define redespacho como sendo quando uma transportadora leva até um determinado ponto e contrata outra para terminar o transporte até o destino.

No exemplo que fizemos acima, na verdade não foi isso que ocorreu, pois o Sandro contratou uma transportadora até Campinas e o Italo contratou outra até o destino. Nesses 2 casos cada transportadora vai emitir o conhecimento com o valor a ser cobrado do seu cliente (tomador).

No texto, ele diz que a primeira transportadora (redespachante) deve informar o valor total do serviço (do remetente até o destino) e o redespacho informa o restante do valor, dá a entender que quem vai pagar o redespacho nesse caso é a primeira transportadora.

Enfim, fazendo da forma como voce citou no exemplo acima, a transportadora B, informa como expedidor a transportadorta A, nesse caso também deve ser informado o documento anterior (cte que veio da transp. A até a B ? Está correto?

Grato novamente.

Editado por sandrobelarmino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Sim,

 

Deve informar o CT-e da transportadora A como sendo documento anterior.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Consultores

Bom dia a todos,

 

Para fechar com chave de ouro, vou responder uma questão que deve ter ficado no ar.

 

O Sandro escreve:

"No texto, ele diz que a primeira transportadora (redespachante) deve informar o valor total do serviço (do remetente até o destino) e o redespacho informa o restante do valor, dá a entender que quem vai pagar o redespacho nesse caso é a primeira transportadora."

 

Vamos ao exemplo:

 

Transportadora A:

Tipo do Serviço = Normal;

Remetente = Sandro;

Recebedor = Transportadora B

Destinatário = Italo;

Tomador do Serviço = Sandro ou Italo;

Valor do Frete = calculado até o destino, ou seja, até Araraquara

 

Transportadora B:

Tipo do Serviço = Redespacho;

Remetente = Sandro (opcional);

Expedidor = Transportadora A;

Destinatário = Italo;

Tomador do Serviço = Transportadora A

 

A transportadora B vai informar que o tomador do serviço é "outro", neste caso deve-se informar os dados dessa "pessoa".

 

Neste caso devemos alimentar os campos do grupo <toma4>.

 

Resumindo, a Transportadora A vai cobrar o frete total do Remetente ou do Destinatário, e a Transportadora B vai receber da Transportadora A.

 

Não sei se ficou claro e espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde. Sou novo no Fórum.

 

Tenho uma duvida e gostaria de uma ajuda.

Então, o meu caso é o seguinte, eu sou Aux.-Fiscal de duas empresas do mesmo proprietário. Uma é Industria de Granito e a outra é uma transportadora. Então vamos lá.

A Industria que fica no ES, vendeu para um cliente que fica em MT.

Porem o cliente quer que a nossa Transportadora que também fica no ES, entregue a mercadoria em SP, onde lá

será entregue a um transportador PESSOA FÍSICA. 

Nessas condições eu fico em Duvida de como o transportador procede na segunda Cte, ja que ele não é contribuinte.

 

 

Aguardo.

Fernando Diniz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Fernando,

 

Você sabe me dizer se essa pessoa física vai realizar a entrega da mercadoria dentro do municipio de São Paulo ou vai entregar em alguma cidade vizinha a São Paulo?

 

Se for dentro do municipio, não se emitie o conhecimento e sim uma nota fiscal de serviço, se ele for autonomo isso é possível.

 

Agora se ele for realizar a entrega fora do municipio tem que emitir o conhecimento.

 

A não ser que ele seja contratado por um outra transportadora para realizar o transporte, mas pelo o que você escreveu não é isso o que ocorre.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Fernando,

 

Você sabe me dizer se essa pessoa física vai realizar a entrega da mercadoria dentro do municipio de São Paulo ou vai entregar em alguma cidade vizinha a São Paulo?

 

Se for dentro do municipio, não se emitie o conhecimento e sim uma nota fiscal de serviço, se ele for autonomo isso é possível.

 

Agora se ele for realizar a entrega fora do municipio tem que emitir o conhecimento.

 

A não ser que ele seja contratado por um outra transportadora para realizar o transporte, mas pelo o que você escreveu não é isso o que ocorre.

 

Bom dia Italo.

 

Não, a entrega final será no MT.

 

E ele é pessoa fisica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Fernando,

 

Certo, a mercadoria é transportada pela Transportadora A (pessoa juridica) de ES até SP, depois é transportada pela Transportadora B (pessoa fisica) de SP até MT.

 

A Transportadora A realiza o despacho e a Transportadora B o redespacho.

 

A Transportadora A é contribuinte e emiti CT-e, já a Transportadora B não é contribuinte, sabe Deus que documento ela emite para realizar um transporte interestadual.

 

O que posso dizer, essa Transportadora B esta trabalhando de forma ilegal.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente esse o caso.

 

Pois é, agora estou nessa situação difícil. 

 

Vou ligar novamente para o motorista e ver o que ele irá fazer.

Foi pedido a ele que viesse aqui na fabrica buscar o material, porem o caminhão dele é um Bi-trem e so segundo ele so vai estar faltando esse

''complemento'' nosso para ele estar indo para o MT. Não compensaria ele vir buscar esse material aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Fernando,

 

Esse motorista que você se refere é o que vai levar a mercadoria de SP até MT, correto?

 

Ele esta solicitando a vocês um "complemento"?

 

Esse "complemento" não seria um CT-e de Subcontratação?

 

Ele deve estar querendo que vocês emitão 2 CT-e um para levar a carga até SP ( Tipo de Serviço Normal ) e outro para levar a carga até MT ( Tipo de Serviço Subcontratação ).

 

O frete que esta sendo cobrando do tomador contempla o transpote da carga até MT?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Italo, 

 

essa situação foi uma ideia que eu tive. 

Porem o transtorno fica ai na contemplação do frete, uma vez que o frete que estamos cobrando é somente até SP.

Então se eu emitir duas CT-e estarei pagando imposto sobre esse frete que não temos mais responsabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Fernando,

 

Sendo assim, como essa Transportadora B vai fazer para transportar uma carga de SP até MT?

 

Só com a Nota Fiscal?, pois o CT-e que foi emitido não tem mais validade, uma vez que ele acoberta o transporte da mesma até SP.

 

Ela precisa emitir um documento de prestação de serviço para poder depois cobrar o frete do tomador.

 

Nota Fiscal de Serviço?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Boa Tarde!

 

Tenho uma dúvida a respeito de Ct-e de SubContratação. Qual o CFOP devo utilizar nos casos abaixo quando o estado não dispensa a emissão de CT-e.

 

Transportadora A (SP) contrata a Transportadora B (SP) para um transporte Interestadual.

 

Ct-e Transportador A.

Remetente: Cliente1 - SP

Destinatario: Dest1 - PR

Tomador: Cliente1 - SP

Local Entrega: Transportador B. ??

ICMS: Recolhido até o destino.

CFOP: 6352 ??

 

 

Ct-e Transportador B.

Remetente: Cliente1 - SP

Destinatário: Dest1 - PR

Tomador: Transportador A

ICMS: Por conta do tomador

CFOP:?

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Transportadora A (SP) contrata a Transportadora B (PR) para um transporte dentro do estado.

 

Ct-e Transportador A.

Remetente: Cliente1 - SP

Destinatario: Dest1 - PR

Tomador: Cliente1 - SP

Local Entrega: Transportador B (PR).

ICMS: Recolhido até o destino.

CFOP: 6352

 

 

Ct-e Transportador B.

Remetente: Cliente1 - SP

Destinatário: Dest1 - PR

Tomador: Transportador A

ICMS: Por conta do tomador

CFOP: 5352 ??

 

Alguem poderia me ajudar?

 

Desde já agradeço.

 

Att,

Dário.

Editado por Dário
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2704 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...