Jump to content

dev botao

Salvar XML Protocolo Cancelamento

Go to solution Solved by Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 378 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Posted

Boa tarde pessoal.

Pesquisei alguns tópicos, mas não encontrei nenhuma resposta para minha dúvida.

Estou usando o "Cancelamento pela Chave" para realizar o cancelamento do CTe, até aqui tudo funcionando. Mas como meu cliente envia os XMLs válidos e cancelados para a contabilidade, eu não encontrei nenhum meio de salvar o XML com a solicitação junto ao protocolo de cancelamento. Por favor, poderiam me ajudar, mostrando qual caminho devo seguir?

Muito obrigado.

No aguardo.

• Consultores
  • Solution
Posted

Bom dia @Michel Szakall,

Se a sua ideia é trocar no XML do CT-e o protocolo de autorização pelo de cancelamento, esquece.

No ajuste SINIEF numero 9 de 25/10/2007 que instituiu o CT-e, em nenhum Manual (desde a versão 1) em nenhuma Nota Técnica diz que essa troca pode ou deve ser feita e como fazer.

Muito pelo contrario segundo o ajuste SINIEF diz que o XML tem validade jurídica se o mesmo estiver assinado digitalmente e com o protocolo de autorização.

§ 1º Considera-se Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e - o documento emitido e armazenado eletronicamente, 
de existência apenas digital, com o intuito de documentar operações e prestações, cuja validade jurídica é garantida 
por uma assinatura eletrônica qualificada e pela autorização de uso por parte da administração tributária da unidade 
federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador.

O que você tem que enviar ao contador, ao tomador do serviço é o XML do CT-e autorizado e o XML do seu cancelamento.

O componente gera o XML *-procEventoCTe.xml, esse XML contem o pedido de cancelamento, esta assinado digitalmente e contem o protocolo da SEFAZ que atesta que o cancelamento foi homologado, ou seja, aceito.

O que o componente ACBrNFe faz de permitir a troca dos protocolos é uma aberração, repito, isso não existe, isso não esta documentado pelo Fisco.

Se o contador ou o tomador pedir, peça a ele um documento emitido pelo Fisco que diz que essa troca pode ser realizada.

O componente ACBrCTe permite que você carregue o XML assinado e protocolado e depois realize a sua consulta.

Se o CT-e em questão foi cancelado será retornado o evento de Cancelamento e o componente cria um novo XML chamado *-CTeDFe.XML que contem o XML do CT-e assinado e com o protocolo de autorização mais o evento de cancelamento também assinado e com o protocolo de homologação.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

The popup will be closed in 10 seconds...