Jump to content

dev botao

Erro ao Emitir o CTe Simplificado

Go to solution Solved by Italo Giurizzato Junior,

Recommended Posts

• Membros Pro

Ao tentar emitir o conhecimento ocorre o seguinte erro na estrutura do xml:

Não foi possível gerar o CT-e.
Validação do CT-e assinado: 
Falha na validação dos dados do Conhecimento: 73739

--> 1871 - Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/cte}infCarga': This element is not expected. Expected is ( {http://www.portalfiscal.inf.br/cte}toma ).

CTe_FOR - F - 73739.XML

• Membros Pro

Boa noite, no XML em anexo que mandei a tag toma foi informada, com as demais informações:

<toma>
      <toma>0</toma>
      <indIEToma>9</indIEToma>
      <CNPJ>05196942000100</CNPJ>
      <xNome>CT-E EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
      <fone>85 3223-0070</fone>
      <enderToma>
        <xLgr>AVENIDA DOS EXPEDICIONARIOS</xLgr>
        <nro>5644</nro>
        <xCpl>SEM COMPLEMENTO</xCpl>
        <xBairro>MONTESE</xBairro>
        <cMun>2304400</cMun>
        <xMun>FORTALEZA</xMun>
        <CEP>60411136</CEP>
        <UF>CE</UF>
        <cPais>1058</cPais>
        <xPais>BRASIL</xPais>
      </enderToma>
    </toma>

a tag esta dentro de infCte

• Consultores

Boa tarde @devFortes,

O XML que você anexou esta sendo gerado pelo componente ACBrCTe ou pelo ACBrLibCTe ou pelo ACBrMonitor ou é a sua aplicação que gera o XML?

Não sei se você notou esse XML não abre em um navegador pois a montagem da tag CNPJ das informações do responsável técnico esta errada.

O CNPJ Não pode estar formatado e esta faltando o carcter "<" ao fechar a tag.

O seu XML esta da seguinte forma: 

<CNPJ>66.699.938/0001-50/CNPJ>

sendo que o correto seria:

<CNPJ>66699938000150</CNPJ>

Por fim lembre-se de só validar o XML depois do mesmo ter sido assinado.

E certifique-se que esta com todos os schemas atualizados na maquina que vai gerar o XML, assinar e validar antes do seu envio.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Membros Pro

Bom dia, @Italo Giurizzato Junior, após os ajustes o erro persiste.

1 - A minha aplicação gera o xml e usa o ACBr para enviar.

2 - Em relação ao erro da tag, este foi corrigido. Segue a img com o xml aberto no chrome.

image.thumb.png.fb059ed31b55b0be70b2e3349ea33845.png

3 - Em relação a formatação do CNPJ, fiz o teste com o envio sem a pontuação, mas o erro original persistiu, no caso o da tag toma.

image.png.64b49a4535fc90c124d99ee45f758c46.png

4 - Na minha aplicação o xml é assinado e só então é validado. O erro ocorre no método ACBrCTeConhecimentos.Conhecimento.Validar.

5 - Sobre os schemas, verifiquei novamente se estavam atualizados e estão

6 - O xml corrigido está em anexo.

image.png

CTe_FOR - F - 73741.XML

• Consultores
58 minutes ago, devFortes said:

Bom dia, @Italo Giurizzato Junior, após os ajustes o erro persiste.

1 - A minha aplicação gera o xml e usa o ACBr para enviar.

2 - Em relação ao erro da tag, este foi corrigido. Segue a img com o xml aberto no chrome.

image.thumb.png.fb059ed31b55b0be70b2e3349ea33845.png

3 - Em relação a formatação do CNPJ, fiz o teste com o envio sem a pontuação, mas o erro original persistiu, no caso o da tag toma.

image.png.64b49a4535fc90c124d99ee45f758c46.png

4 - Na minha aplicação o xml é assinado e só então é validado. O erro ocorre no método ACBrCTeConhecimentos.Conhecimento.Validar.

5 - Sobre os schemas, verifiquei novamente se estavam atualizados e estão

6 - O xml corrigido está em anexo.

image.png

CTe_FOR - F - 73741.XML 3.38 kB · 0 downloads

Bom dia!

Tivemos outro relato de um colega da comunidade.

Foi criada a TK-6057 para análise do caso.

Você pode acompanhar no tópico:

https://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/79969-leitura-incorreta-da-tag-no-ct-e-simplificado/

Mas assim que houver novidades, também será notificado aqui.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Consultores

Bom dia @devFortes,

Favor atualizar todos os fontes de todas as pastas e reinstale o ACBr.

Ao reinstalar marque a opção para usar o ACBrXmlDocument.

Por fim faça novos testes.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

• Membros Pro

Boa tarde, fizemos os ajustes solicitados, porem o erro persistiu, fizemos uma analise mais detalhada e identificamos a seguinte situação:

O erro que nos é apredentado: Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/cte}infCarga': This element is not expected. Expected is ( {http://www.portalfiscal.inf.br/cte}toma )

Ocorre no seguinte trecho:

image.png.63bcf80b768ceb7196e3b1df70ab6f44.png

dentro do arquivo ACBrCTeConhecimentos

Essa validação passa o XML e busca o XSD para realizar a validação, o XSD em questão é o cteSimp_v4.00.xsd

image.thumb.png.0554a56d33932d82637620d75c109f90.png

Ele busca um elemento CTeSimp e valida pelo tipo TCTeSimp:

image.thumb.png.759feab468d6b3bda9ac2dda25883754.png

Comparei sua extrutura com o XML que é gerado pelo nosso sistema:

image.thumb.png.a71bf68e0bd7b6434c592c98e5c4cd1e.png

e me parece tudo OK, sendo que no erro ele menciona as informações de infCarga e toma, pelo XSD ambas estão dentro de um elemento infCte que esta de acordo com o meu XML (Em anexo)

Validei o XML no validador do portal do conhecimento:

image.thumb.png.8acea566dd695b0803bfc3483fa8f0e7.png

Foi informado um OK, porem pela mensagem, creio que ele não esteja validando o CTeSimplificado ainda

Poderiam me ajudar a identificar qual o problema do XML ? na verificação que fizemos parece estar com a estrutura toda ok

CTe_FOR - F - 73779.XML

• Consultores

Bom dia @devFortes,

Para que o componente valide o XML o mesmo precisa estar assinado e o XML que você anexou não esta.

Outra coisa, ao instalar o ACBr você marcou a opção para usar o ACBrXmlDocument ?

Caso não tenha marcado favor marcar, pois a unit pcteCTeR não esta fazendo a leitura correta do XML pois a pcnLeitor possui uma deficiência ao tentar ler um grupo que contem um elemento do mesmo nome, que é o caso do grupo <toma> que possui o elemento <toma>.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

• Membros Pro

Boa tarde @Italo Giurizzato Junior, desculpe em a demora em dar um feedback, revifiquei novamente as informações que passou e a parte de habilitar o ACBrXmlDocument, não tinha sido realizada, como nos utilizamos as DCUs dos fontes do ACBr compilados e não os componentes instalados no Delphi esse passou passou despercebido, dessa forma verifiquei como usar essa opção no codigo, e vi que poderia usar a diretiva USE_ACBr_XMLDOCUMENT em meu projeto para usala (Caso algum colega tenha esse problema, pode ser resolvido dessa forma, se usar o ACBR, como nos usamos aqui), demorei um pouco a dar um retorno pois quis testar o processo de emissão ate o fim, porem me deparei com alguns problemas, um deles creio ser no fonte do ACBR:

Quando vou assinar meu XML, notei que o campo indIEToma que no simplificado fica dentro da tag toma e não da ide, mesmo eu passando o valor 9 – Não Contribuinte estava recebendo o XML Assinado com o valor 1 – Contribuinte ICMS, debuguei o fonte ate o arquivo ACBrCTe.XmlHandler, neste ponto, notei que ao ler o tomador, não é lida a informação do indIEToma, ficando o valor padrão de contribuinte (1)

image.thumb.png.f9a27363408307eabf4346c4027ec099.png

Fiz um ajustes para carregar o valor nesse ponto:

image.thumb.png.ef8c71c691f5c299d144ef8d7a5f4a8b.png

Apos esse ajuste consegui realizar a emissão, gostaria que o mesmo seja realizado nos fontes do ACBr, vou continuar meus testes, em quanto aguardo o ajuste ser realizado.

• Administradores

Bom dia

Situação em análise em nosso backlog sob a TK-6088

At.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro

Boa tarde, identifiquei mais alguns problemas:

Na geração da tag compl (arquivo pcteCTeW), a verificação é feita campo a campo da tag, verificando se o campo está ou não preenchido, conforme a imagem a seguir:

AD_4nXediUPmohd3RVTWxPhjDo1eMRXhNLqtBpfQ6J_-Klqyu5rE42VqRJ69-Mvs5QYelgXi18WmExnpckZgXDK5XiFtQyLOMoI3ZzQRQCBuZIZMqEkcUPUxJ_2enlLSyHDe_82hRrUgIQNsoZvoigT3PcfuaSHN?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

No entanto, faltou a verificação do campo xObs, como mostrado na imagem a seguir:

AD_4nXd1Nxe7jxTvWDOvfwkvXCHJNwYrIRE-vkanwomddABQxeyQSe99idYvrjexIPwhhJjvhVuFkwzgjpTtq__nPa0e-rFcQYTnOGgomFJ352aK2l-fozwoj4rq4KEmX-xoj0pm-imrVa5DMykp86kkjADuuQ9m?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Fiz um ajuste para verificar o conteúdo do campo, conforme a imagem a seguir:

AD_4nXcdL18z2vgnkaMvyEEVlDZb2CEwsJkN-XlifMLODpLnTckwHxOkse9p6F2M3-yyWVvp-vEPXZOxtW0lJQOM8GvC2F9Xcin8BWVNhtZZhfYPDXcL-_RH_XfCj9E8BwckArxv4_BB8OoE5a_fxLYk9p8_W47E?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Após o ajuste, a tag compl foi gerada com a tag xObs.

No mesmo arquivo, foi verificado que a tag total não está sendo lida:

AD_4nXcKPC3RXIncDtPf-M_Zn2_sthndTbTlaheXvhxYm1sWThn9mnmuM9KHtQrg37WTdlgaAA0UzXKqkHuUUY3tykdQDSgzW40n38ONeUjxIB2GULor5dxcP2IS170dFDQCOsZ3vSXDAN1NwBXuDt4ma3LuvILU?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Layout do CT-e Simplificado:

AD_4nXcqhXPs3ABvDvJCwL6MtAx-5PFHdYk8HwImCoWTaUToVrmNiDVA20I0SQYmGLcaokU1n7VzJXGoutR3ZWjCnsb9aRL1WK9rpYa0uDbLduAsqyH9mxApocaK8WvrirTeI9BjieLSBieMTzyGU7R24Lx5q-oi?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Layout do CT-e:

AD_4nXc_NbNqUPhEpIZpCPL548-jbPLbf-mHd57Y7NMEkylCW67LmRvnhciWSQJkUfRgAe7dp3TBIukNIowtQFzvAsOm5hFEmq9b-XOVAyTCqdhOLwGq3pJIe3v2ixsmFQ7mOQD3DokSj7RmG7aq6y49tSr-GEHO?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Não encontrei tratamento para leitura desse grupo e suas filhas, acredito que esteja faltando.

A geração parece estar ok, mas como os valores não são lidos, eles aparecem sempre zerados.

AD_4nXelzV5eTl62ICV670KQNVi9lcHRzxnv-J96t_iRu8TA4xN3xCZ0gL4OOQhHhylyGfWJXZJzOc9sLSjKqXlFuuA8mZ3Y7ibNo5At23dhEr-uDDddEVeWcgWrnfeaojgRC62hokepTEd4huKgPjcZtP3U_IdW?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

XML gerado pelo nosso sistema:

AD_4nXdiDmQ4JSt2OarnTMcmpZ0Hmmt6_F9CTkPGOtr5wG5_1psLlpl6K4o3vknf21MjzczK3lC_JipfpM3cCcnFlSHrPPgqabVZtplwsfMjs6cllL91eZh3xVycvNMYwKg0rH9c20fZVM_ZlBcpsAp5fFYlSH0?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

XML gerado pelo ACBr:

AD_4nXdQH2gJ_SF2MgBVuRFfilZG5jy5uTPwZSiJeQposTTg_EtCfVbj58VXiShj8wCN7yfxMJKwDYcg7gbSVHnVQibMkZnetRoJPTgipLthkaJjWjj5aJgXGKKYYAUoSVyatBxaiXGgoCv4qDsKaaMkAHNjBM0?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

• Membros Pro

Boa tarde, sim, estou anexando as units, porém o ajuste referente à leitura do total eu não realizei, pois seria necessário criar toda a estrutura de leitura. Validei apenas que essa leitura não estava sendo feita.

Os outros dois ajustes, como eram mais simples, eu realizei e testei.

ACBrCTe.XmlHandler.pas pcteCTeW.pas

• Consultores
  • Solution

@devFortes,

Favor atualizar todos os fontes de todas as pastas, reinstale o ACBr e faça novos testes.

Implementei a leitura do grupo <total>

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

The popup will be closed in 10 seconds...