Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro NFE Insc. Estadual Emitente ISENTO


  • Este tópico foi criado há 2911 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal !!

Estamos com problemas na geração da NFE pra emitente com a inscrição estadual ISENTO.

Tanto para em ambiente homologação ou produção para MG está seguinte mensagem.

Qdo transmitimos a NFE direto pela nossa aplicação :

ERRO: Rejeicao: Erro nao catalogado - Nao foi possivel obter a versao.

Qdo a transmissão é feita direta pelo ACBRNFEMONITOR 2.0.7.2 CAPICOM

Rejeicao: Falha no Schema XML do lote de NFe

Segue em anexo o arquivo xml e schema.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O emitente de NFe precisa ter a IE.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Se for MG, esta mensagem estava dando em outras situações também, como por exemplo, para consultar uma NFe, cancelar, etc.

quando o emitente não tem IE a mensagem não é essa, tem uma mensagem especifica.

Observando que se for MG, aqui tá um caos, erros muiiiito estranhos. E não dá pra se ter certeza de coisa alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Falando em MG, tenho clientes que estão emitindo NF-e's em SCAN há mais de 15 dias.

 

Emite 1 NF-e normalmente, e o restantante em SCAN.

 

CAOS total.


Atenciosamente,

Jéter Rabelo Ferreira

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

O emitente de NFe precisa ter a IE.

Boa noite, tudo bem?

 

Estou com um problema, meu cliente esta tentando enviar a nota e não aceita porque o campo IE esta vazio, não aceita a palavra Isento tambem, antes aceitava o envio normalmente, e voce fala 

neste post que todos tem que ter IE, se não tiver não emite?  O cliente perguntou ao seu contador e ele disse que no programa da Receita tem um campo com  o nome ISENTO que é so colocar que vai... se puder me ajudar eu agradeço.

 

ERRO:  114  ie DO DESTINATÁRIO NÃO INFORMADA.  (EM BRANCO E COM A PALAVRA ISENTO)

Editado por sandrovillas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa Noite Sandro,

 

No que diz respeito a NF-e temos o Emitente e o Destinatário e as definições nos schemas dos campos IE para essas duas pessoas são diferentes.

 

Para o Emitente temos:

 

O campo IE esta definido conforme o tipo Tie, este tipo requer que seja informado o numero da IE ou a palavra ISENTO (no singular e todas as letras em maiusculo).

 

Para o Destinatário temos:

 

O campo IE esta definido conforme o tipo TieDest, este tipo requer que seja informado o numero da IE ou a palavra ISENTO (no singular e todas as letras em maiusculo) ou deixa-lo em branco ou seja vazio.

 

Essas informações estão no arquivo: tiposBasicos_v1.03.xsd

 

Temos ainda o tipo TieST que só aceita o numero do IE, esse tipo é usando para definir o campo IEST (Inscrição Estadual do Substituto Tributário) campo opcional do grupo <emit>.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Sandro,

 

No que diz respeito a NF-e temos o Emitente e o Destinatário e as definições nos schemas dos campos IE para essas duas pessoas são diferentes.

 

Para o Emitente temos:

 

O campo IE esta definido conforme o tipo Tie, este tipo requer que seja informado o numero da IE ou a palavra ISENTO (no singular e todas as letras em maiusculo).

 

Para o Destinatário temos:

 

O campo IE esta definido conforme o tipo TieDest, este tipo requer que seja informado o numero da IE ou a palavra ISENTO (no singular e todas as letras em maiusculo) ou deixa-lo em branco ou seja vazio.

 

Essas informações estão no arquivo: tiposBasicos_v1.03.xsd

 

Temos ainda o tipo TieST que só aceita o numero do IE, esse tipo é usando para definir o campo IEST (Inscrição Estadual do Substituto Tributário) campo opcional do grupo <emit>.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Sandro,

 

Se possivel post como anexo o XML que é rejeitado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa noite, tudo bem?

 

Estou com um problema, meu cliente esta tentando enviar a nota e não aceita porque o campo IE esta vazio, não aceita a palavra Isento tambem, antes aceitava o envio normalmente, e voce fala 

neste post que todos tem que ter IE, se não tiver não emite?  O cliente perguntou ao seu contador e ele disse que no programa da Receita tem um campo com  o nome ISENTO que é so colocar que vai... se puder me ajudar eu agradeço.

 

ERRO:  114  ie DO DESTINATÁRIO NÃO INFORMADA.  (EM BRANCO E COM A PALAVRA ISENTO)

Quanto ao Emitente:

Sandro, acho que vc está confundindo Emitente com Destinatário.

Emitente é a empresa que está emitindo a NFe. (Neste exemplo seu é a empresa CELUFER e está com o CNPJ  e IE preenchido). Quando citei que se não tiver IE não emite é sobre o Emitente e não o Destinatário.

 

Quanto ao Destinatário:

É aceito IE vazio deste de a empresa seja ISENTO mesmo.

No caso do teu teste vc usou o CNPJ 01820818000113. 

Se vc consultar em SP este CNPJ verá que ele possui Inscrição Estadual que é "582.440.157.117", então neste caso vc receberá rejeição, porque a empresa possuindo IE é obrigado a informar. 

Obs.:  Isto é validado pela SEFAZ.  Não adianta informar ISENTO se o cliente possuir IE.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Mais um detalhe:

 

o CNPJ 08982306000100 que foi usado no emitente não é da empresa CELUFER e sim da empresa USIMASTRA que até de cidades diferentes são.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um detalhe:

 

o CNPJ 08982306000100 que foi usado no emitente não é da empresa CELUFER e sim da empresa USIMASTRA que até de cidades diferentes são.

Sim é porque em teste o certificado é da Usimastra porque eu tenho ele, mas no caso do XML que enviei em produção da Celufer o que pode ter acontecido, porque o cliente afirma que em branco não aceita e nem com a palavre isento?

Editado por sandrovillas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

1 - Você enviou para o CNPJ 01820818000113??

2 - É possível anexar o XML que vc enviou em produção?


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Ops.. Acho que vc editou o XML eu tinha o outro aqui.

Um momento que vou verificar.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

É o detalhe que há havia comentado:

A empresa FRANCIS - CNPJ 07380283000193  possui IE sob número: 582.685.967.112

Neste caso vc não pode dizer que é ISENTO se a empresa não é.

Portanto para este CNPJ é obrigado informar a IE.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Respondi no post anterior. Depois achei o XML que vc já tinha atualizado no anexo.

 

Uma maneira de ajudar a evitar isto é vc criar uma opção para a empresa consultar o CNPJ do cliente antes da emissão.

 

 

 

É o detalhe que há havia comentado:

A empresa FRANCIS - CNPJ 07380283000193  possui IE sob número: 582.685.967.112

Neste caso vc não pode dizer que é ISENTO se a empresa não é.

Portanto para este CNPJ é obrigado informar a IE.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segue o certo em produção

Amigos, agora que o cliente me ligou dizendo que o erro é do contador deles porque o Destinatario tem sim Inscrição Estadual, e juraram que não tinha, peço desculpas por fazer voces perderem seu tempo que sei que é precioso, agradeço pela atenção e fico a disposição para ajudar no que for preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
55 minutos atrás, Jackeline Santos disse:

Boa tarde, 
Todo emitente de NFe é obrigado a ter IE?
E se caso ele não tenha, devo deixar a tag vazia já que para o emitente não se aceita que ele preencha com ISENTO?
Desde já, obrigada :)

Boa tarde.

Todo emitente de NF deve ter uma inscrição estadual, ou seja, é com base na IE que as unidades da federação controlam as entradas de mercadorias advindas de outro contribuinte de dentro ou de fora do estado.

Assim, a União controla o contribuinte pelo CNPJ no caso de pessoa jurídica de direito privado, sendo ela contribuinte tanto do IRPJ, II, IE, IOF, IPI, PIS, COFINS, CSLL etc. Enquanto Estados o DF e os Municípios fazem uso, alem do CNPJ também das respectivas inscrições, estaduais e municipais.

Neste sentido, todo emitente de NF deve possuir sua Inscrição.

Quando à questão de deixar vazia, caso você esteja referindo-se ao destinatário, neste caso, não sendo ele contribuinte do ICMS, não informe a tag IE, "ISENTO" não é mais aceito.

Editado por Agnaldo Prates

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2911 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...