Jump to content

Embarcadero Conference 2019

22/10 - Visite o Stand do ACBr
Saiba mais

Nova Loja Oficial
loja.projetoacbr.com.br
Ajude o projeto a crescer, com estilo

Comprar

Balança SM100 performance surpreendente

Tecnologia Japonesa   Teclado e Visor resistentes a água
Consumo inteligente de etiquetas   Baixo custo de manutenção
Comunicação Ethernet e WIFI independentes

Saiba mais

Impressora de Etiquetas ELGIN - L42 PRO

Protocolos PPLA, PPLB, ZPL, EPL (automático)
Porta USB padrão Opcionais: Ethernet, Serial, Paralela
Sensor de Etiquetas Móvel Garantia de 18 meses

Saiba mais

Fausto

ANSWERED Ajuda Com A Impressora Mp-4200 Th Nao Fiscal

Recommended Posts

Pessoal.. antes de tudo um bom ano novo para todos, muita saúde e paz.

Estou as voltas com esse modelo de impressora,  MP-4200 TH  nao fiscal,e confesso estou tendo muita dificuldade em faze-la imprimir corretamente.

Utilizo Delphi e uso um componente chamado VDOPrint, que utiliza o spool do windows.

Instalei o driver de spool da bematech ele cria uma porta virtual, no meu caso com3, e a impressora no windows tudo normalmente, mas quando mando imprimir sai tudo desconfigurado.

Andei dando uma olhada na dll, no meu caso eu imprimo usando linha e coluna nas funções da dll não há essa opção...

Outra coisa que me deixou louco foi que vi em uma video-aula como se instala a impressora e os drivers..

Na video-aula a versão mostrada é a V.4.23 e a versão disponivel para download é a v.4.10.

Alguém já utilizou ou utiliza essa impressora?

Ela é conectada diretamente na USB e meu software utiliza LPT no caso como seria para compartilhar essa impressora?

Pelos comandos diretos da DLL tem que abrir e imprimir na porta virtual que é criada e depois fechar.. como ficaria isso se a impressora necessitar ser compartilhada?

Se alguém já passou por isso e puder me dar uma luz, desde já agradeço

Obrigado

Fausto

Aqui eu faço o seguinte, instalo driver da impressora, aquele baixado no site da bematech mesmo, durante o processo ele cria mesmo um porta virtual, mas cria também uma impressora normal, então eu envio a impressão para essa impressora e não a porta COM virtual, envio normalmente como se fosse um relatório gráfico qualquer.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi

Uma outra dica para ajudar tbm alem da do Regis , vc pode tbm utilizar a impressao direta tbm , assim :

1 - Instale normalmente o Driver da impressora (Isso serve para qualquer impressora , não só Bematech !) .

2 - Compartilhe ela com o nome desejado .

rotina no delphi :

var print : textfile ;

begin

AssignFile ( print ,  '\\nome_computador_local\nome_compartilhado_impressora' ) ; // A impressão é no proprio computador onde esta instalado a impressora ou na rede tbm se quizer !!!

Rewrite (print);

WriteLn (print , 'Linha impressa 1');

WriteLn (print , 'Linha impressa 2');

WriteLn (print , 'Linha impressa 3');

CloseFile (print);

end ;

obs : existem Comandos WriteLn para acionamento de guilhotina , acionamento de gaveta , etc...  funciona tudo !

Abraço !

• Like 1

Aqui eu faço o seguinte, instalo driver da impressora, aquele baixado no site da bematech mesmo, durante o processo ele cria mesmo um porta virtual, mas cria também uma impressora normal, então eu envio a impressão para essa impressora e não a porta COM virtual, envio normalmente como se fosse um relatório gráfico qualquer.

Regis, nesse ponto eu também consegui chegar, fiz um teste enviando o meu cupom para uma impressora lazer. o cupom sai perfeito respeitando as fontes e a formatação.

Regis, o que você usa para confeccionar esses cupons? e quanto a fonte qual tamanho você usa?

Grato

Fausto

Faço como se fosse um relatório gráfico normal, aqui eu utilizo o FastReport, mas poderia ser qualquer outro (Rave, QuickReport, etc) eu confecciono o relatório normalmente mas respeitando a largura da bobina e envio como ser fosse para uma impressora normal selecionando normalmente também.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

Gostaria de saber como faço para configurar a fonte da impressora, quero diminuir o tamanho da fonte. Tem Como fazer isso utilizando o WriteLn?

Obrigado, César Cardoso

WriteLn é o comando de escrita , se vc usar a Classe TPrinter (AssignPrn) vc tem o controle do driver e tem acesso a font... etc...  Mas se for utilizar (AssignFile) não tem acesso !

Diferenças :

AssignPrn vc não tem impressão com concomitancia .

AssignFile vc tem impressão com concomitancia .

Obs :

No driver das impressoras Bematech , existe um configurador onde vc configura a font  e outras propriedades da impressora .

Faço como se fosse um relatório gráfico normal, aqui eu utilizo o FastReport, mas poderia ser qualquer outro (Rave, QuickReport, etc) eu confecciono o relatório normalmente mas respeitando a largura da bobina e envio como ser fosse para uma impressora normal selecionando normalmente também.

Olá Régys,

Estou utilizando uma não fiscal (Bematech MP-4200 TH) com o FastReport e estou tendo problemas quanto ao tamanho máximo do formulário, sendo que se o formulário/relatório impresso tiver mais de uns 15 cm a impressora finaliza a impressão ao final dos 15 cm ignorando o restante.  Fiz mil e uma tentativas ajustando as configurações do driver e nada, o interessante é que o mesmo relatório às vezes imprime até uns 30 cm e logo em seguida volta a cortar nos 15 cm.

Consultei a Bematech e me informaram que existe uma limitação/problema não resolvido no driver do spool do modelo ref. a esta questão.

Mesmo assim gostaria de saber se chegou a testar ou utiliza este modelo de impressora e se teve algum problema parecido ou sabe de alguma dica pra resolver, senão terei que partir para a impressão direta e refazer tudo :-(

Desde já agradeço.

Engraçado que uso o driver de spool e nunca tive problemas, inclusive faço impressão em rede, tenho situações onde imprimo o pedido na cozinha do restaurante e também na frente de caixa, eu uso o fastreport, configuro ele para "relatório infinito", configuro a largura normalmente para o tamanho da bobina e o relatório imprime normalmente, inclusive com mais de 15 cm, acho que a única coisa que faço diferente e enviar um comando de cortar papel no final.

O relatório é um relatório gráfico normal do fastreport.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

Também tenho config. para "relatório infinito", fiz mais uma série de testes e o problema continua, de qualquer forma obrigado pelo retorno.

oi sysbase..

teve alguma solução para o problema? estou com o mesmo aqui, usando a impressora MP-4200 TH e windows 7 64bits. alguem pode me ajuda?

Olá Pessoal uso esta impressora nas Versoes do Windows XP 32, Win7 64... Uso o Report Builder... No windows XP baixei o Driver no site do fabricante e instalei normalmente e funciona tudo ok tenho unclusive varios cllientes... ja no windows 7 vcs podem resolver da seguinte forma ou seja eu resolvi assim... instalei o driver e a impressora do fabricante depois instalei aquela Generic do Windows e coloquei ela para usar a porta com3... pronto fazendo isso está tudo resolvido...

tente aqui instalar a generic LPT1 depois mudei para a porta COM4 que esta instalado o drive original do fabricante, mais nao deu certo, nem imprimi

Pessoal,

Preciso restabelecer este tópico, pois estou passando exatamente pelo problema dessa impressora não imprimir no Windows 7. A instalação foi feita tanto pelo driver anterior ao atual e com o atual.

A impressão de teste hora sai e hora trava. Todas as outras impressões travam no gerenciador de impressão e não sai nada.

As pessoas que conseguiram fazê-la funcionar teria como responder com os passos que realizaram para o sucesso do intento? Acrescento que já realizei as dicas apresentadas pelos membros Regis Silveira e Francisco 908 e os erros ocorridos foram os supracitados acima.

Antecipadamente agradecido.

tinhamos um erro assim ao tentar imprimir uma pagina com largura maior do que o configurado na impressora.

isso pq tambem usamos esse metodo para a impressão de etiquetas.

muito util o topico, vamos começar a usar o report builder para gerar cupom num software de ordem de serviço. obrigado pela ajuda pessoal.

Bom dia pessoal,

Eu tive a necessidade de fazer um comprovante nesta impressora, e seguindo as orientações do Régys colocando a "impressão Infinita" no FastReport eu conseguia visualizar o comprovante em tamanho normal na tela (com tamanhos maiores que uma folha A4).

Porém, ao enviar para a impressora o comprovante era cortado e não imprimia o restante.

Depois de sofrer bastante, descobri que a propriedade PrintMode em PrintOptions > PrintMode deve estar com a opção pmSplit.

E assim o comprovante passou a ser impresso normalmente em qualquer tamanho.

Atenciosamente

• Like 2

Saudações,

Wislei de Brito Fernandes

Olá...

"Depois de sofrer bastante, descobri que a propriedade PrintMode em PrintOptions > PrintMode deve estar com a opção pmSplit."

Essa opção é no driver da impressora? Onde posso encontrá-la... ?

Obrigado

Rubens

Oi Regys, até consegui fazer utilizando o reportbuilder... ocorre que ao final de cada impressão a impressora trava aí tenho que ligá-la e desliga-la para que o próximo recibo seja impresso... já passou por isso?

Grande abraço.

Não, aqui ele imprime e ao final corta o papel, normal, nunca me aconteceu o problema de travar, só lembrando eu uso FastReport e ele tem uma opção de relatório roll que é um relatório com comprimento infinito, não sei se isso pode ser o caminho para entender o que acontece ai.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

Boa noite pessoal...

Eu tenho essa impressora e o meu problema é a abertura de gaveta da mesma, eu uso comunicação direta ou seja gravo o cupom em um arquivo de depois dou um TYPE arq.txt > LPT1  uma vez que utilizo o comando NET USE para criar essa "LPT1".

Já tentei de toda forma tudo funciona guilhotina impressão a unica coisa que não funciona de forma alguma é a abertura de gaveta.

Alguém tem alguma ideia.

Obrigado

Assista esse video que eu fiz, e vc vai achar uma forma melhor para tratar sua impressao e também abrir a gaveta... esse video fiz com impressora Epson TM-T20, mas para o seu caso troque apenas o comando da Epson pelo da Bematech.

Copie o Link abaixo e Cole em Seu Nevegador, se resolveu deixe sua resposta.

Video Em:https://www.youtube.com/watch?v=cwTCsp7BrLY

Edited by FRANCISCO908

Olá pessoal,

A pergunta seria par ao Regys, amigo qual FONT você usa para impressão no FastReport pois não consigo encontrar uma que fique parecido com a fonte padrão da impressora.

Obrigado pela ajuda.

Obrigado a todos!

Pessoal, desculpa incomodar, mais alguém conseguiu fazer o ReportBuilder imprimir em tamanho maior que A4? 

Estou tendo problema para imprimir na MP-4200 sem que corte o papel antes de terminar de imprimir vários itens. Na tela mostra bonitinho, mais na impressora corta. Já procurei alguma função parecida com o citado no post do Wislei mais não encontrei nada.

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...