Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Delphi X Android


  • Este tópico foi criado há 1281 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Pelo RoadMap o windows phone vai ser liberado no fim do ano.

 

Eu lembro também de ler em algum lugar falando dessa compilação de dentro do windows, mas na época eu desconsiderei, porque dentro do que havia visto e do que estava por vir percebi que não seria uma realidade muito plausível.

 

O Firemonkey já tem tudo para mobile, lembra dele compilando para iOS no XE2? Já tinha acelerômetro, inclinômetro e muita coisa específica pronta.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha visto que o roadmap havia sido atualizado com uma data para desenvolvimento para windows phone, esta é uma excelente notícia, só me deixa ainda mais empolgado com o produto, ainda mais agora que acertei o início da minha pós graduação em aplicativos móveis e computação em núvem para março, certamente será um produto que vou adquirir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
regys se vc ja puder fazer o tutorial de como virtualizar o OS X no windows eu agradeceria.... estou querendo testar os componentes indy

*caso n der fico aguardando! =)

Estou montando o tutorial, o problema está sendo o tempo, esse danado falta para todo mundo, mas em breve estarei postando, provavelmente no fim de semana.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou apaixonado pelo Pascal , mas na minha opinião em se tratando de Desevolvimento Mobile , no momento ainda não vi nada igual ao Visual Studio , desenvolvo no VS para Device Mobile (Para Plataforma Windows Mobile que hj é o Windows Phone) desde a versão VS 2003 que hj esta em sua versão VS 2012 , Microsoft com tudo muito caro mas nada igual em se tratando de produtividade (no momento !) , tive ha algumas semanas verificando algo para o Android que é a base tema do Tópico e encontrei algumas coisas para Android x Visual Studio ,  a Xamarim lançou um pluguin para Android no Visual Studio (Não testei ainda para Android !) , mas parece ser uma boa promessa em opções para o desenvolvimento Android .

 

link : http://xamarin.com/monoforandroid

Editado por marcelo_sp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sabe acho que o problema nem é a linguagem, o problema maior e manter isso tudo, podendo trabalhar sempre em uma ferramenta só se reaproveita muita coisa e o projeto fica coeso. O problema de ter um projeto onde temos várias linguagens e ides diferentes e que isso causa perda de produtividade é fato.

 

Imagina por exemplo o seguinte, você tem todo um software muito bom, completo, para o controle de restaurantes, dai precisa fazer a comanda eletrônica em C# por exemplo para rodar em algum pocket qualquer, são duas plataformas de desenvolvimento totalmente diferentes para gerenciar, isso ocorre hoje com muitas empresas que tem parte em Delphi e a parte mobile e web em outra plataforma de programação.

 

Agora imagina a mesma situação mas tudo dentro da mesma IDE integrado, esse segundo cenário com certeza é muito melhor.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe acho que o problema nem é a linguagem, o problema maior e manter isso tudo, podendo trabalhar sempre em uma ferramenta só se reaproveita muita coisa e o projeto fica coeso. O problema de ter um projeto onde temos várias linguagens e ides diferentes e que isso causa perda de produtividade é fato.

 

Imagina por exemplo o seguinte, você tem todo um software muito bom, completo, para o controle de restaurantes, dai precisa fazer a comanda eletrônica em C# por exemplo para rodar em algum pocket qualquer, são duas plataformas de desenvolvimento totalmente diferentes para gerenciar, isso ocorre hoje com muitas empresas que tem parte em Delphi e a parte mobile e web em outra plataforma de programação.

 

Agora imagina a mesma situação mas tudo dentro da mesma IDE integrado, esse segundo cenário com certeza é muito melhor.

 

 

Regis , Tbm acho tudo isso das inumeras IDE's e comigo é fato isso que acontece que vc disse , tenho soluções Delphi=Desktop e VS=Mobilidade , i é como deixei bem frizado  (no momento ! , hoje !) não tem par para o VS no seguimento Mobile , seria uma Maravilha dar um deploy ou Compile 'como queira' em uma só IDE para tudo oque construimos , mas Hoje não é essa a nossa realidade , infelismente !  E a Embarcadeiro pra otimizar o Delphi para Mobilidade com todas SDK's , Drivers de DB , Emuladores , etc... como o VS 2012 esta hj , vai ter que ralar muito , quem quizer algo Mobile pronto para as próximas semanas tem que apelar pro VS , não tem outro jeito .

 

Enquanto isso , vamos aguardando ansiosos por Mobilidade Integrado ao Delphi !

Editado por marcelo_sp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regis , Tbm acho tudo isso das inumeras IDE's e comigo é fato isso que acontece que vc disse , tenho soluções Delphi=Desktop e VS=Mobilidade , i é como deixei bem frizado  (no momento ! , hoje !) não tem par para o VS no seguimento Mobile , seria uma Maravilha dar um deploy ou Compile 'como queira' em uma só IDE para tudo oque construimos , mas Hoje não é essa a nossa realidade , infelismente !  E a Embarcadeiro pra otimizar o Delphi para Mobilidade com todas SDK's , Drivers de DB , Emuladores , etc... como o VS 2012 esta hj , vai ter que ralar muito , quem quizer algo Mobile pronto para as próximas semanas tem que apelar pro VS , não tem outro jeito .

 

Enquanto isso , vamos aguardando ansiosos por Mobilidade Integrado ao Delphi !

 

     Concordo que a Embarcadero tem um longo caminho, mas não acho que após o lançamento do Rad Studio Mobile demore tanto tempo para ter uma ótima IDE para desenvolvimento mobile.

     E tambem não concordo quanto ao VS ser a unica solução para mobile pronta realmente boa no momento, dado que a integração do Android com o Eclipse por exemplo é muito melhor do que com qualquer outra IDE, desde coisas mais bobas como não precisar criar manualmente um layout para cada atividade nova, a até partes mais complexas.

     O grande diferencial do VS hoje mesmo é o desenvolvimento para Windows 8 RT, já que é a única IDE com suporte, o que HOJE realmente é um diferencial, pois sai na frente nessa plataforma, e depois de desenvolvido um aplicativo comercial nele, as chances são mínimas de uma migração futura, dependendo apenas do sucesso do Windows 8 RT mesmo.

Editado por EvandroPG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Régys que me corrija mas o RAD Studio XE3 também já tem para Windows 8 RT

 

     O XE3 tem apenas suporte a interface Metro UI, o que possibilita criar uma aplicação com o visual da nova interface do Windows 8 para as versões que não são runtime, mas falta bibliotecas com as APIs do Win8 RT. Atualmente o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivo móvel com win8 RT está fechado no Visual Studio até onde tinha visto pela ultima vez (Dezembro de 2012).

Editado por EvandroPG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Concordo que a Embarcadero tem um longo caminho, mas não acho que após o lançamento do Rad Studio Mobile demore tanto tempo para ter uma ótima IDE para desenvolvimento mobile.

     E tambem não concordo quanto ao VS ser a unica solução para mobile pronta realmente boa no momento, dado que a integração do Android com o Eclipse por exemplo é muito melhor do que com qualquer outra IDE, desde coisas mais bobas como não precisar criar manualmente um layout para cada atividade nova, a até partes mais complexas.

     O grande diferencial do VS hoje mesmo é o desenvolvimento para Windows 8 RT, já que é a única IDE com suporte, o que HOJE realmente é um diferencial, pois sai na frente nessa plataforma, e depois de desenvolvido um aplicativo comercial nele, as chances são mínimas de uma migração futura, dependendo apenas do sucesso do Windows 8 RT mesmo.

 

Evandro ,  é ai que ta o pulo do gato do VS quando vc diz " desenvolvido um aplicativo comercial nele, as chances são mínimas de uma migração futura " , discordo ! , Segundo o pluguin da Xamarin no VS existe um mecanismo de change plataform onde a sua aplicação desenvolvida em C# ou .net para Windows... , vc abre o seu fonte e da um deploy diretamente para outra plataforma móvel , parece magica , por exemplo no proprio Android ! Como disse não testei ainda por falta de tempo , a Xamarin fornece o pluguin trial para desenvolvimento , estarei testando essa parafernalha como Emuladores coisa e tal e assim que puder posto o feed back!

Editado por marcelo_sp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Mas veja, no RadStudio Mobile, o desenvolvimento para windows phone e android será compilado diretamente da IDE gerando os executáveis ou pacotes para subir diretamente ao dispositivo mobile, sem necessidade de um server para rodar, basta ter os simuladores que já virão na instalação do RadStudio Mobile, e pelo que vi das configurações que já existem ele vai permitir fazer o deploy diretamente para o dispositivo, visto que ele possui configurações para isso já.

 

Somente o iOs que pede uma máquina virtual ou real Mac mas isso é por conta de limitações da plataforma de desenvolvimento.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro ,  é ai que ta o pulo do gato do VS quando vc diz " desenvolvido um aplicativo comercial nele, as chances são mínimas de uma migração futura " , discordo ! , Segundo o pluguin da Xamarin no VS existe um mecanismo de change plataform onde a sua aplicação desenvolvida em C# ou .net para Windows... , vc abre o seu fonte e da um deploy diretamente para outra plataforma móvel , parece magica , por exemplo no proprio Android ! Como disse não testei ainda por falta de tempo , a Xamarin fornece o pluguin trial para desenvolvimento , estarei testando essa parafernalha como Emuladores coisa e tal e assim que puder posto o feed back!

 

     Quando me referi a migração futura, seria da IDE VS para alguma outra no caso do desenvolvimento para Win8 RT, já que é a única com suporte a mais de 6 meses no momento, e vai continuar assim por um tempo, me referi a isso a ser a grande vantagem do VS em relação a outras IDE, de resto continuo achando por exemplo muito mais simples desenvolver em Eclipse para Android.

     Quanto ao plugin que você mencionou, sim este é um diferencial para poder no momento desenvolver para duas plataformas mobile com uma única IDE e código fonte, porém como o Regys disse, o Rad Studio Mobile fará a mesma coisa diretamente a partir da IDE, mesmo fonte, 3 plataformas diferentes, e como já fazia isto desde o XE2 com o Firemonkey, porém apenas MacOS, iOS e Windows, e agora o suporte a plataformas será extendido com Android e Windows Phone.

     Me interessei sobre esse plugin que você mencionou, acho que estarei testando ele em breve, porém, devido ao que comentei acima, sobre o suporte a multiplataformas já existir com o Firemonkey a mais tempo e agora sendo ampliado, e pelo Rad Studio Mobile se tratar de uma IDE e não apenas de um plugin, acho que ele terá uma ampla vantagem de recursos no seu lançamento.

Editado por EvandroPG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um problema grave que enfrento hj foi descontinuação da Microsoft para desenvolvimento Windows Mobile do VS 2010.. em diante , tenho que ter um VS 2008 para suprir alguns clientes que tem PDA's com essa plataforma e os Clientes não querem substituir os aparelhos pra não gerar custo , e outro VS 2012 para novas versões de aplicativos para Windows Phone... !  Ai vc fala pro Cliente "Mas não tem mais desses PDA's , vc não acha pra comprar !!!"  Bicho , os cara  aparece com uma caixa cheia não sei da onde acha véio ! , Vai brigar com Cliente de que jeito !!! enquanto tiver essa zica tem que aguentar os cara , fazer oque !

 

Se o Rad Studio saisse com uma versão para tbm Deploy Nativo para Device com Windows Mobile seria mais doque um sonho ! pois mesmo com a novidade Windows 8 RT ... ainda se ve muitos PDA's em negociação no mercado com essa Plataforma ( Windows Mobile ) , não sei se importado mas existe , os Clientes acham !

Editado por marcelo_sp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Apenas a título de curiosidade, o Lazarus tem um bom suporte a Windows Mobile...

 

http://wiki.lazarus.freepascal.org/Windows_CE_Interface

http://professorcarlos.blogspot.com.br/2010/04/lazarus-emulador-wincemobile.html

 

Útil para quem quer continuar programando em ObjectPascal, nesta finada plataforma

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Um problema grave que enfrento hj foi descontinuação da Microsoft para desenvolvimento Windows Mobile do VS 2010.. em diante , tenho que ter um VS 2008 para suprir alguns clientes que tem PDA's com essa plataforma e os Clientes não querem substituir os aparelhos pra não gerar custo , e outro VS 2012 para novas versões de aplicativos para Windows Phone... !  Ai vc fala pro Cliente "Mas não tem mais desses PDA's , vc não acha pra comprar !!!"  Bicho , os cara  aparece com uma caixa cheia não sei da onde acha véio ! , Vai brigar com Cliente de que jeito !!! enquanto tiver essa zica tem que aguentar os cara , fazer oque !

 

Se o Rad Studio saisse com uma versão para tbm Deploy Nativo para Device com Windows Mobile seria mais doque um sonho ! pois mesmo com a novidade Windows 8 RT ... ainda se ve muitos PDA's em negociação no mercado com essa Plataforma ( Windows Mobile ) , não sei se importado mas existe , os Clientes acham !

Eu acho dificil eles partirem para o lado dos mobiles antigos, o foco agora e iOS, Android e Windows Phone, isso está bem definido no RadStudio Mobile.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regys talvez te ajude qdo estiver montando o seu tutorial (aguardo ansioso)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xcocRWIQmUE

 

tenho mais uma duvida...... vc sabe algo a respeito se esta em desenvolvimento um compilador firemonkey para Linux?

temos hoje no firemonkeu para windows x32, x64 e os x..... pelo q li esta no plano da embarcadero o linux, sabe se algo ja esta em desenvolvimento, beta.... mesmo q um beta fechado sei la..... sabe de algo???

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olha eu sei que eles querem fazer, mas até agora não li nada com uma data específica, veja nos últimos links que passei que ele consta, mas está como "futuro desenvolvimento".

Quanto ao tutorial estou envolvido em um projeto meio grande e o tempo não está ajudando, assim que sair do aperto vou fazê-lo com certeza.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Daniel, boa noite.

 

 Eu uso o lazarus para fazer app com dbf, funciona muito bem para windows ce tenho alguns clientes que tem umas raridades do HP iPaqa.

 Minha grande dificuldade foi fazer uma aplicação que fosse on-line direto com banco de dados mysql na web ou em uma rede wi-fi, hoje ja tem alguma solução para conexao com mysql no windows mobilie?

 

 O Projeto Android no lazarus esta evoluindo, tem alguma pagina onde podemos acompanhar teste e evoluções?

 

abraços.

 

Thiago

Editado por thiagogobatti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Notei que o Projeto Android no Lazarus está muito lento... eu mesmo desisti de usá-lo... Você pode medir o acompanhamento em:

http://wiki.freepascal.org/Custom_Drawn_Interface/Android

 

Para acesso direto a banco no WinCE, vc precisaria compilar a sqlDB (biblioteca padrão do Lazarus) no WinCE, algo que não deve ser simples... há também o problema de achar as DLLs client do BD na versão WinCE

 

Se vc quer acessar um servidor remoto acho que a maneira mais "compatível"  seria usar a Synapse, e com ela usar  FTP, para transferir arquivos, ou ainda HTTP com REST ou outro tipo de requisição baseada em GET ou POST

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Pessoal, apenas me adiantando, se eu quiser desenvolver para mobile usando o Delphi HTML5 Builder qual banco de dados posso usar que rode em Android e em IOS ? Pode me sugerir algo ? E nesse novo Rad Studio Mobile que será lançado, vc já tem informações de algum banco de dados que eu possa usar que poderá ser usando tanto em IOS como no futuro em Android ? Desculpe-me pelo incômodo, não conheço absolutamente nada e estou colhendo informações porque no futuro terei que oferecer um app força de vendas para meus clientes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Use o SQLite, ele é o banco padrão do android e do iOS para as ferramentas delphi e ao fazer o deploy do aplicativo já é levado junto.

 

Somente a nível de informação, para o novo RadStudio Mobile vai existir uma versão mobile do interbase que funcionará em todas as versões de mobile (Android, iOS e Windows).

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1281 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...