Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Delphi X Android


  • Este tópico foi criado há 1281 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Use o SQLite, ele é o banco padrão do android e do iOS para as ferramentas delphi e ao fazer o deploy do aplicativo já é levado junto.

 

Somente a nível de informação, para o novo RadStudio Mobile vai existir uma versão mobile do interbase que funcionará em todas as versões de mobile (Android, iOS e Windows).

regys vc tocou em um ponto interessante pois o interbase para dispositivos mobile sera o IbToGo..... como o firebird veio do interbase vc acha q pode existir a possibilidade de sair ir FireToGo, rs? O firebird é um excelente banco e muito leve e hj os smartphones estao dual core, quad core, 2 GB de RAM, rs

enfim o q vc acha?

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olha não foi comentado nada ainda sobre isso, o que é certo é somente o IbToGo mesmo, segue abaixo o webinar sobre RadStudio Mobile eu participei e vale a pena assistir, liberaram agora a versão gravada, veja mais nesse link: 

 

http://www.regys.com.br/preview-da-solucao-delphi-mobile-para-ios/

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Não. Assim como o Delphi, nenhum desses são free (exceto o Lazarus que o Daniel mencionou).

E cada um tem uma peculiaridade, seus prós e seus contras (inclusive o Lazarus).

Não postei nada sobre isso pois achei que podia não interessar ao byteinfo que iniciou a pergunta especificamente sobre o Delphi.

 

Olá EMBarbosa,

 

Saberia dizer quais seriam as desvantagens de usar o Lazarus?

Sou desenvolvedor Windows e estou apenas começando a portar aplicações para o Linux usando o Lazarus. Até agora não fiz nada para ARM/Linux mas vou precisar em breve.

 

Agradeço a atenção,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Olá EMBarbosa,

 

Saberia dizer quais seriam as desvantagens de usar o Lazarus?

Sou desenvolvedor Windows e estou apenas começando a portar aplicações para o Linux usando o Lazarus. Até agora não fiz nada para ARM/Linux mas vou precisar em breve.

 

Agradeço a atenção,

 

Crie um tópico novo para uma dúvida nova conforme as regras. Veja neste em especial a "2.2 - Permaneça no assunto".

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Pessoal, apenas me adiantando, se eu quiser desenvolver para mobile usando o Delphi HTML5 Builder qual banco de dados posso usar que rode em Android e em IOS ? Pode me sugerir algo ? E nesse novo Rad Studio Mobile que será lançado, vc já tem informações de algum banco de dados que eu possa usar que poderá ser usando tanto em IOS como no futuro em Android ? Desculpe-me pelo incômodo, não conheço absolutamente nada e estou colhendo informações porque no futuro terei que oferecer um app força de vendas para meus clientes...

duvidas: usando Delphi HTML5 Builder, o acesso ao sqLite é local? e como estao as novidades para android no Rad Stuido Mobile?

Analista de Sistemas

Control Fácil Sistemas

MultiWare Tecnologia

TW Speed Telecom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Delphi para Android está em testes, previsão de liberação para o público no final do ano, posso adiantar que ficou muito bom, tão simples quanto já é desenvolver para iOS.

sei q normalmente qdo vcs testam ferramentas antes do lancamento n podem ficar falando, a embarcadero abriu uma excessao qto ao delphi for ios saberia me informar se ocorreu o msm sobre o delphi for android?

outra coisa q estou muito curioso para saber e por favor me responda, vc programa no delphi e tem uma "integracao" com o eclipse? seria isso? outra duvida é sobre os compoentes DBX/FireDac os msm tem compatibilidado com Android? so isso mto obrigado!

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Infelizmente não posso por força de contrato falar muito.

Veja como é feito hoje para iOS no RadStudio para o Android erá idêntico, salvo a parte de ter que conectar remoto no XCode, no Android você simples envia para o emulador ou device, diretamente.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não posso por força de contrato falar muito.

Veja como é feito hoje para iOS no RadStudio para o Android erá idêntico, salvo a parte de ter que conectar remoto no XCode, no Android você simples envia para o emulador ou device, diretamente.

ok, foi exatamente o q disse vcs n podem ficar falando, mas so precisava saber msm como o codigo "sai do delphi", vlw

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regys eu ainda me atrevo a perguntar uma ultima coisa, caso n puder falar n fale so coloque no comentario "n posso falar", rsrs

sabemos q n android temos algumas incompatibilidades devido as varias versoes, saberia me informar em quais versoes o software funcionaria?

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

O pessoal da Embarcadero liberou comentar sobre o Delphi para Android até que enfim :)

A data prevista de liberação para o público é setembro, podendo talvez ficar para outubro.

posso fazer minhas perguntas então? :)

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regys minhas duvidas sao bem simples mas sao alguns pontos q eu estou quase morrendo de curiosidade

como vc deve imaginar esta td mundo ansioso com este novo relase

os apps feitos em android rodam em quais versoes do android?

os componentes DBX/FireDAC estao disponiveis?

o iOS funciona como uma certa integracao com o xCode, partindo desse ponto como seria com o android? um pacote em pascal? a aplicacao seria escrita em eclipse?

existe mais algum ponto relevante q queira destacar?

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Alguém poderia me indicar um software para gravação?

 

Free eu iria ou de Camstudio ou de Jing que é da mesma empresa do Camstasia Studio.

Olha aí: http://lifehacker.com/5878843/the-best-screencasting-app-for-windows

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vamos lá vou tentar responder:

 

Os apps feitos em android rodam em quais versoes do android?

Virtualmente em qualquer versão, o delphi utiliza a plataforma NDK para gerar o código nativo Android e essa plataforma suporta as principais versões.

 

Os componentes DBX/FireDAC estao disponiveis?

Sim o FireDAC está disponível ele é a suíte de acesso a dados padrão e a única multiplataforma até o momento, ele faz parte das versões, Ultimate, Entreprise ou Architect do XE5, para as outras versões é possível comprar a parte. Veja mais em: https://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio/firedac

 

O iOS funciona como uma certa integracao com o xCode, partindo desse ponto como seria com o android? um pacote em pascal? a aplicacao seria escrita em eclipse? Existe mais algum ponto relevante q queira destacar?

A aplicação é toda escrita em object pascal normalmente, como qualquer aplicativo delphi.

O "delphi para Android" utiliza a plataforma NDK, falando bem simploriamente ele pega o código compilado pelo delphi e gera os pacotes para o Android, tudo nativamente.

Veja mais em: http://www.ibm.com/developerworks/br/opensource/tutorials/os-androidndk/section2.html

Uma coisa interressante, não é preciso instalar nada a mão, o instalador do XE5 já te dá a opção de instalar o SDK e tudo que for preciso para o desenvolvimento Android, você pode optar por utilizar esse padrão ou não instalar e configurar um por conta própria.

Outra coisa interessante, basta trocar o target do compilador no project explorer para trocar entre iOS, Android ou Desktop, sem mecher em nada do código, penso que aplicações que utilizem recursos mais aprimorados do SO mobile tenham algum trabalho, mas o desenvolvimento normal é quase sem graça, basta trocar o targe é recompilar, pronto, inclusive a utlização de acesso a dados e tudo o mais.

Existe o suporte a DataSnap e tudo que já existe hoje e estamos acostumados.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olha posso dizer com toda a calma, o negócio ficou muito bom, simples, prático, portável, eu não tinha visto nada parecido ainda.

É muito simples ir de uma plataforma a outra sem necessidade de alterações, dependendo do aplicativo, como eu disse, basta trocar o targe, muito fácil.

 

O que achei interessante é a facilidade de desenvolver desktop, ios e android ao mesmo tempo, no mesmo aplicativo usando o mesmo código e tudo sempre utilizando linguagem e componentes nativos do delphi, outra coisa interessante, não precisa se preocupar com imagens de botões e coisas do tipo, ele já tem configurações para as principais utilizadas e seguindo o padrão dos SOs.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1281 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...