Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Delphi X Android


  • Este tópico foi criado há 1254 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

eu so desenvolvo para delphi, como a plataforma android vai ser incrementada no rad studio eu gostaria muito de ouvir um comparativo de quem desenvolvia por exemplo com a sdk oficial da google ou com eclipe e q esta testando o delphi for android, e ler esta opiniao, kkk embolei demais ou deu pra entender?

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olha eu vou dizer minha opnião, eu usei o eclipse e usei o andoid studio.

Eu gostei mais do Delphi, mas isso tem a ver com meu costume com a linguagem e IDE, com certeza alguém que faz com eclipse vai pensar diferente.

 

Quanto ao resultado final, basicamente é a mesma coisa, li em um artigo que os aplicativos com NDK são mais rápidos, mas não fiz testes para ter certeza, no site que passei lá atrás se não me engano comentam isso.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

para aqueles que estavam aguardando o lançamento do DX5 com target para Android, fica ai o link pra quem quizer conferir:

 

http://www.embarcadero.com/products/rad-studio?cid=701G0000000XKsv&elq=9dab2d7d446e41edb29375218b362592&elqCampaignId=464

Editado por Solivan

Sistema de Automação Comercial para diversos segmentos
NF-e, NFC-e, SPED Fiscal - www.arenasoft.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Sobre desenvolver aplicativos para Android, eu utilizo desde o ano passado o Oxygene/Cooper que gera aplicações nativas para Java e Android.

 

A aplicação já esta sendo utilizada pelos meus clientes.

 

O interessante do Oxygene é que é Nativo, e gera para muitas plataformas, pois o Oxygene é um produto que gera .NET, iOS e JAVA.

 

As caracteristica do Oxygene é gerar código Nativo, então sua aplicação não será multi plataforma. Mas código não visual pode ser escrito dentro do Sugar, então ele é compativel com todas as plataformas.

 

A linguagem é o pascal, o mesmo do delphi com algumas caracteristicas adicionais, e o Oxygene tem o Oxydizer, eu posso pegar um exemplo em java e colar no Oxygene que ele transforma para Pascal ( isto vale para exemplos de iOS ou .NET ).

 

Eu também uso o DA Abstract com o Oxygene/Android, que acho muito melhor que o DataSnap ( vide Schema Modeler ).

 

Eu até o momento estou satisfeito com o produto e recomendaria.

 

Um abraço,

José Carlos.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia ... alguém ja conseguiu criar um .apk e executar em um device ?

Instalei o XE5, em um form coloquei um botão e uma label, ao direcionar a compilação para o simulador que veio com o próprio sdk (rsxe5_android (5554)), simplesmente não acontece nada ... a tela fica preta e não se a aplicação não roda. Transportei esse .apk gerado para um aparelho, e o efeito é o mesmo.

Isso também acontece com os exemplos fornecidos (pasta samples).

Existe alguma configuração a ser feita ? Percebi também que o .apk ficou muito grande (6 megas) para apenas um button e uma label, é isso mesmo ?

Obrigado.

 

Sérgio

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regys poderia me tirar so mais uma duvida eu estou perguntando mas ninguem responde XD

vc cria um app mobile firemonkey, da um F9.... qto tempo demora para terminar de compilar e aparecer seja no emulador ou no dispositivo?

pergunto isso pq aki o tempo de compilar esta demorando de 2 - 5 minutos, n sei se é só comigo, poderia me responder pra eu me localizar rsrs

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia ... alguém ja conseguiu criar um .apk e executar em um device ?

Instalei o XE5, em um form coloquei um botão e uma label, ao direcionar a compilação para o simulador que veio com o próprio sdk (rsxe5_android (5554)), simplesmente não acontece nada ... a tela fica preta e não se a aplicação não roda. Transportei esse .apk gerado para um aparelho, e o efeito é o mesmo.

Isso também acontece com os exemplos fornecidos (pasta samples).

Existe alguma configuração a ser feita ? Percebi também que o .apk ficou muito grande (6 megas) para apenas um button e uma label, é isso mesmo ?

Obrigado.

 

Sérgio

eu estava com o mesmo problema, então tive que baixar api's menores estou usando a api 11 (android 3.0)pois é a menor que consegui compilar,

na api 10 (Android 2.3) estou tendo problemas para compilar,

com a api 11 o apk ficou menor pouca coisa em relação a (api 14 padrão)

Editado por datilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A procura foi grande então eles abriram mais dois dias, hoje e amanhã, veja no site da Embarcadero, ainda dá tempo, valeu a pena.

Quanto ao material off-line, eles costumam liberar somente depois de finalizado o webinar, penso que sexta-feira em diante, geralmente é disponibilizado no canal do youtube da Embarcadero.

 

Canal Embarcadero Brasil: http://www.youtube.com/channel/UC7zd5W1fyWfCbMVGWGXB92A

Canal Embarcadero Inglês: http://www.youtube.com/channel/UCMmsCQhkz-WlJ-IVBzPhbgA

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu estava com o mesmo problema, então tive que baixar api's menores estou usando a api 11 (android 3.0)pois é a menor que consegui compilar,

na api 10 (Android 2.3) estou tendo problemas para compilar,

com a api 11 o apk ficou menor pouca coisa em relação a (api 14 padrão)

Bom dia Datilas ... como eu faço pra alterar a api a ser usada ?

Consegui baixar a 11 pelo Sdk Manager mas não estou sabendo como deixa-la como padrão.

Obrigado.

 

Sérgio

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O problema de tela preta é tratado no vídeo que postei, o emulador não funciona corretamente dentro de simuladores, precisa estar executando ele em uma máquina real, isso é um problema conhecido do emulador, outra coisa que gera o problema e não marcar para utilizar a GPU DO HOST no emulador.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O problema de tela preta é tratado no vídeo que postei, o emulador não funciona corretamente dentro de simuladores, precisa estar executando ele em uma máquina real, isso é um problema conhecido do emulador, outra coisa que gera o problema e não marcar para utilizar a GPU DO HOST no emulador.

Boa tarde Regys ... estou compilando em uma maquina real. Não achei a opção GPU HOST ... achei a GPU Emulation e atribuí como "yes".

 

Sérgio

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não consigo. Segui as orientações, mas nem no simulador nem o deploy para o aparelho. A tela fica preta.

Tentei da API 10 à 18 e nada.

Anexei uma foto do momento do deploy onde o aplicativo roda por um momento e fecha sozinho.

Agradeço a qualquer dica.

 

Sérgio

post-53-0-62689800-1379814688_thumb.jpg

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Verifique se está usando uma das APIs e aparelhos suportados:

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Android_Devices_Supported_for_Application_Development

 

Veja também neste link se não esqueceu alguns dos passos de deploying.:

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Android_Mobile_Application_Development

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O suporte aos aparelhos ainda é pequeno, eu tentei em um duos como este ai da foto e realmente não funciona, mas em um nexus rodou redondo.

mas so pra mim entender o q seria essa incompatibilidade? é algo q tem q partir da embarcadero? é alguma incompatibilidade devido a API? hardware??? poderia me ajudar a entender?

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Então, se você entrar nos links que postei acima sua resposta vai estar respondida, chegou a lê-los?

 

mas so pra mim entender o q seria essa incompatibilidade? é algo q tem q partir da embarcadero? é alguma incompatibilidade devido a API? hardware??? poderia me ajudar a entender?

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, se você entrar nos links que postei acima sua resposta vai estar respondida, chegou a lê-los?

sim regys eu li XD

é q eu testei um app em dois aparelhos diferentes, mas ambos com a msm versao do android, em um rodou e em outro n! sendo assim nesse caso eu descartei a possiblidade de API e comecei a pensar q pudesse ser o hardware, mas eu ainda sou pouco entendido qto a essas incompatibilidades

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1254 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.