Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nova Ecf Bematech Mp4200 Th Fi


  • Este tópico foi criado há 2960 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Vamos utilizar esse espaço para trocar informações e reportar bugs com relação a esse novo modelo.

 

Links:

 

- Publicação: http://partners.bematech.com.br/2013/02/edicao-138-novo-emulador-da-mp-4200-th-fi/

- Download: http://partners.bematech.com.br/suporte-recursos/downloads/?did=250

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Em tempo... até onde eu sei não existe esse ECF para venda... ou ainda UF  que esteja autorizando o uso dele...

Então na minha opinião não há motivo para pressa...

 

O novo Emulador não é a mesma coisa que os ECFs MFDs atuais  da Bematech...

 

Acho que o lançamento do Emulador é uma forma de "forçar" a entrada do ECF 09 que sofre concorrência com o SAT e NFCe

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Achei que a Bematech já estava vendendo a MP 4200 TH FI, mas pelo visto, só a homologaram...
 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava tentando implementar as funções da dll nova deles pois vai ter uma apresentação na SEFAZ-ES no dia 12 dessa ECF mas porem se usar a dll nova deles os outros modelo de ecf não funciona corretamente, entrei em contatos com a bematech agora pouco e eles ficaram de verificar o problema e por enquanto pediram para usar as dlls antigas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe alguma forma de como comunicar o Emulador com essa nova dll? se eu usar essa nova dll 7.0 as outras impressoras para de funcionar e nao sei como q comunica com o emulador pois eles falaram q a conecções é a mesma mas não consigo mais fazer minha aplicação funcionar mesmo eu passando so a função

Bematech_FI_AbrePortaSerial ela ja m retorna erro..

 

ta brabo a coisa ... sem material de apoio ja liguei para a bematech e nem tem previsao para liberar material de apoio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

tchuk,

 

  Infelizmente não. Se precisa de ajuda para comunicação com ECF usando a dlls dos fabricante, independente do fabricante, deve procurar a ajuda deles. Se nem a Bematech está conseguindo passar informações da comunicação usando a dll deles dos ECFs deles, então fica difícil. Terá que aguardar mesmo...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Fundadores

Acabei de enviar algumas correções para a classe ACBrECFEscECF

 

Data: 01/04/2013
-- ACBrECFEscECF --
[+] Criado mecanismo de memória temporária em disco, para manter o valor das
    propriedades que não podem ser retornadas pelo protocolo como SubTotal,
    TotalPago, TotalAPagar, etc.  Isso permite perssitir em arquivo os valores
    de propriedades que seriam perdidos com o re-inicio do programa. (por: DSA)

[-] Correção no retorno de GetTotalPago   (por: DSA)


Provavelmente esta classe está operacional agora... mas ainda devem haver vários bugs...Segue abaixo um resumo da conversa que tive com a Bematech e as correções que apliquei após as respostas deles...

 

Em Preto minhas perguntas

Em Azul, resposta da Bematech

Em Vermelho minha réplica

 

 

1 - Não há como recuperar informações do Documento em andamento.

Senti uma falta tremenda de algum comando do Grupo 26 que retorne informações do Documento em andamento com: SubTotal, TotalPago, TotalAPagar, NumeroDoUltimoItem, etc

Também seria muito útil poder obter informações dos pagamentos realizados no último Cupom, algo como:
Sequencia | IndiceFormaPagamento | ValorPago | .... Sequencia | IndiceFormaPagamento | ValorPago


Também faz muita falta, saber qual é o tipo do último Documento Impresso no ECF  (muito útil para sabermos se é passível de cancelamento)

[bEMATECH] Entendida a necessidade. Realmente não há comando específico para retorno destes dados. Eles podem ser lidos, mas somente como parte da resposta de alguns comandos.

Podemos implementá-los numa revisão da MP-4200 TH FI. Se vc puder nos passar a lista de dados que deseja obter, nos ajudará na implementação dos mesmos para a próxima revisão do ECF.
 

Sem correção até o momento... porém a memória em disco recém criada, pode minimizar este problema

 

2 - Falta o retorno de alguns Parâmetros de Configuração, no bloco 26

Não achei uma maneira de recuperar as seguintes informações: NumLoja, NumSerieMFD, NumUsuarioAtual, DataHoraSoftwareBasico, NumCCDC, PermiteDescontoISSQN

[bEMATECH] Seguem respostas:

·         NumLoja: Existe um comando de fabricante para isso. Comando 26, Grupo 99, Índice 5. O retorno é: Sequencia|Loja|Operador|Aplicativo

Vamos gerar uma tabela de comandos de fabricante. Constará no manual do produto.
Não utilizado pois quebraria compatibilidade com futuros ECFs do mesmo protocolo

 

·         NumSerieMFD: Não existe mais número de série da MFD, uma vez que a MFD é resinada junto com a MF e com o restante do MFB.

OK

·         NumUsuarioAtual: não é possível cadastrar mais de um usuário no mesmo MFB. Então, o número de usuário atual é sempre 1.

OK

·         DataHoraSoftwareBasico: podem ser usados dois comandos para obter este retorno:

3.10.3.4.68. Pesquisa de atualização de Software Básico

3.10.3.4.67. Identificação do ECF

A princípio estes comandos seriam de uso exclusivo do Fisco, mas foram liberados para acesso pelo PAF.

Perfeito, funcionando...
 

·         NumCCDC: não entendemos a necessidade. É um retorno do Contador de CDC?
Realmente não se aplica
 

·         PermiteDescontoISSQN: no 09/09, sempre permite desconto em ISSQN.

OK


 

 

3 - Falta a leitura de alguns sensores

Não há como saber se o Cheque foi inserido

[bEMATECH] Caso seja desenvolvida impressora duas estações, a leitura deste sensor será implementada como retorno do fabricante. Há mais algum sensor faltando?
Sem necessidade no momento... Nenhuma função de cheque foi ainda implementada na classe

 

4 - Captura do Espelho MFD pela Serial

Há o comando de Re-Impressão da MFD, mas não há como Capturar do Espelho MFD pela Serial, assim como existe esta opção para a LeituraX

[bEMATECH] Há realmente necessidade da captura da reimpressão da MFD pela serial? O download e geração da cópia em texto estão disponíveis atualmente na DLL.
A fazer... Ainda não testei a nova DLL

 

5 - Estorno de CCD não é específico por pagamento

Estorno de CCD só recebe como parâmetro de entrada um COO e não recebe uma Forma de Pagamento ou Sequencia.... O comando estornaria todos os CCDs do Cupom ??

[bEMATECH] Devido à restrição do ATO COTEPE, só é possível estornar o último CCD emitido (desde que não haja a emissão de qualquer outro documento após este CCD).
Não compreendi completamente... e também não testei ainda...


6 - Bloqueio de ECF com Redução Z pendente e Cupom Aberto

Nessa situação o ECF ficou bloqueado...

Na tentativa de emitir uma Red.Z o equipamento retornava o erro:

"Erro: 5-1 - Erro em Cupom Fiscal; Comando enviado não pode ser executado, pois existe um Cupom Fiscal aberto."

Na tentativa de Cancelar ou Fechar o Cupom, o erro retornado era:

"Erro: 8-1 - Erro em Redução Z; Redução Z pendente ou já realizada na data"

[bEMATECH] Situação já corrigida.
Perfeito, foi erro na programação da classe do ACBr... já corrigido...

 

7 - Lentidão do Protocolo

Toda operação no ECF gera 4 ou 6 passos de comunicação... e a cada resposta de ECF ocupado (WAK), precisamos aguardar no mínimo 200 milissegundos... Segue abaixo trecho do LOG gerado pelo ACBrECF para as operações de LeituraX e captura do COO

[bEMATECH] Apesar da protocolo especificar tempos, eles são tempos máximos. A impressora é capaz de dar respostas mais rápidas. Sugerimos diminuir bastante este intervalo de 200ms e aumentar o número de tentativas. Para começar, poderia diminuí-lo para 10ms e verificar o ganho.
Modifiquei para 100 Milisegundos, pois notei (lendo o Log) que com 10 milissegundos ele acaba solicitando o Status por 10 vezes.. Mesmo assim o protocolo continua bastante lento... (A fazer: testar se ocorre o mesmo com a DLL)


1 - Perde de caracteres acentuados na captura pela Serial
Quando efetuamos a captura de relatórios pela Serial (como Leitura X ou Leitura da Memória fiscal) todos os caracteres acentuados são eliminados... Veja o trecho abaixo:


------------------INDICADORES-------------------
 Qtde de CCD No Emitido:                    0000
Tempo Emitindo Doc. Fiscal:             00:00:00
Tempo Operacional:                      00:01:50
 Qtde Redues Restantes:                    3649
 Memria de Fita Detalhe Remanescente:    100,00%
------------------------------------------------

Trecho do Log...
[LF] Qtde Redues Restantes:                    3649[LF] Memria de Fita Detalhe Remanescentt
[bEMATECH] Os caracteres são retornados em formato hexadecimal obedecendo o Code Page 1252 (Latin I). Pode estar ocorrendo algum problema no momento da conversão dos caracteres.

O problema continua... pode ser algo relacionado ao Emulador... pelo que notei, na saída da Serial já vem com os carácteres faltando


2 - Informações de Totalizadores do ICMS não traz a Base de Calculo

O Retorno do Comando 26, grupo 5 - Totalizadores ICMS/ISS, traz:  índice|tipo|%|valor|
mas não traz a Base de Calculo do ICMS

[bEMATECH] Realmente, o valor retornado é o do imposto devido. Vamos estudar a possibilidade de alterar o comando para retornar a Base (numa próxima versão) ou, caso seja necessário, podemos prever outro comando que retorne a base.


3 - Inconsistência na formatação do Índice dos Meios de Pagamento
O Retorno do comando 26, grupo 14 - Tabela de Meios de Pagamento, traz os índices sem 0 a esquerda:
   09:29:12:939 RX <- [sOH][24][26][NUL][NUL][sOH][NUL][NUL][NUL]{[NUL]1|Dinheiro|0|2|CHEQUE|1|3|CHEQUE PRE|1|4|CARTAO|1|5|C.DEBITO|1|6|C.CREDITO|1|7|CARNE|1|8|FINANCEIRA|1|9|TICKET|1|10|VALE|1|[142]

Ao passo que o comando 26, grupo 7 - Totalizadores de Meios de Pagamento, traz o índice com zeros a esquerda...

   09:29:19:023 RX <- [sOH][25][26][NUL][NUL][sOH][NUL][NUL][NUL]M[NUL]01|000|02|000|03|000|04|000|05|000|06|000|07|000|08|000|09|000|10|000|21|000|[170]

[bEMATECH] Este comportamento foi identificado na impressora. Poderá ser padronizado em novas versões.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Daniel fiz um teste ontem com emulador abri o cupom adicionei item, totalizei o cupom, o sistema fez todo processo fechou a venda, mas no emulador a venda ainda faltou feichar, mas no sistema fez todo o processo certinho... so q no emulador ficou faltando o fechamento do cupom....

 

estou usando a venda com ACBrECF + ACBrTEFD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe a demora estou enviando o Log e uma imagem de como fica o emulador ao finalizar a venda.

 

Outra coisa é quando eu entre no sistema e ativo o ACBrECF esta me retornando um monte de ecessões no sistema de campos retornando null como o COO, Datas, Horas...

 

O emulador e as dlls eu baixei ontem do site da bemetch e os componentes ACBr estão atualizados

 

 

ECF09_09.txt

post-1071-0-52167500-1367706234_thumb.pn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Fundadores

Recentemente, recebi um modelo de ECF MP4200TH FI, ou seja, o novo "ECF blindado" ou ainda o "ECF 09/09" como estão sendo chamados esse modelo...

No ACBrECF chamamos ele de EscECF, pois esse é o nome do Protocolo implementado para todos os ECFs desse novo convênio.

 

Com o ECF em mãos, apliquei diversas melhorias na classe ACBrECFEscECF

 

Todas as modificações e melhorias implementadas estão descritas no arquivo ACBrSerial-change-log.txt

 

Acredito que agora seja possível utilizar o ECF em produção, no entanto solicito ajuda de todos os interessados para aumentarmos os testes, pois o prazo para a implementação deste ECF no estado de SC é 01/10/13
 

 

Informamos que foi publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, no dia 26.04.2013, o Decreto nº 1.509 de 24 de abril de 2013, que introduziu alterações no RICMS - ANEXO 09 - Emissor de Cupom Fiscal e estabelece que os ECF´s – Emissores de Cupons Fiscais do Convênio nº 85/01 são autorizáveis em Santa Catarina até a data de 30 de Setembro de 2013. A partir desta data, serão autorizados somente o NOVO ECF do Convênio nº 09/09.

 

 

Agradeço muito a Bematech pela doação do equipamento e pelo apoio e suporte que tem nos dado, principalmente ao André Munhoz, que tem uma paciência incrível comigo ;)

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Eu só vou pedir pro pessoal criar tópicos novos para cada sugestão/bug/melhoria do novo protocolo. Senão daqui a pouco esse tópico já vai encher de páginas e ficará difícil até para controlar as informações.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Apliquei algumas correções na classe:

 

[-] Correção no protocolo de comunicação. Adicionando tratamento para o caso do
    ECF retornar WACK (ocupado) durante o envio do comando.    (por: DSA) [*] Modificada as rotinas "ProgramaRelatorioGerencial, ProgramaFormaPagamento,
    ProgramaComprovanteNaoFiscais, AchaFPGDescricao, AchaRGDescricao,
    AchaCNFDescricao" para usar apenas caracteres válidos na Descricao, de
    acordo com o Previsto na Lei: " Máximo de 15, Mínimo de 4 caracteres ASCII
    de posição 65 a 90 (letras maiúsculas) ou 97 a 122 (letras minúsculas)"  (por: DSA)
[-] Correção no retorno de "GetTotalPago", criando controle interno para
    administrar o valor, já que o Protocolo não retorna essa informação (por: DSA) [*] Aplicado ajuste em "VendeItem", inserindo tratamento no tamanho mínimo do
    código do Produto de acordo com a Lei. Se o mesmo for inferior a 3, são
    inseridos zeros a esquerda. Ex: "1" = "001"      (por: DSA) 

 

 

Agora já consigo utilizar o protocolo ecfEscECF em meu PDV final... :)

 

Uma coisa que esqueci de comentar nos meus posts anteriores... é que o ECF real, possui apenas porta USB, mas assim que instalado, ele cria uma porta Serial virtual no Windows, o que permitiu o acesso ao ACBr sem maiores complicações...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Pessoal.

 

Preciso utilizar o protocolo ecfEscECF em meu PDV devido ao convênio 09/09.

 

Mas o fato é que utilizo Linux Suse 10 com Kylix e estou com dificuldades para conectar a Bematech MP-4200 TH FI, visto que no Linux não é criado automaticamente a conexão USB X COM.

 

Alguém já conseguiu utilizar o protocolo ecfEscECF no Linux para a impressora Bematech MP-4200 TH FI?

 

Fico no aguardo.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Nesse Link, da Bematech, há drivers para Linux... Eles não funcionam ?

http://www.bematech.com.br/equipamento-produto-impressoras+fiscais-mp-4200+th+fi-downloads.html#conteudo

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse Link, da Bematech, há drivers para Linux... Eles não funcionam ?

http://www.bematech.com.br/equipamento-produto-impressoras+fiscais-mp-4200+th+fi-downloads.html#conteudo

 

Ainda não tentei utilizar a biblioteca da propria Bematech.

 

Como utilizo para algumas das minhas impressoras o protocolo ecfFiscNet do ACBr, pensei em utilizar o ecfEscECF no Linux para a impressora Bematech MP-4200 TH FI, isso não é possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2960 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.