Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Arredondamento X Truncamento


Sommus
  • Este tópico foi criado há 3936 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores,

 

Para resolver o problema da diferença de centavos no fechamento do cupom, fui orientado pelo pessoal da daruma e bematech a fazer o truncamento ou arredondamento conforme regra abnt... Até aí, tudo bem, é tranquilo...

 

Então, apenas preciso saber se o ECF irá arredondar ou truncar o valor do item...

 

Vi que o ACBRMonitor tem um comando "ECF.Arredonda" para saber isso...

 

Porém, no suporte da Daruma, me informaram que, nos novos ECF´s (MFD), a decisão de arredondar ou truncar é feita no momento de enviar o item para o ECF e não mais no momento da lacração do mesmo... Então, deveria ser no comando ECF.VendeItem... Essa informação procede?

 

No manual que tenho do ACBRMonitor, não tenho esse parâmetro no ECF.VendeItem... Isso já está implementado? Será implementado?

 

Bom, caso, não seja por item, então teria que usar mesmo o comando "ECF.Arredonda"? É ISSO?

 

Obrigado pela atenção,

 

Reginaldo

Editado por reginaldosommus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Use o comando ECF.setarredondaitemmfd(1) para ativar a opção de arredondamento nos ECFs com MFD da daruma. Para ver como está a propriedade atual use o comando ECF.arredondaitemmfd.

Caso esta propriedade esteja como True o próprio ACBrECF se encarrega de enviar o comando de arredondamento a cada item.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro André,

 

Não entendi... não consta esses comandos no manual do acbrmonitor... então, o comando "ECF.setaarredondaitemmfd(1)" tenho que fazer a cada item? O comando ECF.arredondaitemmfd, para verificar, também tenho que fazer a cada item?

 

Se eu apenas verificar o comando ECF.Arredonda, funcionaria em qualquer impressora, pra saber se o total do item no ECF será arredondado/truncado?

 

E outra, qual a relevância dos flags "Arredondamento por quantidade" e "Arredondamento MFD", que são configurados no ACBRMonitor?

 

Esse flag "Arredondamento MFD" é o valor que o comando "ECF.setaarredondaitemmfd" mofifica?

 

Obrigado pela atenção,

 

Reginaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não entendi... não consta esses comandos no manual do acbrmonitor... então, o comando "ECF.setaarredondaitemmfd(1)" tenho que fazer a cada item? O comando ECF.arredondaitemmfd, para verificar, também tenho que fazer a cada item?

Vc precisa chamar apenas uma vez o comando ECF.setaarredondaitemmfd(1) para ativar o arredondamento, o componente ACBrECF irá se encarregar de enviar automaticamente a cada comando de venda de item o comando para arredondar.

O comando ECF.arredondaitemmfd é apenas para saber o estado atual do parâmetro, se já está ativado ou não, e se vc ativar o flag "Arredondamento MFD" na interface do ACBrMonitor tem o mesmo efeito de chamar o comando ECF.setaarredondaitemmfd(1), os dois se referem a mesma propriedade do componente.

O comando ECF.Arredonda serve para ver como o ECF foi lacrado, mas como vc mesmo já viu na Daruma, isso não funciona mais nos ECFs novos.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O flag "Arredondamento por quantidade" tenta aumentar o valor da quantidade para chegar ao valor aproximado do total, por exemplo vc tem os seguintes valores:

0,015 x 1 = 0,015 - Seu ECF está configurado para truncar, então o valor final seria 0,01, mas vc gostaria que ficasse 0,02, então se o "Arredondamento por quantidade" estiver ativador o componente irá aumentar a quantidade para 0,02 para que o total fique como 0,02 - 0,02 x 1 = 0,02

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André,

Somente, para que não fique dúvida alguma:

1) O comando ecf.arredonda ainda funciona em todos os ecf´s (inclusive os novos com mfd) ?

2) Se o comando ECF.arredondaitemmfd me retorna que o item será arredondado, é CERTEZA que isso ocorrerá, em todos os modelos de ECF?

A questão é que tenho que ter certeza do que o ecf irá fazer: ARREDONDAR ou TRUNCAR... Pois, meu sistema fará o que o ECF fizer para que o total do item no meu sistema seja EXATAMENTE igual ao total do item no ecf... O ideal mesmo seria que eu pudesse ler o total do item registrado no ecf... aí não precisaria verificar nada, apenas pegar o total que o ecf calculou....

Obrigado pela atenção,

Reginaldo

Editado por reginaldosommus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah... quanto ao "Arredondamento MFD":

 

1) Tive problemas na ECF DARUMA... não funcionou!

2) O que exatamente o acbr faz nesse caso? Ele diz ao ECF que é pra arredondar, e o ECF arredonda conforme a regra ABNT, ou ele força um arredondamento, conforme a regra que estamos acostumados a trabalhar (até 4, pra baixo e acima de 4, pra cima) ???

 

Acho que o melhor a fazer é meu sistema ler ecf.arredonda e se arredonda eu aplico o arredondamento abnt e se trunca eu trunco... Resta saber, se o ecf.arredonda funciona tranquilo nos novos ecf´s....

 

Obrigado pela atenção,

Reginaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

aqui 

"Acho que o melhor a fazer é meu sistema ler ecf.arredonda e se arredonda eu aplico o arredondamento abnt e se trunca eu trunco... Resta saber, se o ecf.arredonda funciona tranquilo nos novos ecf´s...."

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

reginaldosommus

em primeiro lugar você tem alguns modelos mais recentes que ao vender o item ele passa essa informação

agora as que não possui você pode ou ler a informação na ecf que ela tem lá dizendo se arredonda ou trunca e efetuar

o calculo em cima dessa informação, ou usar o arredondaporqtd 

que dai ele vai aproximar do valor caso tenha diferença lembrando que ele vai mexer na quantidade para chegar ao valor desejado

 

caso tenha falado besteira os colegas me corrijam 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar,

 

Não é tão simples assim... Veja bem:

 

Tenho aqui uma MP2100 (Que é de um convênio que não arredonda, ela somente trunca, independente de qualquer configuração)... Mas, percebi que o comando ECF.Arredonda, me retorna o mesmo que o comando ECF.ArredondaItemMFD... Então, ele me retorna "True", se o flag "Arredondamento MFD" no acbrmonitor tiver marcado... Mas, esse ecf não arredonda de forma alguma, somente trunca... Então, não posso confiar no comando ECF.Arredonda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que os comandos de leitura/definição de arredondamento/truncamento no acbrmonitor estão meio que confusos... não dá pra entender exatamente o que fazem...

 

O que preciso é simplesmente saber se ao enviar o item ao ecf devo calcular o arredondamento abnt ou truncar... mas, não consigo essa informação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Agora que me liguei que você está falando do monitor

Desculpe mas é mesmo você não vai saber ou melhor não lembro se tem um comando para saber ao iniciar a ecf no monitor

se ela está configurado para truncar ou arredondar

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar,

 

Não creio que seja problema com o acbrmonitor, não acho que com os componentes do acbr seja diferente, a questão são as diferenças nos próprios ecfs, tem ecf com mfd de convênio que não permite arredondamento, e tem ecf´s (os mais atuais) que o arredondamento é no item... então a conclusão que cheguei é que o melhor a fazer é colocar uma configuração (por ecf) no meu sistema para que o usuário "escolha" se o sistema vai arredondar ou truncar, então, se mesmo assim o total do cupom no ecf tiver dando diferença do total do cupom no sistema, o usuário tem a configuração... desde que meu sistema faça o cálculo do arredondamento conforme a norma abnt, assim não terá diferenças... Fica de forma manual, mas, não vejo outro jeito, ou seja, se o ECF somente trunca, então, o sistema será configurado para truncar, se o ECF tem opção de arredondar, então o usuário será configurado para arredondar....

 

Abraços,

Reginaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro André,
 
Encontrei o comando, que na verdade é ECF.SetArredondaItemMFD(), porém, não funciona....
 
Tentei enviar ECF.SETARREDONDAITEMMFD(1) e ECF.SETARREDONDAITEMMFD(True) e o resultado é o mesmo, não altera a configuração que está no ACBRMonitor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Reginaldo,

 

O comando vai setar o arredondaitemMFD internamento no monitor, ou seja configurar o ACBrECF que o monitor possui para trabalhar assim.

 

Existem uma ressalva, nem toda a impressora fiscal aceita essa configuração.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Você pode ligar o Arredondamento de Item MFD na aba ECF ...

 

Como o Regys falou... alguns ECFs não suportam esse recurso... após a tentativa de Venda de Item, leia essa propriedade novamente... se ela estiver False, é porque o ECF não suporta...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.