Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

André Munhoz

Fabricantes
  • Total de ítens

    5
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

Posts postados por André Munhoz

  1. Olá Partner Bematech e Desenvolvedor de Software,

    Muitas dúvidas surgiram no mercado com as mudanças que o varejo sofreu em relação as obrigatoriedades fiscais no ponto-de-venda. Com o decorrer do tempo, muitas foram sanadas com o mercado conseguindo absorver e se adaptar a elas. No entanto, tenho percebido que algumas dúvidas ainda perduram entre os desenvolvedores – Como fica o TEF sem o ECF?

    Com as obrigatoriedades da NFC-e na maioria dos Estados brasileiros e o equipamento SAT no Estado de São Paulo, muitas aplicações comerciais passaram por adaptações, algumas nem tanto e outras drasticamente. Regras de negócio foram modificadas em função da saída do ECF do ponto-de-venda, e outras novas foram implementadas com a entrada da NFC-e e o SAT.

    Acompanhando estas adaptações temos o TEF, que também precisou de um novo controle e de novas rotinas de impressão das transações, sendo realizadas agora em uma impressora comum de recibos - conhecida entre nós como "impressora não fiscal".

    Aí você me pergunta: "Como fica todo aquele tratamento que o roteiro de integração do TEF exigia?"

    Os Estados que continuam obrigando o uso do ECF no ponto-de-venda mantêm o TEF da mesma maneira, ou seja, o mesmo roteiro de integração do TEF com o ECF já conhecido por todos nós.

    Para a NFC-e e o SAT foi disponibilizada pelas TEF Houses um novo roteiro de integração, muito mais simples e rápido. 

    E você sabia que o TEF nunca dependeu do ECF para funcionar?

    Simplesmente, o TEF funciona sem relacionamento algum com qualquer tecnologia fiscal. O ECF foi apenas o complemento para a impressão das transações realizadas devido a sua obrigatoriedade, gerando assim um roteiro de integração vinculando a impressão do TEF.

    Nesta edição de nosso BSP News, quero compartilhar com você nosso Partner e desenvolvedor de software, algumas dicas para integrar o TEF e a NFC-e/SAT com impressora de recibos.

    Vamos lá!

    As TEF Houses disponibilizam uma nova documentação que orienta o desenvolvedor na integração de sua aplicação comercial com o TEF, visando as operações com NFC-e e SAT.

    Uma das operações que sofreu adaptação foi a impressão do comprovante do TEF.

    Vamos relembrar um pouco como era no ECF:

    A aplicação comercial, após concluir a venda do cupom fiscal, abria um comprovante de crédito e débito (o famoso "CCD") e imprimia todo o conteúdo do TEF nele.

    Se houvesse um erro de comunicação durante a impressão do TEF, era exibida uma mensagem ao(a) operador(a) do caixa perguntando se desejava reimprimir. Caso a resposta fosse "SIM", a aplicação comercial encerrava o comprovante de crédito e débito e abria o relatório gerencial para realizar a reimpressão.

    Se houvesse uma queda de energia durante a impressão do TEF, onde todo o PDV era desligado, ao retornar, a aplicação comercial era obrigada a não confirmar a transação pendente.

    Lembra disso? ;)

    As verificações de queda de energia e de erros de comunicação durante a impressão do TEF ainda se mantêm para o uso com NFC-e/SAT e a impressora de recibos.

    É possível testar o erro de comunicação fazendo uma leitura de status da impressora (para os modelos MP-4200 TH e MP-100S TH, disponibilizamos via dll MP2032/MP2064 funções para isso).

    Para estas verificações, o novo roteiro do TEF pede para que seja exibida uma mensagem ao(a) operador(a) do caixa: "O cupom TEF foi impresso corretamente?".

    Se a impressão ocorrer corretamente, ao responder "SIM", a aplicação comercial deve confirmar a transação TEF, liberando o PDV para a próxima venda.

    Se a impressão não ocorrer corretamente, o(a) operador(a) do caixa tem ainda mais duas opções a escolher, sendo "NÃO" para que a aplicação comercial não confirme a transação TEF exibindo a mensagem "Última transação foi cancelada. Favor reter o cupom." ou "REIMPRIME" para que a aplicação comercial possa realizar novamente a impressão do TEF, voltando ao fluxo da primeira mensagem ao(a) operador(a) do caixa.

    No caso da não confirmação do TEF, a dica é exibir uma nova mensagem ao(a) operador(a) do caixa, alertando que a transação TEF será cancelada, como por exemplo "Tem certeza que quer cancelar a transação TEF", solicitando a senha do supervisor ou gerente do estabelecimento, caso a resposta seja SIM. 

    Na queda de energia, onde todo o PDV desliga, ao retornar, a aplicação comercial deve verificar que há uma transação pendente de confirmação e realizar a confirmação da mesma, reimprimindo a transação TEF.

    Perceba que já houveram mudanças em relação ao roteiro utilizado no ECF.

    Uma outra mudança que ocorreu foi no encerramento do cupom fiscal, onde a transação do TEF era realizada antes do pagamento do cupom, pois era a maneira de garantir que o pagamento em Cartão fosse realmente efetivado, caso contrário, era possível escolher outro meio de pagamento. Lembrando que tudo isso era impresso concomitantemente no ECF, ou seja: se abria o cupom fiscal, imprimia os itens, totalizava o cupom, realiza a transação TEF, imprimia a forma de pagamento e fechava o cupom fiscal.

    Com o novo roteiro de implementação do TEF e também com o uso da NFC-e e SAT, toda esta concomitância deixou de existir, pois agora as informações com as vendas são registradas em um arquivo .xml, assinado e enviado para a SEFAZ (no caso da NFC-e) ou enviado para o equipamento SAT. A transação do TEF ainda pode ser realizada antes do encerramento do cupom da venda, garantindo assim que a mesma tenha sucesso.

    E, somente depois do retorno com a autorização da venda, o DANFE NFC-e ou CF-e do SAT pode ser impresso na impressora de recibos, juntamente com o comprovante da transação do TEF.

    A Bematech disponibiliza ferramentas e soluções que auxiliam nossos Partners e desenvolvedores de software na melhor integração da NFC-e, SAT e TEF.

    Fica aqui meu convite para que venha conhecer e ganhar mais com as nossas Soluções Fiscais e Soluções de TEF Bematech.

    Aguardo o seu contato!

    Um forte abraço e ótimos negócios,

    André Munhoz
    [email protected]
    Programa Bematech Software Partner

  2. Olá Partner Bematech e Desenvolvedor de Software,

    Mais uma novidade incrível para você. As Soluções de TEF Bematech também proporcionam pontos no programa Bematech Software Partners (BSP)!

     

    img_fluxo_tef_02.png

    A partir de agora, você recebe pontos automáticos no BSP utilizando nossas Soluções de TEF em seus clientes.

    Funciona assim:

    - Para cada usuário de sua aplicação comercial que ative uma de nossas Soluções de TEF, você recebe 50 pontos, disponibilizados no seu Extrato, em seu Painel.

    - Os pontos são apurados a partir de nossa base de licenciamento de TEF. Nesta base, relacionamos o CNPJ do seu cliente com o seu CNPJ e geramos o ponto para você.

    Desta forma, as licenças de TEF Bematech que já possuir serão revertidas em pontos para sua empresa no programa Bematech Software Partners e para novas licenças que vier a contratar, os pontos serão computados automaticamente.

    A pontuação do TEF Bematech será mensal, juntamente com a apuração dos pontos referentes as lacrações de ECF e das vendas agenciadas.

    Se você ainda não é um parceiro de TEF da Bematech, não perca esta grande oportunidade! Além de agregar valor à sua aplicação comercial e lucrar mais, ainda ganha pontos no programa BSP.

    Mande-nos um e-mail para [email protected] e venha ganhar ainda mais com nossa parceria!

    Se sua empresa ainda não participa do melhor programa de relacionamento com empresas de softwares para Automação Comercial do Brasil, venha e junte-se ao Bematech Software Partners!

    Mais inovação, mais emuladores, mais ferramentas, mais benefícios e prêmios, mais e melhores resultados e, principalmente, mais compatibilidade e lucratividade para você.

    Quem participa do BSP só tem a ganhar!

    Um forte abraço e ótimos negócios,

    André Munhoz
    [email protected]
    Programa Bematech Software Partners

     

  3. Olá Partner Bematech e Desenvolvedor de Software,

    Não posso deixar de agradecer imensamente a participação de nossos Partners nesta campanha de distribuição de pontos do SAT Bematech e, é claro, pelas indicações em seus clientes.

    E, para incrementar ainda mais sua participação e lhe proporcionar ainda ganhos maiores, a partir de hoje 03/08/2016 estou dando 50 pontos para cada SAT instalado em seu cliente e 100 pontos se ainda estiver usando nossa Plataforma Fiscal - Fiscal Manager SAT.

    É isso mesmo! Não fiquei louco... só um pouquinho! :-D:-D:-D

    Cada SAT RB-1000 FI Bematech em uso em seu cliente vale 50 pontos no programa Bematech Software Partners, já disponíveis no seu Extrato de Pontos em seu Painel e;

    Os pontos serão em dobro, se ainda estiver usando a Plataforma Fiscal - Fiscal Manager SAT com sua aplicação comercial.

    Lembrando você de como participar:

    Se sua aplicação comercial utiliza nossa Plataforma Fiscal - Fiscal Manager SAT

    - Acesse o caminho "C:\BematechFiscal\SAT\App\Logs" no PDV e envie apenas um arquivo de log para [email protected].

    Se sua aplicação comercial gera o arquivo XML e integra o SAT Bematech via DLL

    - Envie um arquivo XML de uma venda qualquer e o log extraído do SAT para [email protected]. Não esqueça que o log extraído do SAT é fundamental para identificação do Serial Number dele. A partir do Software de Ativação é possível extrair este log.

    Não perca esta grande oportunidade de pontuar ainda mais no programa BSP e, assim, trocar os pontos na loja Partner Store!

    Se sua empresa ainda não participa do melhor programa de relacionamento com empresas de softwares para Automação Comercial do Brasil, venha e junte-se ao Bematech Software Partners

    Mais inovação, mais emuladores, mais ferramentas, mais benefícios e prêmios, mais e melhores resultados e, principalmente, mais compatibilidade e lucratividade para você.

    Quem participa do BSP só tem a ganhar!

    Um forte abraço e ótimos negócios,

    André Munhoz
    [email protected]
    Programa Bematech Software Partners

  4. Pessoal, muito boa tarde a todos!

    Tenho percebido algumas dúvidas no mercado sobre a implantação do novo layout 0.07 do SAT.

    Os schemas do XML estão disponíveis no Portal da SEFAZ. No entanto, ainda não há uma data de obrigatoriedade de uso deste layout. Portanto, a SEFAZ continua aceitando os schemas no layout anterior.

    Se o produto SAT já estiver atualizado com o novo layout, ele tbm precisará aceitar o layout anterior. A SEFAZ é quem irá rejeitar quando passar a ser obrigatório.

    Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre o tema. ;-)

    Grato e forte abraço,

    André Munhoz
    [email protected]
    Bematech Software Partners

    • Curtir 4
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.