Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 4415 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Pessoal, boa noite

Tive uma idéia que gostaria de dividir com todos, por enquanto assinei como OFF Topic, refere-se ao proprio titulo,

pois muitos de nós Analitas e Programadores temos problemas com a parte de tributação,

quer seja por falta de orientação, por falta de apoio de apoio, falta de um contador por perto,

enfim diversos são nossos calos nesta hora de definir a parte de tributação dentro de uma aplicação

e com tantas obrigações e módulos que sempre estão ocorrendo, sinto falta da troca de idéias

neste aspecto que para mim é o centro de uma aplicação, uma vez que não é universal e sempre há diversas interpretações para cada tipo de atividade.

Com isto pensei abrir um tópico dentro do forum para discutirmos sobre duvidas, melhores praticas de implementação,

desta parte que é a tributação, trocarmos idéias de Modelagem, esta parte tão ampla,

sem contar que as vezes temos um sistema unico de gestão para atender diversas tipos de atividades,

parametrizando-o de acordo com o que o cliente necessita. e ai as vezes é que encontramos dificuldades e irmos

um pouco mais além da parte técnica, coisa que já ocorre bastante aqui democraticamente.

Isto me ocorreu devido nem sempre escolhermos a melhor opção de modelagem principalmente e definição das

regras para um aspecto tão importante dos sistemas de Gestão.

Caso entenderam a proposta e considerarem legitima e oportuna, vamos dar vida a este propósito.

Agradeço a todos que visualizarem e responder antecipadamente.

Grato

Hilderaldo Barbosa

Postado

Caro Hideraldo, pela parte que me toca, também ficava tentando entender como é que algumas empresas "ADIVINHAVAM" toda a regra de negócio que envolve o cálculo de imposto mas tenho certeza que muitos de nossos amigos aprendem a regra de negócio no cliente com situações que vão aparecendo e por aí vai...

Se você der uma olhada no manual de integração do contribuinte Versão 4.0.1-NT2009.006 de Dezembro 2009 especificamente nas páginas159 e 160 você verá que poderemos modelar tabelas em banco de dados que guardem flags que podem ser utilizados na hora de calcular o imposto tais como:

* Incide ICMS?

* Incide ICMSST?

* Aplica Redução

* Calcula MVA?

Se estiver errado me corrijam, mas muitos de nós que temos estes cálculos programados na interface (o que é um contra-exemplo de boas práticas de programação) ficamos até com medo de alterar alguma linha por causa da dificuldade em dar manutenção, muitas vezes esqueçemos quais eram as regras, etc.

Atualmente estou realizando alguns cálculos de ICMS, IPI, PIS e COFINS baseados nestas tabelas com flags e melhor ainda, utilizando o poder do banco de dados de fazer este processamento em forma de procedures, o que desonera o front-end e garante que as informações serão gravadas com consistência. Se você achar interessante vamos trocar idéias e pensar em uma modelagem de banco de dados onde ficaram armazenadas junto com as tabelas de CST estes flags que serão utilizados para calcular o imposto. No meu caso eu tenho um procedimento que chama CALCULA_IMPOSTO_NFE (Nota fiscal de entrada) e CALCULA_IMPOSTO_NFS (Nota fiscal de saída) que se vira para ratear o frete + seguro + outras, calcula o preço de custo de cada mercadoria além de aplicar quando necessário os cálculos de ICMS, IPI, PIS e COFINS. Abraços.

Pedro Antônio de Oliveira Peixoto

Analista de Sistemas

Professor do IFMG SJE

http://www.eagletecnologia.com

• 2 anos depois...
Postado

Pessoal, boa noite

Tive uma idéia que gostaria de dividir com todos, por enquanto assinei como OFF Topic, refere-se ao proprio titulo,

pois muitos de nós Analitas e Programadores temos problemas com a parte de tributação,

quer seja por falta de orientação, por falta de apoio de apoio, falta de um contador por perto,

enfim diversos são nossos calos nesta hora de definir a parte de tributação dentro de uma aplicação

e com tantas obrigações e módulos que sempre estão ocorrendo, sinto falta da troca de idéias

neste aspecto que para mim é o centro de uma aplicação, uma vez que não é universal e sempre há diversas interpretações para cada tipo de atividade.

Com isto pensei abrir um tópico dentro do forum para discutirmos sobre duvidas, melhores praticas de implementação,

desta parte que é a tributação, trocarmos idéias de Modelagem, esta parte tão ampla,

sem contar que as vezes temos um sistema unico de gestão para atender diversas tipos de atividades,

parametrizando-o de acordo com o que o cliente necessita. e ai as vezes é que encontramos dificuldades e irmos

um pouco mais além da parte técnica, coisa que já ocorre bastante aqui democraticamente.

Isto me ocorreu devido nem sempre escolhermos a melhor opção de modelagem principalmente e definição das

regras para um aspecto tão importante dos sistemas de Gestão.

Caso entenderam a proposta e considerarem legitima e oportuna, vamos dar vida a este propósito.

Agradeço a todos que visualizarem e responder antecipadamente.

Grato

Hilderaldo Barbosa

Olá Hilderado ! Tudo Bem ?!

Bom seu post é bem antigo, infelizmente vi somente agora, mas tenho o mesmo pensamento assim como você e tenho certeza que muitos de nós desenvolvedores temos a mesmas dificuldades quanto ao quesito tributação fiscal, haja visto que são várias leis municipais, estaduais e federais.

Compartilho da tua idéia até mesmo porque estou passando por isso nesse momento e estou tendo que fazer uma consultoria de vez em quando com um fiscal da receita aposentado para poder entender coisas que nós são desconhecidas e muitas vezes um tanto complicadas de mais.

Estou tentando fazer aqui uma tela de Regra de tributação que me permitia parametrizar o software para atender diversos segmentos. Quem achar interessante podemos conversar.

Abraço

• 2 meses depois ...
Postado

Ola Bom Dia!

Estou passando pelo mesmo dilema amigos, se pensarmos juntos poderemos chegar a uma solução que é comum a todo software de hoje em dia com relação a tributação  de produtos e serviços. Se ainda estiverem interessados podem contar comigo. Para crirarmos estas regras de uma maneira universal

• Este tópico foi criado há 4415 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...