Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Lazarus e pacotes


  • Este tópico foi criado há 4663 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pelo que entendi, no Lazarus se alguém quiser instalar um componente na pallete significa que o binário da IDE tem que ser recriado (ou seja, tem que recompilar a IDE).

No Delphi, se algum pacote fizer alguma besteira no ambiente, uso o regedit e removo o pacote.

Nada do pacote em tempo de design sobra e o BDS.exe executa direitinho e pimpão - exetamente igual quando executou

a primeira vez.

Se isso ocorrer no Lazarus, o executável foi pro saco. Ou seja, tem que fazer backup antes de instalar qualquer coisa no Lazarus.

É o mesmo princípio que eu sempre odiei no Linux: preciso instalar um driver? Recompila o kernel! (No Linux, acho que isso já mudou).

Entendi errado? Alguém já teve problema com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Fundadores

Pacotes dinâmicos também tem o seu lado ruim...

Basta ver aqui mesmo no forum quantas pessoas tem problemas ao Instalar o ACBr em mais de 2 versões do Delphi na mesma máquina... Ou ainda quem ainda está usando o ACBr na versão antiga que incompatível com a nova... a IDE do Delphi continua encontrando o BPL antigo e gera um monte de erros

Não vejo problema na instalação estática de componentes... isso não é algo que fazemos diariamente, e o Lazarus pode ser facilmente portado (existe até mesmo uma versão em Pen-Drive)

O Lazarus vem com os fontes, então nunca será problema re-compila-lo apenas com os packages default

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pacotes dinâmicos também tem o seu lado ruim...

Basta ver aqui mesmo no forum quantas pessoas tem problemas ao Instalar o ACBr em mais de 2 versões do Delphi na mesma máquina... Ou ainda quem ainda está usando o ACBr na versão antiga que incompatível com a nova... a IDE do Delphi continua encontrando o BPL antigo e gera um monte de erros

Não vejo problema na instalação estática de componentes... isso não é algo que fazemos diariamente, e o Lazarus pode ser facilmente portado (existe até mesmo uma versão em Pen-Drive)

Costumo dizer que problemas com componentes costumam ser 99% relacionados com a palavra PATH - em suas derivações: Windows Path, Library Path e Search Path.

Raramente uso a última, altero a minha library para o ambiente da versão e a System customizo para cada versão (com a PATH padrão tendo a config do D2010). Eles podiam tornar isso mais fácil no Delphi, concordo, mas está longe de ser física quântica.

Mas tudo isso foi antes de eu ficar íntimo do VMWare Player.... :lol:

O Lazarus vem com os fontes, então nunca será problema re-compila-lo apenas com os packages default

Curiosamente era a mesma desculpa que o pessoal do Linux dava antigamente para ter que recompilar kernel toda vez que se instala um driver. Por isso me desinteressei do Linux anos atrás - lá por volta do início do século atual...

Pacotes são dependências externas. O Delphi fez o certo no D3 e os pacotes viraram dependências externas de fato.

E sinceramente recompilar a IDE (que é o "kernel" do ambiente de desenvolvimento) para instalar uma dependência externa (ou "driver") não me agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O Delphi não tinha opção... afinal eles nunca distribuiriam os fontes da IDE ;)

Mesmo na lista oficial do Lazarus isso é um assunto controverso... Muitos defendem uma reforma para a adoção de Packages dinâmicos, mas a equipe de desenvolvimento (que não é muito grande), não vê isso como de suma importância...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Delphi não tinha opção... afinal eles nunca distribuiriam os fontes da IDE ;)

Touché.

Mesmo na lista oficial do Lazarus isso é um assunto controverso... Muitos defendem uma reforma para a adoção de Packages dinâmicos, mas a equipe de desenvolvimento (que não é muito grande), não vê isso como de suma importância...

Simples: pacotes distribuídos COM O LAZARUS seriam estáticos (afinal, fazem parte da distribuição).

Quem quisesse instalar outras coisa, escolhe o tipo de instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acho que o problema no Lazarus é o compilador FPC... Ele não tem suporte a carga dinâmica de pacotes... Os desenvolvedores alegam várias dificuldades para implementar esse recurso, mas não estou muito a par do assunto....

Esse link tem mais informações:

http://wiki.lazarus.freepascal.org/Laza ... age_System

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Este tópico foi criado há 4663 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.