Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Duvidas com procedimentos de cancelamentos e impressão.


TeDs
  • Este tópico foi criado há 4572 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa Tarde Pessoal,

Tenho algumas duvidas e gostaria de ter a ajuda de vcs:

1° Pagamento por cartão multiplos cartões. Posso imprimir todos os comprovantes depois que terminar de pagar a venda ou é necessário imprimir cada comprovante assim que efetuar um pagamento. Se tiver que imprimir sem ter fechado o cupom, o cupom ficara cortado. Creio que não seja assim mas estava lendo coisas assim e achei muito estranho. Segue texto do manual: "G) Tendo o operador optado pela forma de pagamento com mais de 1 cartão, após a realização da primeira transação não poderá retornar de imediato à escolha de outra forma de pagamento (ex. dinheiro ou venda com 1 cartão). Para tanto o aplicativo de automação comercial deverá primeiro, efetuar a impressão dos comprovantes TEF pendentes, e após concluí-las deverá automaticamente realizar o cancelamento das mesmas, através do comando CNC;"

2° Toda vez que fizer um procedimento com o TEF tenho que chamar primeiro o ATV? Mesmo que utilizar o ADM?

3° Efetuando o pagamento tenho que mandar um ATV --> CRT ( Ou o Acbr já faz isso no fonte sozinho, correto?)

3.1 Se retornar true mando o CNF?

3.2 Se retornar false mando o NCN ou o CNC?

Esse é o processo?

4° Se tiver uma venda de 4 reais. E efetuar o pagamento de 2 reais por cartão de credito ou debito. E logo em seguida fazer o cancelamento desse pagamento pelo ADM. Eu tenho que cancelar o cupom fiscal inteiro ou só o pagamento do cartão?

5° Se tiver efetuado uma venda e finalizado com pagamento nos cartões. Depois de tudo impresso eu for cancelar irei cancela o cupom fiscal inteiro tb?

6° Nesses dois casos 4° e 5° devo usar o CNC ou o NCN para fazer o cancelamento pegando os dados pela AV, na verdade qual seria as diferenças?

7° Tem algum evento do AcbrTef que identifique qual das opções foi usado no ADM para que possa fazer tratamento como por exemplo o cancelamento da venda no banco de dados.

8° Depois de um cancelamento e antes de imprimir o comprovante TEF tenho que imprimir uma leitura X?

Apesar de ser bastante duvidas acho que todos são bem parecidas e isso esta me confundindo bastante.

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7° Tem algum evento do AcbrTef que identifique qual das opções foi usado no ADM para que possa fazer tratamento como por exemplo o cancelamento da venda no banco de dados

Utilize os eventos do componente tACBRECF.

Cilleni Caetano

Analista de Sistema

LM Systems

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6° Nesses dois casos 4° e 5° devo usar o CNC ou o NCN para fazer o cancelamento pegando os dados pela AV, na verdade qual seria as diferenças?

Verifique os fluxogramas para pagamento com 1 e com multiplos cartões.

Primeiro obrigado pelas explicações vc sempre ajuda muito.

Mas ainda sobrou a duvida sobre os cancelamentos.

Se quiser pode ver o problema nesse topico: viewtopic.php?f=16&t=3447

Mas basicamente é que esta dando erro quando do o CNC.

   DM.TEF.ATV(TACBrTEFDTipo(gpTefDial));

   DM.TEF.CNC(DM.TEF.Resp.Rede, DM.TEF.Resp.NSU, Now, DM.TEF.Resp.ValorTotal);

Tentei efetuar o cancelamento com um pagamento parcial por cartão e com a venda ainda em estado de pagamento, não deu certo. E tb tentei cancelar com a venda já encerrada. Para cancelar a ultima venda pelo CNC. Mas sempre da a mesma mensagens de erro do topico:

Da o erro ao ler o registro 003-000

(Campo inexistente)

Do OK nessa janela e aparece: OPERAÇÃO CANCELADA (erro PGCli - 2002)

Do Ok novamente e mostra: Última Transação Tef foi Cancelado.

7° Tem algum evento do AcbrTef que identifique qual das opções foi usado no ADM para que possa fazer tratamento como por exemplo o cancelamento da venda no banco de dados

Utilize os eventos do componente tACBRECF.

Estou fazendo o cancelamento de uma venda já fechada pela ADM, funciona e mostra como se tivesse cancelado até o cupom. Até porque se tentar cancelar só o cupom depois desse procedimento da erro informando que o ultimo já foi cancelado. Porém quando tiro a Leitura X o valor dessa venda ainda consta em aberto ao inves de ir para o cancelamento ICMS.

Fiz um teste no evento antes de cancelar cupom e depois de cancelar o cupom do AcbrECF, para ver se pelo menos entrava no evento, porém não tive sucesso tb.

:oops::oops::oops::oops: Desculpe encher o saco... mas é que estou perdido no TEF.

Mais uma vez obrigado pelas ajudas.... :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Pelo jeito o problema esta quando tenta cancelar o ultimo cupom. Como foi emitido outro COO com o numero do comprovante TEF o AcbrECF manda o COO do TEF ao inves de enviar o do ultimo comprovante.

Ainda não consegui resolver mas o pessoal aqui já percebeu isso pois quando emite um leitura x e da um cancelar cupom da esse problema.

Se alguem já resolveu isso ou resolver agora da um toque de como fazer.

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero fazer a venda de um cupom e pagar pelo tef.

Depois de imprimir a venda com tef e tudo mais, cancelar o cupom e o pagamento tef.

Inclusive isso é uma das coisas que esta pedindo no check-list do manual. Porém quando vc faz isso pelo ADM ou pelo CNC da problema.

Ex: Cupom fiscal com o COO: 00001

Pagamento TEF 1° Via COO: 00002

Pagamento TEF 2° Via COO: 00003

Quando vc faz o cancelamento esta pegando o numero do ultimo COO, neste caso serio o 00003, por isso da problema e o valor cancelado não é subtraido da Leitura X como pede o manual. Pode verificar na leitura, se fizer pelo ADM o cancelamento do TEF na operado é realizado mas não na impressora fiscal. E o mesmo ocorre quando faz pelo CNC.

Entendeu o que esta acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de fazer o teste na impressora BEMATECH MP-2100 TH FI,

fiz Cupom fiscal com o COO: 00001

Pagamento TEF 1° Via COO: 00002

Pagamento TEF 2° Via COO: 00003

efetuei o cancelamento atraves do comando ecf.CancelaCupom.

foi impresso o cupom de cancelamento da venda e o cupom de estorno.

mas se voce fizer o cancelamento do tef, nao vai conseguir cancelar o cupom.

Cilleni Caetano

Analista de Sistema

LM Systems

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de fazer o teste na impressora BEMATECH MP-2100 TH FI,

fiz Cupom fiscal com o COO: 00001

Pagamento TEF 1° Via COO: 00002

Pagamento TEF 2° Via COO: 00003

efetuei o cancelamento atraves do comando ecf.CancelaCupom.

foi impresso o cupom de cancelamento da venda e o cupom de estorno.

mas se voce fizer o cancelamento do tef, nao vai conseguir cancelar o cupom.

Realmente esta funcionando aqui tb, fiz algumas alterações e o cancelamento pelo ADM esta OK.

Agora se fizer pelo CNC da problema que não encontrou o campo 003-000 no arquivo Intpos001. Estava tentando pegar essa informação da propriedade Resp do AcbrTef, mas estou imaginando que esse arquivo não deve ficar disponivel depois de terminar a transação de venda.

Neste caso peguei o valor da impressora ao inves da propriedade Resp.

Mas os paramelhor NSU e REDE da procedure CND não irão encontrar tb. Esses dois parametros não poderei pegar na impressora. Essas informações deve ser informada pelo operador ou existe como pegar essas informações sem ter que gravar no bando de dados?

E outro erro no cancelamento é quando faz qualquer tipo de venda. Efetua uma Leitura X e tenta cancelar.

Isso é um erro ou não pode cancelar cupom depois de realizar leitura X? Se for regra como posso identificar se acabou de emitir uma leitura x?!

Cilleni, obrigado pela paciência, muito obrigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só foi um teste que fiz para testar o cancelar cupom, já que não estava conseguindo cancelar quando imprimia o comprovante tef com outro COO.

E sobre o CNC, posso pedir os dados da Rede e da NSU para o usuario?

Estava pensando em mostrar para o usuário escolher, mas mostrando em um ListView as formas os NSU e as Redes que tiveram nessa ultima venda.

Sabe me informar se pode ser feito isso, ou tera problemas na homologação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

A maioria dos ECFs suporta o cancelamento de Cupom após a impressão de Vinculado (ou CCD)... Use o comando CancelarCupom do ACBrECF, ele próprio detecta que há Vinculados após o cupom e faz o cancelamento deles...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

1) Estou enviando o CancelarCupom ele esta sim verificando o comprovante vinculado e imprimindo, porém apenas uma via e o comprovante de cancelamento do cupom. Não teria que ser duas?

2) Quando mando cancelar pelo ADM o AcbrTef não esta cancelando automaticamente o cupom fiscal, somente emitia o comprovante de cancelamento do cartão.

Então coloquei no evento InfoECF para verificar o resultado dos campos 000-000 e o campo 011-000.

Com isso consegui indetificar se era um comando ADM e se era um cancelamento. Feito isso uso o Cancelar Cupom.

Funciona mas com isso começou a emitir um cupom de cancelamento do cartão e junto o cancelamento do cupom fiscal como no primeiro caso. E mais um cancelamento de cartão e outro de venda que pelo visto deveria ser impresso sem eu dar o comando de cancelar cupom, mas como informei se não dou o comando não cancela na leitura x.

A unica coisa que achei estranho foi que neste caso ele imprimiu o comprovante de cancelamento do cartão e mais o cancelamento da venda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O cancelamento da transação TEF irá gerar um relatório gerencial .... Não há como cancelar o cupom após a impressão do mesmo

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Se você enviar o comando de CancelarCupom após efetuar uma venda com Cartão e ele gerar um Cupom vinculado

ele simplesmente irá estornar na ecf o valor mas o cupom continuará emitido na mesma e mesmo assim deverá ser feito

o cancelamento da transação tef pois ela permanecerá como transação efetuada na operadora.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você enviar o comando de CancelarCupom após efetuar uma venda com Cartão e ele gerar um Cupom vinculado

ele simplesmente irá estornar na ecf o valor mas o cupom continuará emitido na mesma e mesmo assim deverá ser feito

o cancelamento da transação tef pois ela permanecerá como transação efetuada na operadora.

Vc esta dizendo que mesmo que utilize o CancelarCupom do AcbrECF tenho que dar um CNC para poder realmente cancelar o Tef, ou seja não ira fazer sozinho.

Se for isso então o cancelamento pelo ADM eu dar um Cancelar Cupom esta correto. certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

TEF e ECF são duas coisas totalmente distintas...

Observe no roteiro do TEF, que eles sempre solicitam para cancelar a Operação TEF... isso não significa cancelar o Cupom no ECF... (mas vc pode faze-lo se quiser)

Lembre-se porém que em algumas situações o ECF estará desligado ou até danificado... e a transação TEF deve ser cancelada mesmo assim...

O que os homologadores tb querem, é que a aplicação seja capaz de detectar que há um documento incompleto e trata-lo, antes do inicio de uma nova venda

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então estou fazendo isso, estou cancelando o cupom antes de cancelar o TEF e no evento DepoisCancelarCupom no ECF eu dou o CNC em todos os pagamentos.

Mas dai como vc falou estou tendo problemas no desligamento da impressora na impressão do cupom.

Pelo que vi no demo no evento ACBrTEFD1ComandaECF ele tem o retorno RetornoECF := 0 ;

No demo isso faz o cancelamento da transação TEF e aparece a mensagem, mas não cancela o cupom fiscal.

Eu não estou sabendo fazer isso, não estou nem cancelando a transação TEF, nem aparece a mensagem como no demo. A não ser que feche e abra novamente o programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Leia mais sobre ECFs... vc não pode cancelar um Cupom ou CCD após um Gerencial ou Leitura X

Salve os dados da Transação em um BD... assim vc pode recupera-los depois... Lembre que a CNC é opcional, ou seja, vc não precisa faze-lo para ser homologado, mas se o fizer, deve estar funcionando adequadamente

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado pela ajuda dos dois. Estou tendo bastante dificuldades pois alem de não saber nada sobre o TEF não conheço do ramo... então ta foda.. :P

Gostaria de confirmar mais uma coisa se não for pedir muito.

Nos teste do Manual de Certificação 12 e 14 ele pede para imprimir uma leitura X depois que a impressora voltar e clicar em SIM no tentar novamente, porém já vi neste forum que essa leitura x é somente se trabalhar com impressora matricial. Mas no manual não fala isso, mas o manual é de 2004 então achei que poderia ter alterações como essa opção até pq o demo tb não faz.

Abraços e obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... agora sim... obrigado!

Relatando um erro: Teste: 15 Manual para Certificação.

Quando estiver imprimindo o cupom de fechamento de lote desligar impressora e tentar no SIM por duas vezes.

Na 3° tentativa escolher NÃO.

Esta mandando o NCN, porém esta mantendo a impressora no estado de estRelatorio. Seria legal cair no evento ErroRelatorioGerencial ou DepoisCancelaTransações

Pelo que pude testar ele da um erro no fonte de opeRelatorios que nem continua o codigo depois da linha que chamou o comando ADM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Vc precisa tratar os exceptions nos seus eventos...

Por favor estude detalhadamente o Demo do ACBrTEFD... Está praticamente tudo pronto lá...

O TEF deve ser cancelado com ou sem o ECF ligado, com o sem o fechamento do Gerencial...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc precisa tratar os exceptions nos seus eventos...

Por favor estude detalhadamente o Demo do ACBrTEFD... Está praticamente tudo pronto lá...

O TEF deve ser cancelado com ou sem o ECF ligado, com o sem o fechamento do Gerencial...

Vou olhar sim, mas pelo que testei esse erro acontece no Demo tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4572 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.