Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Emissão de Boleto do Banco Santander via Webservice / XML


  • Este tópico foi criado há 894 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde, estou iniciando o boleto do santander via webserrvice / XML, eu tenho um cliente que usa o santander ai consegui abrir um chamado para o setor de cobrança eletronica do santander onde eles pediram o certificado digital para está valido o mesmo e enviando os manuais e processo de emissão de boleto bancario via xml...quem já fez ou quizer contribuir podemos conseguir mais esse banco e incorporar ao ACBrBoleto, onde já são 4 bancos homologado no ACBrBoleto com emissão via webservice ou api...o email que recebi do santander é esse aqui...

 

Prezados, Bom dia.


A partir de hoje auxiliarei na fase de conectividade da Cobrança XML do Banco Santander.
Os passos a seguir são para guia-lo no início da conexão com o ambiente do banco Santander. Porém, caso seu ambiente esteja pronto para realizar a chamada de registro, a mesma pode ser realizada sem a execução dos passos abaixo.
Obs1: Se você fará a emissão dos boletos através da VTex, Mundpagg ou GetNet por favor, não execute os passos abaixo, apenas me informe para que possamos seguir outro procedimento.
O e-mail será sempre a melhor forma de comunicação entre nós pois, nem sempre estarei disponível para ligações.
Caso não vá utilizar nenhum dos intermediários citados acima, seguir o procedimento abaixo.:
Em anexo, o layout da Cobrança XML, um exemplo na linguagem PHP, um exemplo na linguagem C# e os modelos de XML para geração do ticket e registro do título.
Obs.2: O passo 6 é apenas para clientes que irão utilizar linguagem PHP, o passo 7 é para clientes que irão utilizar C#.
Informações Gerais:
Passo 1:
Como gerar o arquivo .pfx:
Alguns clientes quando chegam nessa etapa ainda não possuem o arquivo .pfx para realizar os testes abaixo, portanto, se esse é seu caso, a seguir estão as instruções para a geração do arquivo .pfx com os arquivos .key e .cer, ou .crt que foram encaminhados pela Certificadora.
Obs.1: É preciso ter o OPENSSL na máquina para gera-lo.
Obs.2: Se você já possui o .pfx, basta pular para o passo 2.
Dentro do CMD, navegue até a pasta onde estão os arquivos, abra o OPENSSL e digite o seguinte comando:
Sintaxe da linha:
pkcs12 -export –out nome_arquivo.pfx -inkey nome_arquivo.key -in nome_arquivo.crt.
Explicando a linha acima:
·                    Pkcs12 : Parte obrigatória para que o comando seja interpretado.
·                    -out : Parte obrigatória para que o comando seja interpretado.
·                    nome_arquivo.pfx: Tipo de arquivo que será gerado na saída, ou seja, o nome que será dado ao seu .pfx.
·                    - inkey : Parte obrigatória para que o comando seja interpretado.
·                    nome_arquivo.key: Nome do arquivo .key que Autoridade Certificadora disponibilizou.
·                    -in: Parte obrigatória para que o comando seja interpretado
·                    nome_arquivo.crt: Nome do arquivo .crt que Autoridade Certificadora disponibilizou.
Passo 2:
Como instalar o arquivo .pfx no browser:
Esse passo será complementado pelo passo 3. As duas etapas permitem que seja verificado se há algum bloqueio no ambiente ao tentar o acesso ao nosso WSDL através do browser.
Para acionar o WSDL via browser, o certificado com a chave privada (.pfx) precisa ser instalado/importado no browser na máquina onde será realizado o teste.
Se o acionamento for por alguma ferramenta, por exemplo, SoapUI, será necessária a configuração do certificado na ferramenta.
Se seu sistema já estiver desenvolvido para chamar nossas URL´s, o certificado privado deverá estar configurado na sua aplicação (endereço do certificado e a senha), para que seja realizada a comunicação.
Instalação do certificado .pfx no browser:
Dê dois cliques no arquivo .pfx.
Quando forem solicitadas as opções na tela que solicita a senha, marque as opções abaixo:
- Marcar esta chave como exportável. Isso possibilitará o backup do transporte das chaves posteriormente.
- Incluir todas as propriedades estendidas.
Passo 3:
Como acessar o WSDL da URL de geração de tickets:
Após importar o certificado em sua máquina local ou servidor, antes de acionar a URL do ymbdlb informada abaixo, verifique se o certificado está no diretório e limpe os caches para evitar algum problema de infra.
Acione a URL abaixo através do browser, será solicitada a autenticação do certificado, não havendo nenhum problema, ou bloqueio, você terá acesso ao WSDL.
https://ymbdlb.santander.com.br/dl-ticket-services/TicketEndpointService/TicketEndpointService.wsdl
Atenção:
Error 403 Forbiden pode acontecer:
- Se o seu certificado estiver vencido.
- Quando o certificado não for importado corretamente em sua máquina local ou servidor;
- Se o cadastro do seu certificado ainda não estiver liberado, ou seja, foi realizado, mas ainda não subiu nos servidores do Banco Santander. (Que tem o prazo de um (01) dia útil após o cadastro). .
Importante:
Caso ocorra o erro: “error 403 Forbidden”, por algum dos motivos citados acima, é importante fazer a limpeza dos caches novamente antes de fazer uma nova chamada.
Passo 4:
Como testar a comunicação entre o certificado privado (arquivo .pfx), e o certificado público (arquivo .cer).
O teste abaixo realiza a comunicação direta entre seu certificado privado (.pfx), e seu certificado público (.cer ), que foi cadastrado no ambiente do banco Santander.
Com esse teste é possível identificar falhas de comunicação, porém, tudo estando corretamente configurado, será gerado o ticket ao fim do log que será gerado após a execução da linha de comando.
TESTE DLB:
O arquivo para o teste em Java pode ser obtido através do link:
https://drive.google.com/file/d/101Z0G1RpbPWf3CZ8wwfMPZfXIorlGgDB/view?usp=drivesdk

O arquivo pode estar em sua extensão correta (.jar), ou pode estar compactado.
Para descompactar a senha é: YMBDLB . Caso esteja em outro tipo de extensão diferente da .zip, ou .jar, renomeie o arquivo para .zip e use a senha indicada.
Para realizar o teste Java seguir o seguinte procedimento:
Em alguns ambientes, devido ás políticas de segurança, somente os administradores conseguem executar este teste.
Você precisa ter o arquivo .jar e o arquivo .pfx na mesma pasta para que possa ser gerado o log, de preferência, apenas os dois na mesma pasta para que não aja nenhuma influência de outro arquivo.
Abra o CMD, navegue até a pasta onde está o certificado (arquivo .pfx), e execute a linha de comando abaixo.
Importante:
Não copie e cole a linha de exemplo abaixo para apenas alterar os parâmetros no CMD pois, pode apresentar erro.
Linha de exemplo para execução:
·                    java –jar TesteDLBTicket.jar P PKCS12 nome_do_certificado.pfx (informar a senha do certificado sem o parênteses) >20190321.txt
Obs.:
Ø  Adicionar o parâmetro de ambiente P;
Ø  O sinal de maior ( > ) deve ser digitado junto ao nome do log, sem espaços;
Ø  A linha não pode ser copiada e colada pois, apresenta erro.
Ø  A versão do Java deve ser até 8/1.8.
Assim que finalizar o teste peço que me encaminhe o log (txt) de retorno para que eu possa avaliar.
Obs.: Os testes gerais iniciais foram concluídos. Após esta etapa é necessário realizar o teste de registro, portanto que pode ser por sua aplicação se a mesma estiver preparada para gerar boletos, ou você já pode realizar o teste através SoapUI.
Esta ferramenta utiliza o mesmo protocolo de comunicação que o nosso Webservice, portanto, você pode realizar testes efetivos de criação de ticket e registro de títulos obtendo as mensagens de retorno do Webservice caso tudo esteja funcionando corretamente.
Caso necessite de apoio na configuração do SoapUI me informe que encaminho as configurações necessárias.
Passo 5:
Teste de Registro:
Se os passos anteriores foram bem-sucedidos, você deve realizar o teste de registro.
Obs.: Caso sua aplicação ainda não esteja preparada para o teste de registro, você pode utilizar o SoapUI, ele utiliza o mesmo protocolo de comunicação do Webservice e após as validações, você pode replicar o que foi realizado em sua aplicação.
Assim que realizado o registro poderá avançar para a próxima fase da homologação que será a validação dos dados.
Para o teste, você deverá gerar um novo ticket através de sua aplicação, ou SoapUI e usar o ticket obtido para realizar a segunda requisição, através da URL abaixo, onde será realizado o registro do título.
https://ymbcash.santander.com.br/ymbsrv/CobrancaV3EndpointService/CobrancaV3EndpointService.wsdl
Passo 6
Informações para aplicações em PHP.
Se estiver utilizando PHP, segue em anexo o arquivo index como exemplo para chamar as URL´s e configurar o certificado.
Para o PHP deve-se usar o certificado do tipo .pem. (Obs.: O mesmo deve estar completo, ou seja, deve ter toda a cadeia de certificado, mais a chave privada. Você pode verificar isso editando o arquivo .pem com algum editor de textos Ex: Bloco de Notas ou Notepad++).
Geralmente quando o .pem é criado a partir do .crt e .key, o mesmo não é criado com toda a cadeia e pode não funcionar no acionamento da URL de geração de ticket.
Para que esse problema não ocorra, deve ser criado primeiramente o arquivo .pfx, e após isso importa-lo e exportá-lo em .cer ou .crt, porém, marcando para que seja exportad com toda a cadeia de caracteres.
Somente após o procedimento acima, converter o .pfx para .pem.
Importante:
Antes de executar o teste na aplicação PHP, verifique se a comunicação está funcionando realizando o teste DLB informado no passo 4.
Procedimento para conversão do .pfx em .pem:
Gere o certificado .pfx conforme informado anteriormente, navegue através do Prompt de Comando até a pasta onde está o certificado e execute o OPENSSL. Dentro do OPENSSL execute a linha conforme exemplo abaixo:
pkcs12 -in nome_certificado.pfx -out nome_certificado.pem
Insira a senha atual do certificado, depois insira a nova senha e confirme a nova senha.
Obs: Se todos os passos até aqui foram bem sucedidos, execute o teste de registro informado no passo 5.
Passo 7
Informações para aplicações em C#.
Exemplo C#
Segue anexo um exemplo em C# para gerar as referências dos serviços utilizando WSDL. As referências PRECISAM ser importadas como Web Reference, caso contrário, não gerará as referências corretamente.
Obs:  Para importar a referência, o certificado com a chave privada (PFX ou P12) deve estar instalado.
1.       Botão direito no projeto -> Adicionar -> Referência de serviço
2.       Clique no botão Avançado
3.       Clique no botão Adicionar Referência Web
4.       Informe a url do wsdl e tecle enter. Será exibido na caixa de texto o wsdl do serviço.
Url:
https://ymbdlb.santander.com.br/dl-ticket-services/TicketEndpointService/TicketEndpointService.wsdl
5.      Clicar no botão Adicionar Referência
Repetir o processo acima para a url abaixo:
https://ymbcash.santander.com.br/ymbsrv/CobrancaV3EndpointService/CobrancaV3EndpointService.wsdl
Obs:  Ao realizar a referência à URL, mudar depois no arquivo de configuração para o modelo abaixo:
https://ymbdlb.santander.com.br:443/dl-ticket-services/TicketEndpointService
https://ymbcash.santander.com.br:443/ymbsrv/CobrancaV3EndpointService
Obs: Se todos os passos até aqui foram bem sucedidos, execute o teste de registro informado no passo 5.
Finalização:
Ao realizar o registro do título, envie um boleto no formato .pdf para que possamos fazer a validação das informações contidas no mesmo, assim, você terá a confirmação se suas configurações estão aptas a subirem no ambiente de produção.
Qualquer dúvida sobre o processo estarei à disposição.


Obrigado!
Tenham um ótimo dia!

index_exemploV3.txt Modelo_Gera+º+úo_Ticket_.txt Layout XML Cobran+ºa OnLine Setembro v1.9 (1).pdf Modelo_Registro_Tiutlo_.txt Layout XML Cobran+ºa OnLine Setembro v1.9.pdf ExemploC#.rar TesteDLBTicket.zip WSDL V3.zip Registro de Boleto Hibrido.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só queria deixar registrado aqui no forum que eu consegui emitir boleto do santander via xml (webservice).

Fiz todo o processo com componente THTTPRIO, o unico problema que tenho é que fiz de tudo mais o THTTPRIO ainda está abrindo a caixa pra selecionar o certificado digital, mais fora isso está tudo OK..emitindo boleto via webservice em homologação e produção. Eu faço todo o processo de emissão usando o ACBrBoleto, ai uso qry pra alimentar o xml e componente ACBrBoleto, sendo assim eu uso o PDF do ACBrBoleto, ficou 100% . se alguém tiver enteresse em incorporar aos fontes do ACBr eu posso disponbilizar meu código aqui no forum.

1 - Passo abrir um chamado no setor de homologação de cobrança do santander (quem pode abrir esse chamado é o proprio cliente ou seu gerente de conta do santander)

2 - Passo pegar o numero do chamado e entrar em contato com setor de homologação  de cobrança do santander.

3  - Passo enviar o certificado digital para o setor de homologação de cobrança do santander (Enviar o  arquivo .pfx é mais facil).

4 - Passo o santander vai validar o certificado digital e liberar o webservice para o cliente.

5 - Passo receberá um e-mail com todos os passos e alguns exemplo, só que os exemplos são em php, c# e java

6 - Passo desenvolver seu processo e emissão de boleto santander em homologão e produção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Por favor anexe o código não cole

outra coisa. código tem que estar compatível com Delphi 7 ao Alexandria e o Lazarus

seu código não vai poder ser utilizado se está só focando nas versões mais novas do delphi

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar Marchetti Minha intenção era disponibilizar meu código como exemplo, para que alguns dos nobres colegas assim se quizerem e tiverem tempo tentar incorporar ao fontes do ACBrBoleto, Hoje ACBrBoleto está com 4 Bancos com registros instantâneio, Banco do Brasil, Caixa, Itau e Sicredi, muito bom isso, quem contribiu está de parabéns, sicredi teve minha contribuição indiretamente, passei meu codigo para um colega e ele incorporou aos fontes do ACBoleto, com santander é a mesma coisa, muita gente me pediu o código e o manual atualizado do santander e passei sem cobrar nada por isso. Mais se quizer pode encerrar o tópico

Editado por JHONLENON
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar Marchetti Fiz um simples demo do registro de boleto santander via XML/Webservice, não é uma unit pronta para incorporar aos fontes do ACBrBoleto, mais se alguém quizer fazer essa implementação esteja a vontade, lembrando que para poder testar o boleto em homologação tem ser enviando o certificado digital para o setor de homologação / entrega eletronica do santander.

U_boleto_santader.pas

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 894 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.