Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 891 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa noite, turma! 

Venho pedir uma luz aquém puder ajudar, pois quero colocar popumenu para dar baixa num dbgrid, porém ao colocar esta dando erro de violation. Não estou entendendo por quê? Pensei até que fosse por que deixo forms sempre deixo lá fora da memoria para não ficar pesando sistema. Não sei que pode ser esse violation se alguém puder dar uma força agradeço.

• Moderadores
Postado
11 horas atrás, Jose Gredison disse:

Boa noite, turma! 

Venho pedir uma luz aquém puder ajudar, pois quero colocar popumenu para dar baixa num dbgrid, porém ao colocar esta dando erro de violation. Não estou entendendo por quê? Pensei até que fosse por que deixo forms sempre deixo lá fora da memoria para não ficar pesando sistema. Não sei que pode ser esse violation se alguém puder dar uma força agradeço.

monte um exemplo e traga para que possamos analisar

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Postado
Em 25/11/2022 at 08:51, Juliomar Marchetti disse:

monte um exemplo e traga para que possamos analisar

Boa tarde, Juliomar!! Então rapaz código da esse erro. Não consegui explicar direito na postagem. Sobre popmenu consegui resolver, problema agora esta em deletar os registros selecionados. Tenho dbgrid em que carrego as informações, porém que acontece, preciso deletar vários registros de uma vez, senão terei que dar baixa um por um. Não posso usar delete from tabela (exemplo)  que irá zerar essa tabela. Então pensei em varrer dbgrid excluir.  Estou usando Lazarus esse código varre, porém esta repetindo id do registro tipo: 1,1 ao inves de ser 1,2. Não sei se fui claro. Obrigado 

erro.png

este.png

• Moderadores
Postado

mas vamos aos fatos. tu está aprendendo delphi isso?

pois se tu tem um DBGrid. tu tem um datasource ligado então com isso tu já está no registro eu creio que é só pegar o campo.value pra jogar onde tu quer.

mas dai vem outro se tá ligado o dataset porque não só Dataset.delete ou query.delete.

não to entendendo o porque fazer isso ali pra excluir!!!!

Projeto ACBr

Postado (editado)
13 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

mas vamos aos fatos. tu está aprendendo delphi isso?

pois se tu tem um DBGrid. tu tem um datasource ligado então com isso tu já está no registro eu creio que é só pegar o campo.value pra jogar onde tu quer.

mas dai vem outro se tá ligado o dataset porque não só Dataset.delete ou query.delete.

não to entendendo o porque fazer isso ali pra excluir!!!!

Bom dia, Juliomar! Estou aprendendo Lazarus na verdade, eu consigo montar todo sistema simples sem ser cupom fiscal, porém, no Lazarus não tenho componente clientdataset como tem no Delphi. No lazarus eu uso zeos Connection e zquery. Já para carregar dbgrid ligo com datasource. Estou criando classe, então query é criada em tempo de execução, apenas datasource não que ligada a essa query criada em tempo de execução. Eu vi que usando classe além do código ficar separado fica mais organizado estrutura e o código. Lógico que tenho que passar pelo datamodulo eu faço conexão passando primeiro para datamodulo e datamodulo para form da descricao, assim evita erro de conexao.  Por isso que eu uso "dm". ai chamo a classe descricaoblz. Eu consegui selecionar as linhas que quero excluir, só que problema que ao excluir, exclui apenas o primeiro registro, não exclui  restante que eu selecionei. Não sei se estou conseguindo explicar. Mas desde já agradeço. 

Editado por Jose Gredison
  • Moderadores
Postado
7 horas atrás, Jose Gredison disse:

Bom dia, Juliomar! Estou aprendendo Lazarus na verdade, eu consigo montar todo sistema simples sem ser cupom fiscal, porém, no Lazarus não tenho componente clientdataset como tem no Delphi. No lazarus eu uso zeos Connection e zquery. Já para carregar dbgrid ligo com datasource. Estou criando classe, então query é criada em tempo de execução, apenas datasource não que ligada a essa query criada em tempo de execução. Eu vi que usando classe além do código ficar separado fica mais organizado estrutura e o código. Lógico que tenho que passar pelo datamodulo eu faço conexão passando primeiro para datamodulo e datamodulo para form da descricao, assim evita erro de conexao.  Por isso que eu uso "dm". ai chamo a classe descricaoblz. Eu consegui selecionar as linhas que quero excluir, só que problema que ao excluir, exclui apenas o primeiro registro, não exclui  restante que eu selecionei. Não sei se estou conseguindo explicar. Mas desde já agradeço. 

bookmark então use

mas se tu tem o ZQuery . mesmo criando em tempo de execução tu pode usar ele para excluir

Projeto ACBr

• Este tópico foi criado há 891 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...