ricardo.reis Postado 11 Março Postado 11 Março Prezados, Sou analista de produtos na Cresol Cooperativa e estamos criando o Boleto com QR Code do PIX para recebimentos pelos nossos cooperados. No processo inicial de desenho da solução e sua respectiva integração com o sistema dos cooperados, surgiram-me três dúvidas, então eu ficaria muito grato com o apoio da comunidade ACBr na construção dessas jornadas, visto que vocês, enquanto desenvolvedores, serão os responsáveis por construir as integrações conosco, então o apoio de vocês é fundamental para nós. 1) Pelas pesquisas que fiz, há 3 formas principais de emitir boletos híbridos por ERP (com QR Code integrado): a) Via CNAB (240 ou 400) Nesse fluxo, o sistema emissor gera os arquivos CNAB, com segmento Y-04, contendo URL específica, para solicitar a emissão do boleto com QR Code. Esse QR Code fica vinculado a uma chave pix previamente cadastrada (o Banrisul, por exemplo, exige que seja uma chave aleatória, mas não entendi se isso é uma regra geral). O Banco receptor do arquivo de remessa interpreta os dados desse arquivo e gera um arquivo de retorno, também com segmento Y-04, com os dados do QR Code. O sistema ERP do cliente/cooperado, então, interpreta o arquivo de remessa gerado pela IF e gera o boleto com QR Code para envio. Uma diferença importante desse modelo em relação ao boleto "puro" é que no boleto com PIX o PDF do boleto só pode ser gerado após a importação do arquivo de remessa, diferente do boleto "puro", em que o arquivo de remessa só confirma o registro do código de barras já gerado previamente. b) Via API Aqui, o software do cooperado/cliente faz as requisições à instituição em endpoint específico para geração do boleto com QR Code. O Banco Inter, por exemplo, tem um item no Json da API de geração de emissão de cobrança (Post) chamado "formasRecebimento", que deve receber ["BOLETO","PIX"] para geração do boleto híbrido. Assim, ao fazer o GET da API "Recuperar cobrança", obtem-se os dados do retorno d