Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 474 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Prezados,

Sou analista de produtos na Cresol Cooperativa e estamos criando o Boleto com QR Code do PIX para recebimentos pelos nossos cooperados. No processo inicial de desenho da solução e sua respectiva integração com o sistema dos cooperados, surgiram-me três dúvidas, então eu ficaria muito grato com o apoio da comunidade ACBr na construção dessas jornadas, visto que vocês, enquanto desenvolvedores, serão os responsáveis por construir as integrações conosco, então o apoio de vocês é fundamental para nós.

1) Pelas pesquisas que fiz, há 3 formas principais de emitir boletos híbridos por ERP (com QR Code integrado):

a) Via CNAB (240 ou 400)

Nesse fluxo, o sistema emissor gera os arquivos CNAB, com segmento Y-04, contendo URL específica, para solicitar a emissão do boleto com QR Code. Esse QR Code fica vinculado a uma chave pix previamente cadastrada (o Banrisul, por exemplo, exige que seja uma chave aleatória, mas não entendi se isso é uma regra geral). O Banco receptor do arquivo de remessa interpreta os dados desse arquivo e gera um arquivo de retorno, também com segmento Y-04, com os dados do QR Code. O sistema ERP do cliente/cooperado, então, interpreta o arquivo de remessa gerado pela IF e gera o boleto com QR Code para envio.

Uma diferença importante desse modelo em relação ao boleto "puro" é que no boleto com PIX o PDF do boleto só pode ser gerado após a importação do arquivo de remessa, diferente do boleto "puro", em que o arquivo de remessa só confirma o registro do código de barras já gerado previamente.

b) Via API

Aqui, o software do cooperado/cliente faz as requisições à instituição em endpoint específico para geração do boleto com QR Code. O Banco Inter, por exemplo, tem um item no Json da API de geração de emissão de cobrança (Post) chamado "formasRecebimento", que deve receber ["BOLETO","PIX"] para geração do boleto híbrido. Assim, ao fazer o GET da API "Recuperar cobrança", obtem-se os dados do retorno da cobrança com o cód. de barras do título e o QR code, ambos já registrados. Esse fluxo é praticamente síncrono.

c) Via CNAB 240/400 (para registro dos boletos) + API (para registro do QR Code do PIX)

Também observei que alguns sistemas parecem trabalhar com a geração de arquivos remessa CNAB no padrão "puro" de boleto para importação no Banco, enquanto fazem, em paralelo, a requisição via API para geração de um QR Code de cobrança com vencimento. De alguma forma esses sistemas concatenam o retorno da API do PIX com vencimento junto os boletos gerados no arquivo de remessa, e aí consolidam o QR Code no boleto, que vai ser registrado quando houver a confirmação da importação com sucesso do arquivo de remessa (não precisam nem aguardar o arquivo de retorno).

É um modelo que vi em outros tópicos aqui no fórum, e me gerou algumas dúvidas sobre ser comum no mercado e realmente necessário. Eu creio que trabalhar somente com os modelos "a" e "b" seja o ideal, mas gostaria muito da visão de vocês.

2) Em relação aos arquivos de retorno com a confirmação dos pagamentos para cooperados que emitem via CNAB, quando o pagamento ocorre via PIX o software do cliente é notificado pelo Banco através de um Webhook? Ou há algum tipo de disponibilização de vários arquivos de retorno de tempos em tempos (não necessariamente 1 por dia)?

3) Para cooperados que emitem via API, o retorno com a liquidação do PIX ocorre via webhook? ou o sistema do cliente precisa fazer requisições constantes na API do Banco para obter os status? Imagino que seja a primeira opção, mas gostaria de validar. 

Agradeço novamente e desde já pelo apoio da comunidade ABCr.

• Consultores
Postado
2 horas atrás, ricardo.reis disse:

3) Para cooperados que emitem via API, o retorno com a liquidação do PIX ocorre via webhook? ou o sistema do cliente precisa fazer requisições constantes na API do Banco para obter os status? Imagino que seja a primeira opção, mas gostaria de validar. 

depende se for sistema web beleza o webhook agora sistema desktop não tem como ter ou será preciso cada cliente ter um então é filtrar periodo e com a lista validar o que foi baixado ou não.

2) Em relação aos arquivos de retorno com a confirmação dos pagamentos para cooperados que emitem via CNAB, quando o pagamento ocorre via PIX o software do cliente é notificado pelo Banco através de um Webhook? Ou há algum tipo de disponibilização de vários arquivos de retorno de tempos em tempos (não necessariamente 1 por dia)?

não pois é arquivo TXT CNAB então tem que ir e baixar o retorno ou solicitar ao banco para conseguir validar

1) Pelas pesquisas que fiz, há 3 formas principais de emitir boletos híbridos por ERP (com QR Code integrado):

muita mistura. mas no geral serial

quero cnab, registro o boleto e no pegar o retorno já vem o EMV pra imprimir o qrcode

gerei na api já tenho o emv pra fazer a impressão

alguns bancos tem a mistura de cnab com api mas deve ser para liquidar os boletos emitidos via cnab antes da API

estou lhe passando a visão minha

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
15 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

depende se for sistema web beleza o webhook agora sistema desktop não tem como ter ou será preciso cada cliente ter um então é filtrar periodo e com a lista validar o que foi baixado ou não.

não pois é arquivo TXT CNAB então tem que ir e baixar o retorno ou solicitar ao banco para conseguir validar

muita mistura. mas no geral serial

quero cnab, registro o boleto e no pegar o retorno já vem o EMV pra imprimir o qrcode

gerei na api já tenho o emv pra fazer a impressão

alguns bancos tem a mistura de cnab com api mas deve ser para liquidar os boletos emitidos via cnab antes da API

estou lhe passando a visão minha

Juliomar, obrigado pelo retorno!

Em síntese, melhor emitir por API ou CNAB. No caso de API, o retorno é praticamente síncrono, então decodifica o EMV e gera o boleto. No caso do CNAB, espera o arquivo de retorno pra gerar o boleto. 

Quando falamos de liquidação, na emissão via CNAB espera o arquivo de retorno txt pra processar no dia seguinte, enquanto na API (se o cliente usa uma plataforma web) a gente deixa isso num webhook, se não tiver webhookk podemos criar um endpoint pra ele consultar passando um filtro de data e saber o status de cada cobrança.

Valida o entendimento?

Em relação ao CNAB, vocês solicitam o QR Code do boleto tanto no CNAB240 quanto no CNAB400, certo?

• Consultores
Postado
44 minutos atrás, ricardo.reis disse:

Valida o entendimento?

sim, em suma emitir por API é melhor

45 minutos atrás, ricardo.reis disse:

Em relação ao CNAB, vocês solicitam o QR Code do boleto tanto no CNAB240 quanto no CNAB400, certo?

depende do banco. mas acho que é no 400 somente que tem via pix

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Este tópico foi criado há 474 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...