Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Como identificar registros de INSS no eSocial que não estão no sistema? (Auditoria e divergências)

Ver Solução Respondido por andre.miranda,

Recommended Posts

Postado

Olá, pessoal!

Estou enfrentando um problema prático no eSocial e gostaria de saber se alguém já passou por isso ou tem ideias para ajudar.

O sistema em que trabalho faz o envio dos eventos do eSocial e também realiza o retorno dos totalizadores (S-5001, S-5003, S-5011, etc.) para conferência de bases de INSS, FGTS e contribuições. Porém, mesmo assim, os valores totalizadores no eSocial estão divergindo dos valores internos do sistema.

Acredito que pode ter ocorrido lançamentos manuais diretamente no Portal do eSocial ou, eventualmente, algum evento enviado por outro sistema, mas não tenho como identificar exatamente quais registros de INSS (por CPF e valores) estão lá no eSocial e não estão no nosso sistema.

O ponto é que o totalizador mostra apenas os valores consolidados por contribuinte, mas não consigo ver no Portal do eSocial cada evento (S-1200, S-1210, etc.) enviado anteriormente com seus respectivos valores, para poder cruzar com o sistema.

Gostaria de:

✅ Montar uma rotina de conferência que liste, por CPF e por competência, os valores de INSS que o eSocial possui, comparando com os valores calculados no sistema, identificando diferenças.

✅ Verificar se existem registros no eSocial de contribuintes que não constam no nosso sistema (possíveis lançamentos manuais ou envios por outro sistema).

✅ Automatizar este processo para auditorias mensais de fechamento de folha.

Minhas dúvidas são:

🔹 Existe alguma forma de consultar no eSocial todos os eventos de um determinado período e seus valores por CPF (não só os totalizadores consolidados) via Web Service API, ou algo do tipo?

🔹 O ACBr possui algum componente ou exemplo para consultar os eventos enviados (S-1200, S-1210 etc.) e seus valores por trabalhador diretamente no eSocial?

🔹 Alguém já implementou algo semelhante ou teria dicas de como estruturar esta conferência de forma prática?

A ideia é automatizar a auditoria, identificando rapidamente quais registros estão no eSocial, mas não estão no sistema, facilitando a análise de divergências e garantindo a integridade das informações.

Agradeço muito qualquer ajuda ou experiência que puderem compartilhar!

• Moderadores
Postado
43 minutos atrás, andre.miranda disse:

O ACBr possui algum componente ou exemplo para consultar os eventos enviados (S-1200, S-1210 etc.) e seus valores por trabalhador diretamente no eSocial?

se chegou até aqui é porque viu o ACBreSocial . lembrando para Delphi o componente ou lazarus. ou senão tem a LIB queé uma dll para ti gerar um INI pra gerar os xml

44 minutos atrás, andre.miranda disse:

Existe alguma forma de consultar no eSocial todos os eventos de um determinado período e seus valores por CPF (não só os totalizadores consolidados) via Web Service API, ou algo do tipo?

Existem consultas. mas dai é só vendo o manual do mesmo para saber se vem dados e informações que tu não emitiu

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Postado
10 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

se chegou até aqui é porque viu o ACBreSocial . lembrando para Delphi o componente ou lazarus. ou senão tem a LIB queé uma dll para ti gerar um INI pra gerar os xml

Existem consultas. mas dai é só vendo o manual do mesmo para saber se vem dados e informações que tu não emitiu

Sim, vi o ACBreSocial, mas não tem nada em especifico que diga, o máximo são consultas de totalizadores, nada relacionado a valores por CPF o máximo são registros de eventos gerais. 

O que eu precisava seria mais como uma consulta de todos os XMLs enviados com todas as tags principalmente as relacionadas ao INSS.

Postado

2 horas atrás, IMATECH disse:

Diretamente no site do eSocial, lento mas é possivel analisar/comparar com seu RH.

Então, direto no e-social ele traz o total, mas não por colaborador e eu precisava saber exatamente qual CPF que subiu o valor a mais.

Postado (editado)

eSocial !
Procure por "Folha de Pagamento", Gestão de Folha de Pagamento.
Em "Eventos da Folha", clique em Trabalhadores e vai poder consultar os detalhes.

Veja com o pessoal do RH, eles devem te ensinar a navegação pelo site.

Editado por IMATECH

by IMATECH
[email protected]
Goiânia - GO.

Postado
8 minutos atrás, IMATECH disse:

eSocial !
Procure por "Folha de Pagamento", Gestão de Folha de Pagamento.
Em "Eventos da Folha", clique em Trabalhadores e vai poder consultar os detalhes.

Veja com o pessoal do RH, eles devem te ensinar a navegação pelo site.

Sim, achei esse ai tb. Só que terei que entrar em todos os funcionários um por um.

Eu gostaria de algo mais automático.  

Postado

Pessoal,

Todas as alternativas mais simples já foram analisadas e testadas, mas nenhuma apresentou viabilidade técnica, pois a questão central é exatamente a que mencionei no tópico inicial:

Se existe algum lugar, API, alguma forma de consultar no eSocial todos os eventos de um determinado período que foram enviados pelo sistema ou direto, com seus respectivos valores por CPF.

A questão técnica é q tem que ter a Tag raiz do documento para consulta e essa consulta é um por um.

• Solution
Postado
3 minutos atrás, IMATECH disse:

Você pode gerar novamente os XML pelo sistema de RH, em seguida fazer a análise desejada.
Você pode baixar os XML no site do eSocial, em seguida fazer a análise desejada.

Sabe me dizer aonde eu baixo os XML no site do eSocial?

Postado
1 minuto atrás, andre.miranda disse:

Sabe me dizer aonde eu baixo os XML no site do eSocial?

Fora manualmente clicando em downloads para q eu consiga baixar automaticamente todos e fazer a conferencia.

Vou testar aqui, muito obrigado.

Vou testar aqui, muito obrigado.

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.