Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Erro ao tentar reinstalar

Ver Solução Respondido por Marcelo C,
  • Este tópico foi criado há 244 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Oi, instalei o ACBr (primeira vez usando!) e aparentemente tudo correu bem (sem erros).

Mas ao tentar rodar no Delphi alguns exemplos não rodaram (ACBrNFSe, ACBrNFSeX), pois dizia não encontrar os componentes.

Imaginava que não seria preciso criar path por path na Lib (são várias dezenas!), mas criei para as pastas e subpastas dos componentes que ele reclamava. Mas não funcionou e percebi que ele reclamava de componentes de Relatórios (que não tenho nenhum instalado - nunca usei), e os quais não havia marcado ao instalar (justamente por isso) - pareciam estar faltando vários componentes na paleta. Então tentei reinstalar todo o ACBr para poder escolher e instalar os componentes de relatório do ACBr, mas passou a dar erro nessa reinstalação - ele para no meio, no ponto indicado na imagem em anexo, e no log anexado.

Fiz caca? Dá pra consertar? (limpar, clean re-install)

Por que ele não achava os componentes dos exemplos? Tenho mesmo que configurar na mão o Path para CADA pasta dos fontes??

Preciso ter algum componente de relatório no meu Delphi (FastReport, etc) para usar o ACBr? (para mim basta gerar PDFs das notas fiscais e boletos)

Obrigado.

Captura de tela 2025-10-09 20.44.12.png

log_Delphi_11_Alexandria_Win32.txt

• Consultores
Postado

Como falei tu vai jogar mais tempo fora correndo atrás pois não programa na linguagem do que o valor pago para assinar o PRO

Tu programa em delphi ou lazarus? se sim siga senão será muito tempo jogado fora e perdido.

e no instalar já está avisando falta componentes. tu tem que escolher o gerador de relatorios antes e instalar

seja fast report, fortes report ou se usar FPDF não precisa

ali está dizendo isso. 

e se está mirando para compilar o monitor não vai adiantar. ele não foi feito em delphi 

ele foi feito em lazarus

• Obrigado 1

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro
Postado

Oi Juliomar,

Muito obrigado pela resposta. Após mais duas tentativas com erro ao reinstalar, resolvi remover tudo, baixar de novo do SVN, usei a opção remover arquivos (demora mesmo!), e deixei de madrugada instalando e desta vez não deu erro. Testei uma compilação simples com os componentes da NFSeX (TACBrNFSeX e TACBrBoletoFPDF) e compilou.

Testei também o exemplo \ACBrDFe\ACBrNFSeX\DelphiFPDF com o FPDF mas dá erro ao compilar: "[dcc32 Error] Form.NFSe.pas(490): E2010 Incompatible types: 'TCST' and 'TpcnCSTIcms'" (entre outros erros*). Preciso instalar o FPDF ou ele já vem junto com o ACBr? Faltou alguma coisa?

Mas vejo que alguns exemplos usam componentes que não estão mais disponíveis, como o TACBrNFSe, e também usam componentes de relatórios, como o \ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi (TACBrNFSeXDANFSeRL). E mesmo esse exemplo com o FPDF não tem todos os recursos do exemplo com o Forte Reports (não emite nota, que é justamente o que eu queria aprender). 

Na prática, dá para usar o ACBr sem geradores de relatório? Apesar de muitos anos de Delphi nunca usei nenhum (nem sei se vem algum deles na minha versão...).

Obrigado!

Marcelo Carvalho

PS: Também percebi que não havia problema com os paths, é que alguns componentes não tinham sido instalados mesmo, ou porque foram deprecados (TACBrNFSe) ou porque eu não havia selecionado (os de relatórios).

* O outro erro: [dcc32 Error] Form.NFSe.pas(676): E2010 Incompatible types: 'TnfseSimNaoOpc' and 'Char'

(instalação limpa, sem mexer nada no demo ou no ACBr)

Captura de tela 2025-10-10 10.06.43.png

Captura de tela 2025-10-10 10.08.54.png

log_Delphi_11_Alexandria_Win32.txt log_Delphi_11_Alexandria_Win64.txt

• Consultores
Postado
3 horas atrás, Marcelo C disse:

Testei também o exemplo \ACBrDFe\ACBrNFSeX\DelphiFPDF com o FPDF mas dá erro ao compilar: "[dcc32 Error] Form.NFSe.pas(490): E2010 Incompatible types: 'TCST' and 'TpcnCSTIcms'" (entre outros erros*). Preciso instalar o FPDF ou ele já vem junto com o ACBr? Faltou alguma coisa?

este caso não deve ter sido atualizado ainda o exemplo para as mudanças.

Mas vejo que alguns exemplos usam componentes que não estão mais disponíveis, como o TACBrNFSe, e também usam componentes de relatórios, como o \ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi (TACBrNFSeXDANFSeRL). E mesmo esse exemplo com o FPDF não tem todos os recursos do exemplo com o Forte Reports (não emite nota, que é justamente o que eu queria aprender). 

ACBrNFSe não é mais dado suporte a 3 anos ou mais. então ele fica sem marcar no instalador. claro que tu pode deixar marcado mas está defasado e não funcionar é o ACBrNFSeX o correto

Na prática, dá para usar o ACBr sem geradores de relatório? Apesar de muitos anos de Delphi nunca usei nenhum (nem sei se vem algum deles na minha versão...).

dá mas faz sentido. mas o FPDF vai junto no ACBr então é so marcar os componentes no instalador.

PS: Também percebi que não havia problema com os paths, é que alguns componentes não tinham sido instalados mesmo, ou porque foram deprecados (TACBrNFSe) ou porque eu não havia selecionado (os de relatórios).

como dito esse componente não é mais suportado.

* O outro erro: [dcc32 Error] Form.NFSe.pas(676): E2010 Incompatible types: 'TnfseSimNaoOpc' and 'Char'

(instalação limpa, sem mexer nada no demo ou no ACBr)

devem ser exemplos sem .

mas vamos lá tu não vai usar com delphi, pelo menos parece que é outra linguagem então os componentes não vão te ajudar nem rodar no delphi

e menos que diga que seu sistema é em Delphi e está a querer usar o MOnitor, dai eu digo que o monitor não foi feito para tu usar com delphi e sim para outras linguagens

• Obrigado 1

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Membros Pro
Postado

Oi Juliomar,

Mais uma vez obrigado! Pretendo tentar os dois caminhos (na verdade os três).

Acabei de assinar o Pro, e logo mais farei o download do ACBrMonitorPlus - me parece uma ótima solução para acelerar o processo. Nosso sistema já cria arquivos texto para RPS, talvez seja só ajustar seu formato e o Monitor (creio) cuidará do envio para a Prefeitura (a Prefeitura de SP acabou de comunicar que a partir de 01/01/26 não aceitará mais envio de arquivos RPS em texto, daí o sufoco pra tentar migrar para a API).

Mas nosso sistema de faturamento é em Delphi, então possivelmente tentarei também integrar os componentes nele para que ele faça o envio direto das notas fiscais, e emissão de boletos (sem precisar mais do SisCob Itaú). Irei explorando depois conforme atualizarem os demos.

Sobre as ferramentas de relatórios, tenho mesmo que atualizar meu Delphi (estava no Alexandria) - quando instalar o Florence já vou instalar o que vier de relatórios, assim creio que conseguirei aproveitar melhor os exemplos.

E sim, o Python poderá ser usado também - nossos sistemas mais novos tem sido todos nessa linguagem, testarei também esse caminho.

Obrigado!

• Consultores
Postado
8 minutos atrás, Marcelo C disse:

Mas nosso sistema de faturamento é em Delphi, então possivelmente tentarei também integrar os componentes nele para que ele faça o envio direto das notas fiscais, e emissão de boletos (sem precisar mais do SisCob Itaú). Irei explorando depois conforme atualizarem os demos.

com essa sua informação aqui nem tem o que tu pensar ou tentar.

use os componentes no delphi, jamais será melhor tu gerar txt, pra dai um programa rodar no trai pra gerar xml pra ti sem tu conseguir controlar, para dai pegar u m txt de volta para dai ir catar o xml .

os componentes são o dominio total pra ti e seu sistema como deve programar com as devidos padrões e clean code será muito produtivo

• Obrigado 1

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Membros Pro
Postado

Sim, de acordo, integrar é melhor - mas a curva de aprendizado é um pouco maior, alguns erros pelo caminho pra resolver, etc. Quando eu conseguir rodar o demo da NFSe talvez seja mais fácil ver como funciona. Tenho ainda que me entender com esses XSD da prefeitura e certificados pra fazer isso funcionar... (acho que vale pros dois casos)

• Consultores
Postado
11 minutos atrás, Marcelo C disse:

- mas a curva de aprendizado é um pouco maior, alguns erros pelo caminho pra resolver, etc

Creio que não . há um equivoco ai de visão e pensamento.

pois é um pascal simples o código.

configura certificado, cidade, pastas 

só alimentar o componente, e enviar.

efetua consultas que precisar e faz a impressão. tudo no seu dominio do delphi.

fora que tem todos os fontes. 

e tu vai sentir isso quando partir para a opção de querer usar o monitor com delphi e não poder fazer os ajustes que venha precisar.

mas só estou lhe indico o caminho mais curto e simples, e claro o melhor

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Membros Pro
  • Solution
Postado (editado)

Oi Juliomar!

É que às vezes a gente gasta tempo batendo cabeça com coisas secundárias, como erros, incompatibilidade, etc - por exemplo nenhum dos Demos funcionou, um porque precisava de componente de relatório, outro por uma desatualização do demo, outro porque tem componente descontinuado, fora os problemas na instalação. Independente dos motivos (alguns de minha culpa mesmo), as coisas vão se resolvendo, buscando, pesquisando, e com a ajuda do Fórum (sua ajuda!), mas toma tempo. Se o demo para NFSeX que emite nota já funcionasse de cara, tenho certeza que seria mais fácil, mas não vou ficar investindo tempo em tentar compatibilizá-lo com minha configuração neste momento. Por isso creio que o Monitor pode me dar uma solução mais rápida de emitir notas já no próximo ciclo de faturamento da empresa, para adiantar a solução e eu depois poder focar nos ajustes para o IBS/CBS. 

Mas em paralelo irei explorar os componentes sim! Como comentei irei atualizar o Delphi na minha máquina de casa e testarei por aqui - conforme os resultados podemos já seguir por aí. Obrigado pelo feedback até agora, e pela orientação! :-)

Se quiser já fechar esse tópico (não sei se é usual deixar aberto por mais tempo), pois a parte da instalação está esclarecida. Logo mais vou incomodar vocês nos tópicos sobre o Monitor e sobre como enviar NF para a Prefeitura de SP (creio que terei algumas dúvidas em relação aos XMLs e certificados - não sei nada sobre esses modelos e procedimentos - mas deixa eu tentar primeiro...)

(se eu clicar no botão "Marcar como Solução" eu fecho o tópico?)

Editado por Marcelo C
  • Consultores
Postado
5 horas atrás, Marcelo C disse:

Monitor pode me dar uma solução mais rápida de emitir notas já no próximo ciclo de faturamento da empresa, para adiantar a solução e eu depois poder focar nos ajustes para o IBS/CBS. 

Volto a dizer que não. lembre-se que tempo não volta e também é dinheiro.

mas somente fiz o alerta que não é o caminho mais curto e rápido por estar usando o delphi

• Curtir 1

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Este tópico foi criado há 244 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.