Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar ACBRNFSeX para utilizar leiaute 1 ou leiaute 2 na emissão de nota fiscal de serviço de São Paulo (ISSSaoPaulo)


Ver Solução Respondido por Rafael Adorno,
  • Este tópico foi criado há 129 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado (editado)

Olá pessoal.

Estou com dificuldade de configurar corretamente o sistema para emissão de nota fiscal de serviço de São Paulo.

Meu cenário: Nosso sistema é multiempresa e tenho um mesmo cliente que possui empresas do Simples Nacional e do Regime Normal, ambas na cidade de São Paulo.

Pesquisando sobre como configurar o ACBrNFSeX encontrei o tópico do Juliomar Marchetti orientando exatamente sobre isto, porém não consegui fazer funcionar.

 

Para os testes eu utilizei o arquivo "ACBrNFSeXServicos.ini" na pasta da aplicação como descrito no início do próprio arquivo.

A linha de configuração da versão de leiaute eu coloquei logo abaixo de informar o código do município, pois ao colocar acima, após informar a cidade, a versão é alterada para a última versão informada no arquivo.

image.png.dcba1710fba60de06ee131bdd3e3e3ce.png

Todos os testes eu realizei na aplicação de exemplo do ACBrNFSeX

Estou utilizando a build 44780 de 11/02/2026 (dia em que estou criando este tópico)

Abaixo vou descrever o que fiz e os resultados.

Cenário de teste 01: Emissão de nota fiscal utilizando o leiaute 1.
Arquivo INI: "Versão 2.00" comentada
ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao: Não informado
Resultado: RPS recebido e Nota Fiscal criada.
 

Cenário de teste 02: Emissão de nota fiscal utilizando o leiaute 2.
Arquivo INI: "Versão 2.00" comentada
ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao: informado ve200
Resultado: A aplicação reconhece a versão 2.00, porém não encontra o schema.

image.thumb.png.f323a5657cbb12567a77cadfee2a0e86.png

image.png.06d124cc1c7627cfe8ea2c3d1cc1e3c4.png

 

Cenário de teste 03: Emissão de nota fiscal utilizando o leiaute 2.
Arquivo INI: "Versão 2.00" não comentada
ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao: Não informado ou informado ve200
Resultado: RPS recebido e Nota Fiscal criada.

 

Cenário de teste 04: Emissão de nota fiscal utilizando o leiaute 1.
Arquivo INI: "Versão 2.00" não comentada
ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao: ve100
Resultado: A aplicação reconhece a versão 1.00, porém não encontra o schema.

image.thumb.png.58c6ca1b21d02df43104dce2c1a9482e.png

image.png.8f7071bb87124ad266d76da95bdd01ff.png

 

Pelo post do Juliomar Marchetti entendi que não haverá necessidade de se alterar o arquivo INI para utilizar a versão 1 ou a versão 2, a depender do emitente da nota fiscal, sendo necessário apenas informar a versão na propriedade ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao, porém não tive sucesso.

Poderiam me ajudar com esta configuração?

 

Obrigado.

 

 

Editado por Rafael Adorno
Remover imagem errada
  • Consultores
Postado
7 horas atrás, Rafael Adorno disse:

image.png.8f7071bb87124ad266d76da95bdd01ff.png

 

O erro acima indica que não encontrou o arquivo de schema xml no caminho informado.
Veja se está mesmo neste caminho. Tente colocar em uma pasta com um caminho menor.

Veja o demo do ACBr onde tem exemplo de como preencher o componente:

https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Exemplos/ACBrDFe/ACBrNFSeX/

Valter Patrick
Gerente de Projetos na empresa CTEC
Consultor ACBr
(33)98400-0936
GitHub: https://github.com/valterpatrick

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Postado
9 horas atrás, valterpatrick disse:

O erro acima indica que não encontrou o arquivo de schema xml no caminho informado.
Veja se está mesmo neste caminho. Tente colocar em uma pasta com um caminho menor.

Veja o demo do ACBr onde tem exemplo de como preencher o componente:

https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Exemplos/ACBrDFe/ACBrNFSeX/

Muito obrigado valterpatrick pela orientação.

 

A pasta de schema está correta.

Veja que no cenário 1 e no cenário 3 o RPS é recebido e a nota fiscal é criada.

O erro de schema ocorre nos cenários 2 e 4 que é quando eu quero enviar um RPS no leiaute 2 quando o arquivo INI está com a versão 2 comentada, e quando eu quero enviar um RPS no leiaute 1 quando o arquivo INI está com a versão 2 sem comentário.

image.png.b0472a714f7519e4adbfaa1d06f3f5d9.png

O que eu consegui entender até agora é que a propriedade ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao ajusta a pasta onde o ACBrNFSeX irá buscar o arquivo de schema e a variável FPVersaoDFe da unit ISSSaoPaulo.Provider identifica o nome do arquivo de schema a ser lido.

Como a propriedade FPVersaoDFe da unit ISSSaoPaulo.Provider é carregada quando eu informo a cidade na propriedade ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.CodigoMunicipio, e eu informo a versão de leiaute que desejo utilizar após informar a cidade a pasta aponta para uma versão e o arquivo para outra.

image.png.51023a4630d8282d794da9c7068d449c.png

 

 

Postado

Acredito ter encontrado o que faltava para funcionar a alteração da versão utilizando a propriedade ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao.

Após informar a versão fiz chamada ao procedimento ACBrNFSeX1.SetProvider que carregou a variável FPVersaoDFe  com a versão informada em ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.Versao.

Utilizando o código abaixo consegui recepcionar o RPS e ter a nota fiscal criada em todos os cenários.

image.png.ae0a6c56996e57c746eb0deda1dcbaac.png

 

  • Consultores
Postado

Não é preciso tudo isso.

basta informar o código da cidade. depois a versão conforme o tópico e já vai estar ok

lembrando de não ter INI a não ser o que vai embutido no sistema

 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

 

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • Solution
Postado
17 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Não é preciso tudo isso.

basta informar o código da cidade. depois a versão conforme o tópico e já vai estar ok

lembrando de não ter INI a não ser o que vai embutido no sistema

Bom dia Juliomar.

Refiz a instalação do ACBr, testei novamente e funcionou como orientado em seu post.

Apenas acrescentei a versão que gostaria de utilizar (ve200).

Vacilei em alguma configuração nos testes anteriores.

Agradeço a ajuda.

 

  • Curtir 1
  • Consultores
Postado

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

 

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • Este tópico foi criado há 129 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...