Aloiso Gomes Postado 16 Abril Postado 16 Abril Pessoal tenho algumas dúvidas para utilizar as libs dedicadas ao Android, como não existe uma documentação dedicada a explicar meandros da lib no ecossistema, espero sanar importantes dúvidas aqui. 1) As libs existentes para android, são atualizadas no mesmo período das outras libs mais populares? Existe o risco de alguma lib ter colisão de compatibilidade com outra lib? exemplo lib de cep requerer versão minima 26 mas a de nfe requerer 29? 2) há uma documentação detalham as alterações feitas? 3) as libs precisam trabalhar com algum recurso de webview? 4) há a necessidade de libs auxiliares como para geração de qrcode? 5) Quais as versões minima e máxima que o SDK deve suportar? 6) funções assincronas podem ser canceladas? E precisam serem executadas na thread principal? 7) existem configurações necessárias nos gradles de módulo e aplicação, há definições necessários no AndroidManifest.xml? há documentação ampla e dedicada sobre o desenvolvimento android? as chamadas expostas na documentação das libs (a geral) possui padronização na nomenclatura e as tipagens? 9) existem libs incompatíveis? Essas perguntas podem ser determinantes para a viabilidade do desenvolvimento android, me desculpe se foram extensas mas não achei documentação suficiente sobre as dúvidas acima.
Fundadores Daniel Simoes Postado 17 Abril Fundadores Postado 17 Abril Olá @Aloiso Gomes, Vou tentar responder algumas perguntas... mas logo o @danieloliveira-mm, me ajudam complementando a resposta 1 - As Libs são atualizadas semanalmente, através de um processo automatizado (Jenkins), contendo todas as correções a melhorias implementadas na última semana Quanto a versão mínima de SDK, penso que seja apenas falta de atualização no Projeto, das Libs memos usadas... tome a Lib de NFe, como a mais utilizada e portanto as demais devem (deveriam) seguir o padrão dela... 2 - Pecamos um pouco no quesito de Documentações de mudanças... Isso é bem desafiador, em um Projeto com o tamanho do ACBr... mas veja os arquivos de Change-Log*.txt que sempre acompanham os .ZIPs das Libs 3 - As Libs são puramente console (não devem ter dependências visuais ou de elementos externos) 4 - O QRCode é gerado em código nativo Pascal (e compilado na Lib) 5 - Deixo para o @danieloliveira-mm, responder... 6 - Não lembro de haver algum método assíncrono... Geralmente os métodos chamados, já devolvem a resposta.... os que precisem ser iniciados e não devolvam respostas imediatas, devem ser consultados por Loop 7 - o .AAR da Lib já traz algumas instruções no AndroidManifest.xml (você pode abrir e ver ele pelo ZIP) Provavelmente você precisará de ajustes no seu AndroidManifest.xml, para permissões de dispositivos, como BlueTooth 8 - Nossa melhor documentação são os Demos: https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Projetos/ACBrLib/Demos/Android/ E claro, há ainda a documentação geral da Lib: https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/ACBrLib.html 9 - Não compreendi bem a pergunta... Daniel Simões de Almeida O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976.
Consultores danieloliveira-mm Postado 17 Abril Consultores Postado 17 Abril 5) A versão mínima é SDK (Android 7.0) 24 para todas as libs, já o target estamos em 35 (Android 15), e será atualizado para (Android 16 )36 esse ano. O plugin AGP está na versão 8.6.0, mas será atualizado para 8.11.2.
Aloiso Gomes Postado 17 Abril Autor Postado 17 Abril @Daniel Simoes e @danieloliveira-mm agradeço imensamente a prontidão nas respostas, jogando luz sobre algumas sobre ponderações feitas pelo @Daniel Simoes na pergunta 6) perguntei com o vício oculto do mundo web, desculpe, no mundo android... lançamos um intent e devemos ter listeners para capturar a activity devolvida pela lib ou realmente um runner para fazer pooling até ter alguma resposta? (desculpe devolver fazendo outra pergunta, apenas para entender seu ponto) 9) me referi se há libs que não existem para android, por exemplo a de balança (assuminido que realmente não há) Aproveitando a deixa farei mais uma pergunta.. 10) há uma página dedicada a documentação sobre os termos de uso? preciso conhecer as limitações da ferramenta para uso de aplicações que farei que poderão ter diferentes tipos de licença. Quero de verdade reforçar meu agradecimento, estou surpreso com a prontidão.
Fundadores Daniel Simoes Postado 17 Abril Fundadores Postado 17 Abril 6 - A ACBrLib não usa um Intents para se comunicar com as aplicações... 9 - Podemos citar como "dificuldade" o suporte a Serial Nativa que o ACBrPosPrinter, faz uso.. e pode ser um problema nos Androids mais novos... o @danieloliveira-mm, está criando acessos as classes nativas do Android, para a ACBrLib consumir... Isso já foi feito na comunicação com Bluetooth 10 - A biblioteca é toda Opensource... os fontes e a licença de uso deles, podem ser acessados aqui: https://projetoacbr.com.br/fontes/ O ACBrPro, disponibiliza a comodidade de ter a biblioteca já compilada semanalmente, além de outras vantagens do Pro, como cursos exclusivos, e condições especiais em vários de nossos parceiros de negócios... https://projetoacbr.com.br/pro Que linguagem você usa ? Experimente por favor, rodar os Demos do ACBr, para Android: https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Projetos/ACBrLib/Demos/Android/ Daniel Simões de Almeida O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976.
Aloiso Gomes Postado 17 Abril Autor Postado 17 Abril Top @Daniel Simoes, minhas perguntas estão esclarecidas, obrigado. Para o desenvolvimento Android usarei majoritariamente Kotlin, usarei os demos para analisar a forma que as coisas se conectam. Ficarei feliz em ir contribuindo com impressões, perguntas e sugestões ao longo dessa nova trajetória. No futuro pretendo criar outras aplicações com Rust, é possível através de bridges como ffi usar o que já existe aqui, mas não sei se teremos algo nativo de Rust por aqui. Enfim, isso é outra história. valeu mesmo agora estou bem confiante para colocar a mão na massa! 1
Moderadores datilas Postado 18 Abril Moderadores Postado 18 Abril Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.
Recommended Posts