Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado

Estou desenvolvendo um ERP, onde o usuário gerencia as vendas, emite as notas e consegue capturar as notas de entrada (NFeDistribuicaoDFe). Até aqui beleza.

Porém, tenho clientes que emitem nota fiscal em outro emissor TAMBÉM (exemplo, shoppe, Mercadolivre, etc). Como nosso sistema é um sistema que faz o gerenciamento de vendas, controle de estoque e financeiro, eu precisava consultar as notas fiscais que a própria empresa emitiu em outro emissor para poder alimentar as vendas, estoque, financeiro, etc. E isso está sendo desafiador, pois não encontro nada, mas fico pensativo de como que as empresas como Sieg, meudanfe, fsist, e outros conseguem puxar essas notas, até mesmo só com a chave de acesso da nota.

Importante: eu sempre tenho o certificado A1 do emitente. Então não é o caso de "estranho querendo bisbilhotar nota dos outros" — a pergunta é: sendo o próprio emitente, como recuperar o XML completo (com itens (produtos)) das saídas que a empresa emitiu em outro sistema (e que a gente não tem o arquivo)?

Testei tudo em produção com o cert do próprio emitente, e mesmo assim bate no muro. 

O que já testei (cStat reais, produção, notas reais)

1. NFeDistribuicaoDFe → consChNFe (baixar por chave)
Numa NF-e 55 autorizada e viva, com 3 certificados:
- Emitente (cert do próprio) → cStat 641 "NF-e indisponível para o emitente"
- Terceiro (nem emit nem dest) → cStat 640 "não possui permissão para consultar esta NF-e"
- Destinatário → cStat 138, mas só resNFe (resumo, sem itens (produtos), sem assinatura)

2. NfeConsultaProtocolo4 (consSitNFe)
Retorna cStat 100 + protNFe (status). Nunca o <infNFe> com itens (produtos).

3. autXML (na emissão)
Só funciona se o CNPJ estava no <autXML> na hora da emissão. Não dá pra nota já emitida. E no caso, seria um esforço muito grande do usuário configurar nos outros emissores essa tag, as vezes nem tem opção. Shopee por exemplo coloca o próprio CNPJ da shopee nessa tag.

4. Evento Ator Interessado (tpEvento 110150, NT 2020.007)
Minha maior aposta (autXML pós-emissão). Payload passou no schema (com tpAutorizacao=1
exige xCondUso, senão cStat 829). MAS autorizar um CNPJ que não emite CT-e →
cStat 371 "CNPJ/CPF Autorizado não é emitente de CT-e". Só autoriza transportadora.

5. NfeDownloadNF
Desativado em 2016, substituído pelo DistribuicaoDFe (### 1.) com a trava por parte.

6. distNSU (feed de distribuição, cert do emitente) → não retorna as próprias emissões (só entradas/eventos — a SEFAZ assume que o emitente já tem o XML);

7. NfeDownloadContab (SEF-SC) com o cert do próprio contribuinte → cStat 8002 (o serviço estadual só atende contador vinculado; recusa o cert do próprio titular);

8. consSitNFe → só protocolo/status, sem os itens.

O que eu já consigo:

Pros clientes onde tenho contador vinculado, o download-contabilista da SEF-SC (indAtor=1) me dá a saída com itens — beleza (mas só construí para SC por enquanto);

Pra qualquer outra empresa, dá pra enumerar as saídas (chave/número/status) via consSit + o "truque do 613", mas isso é nível-chave de acesso apenas, sem itens (produtos), que é o que preciso para poder gerar venda a partir da consulta, movimentar estoque e alimentar financeiro.

Perguntas
1. Existe algum webservice/endpoint oficial (federal ou estadual) que devolva o conteúdo com itens de uma NF-e 55 por chave ou certificado digital do EMISSOR, que ignorei?

2. A SIEG tem em sua documentação de que consegue puxar as notas com o certificado digital A1 em ~23 estados, eles pedem para anexar um XML de alguma nota recente, e com isso conseguem puxar as próximas. Qual a lógica disso será?

  • Consultores
Postado

Sim ele é pago. senão me engano é com a SERPRO mesmo que tu contrata pra pegar suas proprias notas.

 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

 

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...