Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Monolito modular e microsserviços para aplicações novas e legadas com Delphi

    

Juliana Tamizou
ACBr Papo Pro

Assunto: Tradicionalmente, as aplicações Delphi são construídas seguindo uma arquitetura monolítica, onde todo o código é desenvolvido e implantado como um único sistema, muitas vezes com um grande acoplamento entre as units e forms da aplicação, dificultando assim a manutenção e escalabilidade da aplicação.
Com a evolução das práticas de desenvolvimento de software e a necessidade de escalabilidade, rapidez na manutenção e flexibilidade, surgiu a abordagem de microsserviços. Nesse modelo, as funcionalidades são divididas em serviços independentes, cada um responsável por uma parte específica da aplicação, porém aumentando muito a complexidade no desenvolvimento e deploy da aplicação, por se tratar de uma arquitetura distribuídas.
O conceito de monolito modular combina aspectos do desenvolvimento monolítico e de microsserviços. Ele permite que uma aplicação monolítica seja gradualmente decomposta em módulos independentes e interconectados, sem a necessidade de uma reescrita completa do código.
Ao adotar essa abordagem com Delphi, desenvolvedores podem modernizar e modularizar sistemas legados, permitindo a adoção de práticas ágeis de desenvolvimento e facilitando a integração com novas tecnologias. Isso possibilita a melhoria da escalabilidade, da manutenibilidade e da eficiência operacional das aplicações, ao mesmo tempo em que preserva os investimentos existentes em sistemas legados construídos em Delphi.

Convidados: César Cardoso do canal Code4Delphi

Conecte-se no Discord,e entre no canal de voz, #Papo Pro ACBr, das 10:00 as 11:00

 

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...