Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Encerramento Do Mdfe


claudiojose
  • Este tópico foi criado há 2865 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Bom dia Cláudio,

 

O encerramento de um MDF-e deverá ser feito toda vez que ocorrer uma alteração, seja na carga, veículo ou motorista.

 

Supondo que o caminhão parta do ponto A vá até o ponto B, depois para C e finalmente retorna para o ponto A.

 

Imagina que no ponto B uma parte da carga é descarregada, no ponto C é descarregado o restante e uma nova carga é colocada que por sua vez é descarregada no ponto A.

 

Logo temos alteração de carga no ponto B, portanto devemos encerrar o MDF-e emitido quando o caminhão saiu do ponto A e um novo deve ser emitido.

 

De forma semelhante devemos efetuar o ecerramento deste segundo MDF-e quando o caminhão chega no ponto C e a emissão de um terceiro MDF-e.

 

Finalmente quando o caminhão retorna para o ponto A devemos efetuar o encerramento do terceiro MDF-e.

 

Não sei se ficou claro, espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOm Dia Italo, Obrigado pela colaboração novamente.

 

Só uma pergunta, no caso se não tiver nenhuma alteração da carga, motoista, etc

 

Simplesmente o caminhao Carregou no Municipio  A entregou no munic. B e depois no C e retornou para o Munic. A novamente

 

Teria que fazer o encerramento de todos os pontos de entrega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Claudio,

 

Se carregou em A e entregou em B e depois em C, você concorda que o primeiro MDF-e não tem mais validade depois sai de B?

 

Se descarregou uma parte em B, o conteudo da carga já foi alterado, isso já é suficiente para realizar o encerramento do primeiro e emitir um segundo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Italo.

 

Estou pensando aqui, como o transportador vai fazer isso.

No caso o caminhão sai da transportadora com um MDFe, chega no primeiro ponto de entrega e descarrega parte, e vai para o segundo pornto como que eles vão emitir  outro MDFe se o caminhão ja esta em viagem.?

 

Ou sera que eu estou com um pensamento errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Claudio,

 

Você sabe que o MDF-e deve ser emitido somente quando o transporte for de carga fracionada e interestadual.

 

Logo dentro do Estado não há necessidade de emitir o MDF-e.

 

Mesmo assim o caminhão parte de SP (ponto A) e chega em MG (pondo B) descarrega parte da carga.

 

O emitente que esta em SP deve encerrar o MDF-e e emitir um novo contendo somente a carga restante para que o caminhão possa seguir viagem, conforme dito anteriormente.

 

A duvida agora é como proceder:

 

1. No ponto B alguem tem que informar o emititente que a carga foi descarregada;

2. O emitente encerra o MDF-e do caminhão em questão;

3. O emitente emite um novo MDF-e;

4. Assim que a SEFAZ retorna o protocolo de autorização de uso, o emitente deve gerar o DAMDFE em PDF e envia-lo por e-mail para o ponto B;

5. No ponto B assim que chegar o e-mail deve-se imprimir o DAMDFE para que o caminhão possa seguir viagem.

 

Lembre-se o motorista precisa do DAMDFE impresso para ser apresentado em um posto fiscal de fronteira quando solicitado.

E DAMDFE tem que estar condizente com a carga, caminhão e motorista.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores

Boa tarde Madalozzo,

 

Supondo que os pontos A, B e C são UF distintas, exemplo: SP, MG e RJ e que o trajeto do caminhão seja A -> B -> C.

 

Podemos emitir um MDF-e para o par SP e MG e outro para o par MG e RJ.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por tirara minha duvida Italo... Eu acho que dessa forma fica mais facil... o motorista não fica dependente de um próximo emitente, saindo da origem com todos os documentos em mãos. Somente se voltar carregado com algo que não foi planejado, ai sim fica dependendo de um segundo emitente.

 

 

Acho que é essa a ideia.

Editado por madalozzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

 

Pelo q entendi, então para simplificar o encerramento, posso estar emitindo as MDFE ref ao trajeto da transportadora?

 

Ex: com a transportadora tenho a carga 1,2,3,4,5

 

Porem:

MDFE 10 é ref a carga 1,2,3  de PR - MG

MDFE 11 é ref a carga 3, 4 de MG - RJ

 

Desse forma evitando o encerramento de PR -MG  para iniciar nova mdfe de MG- RJ  ?

 

No aguardo

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Open Net

 

Vamos continuar usando o seu exemplo:

 

Carga 1,2,3,4,5

 

MDFE 10 é ref a carga 1,2,3 de PR - MG

MDFE 11 é ref a carga 3, 4 de MG - RJ

 

O caminhão é o mesmo que vai transportar as cargas: 1,2,3,4 e 5.

 

Os MDFe 10 e 11 são emitidos.

 

Quando o caminhão chegar em MG e descarregar as cargas 1, 2 e 3 o motorista deve informar a transportadora que a mesma realize o encerramento do MDFe 10.

 

Consequentemente quando chegar no RJ e descarregar as cargas 3 e 4 a transportadora deve encerrar o MDFe 11.

 

Vamos deixar claro que os MDFe 10 e 11 foram emitidos de uma vez, visto que ao chegar em MG e descarregar as cargas 1, 2 e 3 nenhuma outra carga vai estar dentro do caminhão que não seja a 4 e 5.

 

Pois se outra carga for incluida o MDFe 11 não tem mais valor.

 

Se isso ocorrer o MDFe 11 tem que ser encerrado ou cancelado e um novo ser emitido.

Neste caso o DAMDFE em PDF deve ser gerado e enviado por e-mail para que seja impresso no local onde encontra-se o caminhão.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Boa noite Italo!

 

Sobre os exemplos citados, vou emitir mais de um manifesto somente quando existir mais de um estado de destino, correto?

Se por exemplo minha carga sair de SP para entregar em MG, e a entrega ocorrer em duas cidades, pelo fato dessas duas cidades estarem no mesmo estado (MG), não preciso emitir dois manifestos, porque o manifesto deverá ser apresentando somente nas divisas de estados,

Está correto o meu entendimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Anderson,

 

Sim, esse é o meu entendimento também.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...
  • Membros Pro

Bom Dia Ítalo;

Estou com uma dúvida sobre o encerramento, com a situação da empresa onde trabalho;

EX: Um caminhão sai de MG com varias mercadorias de um único tomado(vario produtos da fabrica), e faz varias entrega em varia cidades no ES(supermercado, loja, casa, apartamento, etc: entrega para pessoa jurídica e fisica); Nós não temos ciência da hora de entrega da mercadoria no supermercado e nem em qual cidade esta fazendo a entrega!

Supondo que umo veículo sai de MG para ES com em media 80NFe(do mesmo tomado), e faz a entrega em 11 cidade do ES e não tenho ciência do sua localização, como será o encerramento? Terei que fazer um MDFe para o estado do ES e a cada entrega, encerra e fazer outro, no total de 12MDFe? Terei que encerra  MDFe mesmo sem sabe sua localização?[os caminhões fazem entrega em cidade que não possuem nem mesmo internet, fazem entrega para CNPJ e CPF]  

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Robinho,

 

No caso do encerramento temos que informar a UF e a Cidade de descarregamento da carga.

 

Não sei se seria o correto, mas uma alternativa seria efetuar o encerramento informado (segundo o seu exemplo) a UF = ES e a cidade a última do itinerário do caminhão.

 

Uma outra alternativa seria emitir um MDF-e para cada cidade de descarregamento e consequentemente efetuar o encerramento individual.

 

O ideal seria neste caso a cada partida do caminhão para a próxima cidade, o motorista informa para que a empresa realiza-se o encerramento do MDF-e correspondente a cidade cuja parte da carga foi descarregada.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ítalo, não podemos esquecer que para emitir um MDFe para cada cidade de descarregamento teríamos que ter mais de um MDFe Autorizado para o veículo e para o mesmo estado origem e estado destino, o que não é permitido. Lembrando também que no MDFe podemos informar mais de um município de descarregamento, portanto no meu entendimento, apenas um MDFe é suficiente para uma carga que será descarregada em mais de um município.

Editado por chuab_789
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Chuab,

 

Segundo a regra G055 é possível sim, veja:

 

Se modal rodoviário:
Verificar se existe MDF-e não encerrado, para a placa principal 
(mesmo CNPJ base do emitente do MDF-e, mesma placa, mesma UF carregamento, mesma UF descarregamento e Data de emissão diferente).
*Na data de emissão considerar dia, mês e ano.
 
Vai ocorrer a rejeição de numero 610 quando o CNPJ base for igual e a placa do veiculo principal for igual e UF de carregamento for igual e UF descarregamento for igual e a data de emissão for diferente.
 
Se a data de emissão for igual não é para ocorrer a rejeição.
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Robinho,

 

Dica:

 

     // Carrega no Componente a MDFe salvo em Arquivo XML
     ACBrMDFe.Manifestos.Clear;
     ACBrMDFe.Manifestos.LoadFromFile(NomeArquivo);
 
     ACBrMDFe.Consultar;
 
     ACBrMDFe.Manifestos.Clear;
     ACBrMDFe.Manifestos.LoadFromFile(NomeArquivo);
 
     sProtocolo := ACBrMDFe.Manifestos.Items[0].MDFe.procMDFe.nProt;
 
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2865 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...