Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Acbrtefd Compra E Saque No Clisitef


  • Este tópico foi criado há 3530 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal, estou repassando o roteiro do Clisitef, utilizando o ACBrTEFD via DLL Clisitef, estou no teste 52 do roteiro sendo:

 

Realizar uma transação com cartão de débito (MasterCard/Maestro) no valor de 150,00

Selecionar a opção de Compra e Saque

Valor do Saque 20,00

 

todo processo é executado com sucesso, porém quando a ECF começa a imprimir os comprovantes do TEF da erro de que a ecf não responde e entra em loop, tipo se clicar em "Sim" para tentar a impressão novamente, ele começa a impressão do comprovante novamente para no meio e faz a mesma pergunta como mostra a imagem em anexo, também estou disponibilizando o arquivo de log da ECF e do TEF, se alguém puder me ajudar desde já agradeço. 

Versão do roteiro  CliSitef v.12.

post-8233-0-10034500-1397253422_thumb.pn

ECF.txt

TEF.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

roneyddos, você deve no valor pago informar 150,00 (total da venda) + 20,00 (valor do saque) e ao finalizar o cupom vinculado você deve informar o valor total que é de 170,00 e não 150,00. Verifique se o valor  que vocês tá passando na finalização dos cupons (fiscal e vinculado) está correto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá RealCofre, não entendi oque você quis dizer, como disse a função esta funcionando perfeitamente, ele esta mandando o valor correto 170,00 que é 150,00(Venda) + 20,00 (Saque) como mostra o log o tef que esta em anexo:

 

-- 11/04 17:50:52:535 - CliSiTef ECFAbreVinculado: COO: 001150 Indice: 2 Valor: 170,00
-- 11/04 17:50:53:790 - CliSiTef ECFImprimeVia: trVinculado Via: 1
-- 11/04 17:50:55:966 - Erro ao executar "OnComandaECFImprimeVia"
-- 11/04 17:50:55:967 - CliSiTef DoExibeMsg: Oper: opmYesNo Mensagem: Impressora não responde
 
o problema é, que quando esta no meio da impressão do primeiro comprovante TEF ele trava e da o erro, como mostra também no log
a finalização do cupom fiscal com o total do cupom 150,00 valor informado 170,00 e troco 20,00 esta 100% ok.
 
-- 11/04 17:51:05:111 - Erro ao executar "OnComandaECFImprimeVia"
 
é ai que esta meu problema, ele trava diz que a ECF não responde e pergunta se deseja tentar novamente, se ficar nisso vira um loop e não sai fica tentando, tentando, imprime a primeira via até a metade depois trava e pergunta novamente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Julio, então primeira coisa que fiz foi estudar o Demo antes de implementar no meu sistema, nós temos duas ECFS uma Epson T181 FBIII e uma Daruma FS700 MATCH1, o erro que citei acima esta ocorrendo na epson, efetuei os mesmos testes na Daruma foi normal, deve ser alguma particularidade da Epson, todas minhas dlls estão atualizadas de acordo com as dlls do repositório do ACBr, meu fonte do ACBr também esta atualizado, vou fazer mais testes com a epson para ver se descubro algo, encontrando posto aqui, até o presente momento fica minha gratidão pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde

No caso acima não é utilizado nada da dll somente código do sistema!

mas seu problema está ou melhor não está alterando a forma de pagamento e somando ao efetuar o pagamento na ecf!

por favor poste o log do ACBrTEFD para que possamos ver!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisando novamente o seu log encontrei o seguinte trecho:

 

   

TX -> [sTX][234][14][ESC][sTX][FS][NUL][NUL][FS]VALOR: 170,00[ETX]0454

   17:50:55:832 RX <- [sTX][234][NUL][NUL][FS][192][130][FS][FS][NUL][NUL][FS][ETX]02A1

-- 17:50:55:833 

                TX -> [sTX][235][14][ESC][sTX][FS][NUL][NUL][FS]VLR COMPRA:1.500.0.,[ACK]  VLR SAQUE:20,00[ETX]0A10

   17:50:55:953 RX <- [sTX][235][NUL][NUL][FS][192][130][FS][FS][ESC][sTX][14][FS][ETX]02CD

 

 Observer que está acontecendo uma alteração no valor da compra,veja --------> VLR COMPRA:1.500.0. <------ pode ser isso

Olá RealCofre, não entendi oque você quis dizer, como disse a função esta funcionando perfeitamente, ele esta mandando o valor correto 170,00 que é 150,00(Venda) + 20,00 (Saque) como mostra o log o tef que esta em anexo:

 

-- 11/04 17:50:52:535 - CliSiTef ECFAbreVinculado: COO: 001150 Indice: 2 Valor: 170,00

-- 11/04 17:50:53:790 - CliSiTef ECFImprimeVia: trVinculado Via: 1

-- 11/04 17:50:55:966 - Erro ao executar "OnComandaECFImprimeVia"

-- 11/04 17:50:55:967 - CliSiTef DoExibeMsg: Oper: opmYesNo Mensagem: Impressora não responde

 

o problema é, que quando esta no meio da impressão do primeiro comprovante TEF ele trava e da o erro, como mostra também no log

a finalização do cupom fiscal com o total do cupom 150,00 valor informado 170,00 e troco 20,00 esta 100% ok.

 

-- 11/04 17:51:05:111 - Erro ao executar "OnComandaECFImprimeVia"

 

é ai que esta meu problema, ele trava diz que a ECF não responde e pergunta se deseja tentar novamente, se ficar nisso vira um loop e não sai fica tentando, tentando, imprime a primeira via até a metade depois trava e pergunta novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Analisando novamente o seu log encontrei o seguinte trecho:

 

    

 Observer que está acontecendo uma alteração no valor da compra,veja --------> VLR COMPRA:1.500.0. <------ pode ser isso

 

Você não analisou corretamente o log, essa linha que você cita é a impressão da linha do vinculado, isso é somente texto, todo cupom TEF em modo Demo para homologação geralmente vem com valores e dizeres diferentes, inclusive quando são testes padronizados como os do Cielo Premia, sempre vai vir o mesmo cupom, independente do que enviar.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Analisando seu log, existe um erro quantos aos atributos de impressão, provavelmente está vindo uma linha em negrito ou algo parecido e a impressora não está suportando, tente alterar a propriedade "ACBrECF.IgnorarTagsFormatacao" para False, assim o ACBr não tratará nenhuma tag de formatação de caracteres.

 

Somente para informação, sempre que ocorre um erro no vinculado ou gerencial durante a impressão do TEF, o ACBr vai levantar o erro de retentar e tentar novamente a impressão via gerencial.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Regys, muito obrigado pelas informações, já tentei mudar a propriedade do ACBrECF.IgnorarTagsFormatacao tanto para True quanto para False o resultado é sempre o mesmo, oque ocorre é exatamente isso que você falou, parece que em algum momento na impressão do comprovante, vai um caractére ou formatação que a ECF não suporta, ela começa a impressão normalmente, derrepente da um "tec" tipo uma "travada", nesse momento ele exibe a mensagem na imagem que mostrei anteriormente e ocorre o fato dele retentar a impressão novamente dos comprovantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

No caso acima não é utilizado nada da dll somente código do sistema!

mas seu problema está ou melhor não está alterando a forma de pagamento e somando ao efetuar o pagamento na ecf!

por favor poste o log do ACBrTEFD para que possamos ver!

Olá Julio, boa noite o log do TEF e da ECF estão em anexo no primeiro post do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa noite roneyddos

desculpe passei batido, vi a imagem mas não percebi os logs!

uma pergunta qual versão do delphi está utilizando? possui mais de uma em seu micro?

consegue ao debugar verificar qual o texto que está sendo passado para imprimir o vinculado e o gerencial?

pois conforme o Régys postou e pode se observar está ocasionando o erro por causa de algum carácter especial!

mas como está ignorando ele pode ser outra coisa!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roney Melo

 

Acredito que o problema seja o seguinte: você está usando uma impressora Epson, e se você observar o texto que é retornado para ser impresso no cupom TEF, você vai ver  logo após a linha de impressão do comprovante TEF que é:

 

VLR SAQUE:20,00

 

teria que imprimir:

 

<ARQC:> --> 8D163FBD66378F16

 

Observe que em <ARQC:> o texto está dentro dos sinais de menor e maior <>.

Na impressora Epson, todo texto que vem dentro de <> é interpretado pela impressora como uma formatação.

 

Por exemplo <AN>Teste de negrito<DN> fará com que seja impresso o texto em negrito. Como a impressora não entende que formatação usar para <ARQC:>, ela retorna um erro.

 

A única solução que vejo seria você alterar o texto <ARQC:> para (ARQC:), ou seja trocar os sinais de maior e menor pelo parênteses, isto antes de imprimir o cupom TEF, para evitar o erro. O único problema é que o TEF proibe a alteração de qualquer caracter na impresão. Mas infelizmente não vejo outra solução que não seja essa para o seu caso.

 

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não Régys, devido a correria ea urgência da homologação tanto do TEF quanto do PAF ainda não tirei um tempo necessário para me dedicar a resolução do problema, mas assim que homologar vou entrar em contato com eles, passar essas informações, assim que tiver algo vou postar aqui para o devido conhecimento de todos.

Até o presente momento deixo claro a minha gratidão a comunidade pela ajuda e dicas, não só aqui mas como outras dúvidas que tive e foram sanadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Fundadores

Pelo que li dos Logs, notei que tem um ACK ou chr(6) nas linhas de impressão do vinculado...

 

- 17:50:55:389 LinhaCupomVinculado( AUTORIZACAO: 110085[CR][LF]VALOR: 170,00[CR][LF]VLR COMPRA:1.500.0.,[ACK]  VLR SAQUE:20,00[CR][LF] )
                TX -> [sTX][233][14][ESC][sTX][FS][NUL][NUL][FS]AUTORIZACAO: 110085[ETX]061C
                RI-
   17:50:55:608 RX <- [sTX][233][NUL][NUL][FS][192][130][FS][FS][NUL][NUL][FS][ETX]02A0
-- 17:50:55:609
                TX -> [sTX][234][14][ESC][sTX][FS][NUL][NUL][FS]VALOR: 170,00[ETX]0454
   17:50:55:832 RX <- [sTX][234][NUL][NUL][FS][192][130][FS][FS][NUL][NUL][FS][ETX]02A1
-- 17:50:55:833
                TX -> [sTX][235][14][ESC][sTX][FS][NUL][NUL][FS]VLR COMPRA:1.500.0.,[ACK]  VLR SAQUE:20,00[ETX]0A10
   17:50:55:953 RX <- [sTX][235][NUL][NUL][FS][192][130][FS][FS][ESC][sTX][14][FS][ETX]02CD
----------------- ERRO -----------------
Erro retornado pela Impressora: Epson

Erro: 020E - Campos com atributos de impressão inválido.
----------------------------------------

 

e isso está causando o erro na impressão da Linha do vinculado...

 

Verifique se o ACK está sendo enviado pelo SiTEF ou pela sua aplicação...  

 

Já tive problemas com o emulador do SiTEF onde era enviado um "FF"  (chr(12)), e o ECF Epson acusava um Erro.... Até mesmo subi para o SVN, uma alteração para a classe ACBrECFEpson para esse caso...

 

Porém relatei o problema a Sw.Express, e os mesmos me informaram que era um Bug do Emulador que já estava corrigido na versão mais atual...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Daniel obrigado pelas informações, então não corrigiram... rsrs pois estava com a versão nova do DEMO deles, mas vou analisar certinho eu estava até agora pouco na homologação, ocorreu tudo certo, estou totalmente homologado, postei mais detalhes no tópico casos de sucesso criado pelo EMBarbosa.

Mas assim que eu terminar, vou levantar mais detalhes e posto aqui....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Bom dia a todos, ao Roney ou a quem possa ajudar.

Estou nos testes seq. 51 e 52 (usando pelo ACBrTEFD Demo) e não entendi aonde digitar o valor do saque que é pedido nestes dois teste.

Sendo que no Demo não pede para que seja digitado o valor de saque. O que deve ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Régys, como voce disse depende do cartão e não da bandeira do cartão é isso? Tipo, estou usando um cartão no teste seq.51 cartão débito com bandeira Visa (na frente) e Visa Electron(atrás)  do cartão. E no roteiro neste teste pede para fazer uma transação com cartão de débito Visa.

Se realmente depender do tipo do cartão, para estes testes será que deve existir algum número de cartão de débito disponibilizado para testes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eles não disponibilizam números de cartões para teste, você deve utilizar os seus.

 

Além do tipo do cartão, existem configurações no SitDemo e no sitef ini para liberar ou não as transações, geralmente as configurações são colocadas nas observações dos testes ou no início do roteiro.

Outro ponto, o valor da transação deve ser o valor informado no teste, qualquer outro valor, não gera o mesmo resultado, pois o SitDemo é preparado para entender os valores conforme os testes.

 

Você também deve implementar as telas de coleta nos eventos, se estiver utilizando o TEF Demo do ACBr ele já tem exemplos.

 

Fiz os testes aqui com meu SitDemo ultima versão disponibilizada e TEF Demo, tudo ocorreu normalmente.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Régys, realmente em alguns teste há uma explicação para configurar o sitef.ini, mas nestes da seq. que eu citei não há.

Vou entrar em contato com o suporte da software express e me informar.

Estou fazendo testes com o TEFD Demo por enquanto para ver como é o fluxo.

Até o momento obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3530 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.